Como vender pela Internet em 2023 [Guia Completo]

Vender pela internet é uma ótima forma para quem deseja empreender sem precisar sair de casa.
Esse modelo digital oferece várias vantagens, nele é possível garantir que o seu negócio fique aberto 24 horas por dia, vendendo em qualquer horário e em todos os dias do ano.
As ferramentas de marketing e vendas permitem segmentar seu público por estados, cidades, idade e até mesmo interesses.
Ao invés de gastar dinheiro com um espaço físico para exibir seus produtos, é possível criar um catálogo digital e fazer anúncios certeiros.
Além disso, o mercado digital se transformou em uma necessidade para empresas que desejam expandir seus negócios.
Afinal, o e-commerce brasileiro registrou o faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, um aumento de cerca de 27% em relação ao ano anterior.
Ou seja, é um cenário promissor. Apesar disso, muitas pessoas que desejam empreender online acham que é um processo fácil em que é possível ter sucesso em apenas alguns dias.
Esse é um engano comum que gera muita frustração. É preciso ter ciência de que não existem métodos mágicos para vender muito e se enriquecer sem esforço.
Quem deseja alcançar o sucesso com um negócio online precisa saber que é preciso planejar e trabalhar muito para gerar bons resultados de vendas na internet.
Essas são características comuns em praticamente todos os empreendimentos digitais de sucesso: planejamento e trabalho duro.
Se você entende isso e quer aprender como vender pela internet, como criar sua loja virtual e deseja conferir dicas para começar, confira o nosso artigo. Vamos lá?
O que são as vendas pela internet?
Qualquer tipo de operação comercial online pode ser considerada uma venda pela internet, sejam eles produtos ou serviços, distribuídos sem qualquer contato físico entre cliente e vendedor.
Nesse modelo de negócio, os consumidores acessam o e-commerce através de um navegador ou app.
Após acessar a loja, o consumidor escolhe um produto ou serviço que deseja adquirir, faz o pagamento e recebe sua mercadoria em casa.
Passo a passo de como vender pela internet
Se você tem interesse em começar um negócio online, confira o passo a passo a seguir com as principais dicas de como vender pela internet.
1. Faça um estudo de mercado
O primeiro passo, antes mesmo de escolher um canal de vendas e suas mercadorias, é realizar um estudo de mercado.
Contar com esses dados é importante para basear suas decisões em informações reais sobre o público escolhido, seu nicho de mercado e o investimento necessário para começar um negócio sustentável.
2. Escolha os melhores produtos para vender pela internet
É possível vender praticamente qualquer tipo de produto na internet. Contudo, existem opções que apresentam um potencial de venda maior, opções que oferecem uma margem maior de lucro e, em contrapartida, existem produtos mais difíceis de vender.
Contudo, é preciso pensar muito bem no público-alvo selecionado para avaliar quais são os melhores produtos para serem disponibilizados em sua loja.
Leve em consideração a amplitude do mercado em que deseja entrar, estude a concorrência, descubra os custos de aquisição e como funciona a produção.
Todos esses pontos precisam ser considerados no seu plano de negócio, desta forma será possível avaliar de forma precisa os produtos com maior rentabilidade e facilidade para serem vendidos.
Uma dica é escolher um nicho específico para atuar. Caso sua loja venda acessórios, tente escolher um estilo específico que atenda a um nicho de mercado.
Essa especialização é importante para diferenciar sua loja da concorrência. Quando os consumidores têm muitas opções, é bem provável que prefiram opções mais segmentadas às lojas mais genéricas.
Fortaleça esse posicionamento mostrando que sua marca pode resolver os problemas e auxiliar com a necessidade do seu público.
Dessa forma sua comunicação e suas estratégias de marketing serão mais assertivas.
3. Defina seu público-alvo
Após descobrir quais produtos vender pela internet, é hora de definir quem será seu público-alvo e criar uma persona para as etapas iniciais do planejamento de sua loja.
Dessa forma será possível criar estratégias de vendas e marketings mais efetivas enquanto sua loja evolui, atendendo melhor às necessidades de potenciais clientes.
Essas informações são importantes para escolher que tipo de plataforma de vendas será usada e quais redes sociais irão ganhar protagonismo em suas estratégias de marketing.
Entender seu público também irá ajudar a definir a linguagem usada por sua marca, o estilo de layout para seu site, métodos de pagamento, tipos de campanhas de publicidade e muito mais.
