Chat para Loja Virtual - qual escolher?

Conheça as melhores opções de chat para loja virtual e veja a comparação entre elas

O chat online é a principal ferramenta de atendimento online para ecommerce. Enquanto lojas tradicionais normalmente atendem seus clientes pelo telefone ou email - embora o Itajaí Shopping tenha provado que, mesmo nessa situação, o chat online ainda é a melhor escolha -, a melhor saída para quem vende pela internet é investir em um chat para loja virtual logo após os primeiros sinais de crescimento. Apesar de existirem algumas ferramentas gratuitas que não são tão grátis assim, o ideal é estruturar seu atendimento através de uma plataforma profissional.

Atendimento

O que é um chat para loja virtual?

Apesar do início dos chats datar das antigas salas de bate-papo online, o conceito evoluiu e começaram a surgir as primeiras plataformas que incorporavam um chat com outro propósito além da troca de mensagens entre desconhecidos pela internet. Esse objetivo era o de permitir que as lojas virtuais pudessem atender os visitantes diretamente da página. Ou seja, ao invés de colocar uma dupla ou grupo de desconhecidos para conversar sobre algum assunto, a pessoa que visitasse uma ecommerce poderia falar diretamente com um atendente para tirar dúvidas ou fazer reclamações.

Atualmente, os chats online evoluíram bastante, permitindo que atendendes falem com visitantes do site a partir de dispositivos móveis ou até que sejam implementados dentro de aplicativos ou redes sociais como o Facebook. Dificilmente uma solução de atendimento online não oferece essas opções nos dias de hoje.

Por que usar um chat para lojas virtuais?

O principal motivo para usar esse tipo de atendimento é o aumento nas vendas e na confiabilidade do cliente que a ferramenta proporciona. Um estudo do site eMarketer revelou que 63% dos compradores online declararam que voltariam a um site que oferecesse esse tipo de atendimento e 62% desse percentual comprariam novamente em uma loja virtual que oferece chat online, por exemplo. A mesma pesquisa também demonstrou que 38% das vendas aconteceram por conta de uma conversa com um operador de chat online. Ou seja, um chat online é uma necessidade de qualquer ecommerce que queira se lançar no mercado.

Como escolher o seu chat?

Não são necessários muitos passos para escolher um chat online. Antes de procurar por soluções, o ideal é que tenha um orçamento preparado para fazer o investimento, sabendo assim o máximo que pode gastar mensalmente com uma plataforma. Em seguida, você deve listar as principais funcionalidades que um serviço desse deve ter para atender seu negócio de maneira plena. Se recebe muitas mensagens em sua página no Facebook, por exemplo, é essencial que tenha uma plataforma que permita a você e sua equipe de atendimento também atender esses visitantes e seguidores.

Por fim, chega a hora de avaliar suas opções, comparando-as com seu orçamento disponível e os serviços que elas oferecem. Mas qual chat para loja virtual escolher? Selecionamos 3 das melhores opções no mercado, que listaremos abaixo e apresentaremos um comparativo entre elas para que tome a melhor decisão!

1. Jivochat

Como não poderíamos nos deixar de fora, a primeira opção de chat online é a nossa plataforma. O JivoChat possui integração com a grande maioria das maiores plataformas de ecommerce no Brasil, podendo ser facilmente instalada nelas. Vale considerar também alguns dos nossos maiores trunfos, como os convites proativos, que permitem aumentar seu número de conversões e a possibilidade de atender seus clientes no site, dentro do seu próprio aplicativo através do código SDK e também falar com seguidores de sua Fan Page no Facebook através do Messenger.

JivoChat

2. LiveChat

Outra solução de atendimento online bastante abrangente, o LiveChat expande seu atendimento e é uma das poucas ferramentas que também permite atender seus clientes por sistema de ticket. Assim como o JivoChat, ele também permite que atenda clientes pelo Facebook Messenger ou fale com os visitantes de seu site através de seu app mobile para Android ou iOS, entre outras funcionalidades.

LiveChat

3. ZenDesk Chat

O terceiro serviço que entrará em nosso comparativo de chat para loja virtual é o ZenDesk. Talvez a mais completa em soluções de atendimento online, a plataforma permite contato com seus clientes através de tickets, chat online e até email, mas conta com módulos separados para cada uma. Portanto, para efeitos da avaliação, levaremos em consideração apenas as funcionalidades e os planos disponíveis para usar ZenDesk Chat em seu site.

Zendesk

Chat para loja virtual: como será o comparativo?

Assim como o número de serviços que usaremos no comparativo, também o avaliaremos de acordo com três critérios. O primeiro critério é o alcance do serviço, ou, melhor dizendo, de quais maneiras e em quais plataformas pode falar com seus clientes. Em segundo lugar, avaliaremos o número de funcionalidades disponíveis no plano básico, ou seja, quantas opções as equipes de atendimento online possuem ao usar uma determinada ferramenta, excluindo as integrações e plataformas nas quais elas podem ser usadas. O terceiro critério é o valor do plano básico, classificando melhor o que for mais em conta, desconsiderando eventuais promoções que uma ou outra podem estar realizando no momento.

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A versão free vale a pena?

