Checkout: o que é e como otimizar sua página

atualizado 2 de agosto de 2022
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Para quem tem uma loja virtual, ter um bom checkout de pagamentos é fundamental. Afinal, uma compra intuitiva, prática e simplificada é essencial para garantir a efetividade da compra.

Por exemplo, você entra em um supermercado, escolhe seus produtos e quando finaliza as compras, não encontra os caixas. Ou quando finalmente encontra, o atendente solicita diversos dados pessoais, isso acaba gerando uma insegurança, certo?

O cliente precisa se sentir seguro e em um ambiente desburocratizado para seguir adiante e realizar o pagamento. Pois, quando se trata do ambiente digital, a falta de cuidado com o checkout em uma loja virtual pode causar essa insegurança nos clientes.

Por isso, o checkout de pagamento não pode ser ignorado e é essencial conhecer como funciona esse processo e como otimiza-lo em seu e-commerce da melhor forma possível. Confira!

Ilustração de uma pessoa segurando um celular na pagina de compra e um cartão de crédito

O que é checkout?

O termo "checkout" é uma palavra em inglês que significa a finalização de um processo de compra ou de hospedagem. Normalmente no Brasil, esse termo está muito associado à hotelaria e, mais especificamente no marketing digital, as vendas pela internet.

O Checkout é a última etapa para a concretização de uma compra, ou seja, é o momento em que o cliente vai até o carrinho de compras e:

  • Confere os itens que vai levar;
  • Digita suas informações pessoais, como nome, e-mail e CEP;
  • Checa preço e prazo do frete;
  • Escolhe o meio de pagamento e, de fato, efetuar a compra;
  • Recebe a confirmação de processamento do pedido.

Quais são os tipos de checkout?

Quando se vai montar uma loja virtual, existem diferentes tipos de checkout que podem ser aplicados ao seu negócio. Basicamente, o que muda em cada um deles é a maneira de como o pagamento é processado.

Padrão

O checkout padrão é aquele que o comprador é redirecionado para a página do intermediador de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro ou o serviço escolhido para sua loja virtual, no momento de efetuar o pagamento.

Esse tipo de checkout não é o modelo muito indicado em termos de confiança do consumidor, pois diversas pessoas podem sentir receio de digitar o número do cartão de crédito, por exemplo, em uma página diferente daquela em que estavam inicialmente.

Algumas ferramentas oferecem apenas esse tipo de checkout. Por isso, cabe a você identificar as vantagens e desvantagens entre cada um deles.

Pode ser que as taxas do serviço escolhido por você sejam impraticáveis, por mais que apenas o checkout padrão esteja disponível. Por isso, avalie o que faz sentido para o seu negócio e, mais importante, para seu consumidor.

Transparente

Diferente do padrão, no checkout transparente, o processo de pagamento é feito dentro do ambiente do seu e-commerce. O cliente ira escolher a forma de pagamento, digitar todos seus dados pessoais e receber a confirmação do pedido na mesma plataforma.

Geralmente, sempre que tiver essa possibilidade, é interessante optar pelo checkout transparente. Assim, seus clientes não precisam ficar mudando de página, o que diminui as chances de desistência da compra.

Ilustração de uma pessoa no site de checkout de uma loja

O checkout lightbox é um tipo de pagamento que pode ser considerado uma espécie de meio termo entre o transparente e o padrão.

Por que se trate de um pop-up do intermediador de pagamento que abrirá na etapa final de compra em sua loja virtual, ao invés de direcionar para outra página, como no checkout padrão.

Apesar de parecer menos radical que o checkout padrão, esse é o tipo de checkout menos indicado. Pois, muitas vezes o pop-up não é responsivo, ele pode não funcionar corretamente nos dispositivos móveis.

Os pop-ups muitas vezes são associados a anúncios indesejados. Então, evite esse tipo de checkout sempre que possível.

Por que escolher um bom checkout de pagamento?

Um processo de checkout de pagamento sem obstáculos para os clientes pode ser determinante na taxa de conversão de um negócio.

Afinal, não adianta trazer diversos visitantes, oferecer os melhores produtos e preços do mercado, mas ter um processo de checkout que deixa o cliente inseguro e confuso no momento de finalizar a compra.

O cuidado com sua página de checkout é fundamental para evitar o abandono do carrinho de compras em sua loja virtual.

Segundo estudos da empresa Moosend, entre os 10 principais motivos para desistência da compra no meio do caminho, metade está relacionada ao checkout:

  • Obrigatoriedade de cadastro;
  • Processo de checkout com formulários longos;
  • Custos revelados apenas na hora do pagamento;
  • Falta de confiança para digitar o número do cartão no site;
  • Poucas formas de pagamento aceitas.

Para evitar que você perca clientes no processo de checkout, sua página de checkout tem que proporcionar segurança na chora da compra.

Ilustração de duas mãos, uma segurando um cartão e uma segurando uma sacola

Como otimizar a página de checkout da sua loja virtual?

O check out em uma loja virtual possui o poder de converter um visitante em cliente ou fazê-lo desistir da compra. Por isso, separamos algumas dicas para ter uma página de checkout confiável.

1. Peça apenas informações necessárias

Um verdadeiro obstáculo para finalizar a compra são os cadastros que pedem uma lista muito grande de informações. Por isso, limite-se a solicitar apenas as informações necessárias para que a pessoa possa comprar em sua loja.