4. Escolha os canais de venda
A próxima etapa de como vender pela internet é definir quais canais de vendas serão utilizados.
A vantagem de atuar no e-commerce é poder contar com vários canais, como lojas virtuais, marketplaces e redes sociais.
Isso sem precisar se prender a um método só. É possível utilizar vários canais para aumentar o alcance de sua marca.
Contudo, tente identificar as alternativas mais usadas pelo seu público e concorrência para evitar investir tempo e trabalho em um canal que não irá gerar tantos resultados.
5. Escolha um nome para sua marca e domínio
Agora que o planejamento de sua loja virtual já está tomando forma, é hora de escolher o nome de sua marca e o nome de domínio.
Tente pensar bem para encontrar um nome que seja marcante, fácil de escrever, fácil de ser falado e fácil de ser lembrado.
Comece selecionando e criando nomes relacionados ao nicho de mercado que foi escolhido, mas inclua também preferências pessoais e relacionadas com suas experiências de vida.
Isso é importante para criar um negócio que tenha história e seja relacionado de forma profunda com você, permitindo que seu público veja sua marca de forma mais humana.
Com uma lista de ideias, comece a selecionar as opções que mais agradam e confira se elas estão disponíveis para ser seu nome de domínio.
O nome de domínio é importante, pois é o endereço eletrônico que será acessado pelos seus clientes. Quanto mais relacionado ao seu nicho e fácil de lembrar, mais fácil o seu negócio será encontrado nos mecanismos de busca.
Para descobrir se onome está disponível, acesse sites como o Internic e Registro.br para fazer a checagem.
Depois disso, confira se o nome escolhido também está disponível para ser registrado com sua marca no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Isso é importante para evitar problemas legais.
6. Analise a concorrência
O próximo passo para vender em um e-commerce é avaliar quem são seus concorrentes e quais ações eles estão tomando.
Pesquise para descobrir que produtos eles vendem, quais são seus canais de vendas, o preço dos seus produtos, como se posicionam no mercado e até mesmo como executam estratégias de marketing.
Entender esses aspectos é uma tarefa importante para entender melhor como seu negócio irá se comportar e desempenhar nesse mercado.
7. Escolha uma plataforma e crie sua loja virtual
Com seu planejamento pronto, é hora de colocá-lo em prática. Após escolher os produtos que serão vendidos, é preciso escolher uma plataforma para disponibilizá-lo online.
A melhor alternativa irá depender do seu objetivo e da forma que deseja vender. Caso opte por criar sua própria loja virtual, considere usar uma plataforma como:
Se você prefere vender em marketplaces ou irá usar essa plataforma em conjunto com sua loja, invista em alguns dos maiores marketplaces no Brasil:
Caso tenha interesse em se inscrever em um programa de afiliados ou vender produtos digitais, considere usar as opções:
- Hotmart
- Monetizze
- Eduzz
- Afilio
Além das opções que apresentamos, existem outros apps, dropshipping e vendas feitas por assinaturas que usam plataformas criadas especificamente para esses objetivos.
8. Faça a precificação dos produtos para começar a vender
A precificação dos produtos que serão vendidos também é muito importante e um ponto que gera dúvidas entre os vendedores.
Para definir preços da melhor maneira possível, primeiro é preciso avaliar quais são seus custos, então definir um valor que ofereça margem de lucratividade.
Lembre-se que existem vários tipos de custos, fixos e variáveis, como custos de compra, comissões de plataformas, sistemas.
Então, defina uma margem de lucro que continue mantendo um preço atrativo para os clientes.
A pesquisa da concorrência também pode ajudar a ter noção de quais preços são praticados no mercado.
Por fim, entenda que o preço dos seus produtos também é uma ferramenta de posicionamento.
É possível se diferenciar por preços mais baixos ou focar em produtos premium, mais caros e de maior qualidade.
9. Defina os métodos de pagamento
Outro aspecto importante e muito relevante para os consumidores são os métodos de pagamento.
É muito importante escolher as opções que melhor atendem seu tipo de público, mas também oferecem vantagens para o seu negócio.
Analise as alternativas possíveis da plataforma escolhida, avalie as taxas de cada uma e disponibilize as opções preferidas pelo seu público.
É importante oferecer uma boa variedade de opções para que os clientes sintam segurança de comprar com seu método de preferência.
