7 tipos de ferramentas de ecommerce que precisa usar em sua loja virtual

Saiba quais ferramentas são cruciais para começar, manter e aumentar suas vendas no ecommerce

Uma loja virtual não precisa de muito para estar online. Embora seja necessário um certo estudo e conhecimento de certas habilidades antes de começar a empreender, basta adquirir um bom serviço para hospedagem de sites e uma plataforma de ecommerce para começar a construir seu site para colocá-la no ar. Porém, apenas ter uma loja online não é suficiente para começar a vender e se tornar um empreendedor de sucesso.

Logo abaixo, mostramos 7 tipos de ferramentas de ecommerce essenciais necessárias para melhorar os resultados de suas páginas. Com funcionalidades que melhoram seu serviço de atendimento online, permitem alcançar seus clientes ou simplesmente agilizam o processo de compra, esses serviços permitirão que se destaque dos seus concorrentes e fidelize seus clientes.

1. Chat online

Não poderíamos começar nossa lista com ferramentas de ecommerce sem mencionar o chat online. A melhor ferramenta para realizar atendimento para sua loja virtual, já é comprovado que usar um chat online aumenta suas vendas e a confiabilidade que ela proporciona aos clientes. Esse estudo da eMarketer mostrou que 63% dos compradores de lojas virtuais declararam que voltariam a um site que conta com essa ferramenta.

Chat

Esse é apenas um dos benefícios que tornam o chat online essencial para o seu negócio. Não deixe de conferir esse artigo para entender melhor como a ferramenta é primordial e veja também a lista completa de funcionalidades do Jivochat.

2. Blog

Apesar de não serem propriamente uma ferramenta de ecommerce, adicionar um blog ao seu ecommerce traz diversas vantagens. A primeira delas é no ranqueamento de sua página nos motores de busca. Trabalhando com SEO, poderá fazer com que sua loja virtual seja encontrada facilmente no Google, tendo o seu blog como porta de entrada. Usando estratégias do marketing de conteúdo, os textos em seu blog, podem, inclusive, converter esses visitantes em clientes, além de também trazer mais confiabilidade à sua marca. Entenda como seu conteúdo é importante na fidelização dos clientes de sua ecommerce

Blog

3. Email marketing

O email marketing é a principal ferramenta para conversão de clientes no ecommerce, como mostrado por esse estudo. A combinação chat online + email marketing é uma das mais eficientes no ecommerce, levando em consideração que pode usar o atendimento por chat para captar emails para sua lista, aumentando sua base de contatos e prováveis clientes. Para começar, analise essas 10 ferramentas de email marketing e descubra qual a melhor para seu negócio.

4. Carrinho de compras

Normalmente, o carrinho de compras já vem incluído nas plataformas de ecommerce, mas isso não significa que precise ficar preso a um sistema. Existem diversas opções de carrinhos de compras e, quanto mais ágil e fácil de utilizar, maiores são suas chances de concretizar uma venda e evitar o temível abandono de carrinho. As principais considerações a se levar na análise de um software desse é sua estabilidade, agilidade e facilidade no uso.

Vale considerar que, caso um cliente tenha dificuldades em finalizar uma compra, ele dificilmente irá prosseguir com a aquisição. Uma alternativa é utilizar o chat online para guiar seus visitantes, aumentando suas chances de conversão. Confira essa lista com os 12 melhores programas de carrinho de compras em seu ecommerce

Carrinho

5. Checkout transparente

Uma ferramenta mais recente, se comparada às mostradas na lista até então. O checkout transparente é um sistema de pagamento que não obriga seu cliente a ir a um site externo - como o PagSeguro ou MercadoPago -, para finalizar esse pagamento. Assim como acontece no carrinho de compras, a principal vantagem de usar o checkout transparente é a de tornar a experiência mais simples e mais segura, já que as transações são feitas em seu domínio. Acesse o texto e saiba melhor o que é o checkout transparente e como utilizá-lo em seu negócio.

6. Sistema CRM

Não dá para dizer que o uso de sistema CRM é realmente opcional, já que são esses sistemas que irão auxiliá-lo no gerenciamento dos aspectos operacionais, como inventário e cadastro de clientes. As opções de sistemas são inúmeras e oferecem as mais diferentes funcionalidades, mas é importante avaliar se o sistema CRM que parece ideal para o seu negócio possui integração com outras ferramentas que use, como o próprio chat online e, principalmente, a plataforma de ecommerce que usa para gerenciar sua loja virtual.

CRM

7. Google Analytics

Outra ferramenta essencial para sua ecommerce. Porém, ao invés de ser útil para atender clientes, enviar campanhas de marketing ou até mesmo gerenciar o inventário de sua loja, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita para avaliar todas as atividades dentro de seu site. Com ele, é possível saber quais produtos são mais - ou menos - visualizados, quais dúvidas são mais buscadas em seu site e quantos visitantes estão abandonando seu carrinho de compras sem finalizar uma compra, por exemplo. Ou seja, tudo que precisa saber sobre sua loja virtual pode ser visualizado no Google Analytics, inclusive comparar suas vendas online no computador com as feitas pelo celular.

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Todos os tipos de ferramentas para ecommerce que citamos ao longo do texto são indispensáveis para a evolução e crescimento de sua marca no comércio digital. Para o chat online, o Jivochat é a melhor opção. Com chats proativos, possibilidade de usar sistemas de avaliação e integração com a maioria das principais plataformas de ecommerce do mercado e com o próprio Google Analytics, recomendamos fortemente que se cadastre através do link e utilize os 14 dias de testes GRATUITOS para testar tudo que o Jivochat pode oferecer à sua ecommerce!

2018/01/ 6

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