No comparativo abaixo, optamos por excluir a versão free oferecidas por alguns dos serviços. Tomamos essa decisão levando em consideração que elas dificilmente podem ser avaliadas, já que são mais usadas para testar o serviço ou para quem ainda trabalha apenas por conta própria e não possui muitas necessidades, limitando-se apenas às funções mais básicas e muito mais limitadas que as versões profissionais.

Plataformas

É importante centralizar ao máximo seu atendimento em uma plataforma, de maneira que evite que seus operadores tenham de ficar com muitas janelas abertas em serviços diferentes, o que pode causar confusão. Levando em consideração que o chat online é uma das poucas soluções que permitem a um atendente falar com mais de uma pessoa por vez, quanto mais essas conversas ficarem em apenas uma janela, melhor. Vale aqui também a possibilidade de realizar atendimento a partir do computador, navegadores e dispositivos móveis.

Em relação aos aparelhos e locais onde pode atender seus clientes, o serviço mais indicado é o do JivoChat, que permite falar com visitantes a partir de um software para PC e Mac, navegadores web - para computadores, celulares ou tablets -, além de app para Android ou iOS. O JivoChat também possibilita ao seu negócio falar com visitantes do seu site, sua página no Facebook e em aplicativos de mensagens instantâneas, sendo eles o Viber e o Telegram.

Viber

O JivoChat também disponibiliza o código SDK da plataforma, permitindo incorporar o JivoChat ao seu aplicativo mobile, permitindo que usuários falem com seu serviço de atendimento sem precisar sair do app. O API para instalação do JivoChatm em sistemas CRM também é disponibilizado no plano profissional.

Tanto o LiveChat quanto o Zendesk Chat também permitem o atendimento através de um aplicativo mobile, além de oferecer API e SDK para integração à apps para smartphones e tablets e softwares para PC e Mac, além dos navegadores e atendimento pelo Messenger. Porém, o JivoChat ganha por oferecer duas opções extras: o chat integrado ao Viber e Telegram, sendo dois dispositivos extras. O LiveChat também permite atender notificações e conversas do Twitter, enquanto o ZenDesk Chat não oferece mais opções.

Funcionalidades do plano básico

O JivoChat conta com apenas dois planos, um gratuito e outro pago. O ZenDesk Chat também conta com uma versão gratuita, mas nossa avaliação compreende o plano pago mais simples de cada uma delas. No plano profissional do JivoChat, existe um total de 25 funcionalidades, excluindo as integrações mencionadas na avaliação anterior. Você pode conferir todas as funções disponíveis em nossa página de precos.

Funcionalidades

Já o plano Starter do LiveChat possui um número maior de funcionalidades, totalizando 36 funções excluindo as integrações e plataformas onde pode utilizá-lo. Vale notar também que, apesar do número maior de funcionalidades, uma boa parcela delas possui número limitado de usos ou se prende a apenas um modelo. Por exemplo, o formulário pré e pós chat no plano Starter só permite o uso do modelo padrão, não podendo ser customizado. Outro exemplo é o envio de saudações automáticas. Mesmo também contando com um chat proativo, o plano Starter do LiveChat permite enviar apenas uma saudação automática por vez a um visitante, enquanto no JivoChat isso pode ser feito de maneira ilimitada.

Finalizando a segunda avaliação, temos o ZenDesk Chat, que possui 26 funcionalidades em seu plano Team. Assim como o LiveChat, algumas dessas funcionalidades também são limitadas pelo valor do plano. Mesmo que a quantidade seja o fator determinante dessa avaliação, é importante notar que o plano Team do ZenDesk Chat não conta com ferramentas analíticas, ou seja, é impossível obter relatórios de performance de sua equipe de atendimento online. Essas funcionalidades só estão liberadas em planos mais caros dessa plataforma.

Quanto custa um chat de loja online?

Por mais que funcionalidades e integrações são importantes, um dos principais critérios na hora de escolher um serviço é o preço da assinatura mensal. Aqui, levamos em consideração o valor do plano mais simples e o preço praticado por quem paga a assinatura anualmente, já que todos os serviços dão um valor descontado para quem seleciona essa opção. Vale lembrar que todos os valores mencionados aqui também são para cada operador registrado nos serviços.

Preco

Nesse caso, o JivoChat ganha de duas maneiras, a primeira obviamente sendo o valor. Caso decida pagar anualmente a assinatura, o valor mensal fica em R$ 29,40. A segunda vantagem está na moeda, já que é o único entre os três que permite o pagamento em reais, sem a necessidade de converter o preço. Em segundo lugar fica o ZenDesk Chat, cobrando $14 dólares para pagamentos anuais, cerca de R$ 45 em nossa moeda. O plano Starter do LiveChat é o mais custoso, ficando em $16 no pagamento por ano, um valor que convertido fica por volta de R$ 55.

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O JivoChat é a melhor solução para chat em loja virtual!

Permitindo atendimento em aparelhos e plataformas diversas e sendo o mais acessível entre os serviços selecionados, o JivoChat é a solução mais indicada para seu chat online. Mesmo que não demonstre o mesmo número de funcionalidades que seus rivais, é o único que não o obriga a pagar mais para remover limitações ou receber mais funções, deixando todas as opções ilimitadas desde o começo. Por isso, te encorajamos a testar o JivoChat gratuitamente por 14 dias com todas suas funções e integrações liberadas clicando no link!

2017/11/16

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