As ferramentas de ERP são excelentes para gerenciar os pagamentos e oferecer métodos como o boleto.
10. Organize a logística
O próximo passo de como vender pela internet é fundamental para qualquer negócio que irá trabalhar com produtos físicos.
A entrega é um aspecto dos negócios digitais que está diretamente ligada à satisfação dos clientes.
É preciso que os produtos cheguem ao seu destino o mais rápido possível, sem qualquer tipo de dano e pelo menor custo possível.
Para isso é preciso criar um plano de logística que leve em consideração a organização do seu estoque, agilizando a separação dos pedidos.
Avalie também quais métodos de envio irão oferecer o melhor custo-benefício, tanto para sua loja quanto para seus clientes.
Lembre-se que a política de devolução também é muito importante, afinal, é um direito do consumidor brasileiro.
Por isso, tenha em mente que o processo de logística reversa também será necessário para que consumidores retornem uma compra.
Uma dica para facilitar a organização desse aspecto do seu negócio é usar uma platafroma de logística, como o Melhor Envio, uma plataforma que facilita a logística de e-commerces.
11. Escolha os canais de divulgação da sua loja
Até aqui o seu trabalho tem sido o de estruturar sua loja virtual, mas para que as pessoas comprem do seu negócios será preciso divulgar seus produtos e sua marca.
A boa notícia é que a internet oferece diversas alternativas para criar estratégias de marketing digital, alcançando seu público com precisão e eficiência.
Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads permitem criar anúncios pagos muito segmentados, sendo exibidos para clientes em localizações específicas e com interesses específicos.
Contudo, investir em estratégias orgânicas para gerar tráfego em seu site é um passo importante para criar um negócio saudável, fidelizando clientes e conquistando novos.
Existem inúmeras estratégias e ferramentas que podem auxiliar nessas tarefas. Se tem interesse em aprender mais sobre as estratégias para lojas virtuais, confira nosso guia completo de marketing digital.
12. Invista no atendimento ao cliente
Para finalizar, é preciso aprender e contar com as ferramentas necessárias para oferecer um ótimo atendimento ao cliente.
Esse é um aspecto essencial nas vendas pela internet, afinal, os consumidores não podem conferir os produtos pessoalmente e precisam de suporte para auxiliá-lo caso exista essa necessidade.
Portanto, não espere que o cliente vá atrás de você quando tiver dificuldades ou dúvidas para estruturar seu suporte.
Encontre formas de disponibilizar seus canais e formas de fazer com que o contato seja fácil e prático.
Ferramentas de atendimento profissional são ótimas alternativas para adicionar um chat online em seu site, permitindo que o contato com os visitantes seja proativo por parte da sua loja.
Lembre-se de estar presente nas redes sociais em que está trabalhando e não abra mão das alternativas mais convencionais, como telefone e e-mail.
Por fim, garanta que o atendimento não será finalizado apenas com a compra. Mantenha o contato com seus clientes pós-venda.
Faça isso através de e-mails que perguntem sobre sua experiência com as soluções oferecidas e colete esse feedback importante.
Oferecer um bom atendimento, feito de forma humanizada e personalizada é uma das principais formas de criar uma boa reputação para o seu negócio.
Isso permite que sua loja se diferencie da concorrência através de um dos aspectos mais importantes para os clientes, a experiência com seu negócio.
Quais são os benefícios de vender pela internet?
Agora que aprendemos as principais dicas de como vender pela internet, é hora de conferir as principais vantagens de investir em um negócio online.
1. Flexibilidade de horários
Uma das principais vantagens de ter uma loja online é poder contar com horários flexíveis para trabalhar.
É possível adaptar seu cronograma para os horários em que é mais produtivo, decidir quando terá folga e gerenciar quantas horas serão trabalhadas semanalmente.
Ou seja, é mais fácil arrumar seu tempo para conseguir realizar outras atividades como fazer um curso, visitar alguém ou sair com sua família.
Contudo, saiba que isso não significa que irá trabalhar pouco. A quantidade de trabalho necessária para administrar uma loja virtual é semelhante à necessária para gerenciar um negócio físico.
2. Autonomia
Uma das vantagens de criar sua loja virtual é a autonomia para trabalhar com o nicho e os produtos que você prefere.
A autonomia, algo que muitos vêem apenas como uma responsabilidade, também é uma das características que podem cruciais para o sucesso do seu negócio.