Como por exemplo: nome, e-mail, CPF e o endereço de entrega. Assim, você apenas não melhora a experiência do cliente, como seguirá as diretrizes previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

2. Ofereça diferentes formas de pagamento

Provavelmente você já entrou em algum site e encontrou um produto que gostou muito, mas no momento de fechar a compra, descobre que aceita apenas transferências bancárias, provavelmente desistirá da compra.

Por isso, oferece diferentes formas de pagamento. As mais populares costumam ser o cartão de crédito, boleto bancário e hoje em dia, o Pix tem conquistado muitos consumidores.

Conhecer as necessidades e preferências do seu público-alvo é fundamental na hora de conquistar o consumidor.

3. Ofereça checkout transparente

O checkout transparente, como mostramos, é um grande aliado na hora de melhorar a experiência do cliente, transformando um momento que pode deixar o consumidor inseguro em algo simples e mais seguro.

Esse tipo de checkout permite que o consumidor realize o pagamento no próprio ambiente do e-commerce.

Ilustração de um carrinho de compra no celular

4. Tenha o certificado SSL

O certificado SSL é sinalizado por um pequeno cadeado do lado esquerdo da barra de endereço do navegador. Esse certificado garante que a conexão é segura e que suas informações pessoais permaneçam privadas naquela página.

Assim, você torna o ambiente seguro para o público e evita problemas para sua marca.

5. Apresente as informações sobre o frete

No momento de fechar uma compra, o frete costuma ser uma das maiores dores dos clientes. Então, é fundamental mostrar todas as informações sobre o frete no momento do checkout.

Assim que o cliente digitar o CEP, mostre as informações com o preço e prazo de entrega do produto. Caso tenha algum tempo de produção do produto, deve ser acrescentado, é fundamental adicionar essas informações.

Lembre-se de que, para o cliente, o que importa é quando ele vai ter o produto em mãos.

6. Facilite a navegação

Simplificar a navegação pode trazer muitos benefícios no momento de conquistar os visitantes. Ninguém gosta de desbravar uma loja virtual para encontrar o que precisa, isso facilita a retenção em qualquer página.

Caso o processo seja difícil, muitas pessoas irão buscar uma nova aba e procurar outra loja virtual que ofereça um produto similar. Isso vale também para o momento do checkout.

Então, apresente uma página de checkout com visual clean, dê destaque aos botões e informe aos usuários quais campos deixaram de ser preenchidos caso ocorra algum erro.

7. Mostre as etapas do processo

Outra excelente dica para melhorar a experiência do cliente na página de checkout do seu negócio é mostrar todas as etapas do processo e em qual o usuário está. Assim, ele saberá quanto falta para finalizar a compra.

8. Mostra uma tela de confirmação

Para finalizar, quando o cliente efetuar o pagamento e terminar todas as etapas, é fundamental mostrar uma tela de confirmação de que o pedido foi gerado. Assim, você garante que seu consumidor saiba que deu tudo certo.

Isso pode evitar que ele cancele a compra ou peça estorno do valor por ficar na dúvida sobre a conclusão do processo.

Plataforma para criar e-commerce

Diversas plataformas de e-commerce oferecem opções de checkout na hora de montar sua loja virtual, separamos algumas das mais famosas plataformas de e-commerce no mercado.

1. Wix

Uma excelente plataforma de ecommerce poderosa e completa é a Wix, onde você pode adicionar produtos ilimitados e aproveitar recursos como recuperação de carrinho de compras abandonados e venda nas redes sociais desde o plano básico para Ecommerce.

Para abrir uma loja virtual não é necessário nenhum conhecimento em programação ou web design. A ferramenta conta com diversos modelos de sites prontos completamente personalizáveis com um editor de arrasta e solta.

Além de um domínio personalizado e hospedagem de qualidade, a sua loja virtual será otimizada para dispositivos móveis, permitindo que seus clientes consigam navegar e comprar de onde estiver pelo celular.

A partir do plano Business Ilimitado, é possível promover seus produtos em marketplaces e inclusive fazer vendas por assinatura, com cobranças recorrentes. Vale a pena acessar, criar a sua conta e conferir os diferenciais da Wix.

Confira nossa avaliação completa para conhecer melhor todos os recursos oferecidos pela Wix.

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2. Nuvemshop

Outra excelente plataforma de ecommerce brasileira, a Nuvemshop permite personalizar sua loja virtual com mais de 40 modelos profissionais, que oferecem páginas de categorias, ferramentas de buscas com filtro e muito mais.

A Nuvemshop também conta com soluções para logística e entrega de mercadorias, ferramentas de marketing digital integradas e claro, um aplicativo para dispositivos móveis que te permite acompanhar tudo pelo celular.

A Nuvemshop também oferece sua própria loja de aplicativos com soluções projetadas para aumentar suas vendas, como o próprio JivoChat!

Não deixe de conferir nossa avaliação e descubra se vale a pena aprender como criar uma loja virtual Nuvemshop!

Aprendeu o que é checkout?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é checkout e como escolher o melhor tipo para seu e-commerce.

Se você está querendo empreender e montar uma loja virtual, confira nosso artigo completo de como montar uma loja virtual.

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