Ou seja, as decisões importantes sobre como interagir com seu público, as estratégias de marketing digital e a linguagem usada pela sua marca serão todas suas.
Pode parecer que isso é muita coisa para uma pessoa só fazer, mas com os horários flexíveis é possível gerenciar essas tarefas com maestria.
Além disso, contar com uma pessoa só tomando as decisões garante que as ações, a comunicação e o visual de sua empresa sejam mais coesos e integrados.
3. Vantagens de ser MEI vendendo pela internet
Ao vender pela internet também é possível garantir seus direitos trabalhistas sendo um MEI - Microempreendedor Individual.
Essa modalidade de empreendimento conta com a guia de impostos unificados, com um valor mensal que pode variar de R$ 49,90 a R$ 59,90 dando acesso a direitos da Previdência Social.
4. Possibilidade de alcançar mais clientes
Uma das maiores vantagens de vender online é alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo. Isso significa que a distância deixa de ser uma barreira que impede os negócios.
Portanto, é possível vender localmente, para outras cidades, estados e países. Essa é uma vantagem muito interessante principalmente para negócios que vendem produtos de nicho.
5. Baixo custo
Uma das maiores vantagens de vender pela internet é o baixo investimento, já que não é preciso de um ponto de vendas físico nem uma grande equipe de vendedores.
Pequenos negócios e lojas que estão começando geralmente precisam apenas de 1 pessoa para gerenciar as vendas, separar e enviar os pedidos.
Essa economia permite que mais recursos possam ser investidos em estratégias de marketing e até mesmo na compra de mais produtos.
6. Carrinhos de compras mais cheios
Existem fatores que podem fazer com que clientes comprem mais de lojas virtuais. A existência de frete é um dos principais.
É comum que pessoas comprem mais itens de uma vez só para fazer com que o valor do frete seja compensado, pois comprar os itens separadamente pode sair mais caro.
As promoções de frete também podem gerar esse efeito. Existem clientes que vão navegar por suas páginas pesquisando produtos, é provável que eles encontrem mais de um item que estão precisando.
Então, para aproveitar a promoção de frente, decidem comprar mais, economizando tempo e dinheiro.
A venda pela internet também assegura preços mais baixos para os seus produtos, devido aos baixos custos de um e-commerce.
Isso pode fazer com que clientes decidam levar mais itens caso achem o valor dos seus produtos interessantes.
7. Possibilidade de vender 24/7
Na internet e no e-commerce não existe nada como "horário comercial". Clientes podem acessar suas páginas e comprar em qualquer hora do dia.
Essa flexibilidade no horário permite que os consumidores acessem as lojas virtuais e comprem no seu tempo, seja antes de ir trabalhar, durante o dia, a noite após o trabalho e até mesmo de madrugada.
Oferecer essa possibilidade é importante para garantir que quando um consumidor decidir que quer comprar, ele seja capaz de tomar essa decisão e finalizar o processo de compra.
8. Métodos de pagamento
Um dos principais fatores que fizeram o e-commerce crescer muito pelo mundo inteiro é a conveniência gerada ao consumidor.
Por isso muitas empresas focam na facilidade de comprar, tornando o processo de vendas o mais simples e prático possível.
Oferecer várias formas de pagamento é uma das principais maneiras de gerar uma experiência de compra agradável.
Afinal, todo cliente deseja pagar de maneira mais fácil e vantajosa para ele. Portanto, oferecer uma grande variedade de métodos de pagamento é algo que pode influenciar suas vendas de forma indireta, porém, positiva.
9. Envio
Diretamente relacionado à conveniência de comprar online, o envio é um dos principais motivos pelos quais consumidores buscam lojas virtuais.
Fazer compras em lojas físicas é algo que pode ser trabalhoso e exigir planejamento, seja para visitar um shopping ou uma loja física.
Com as compras online o cliente precisa apenas preencher seu endereço para receber suas encomendas em casa, sem esforço algum.
Quais são as fases da venda pela internet?
Podemos explicar os processos de vendas de uma forma resumida em apenas 3 etapas:
- Ações para atrair visitantes
- Conversão de visitantes em clientes
- Fidelização dos clientes
Um conceito do marketing digital que é usado por muitos e-commerces para aumentar seu faturamento e vender mais pela internet é o funil de vendas.
A ideia de funil de vendas tem como objetivo ilustrar as principais etapas pelas quais um consumidor em potencial leva desde seu primeiro contato com a marca até uma conversão.
Do ponto de vista do cliente, são as principais etapas da jornada de compra. Levar essa jornada em consideração é importante para entender como o cliente experimenta esses processos.
Ter um funil de vendas bem definido e analisar a jornada de compras pode ajudar negócios virtuais a entender mais sobre o processo como um todo.
Assim é possível avaliar quais aspectos podem ser melhorados para otimizar as vendas e converter cada vez mais.
Portanto, é preciso conhecer bem todas essas etapas e planejá-las para conseguir alcançar seu principal objetivo, que é vender.
Logo abaixo podemos conferir um esquema básico de funil de vendas e descrever os objetivos de suas etapas.
A proposta de um funil como esses é atrair consumidores desconhecidos usando blog, redes sociais e palavras-chave.
Ao acessar algum dos seus canais, o próximo passo será converter esse visitante em um lead com landing pages, formulários e pelo atendimento.
A próxima tem como objetivo fechar uma venda com os métodos mais interessantes para o seu negócio, seja o marketing de conteúdo, e-mail marketing ou campanhas de marketing digital.
O processo não acaba após a venda. Depois de converter o lead em cliente, sua marca deve focar no atendimento pós-venda para fidelizar essas pessoas.
Isso pode ser alcançado através do compartilhamento de conteúdos exclusivos via e-mail, redes sociais, coletando o feedback e oferecendo promoções exclusivas.
Como conquistar mais visitantes para vender pela internet?
Agora que já sabemos como vender pela internet, é hora de entender o essencial para atrair visitas.
Afinal de contas, as lojas virtuais funcionam exatamente com as lojas físicas nesse quesito: sem visitantes e pessoas interessadas em seus produtos elas não geram vendas.
Por isso é muito importante investir em formas de gerar tráfego para o seu e-commerce.
Contudo, é preciso mais do que qualquer tipo de tráfego para alcançar o sucesso em um mercado tão competitivo.
Para gerar resultados satisfatórios, será preciso conseguir tráfego qualificado para o seu site. Pessoas que acessam suas páginas e têm um interesse real em comprar seus produtos.
Confira a seguir algumas dicas muito relevantes que podem ajudar a atrair os clientes certos para sua loja, gerando resultados rápidos e assertivos.
Defina o público-alvo para seus anúncios
Como já explicamos anteriormente, descobrir e entender quem é seu público-alvo é um passo fundamental para vender profissionalmente na internet.
Com essa informação será possível criar uma mensagem mais assertiva, além de escolher canais e segmentar o público.
Usando esses dados determine as características quantitativas como gênero, idade, localização e estado civil.
Depois disso, detalhe os aspectos qualitativos do seu público, tentando entender suas motivações, dificuldades e necessidades que podem ser resolvidas pelo seu negócio.
Entender esses aspectos irá ajudar a criar uma comunicação humana e personalizada, que usa a empatia para entender seus clientes.
Isso mostra que seu negócio se preocupa com o que os clientes realmente procuram.
Defina suas estratégias para gerar tráfego qualificado
Com seu público-alvo bem definido, é hora de pensar nas estratégias e ferramentas que serão usadas para levá-los até o seu site.
Existem diversas formas de fazer isso, mas tudo depende de como seu negócio irá atuar e o orçamento para suas campanhas.
Confira a seguir as principais maneiras de gerar tráfego para sua loja virtual.
1. Marketing de Conteúdo
A produção de conteúdo é uma estratégia mais acessível financeiramente, mas que exige um investimento de tempo constante para criar conteúdos relevantes para o seu público.
Essa estratégia é importante para que sua marca conquiste sua presença na internet e gere autoridade.
Ao fazer o marketing de conteúdo, seu negócio não irá apenas vender na internet, mas será uma referência em seu nicho.
Faça isso criando materiais que sejam interessantes e não sejam publicitários, a intenção é entreter e educar os consumidores.
Alguns formatos interessantes de conteúdos são posts em seu blog, infográfico, e-books, vídeos e publicações nas redes sociais.
As redes sociais são fundamentais nesse tipo de estratégia. Elas permitem um contato direto e mais humanizado com seu público.
2. Facebook Ads e Instagram Ads
Além de produzir conteúdo para as redes sociais, é possível criar anúncios altamente segmentados através dela.
O Gerenciador de Anúncios do Facebook pode ser usado para criar anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram, usando filtros de segmentação que permitem filtrar a localização, idade, interesses e até mesmo comportamentos.
Os anúncios do Instagram podem ser feitos tanto no Feed quanto nos Stories. Já o Facebook Ads oferece uma grande variedade de formatos, com imagens, carrossel, vídeos e vários outros.
3. E-mail Marketing
Apesar de existir há muito tempo, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia muito efetiva de como vender pela internet.
Tudo depende de como ela é implementada em seu plano de marketing digital.
Uma das melhores maneiras de aplicar o e-mail marketing é enviando mensagens para quem ofereceu seu contato de forma intencional, por um formulário ou outros métodos.
Também é muito importante que seu negócio não tome muito o tempo dos clientes nem os incomode apenas como mensagens 100% comerciais.
Busque usar páginas de captura para conquistar leads através do marketing de conteúdo, então tente conduzir essas pessoas pelo funil de vendas com mensagens que tenham ofertas que não sejam invasivas.
4. SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas voltadas para a otimização para os mecanismos de busca.
O conceito tem como objetivo fazer com que uma loja virtual apareça nos primeiros resultados orgânicos de mecanismos de busca como o Google o Bing.
Portanto, aplicar o SEO em seu site é importante para atrair os clientes que pesquisam sobre produtos.
Esse tipo de estratégia não tem um custo para ser implementada, na verdade, deve ser feita durante o desenvolvimento e a manutenção de sua loja virtual.
Além disso, a estratégia de marketing de conteúdo pode ajudar a melhorar seu posicionamento nos resultados de buscas.
Uma das formas mais práticas de fazer isso é criar conteúdo para um blog usando as técnicas de SEO em seus textos.
5. Influenciadores Digitais
Empresas que buscam uma forma mais humana de anunciar é optar por anunciar com influenciadores digitais do seu nicho.
Os influenciadores digitais são personalidades que produzem conteúdos para as redes digitais, geralmente se especializando em algum nicho ou público.
Para adotar essa estratégia, encontre um influenciador que compartilhe seu público e esteja alinhado aos valores de sua marca.
Então, faça um acordo com a tarefa do influencer para combinar como o pagamento será feito ao influenciador e como ele irá divulgar o seu negócio.
Principais canais para vender pela internet
Escolher os canais para atuar é uma das etapas mais importantes para vender pela internet. É essencial escolher as alternativas que mais estejam alinhadas com sua proposta de negócio.
Ao escolher os canais certos para o seu tipo de negócio será mais fácil gerar tráfego e potencializar suas vendas.
Confira a seguir as principais alternativas de canais para vender online.
Loja Virtual
É uma das categorias mais conhecidas pelo público, em que uma marca tem seu próprio site, com sua identidade visual e a essência de sua marca.
Contar com sua própria loja online oferece vantagens como se diferenciar da concorrência e ser identificado com mais facilidade pelos consumidores.
Ter seu próprio site também oferece mais liberdade para escolher os produtos que terão destaque, o layout de suas páginas e até mesmo na criação de vitrines virtuais.
Uma loja virtual permite que negócios ofereçam uma experiência de compra completa, conduzindo os consumidores através de uma experiência intuitiva e prática, com foco em finalizar a compra.
Outra vantagem da loja digital é contar com seu próprio blog, onde é possível produzir conteúdo para o seu público e até mesmo escrever avaliações de produtos da sua loja e tendências exclusivas do seu segmento.
Ou seja, produzir conteúdo em sua própria loja é uma forma de fortalecer seu marketing de conteúdo e ranqueamento nas os resultados dos mecanismos de busca.
Redes Sociais
Além de ser um canal para interagir com os consumidores e compartilhar conteúdo, as redes sociais mais relevantes oferecem ferramentas para vender online. Confira quais são as principais:
Loja do Facebook
É uma alternativa gratuita para criar um catálogo e divulgar seus produtos pela plataforma. A ferramenta permite adicionar um grande número de itens de uma vez só em sua página comercial.
Clientes que se interessarem por um produto podem clicar no item em questão, que será redirecionado para a página de compra de sua loja virtual.
Instagram Shopping
O Instagram é uma rede social que foca no conteúdo visual, um ambiente perfeito para divulgar os seus produtos.
A plataforma conta com um recurso que permite marcar seus produtos com uma etiqueta em Stories e posts do seu feed.
Clientes interessados podem clicar no produto para serem direcionados a uma página de vendas em seu e-commerce.
Usar o Facebook e o Instagram para vender é uma forma muito relevante de gerar tráfego para seu site.
WhatsApp Business
O WhatsApp para Negócios é uma versão profissional do aplicativo que permite gerenciar todas as mensagens recebidas de forma automatizada e organizada.
É possível usar etiquetas para classificar seus contatos e a ferramenta de catálogo de produtos, para exibir os itens de sua loja direto no WhatsApp.
A principal vantagem de usar o app de chat em sua estratégia é a comunicação constante e em tempo real com seus clientes.
Ao esclarecer as dúvidas dos clientes, também é possível enviar o link de produtos de sua loja, direcionando essas pessoas diretamente para uma página de compra.
Atualmente o WhatsApp também oferece uma ferramenta de pagamento, que pode tornar as vendas pelo app muito mais práticas.
Marketplaces
Os marketplaces conquistaram bastante espaço no e-commerce nos últimos anos. Plataformas como Amazon, Shopee e Amazon são usadas por milhares de pessoas diariamente.
Esse modelo de venda pela internet oferece a vantagem de oferecer uma grande visibilidade aos seus vendedores.
Em contrapartida, existe uma grande concorrência dentro dessas plataformas e os marketplaces geralmente cobram taxas sobre as vendas, o que afeta diretamente o lucro de quem atua através delas.
As lojas criadas nesse tipo de plataforma também precisam seguir um padrão visual e de layout do site em questão, proporcionando muito menos opções de customização do que a loja virtual.
Além disso, não é possível usar seu nome de domínio para as lojas de marketplaces, o que não contribui com seu SEO e não oferece muitas opções para se diferenciar da concorrência.
Dropshipping
O dropshipping é uma alternativa para quem deseja investir pouco, não quer ter preocupações com o gerenciamento de estoque nem com a entrega de produtos.
Nessa modalidade de negócio, os vendedores atuam apenas com intermediadores entre um fornecedor e um cliente final, recebendo comissões de suas vendas.
A vantagem é que após vender um produto, as responsabilidades burocráticas e de envio ficam por conta do fornecedor.
Contudo, para gerar um bom lucro com o dropshipping é preciso dedicação, já que você irá faturar apenas com as comissões.
Por isso é muito importante criar sua própria loja virtual, divulgar seus produtos de forma eficiente e oferecer um excelente atendimento ao cliente.
Como criar uma loja virtual para vender pela internet?
Agora que já aprendemos como vender online e quais são os principais canais de vendas, é hora de aprender mais sobre a alternativa que pode gerar mais resultados: a loja virtual.
Contar com um canal profissional de vendas é importante para passar segurança para os consumidores. Criar sua própria loja online permite desenvolver uma identidade de marca mais forte.
Ao criar seu próprio site, é possível ter mais liberdade para escolhas de layout e de como os elementos de suas páginas serão distribuídos.
Administrar suas próprias páginas também permite decidir qual conteúdo irá aparecer em sua página principal e como ele será estruturado.
Ou seja, é possível criar uma vitrine para dar mais destaque aos produtos que oferecem mais rentabilidade.
Confira a seguir um guia prático dos principais métodos para criar uma loja virtual.
1. Escolha uma plataforma de e-commerce
Existem várias formas de desenvolver um site voltado para o e-commerce, mas existem 2 métodos que se destacam: desenvolvimento personalizado e uso de uma plataforma de e-commerce.
O desenvolvimento personalizado é a forma mais tradicional de criar um site, que consiste em contratar um programador e um designer para construir sua loja virtual do zero.
A vantagem de criar seu negócio dessa forma é a liberdade de customização. A plataforma será exlusivamente sua e poderá ser alterada para atender todas as necessidades do seu negócio, sem limitações.
Contudo, esse processo de desenvolvimento é geralmente caro e leva um tempo considerável para ser finalizado, precisando de meses e, em alguns casos, até mesmo ano para ficar pronto.
Já as plataformas de e-commerce permitem criar lojas virtuais em poucos passos e em apenas alguns minutos.
A tecnologia usada nesse tipo de serviço evolui muito nos últimos anos, permitindo criar sites altamente customizáveis e otimizados para SEO.
Uma de suas principais vantagens é a acessibilidade, pois a mensalidade deste tipo de plataforma é muito acessível e as ferramentas oferecidas podem ser usadas com facilidade por pessoas sem conhecimento em design e programação.
Apesar de apresentar algumas limitações de customização, por se tratar de uma plataforma pronta, esse tipo de serviço compensa através das integrações com aplicativos que podem adicionar novas funcionalidades em uma loja virtual.
Contudo, existem opções que cobram uma taxa por venda e existem funcionalidades que não podem ser alteradas ou precisam de um programador para conseguir realizá-las.
Conheça as melhores plataformas de e-commerce para criar seu negócio:
2. Defina os métodos de pagamento
É possível vender na internet usando meios de pagamentos personalizados e gateways de pagamento.
Os gateways são plataformas desenvolvidas para transações monetárias entre 2 participantes pela internet.
Utilizar esse recurso é fácil, basta cadastrar um e-mail na plataforma que deseja e ter uma conta bancária para sacar o dinheiro.
O dinheiro é creditado na conta virtual do gateway em questão, então, é possível solicitar uma transferência para sua conta bancária.
Algumas alternativas conhecidas são: PagSeguro, Mercado Pago, PayPal e Cielo.
Antes de escolher uma das opções é importante conferir qual é a comissão por vendas, para definir qual a melhor se adequa ao seu negócio.
Oferecer os métodos tradicionais de pagamento também é importante, na medida do possível. Quanto mais opções seus clientes tiverem, maiores serão as chances de comprarem.
Portanto, avalie a possibilidade de disponibilizar o Pix, boleto bancário, depósito, cartão de crédito ou transferência bancária.
3. Crie um plano de logística
Geralmente as lojas virtuais escolhem entre duas formas de envio, via Correios ou transportadoras.
Uma das vantagens de criar sua loja com uma plataforma de e-commerce é poder contar com integrações que facilitam o envio.
É importante para seus clientes contar com alternativas diferentes de frete, para escolher entre métodos mais rápidos ou mais econômicos.
Uma dica interessante é utilizar um serviço como o Melhor Envio para facilitar o gerenciamento de logística. Esse tipo de ferramenta trabalha com várias transportadoras e os Correios para fazer cotações simultâneas e rastrear os produtos para seus clientes.
4. Customize sua loja virtual
Depois de escolher sua plataforma de e-commerce para criar sua loja, é preciso customizar o visual do seu site para que ele fique com a cara de sua marca.
Para isso, é possível contratar um designer ou uma agência para criar o visual para o seu site ou usar uma ferramenta como o Canva.
Editores como o Canva permitem criar banners e imagens para o seu site usando templates prontos que podem ser customizados através de ferramentas de arrastar e soltar.
5. Adicione os produtos em sua loja virtual
Carregar seus produtos em seu site é uma etapa fundamental para vender pela internet. Afinal, os clientes precisam ver os produtos exibidos para poder comprá-los.
Tirar boas fotos de suas mercadorias é muito importante para exibir os detalhes dos produtos e oferecer uma ideia de suas dimensões, materiais utilizados, etc.
Fotos de qualidade são importantes porque clientes digitais não podem pegar a mercadoria com suas mãos, podem apenas observá-las a partir das imagens.
Use uma boa iluminação, mostrando as cores do produto de uma forma fiel. Se possível, também faça fotos usando um fundo branco para exibir apenas a mercadoria em questão.
Além das imagens, é importante criar descrições detalhadas dos seus produtos.
Essa informação em forma de texto pode ajudar a explicar aspectos dos produtos que não podem ser observados pelas fotos.
Também é importante criar um texto que seja original, contendo entre 100 a 300 palavras para cada item.
Isso, junto a fotos com tamanho otimizado são fundamentais para que sua loja ranqueie bem nos mecanismos de busca.
Caso sua loja atue no nicho de moda, lembre-se de adicionar uma tabela de medida para roupas, sapatos e acessórios.
Isso permite que os clientes confiram o tamanho, evitando uma maior incidência de trocas e devoluções.
6. Faça uma compra teste
Após organizar todos os elementos de sua loja virtual, é preciso fazer um teste para verificar se todos os processos estão funcionando corretamente.
Portanto, faça uma compra teste em seu próprio e-commerce para garantir que não é preciso realizar mais nenhum ajuste em sua loja.
Se possível, peça para colegas e familiares navegarem pelo seu site, simulando uma compra.
Desta forma, eles podem descobrir alguns pontos que podem ser melhorados, evitando que os seus clientes se frustrem ao navegar por suas páginas.
Estratégias de fidelização para o pós-venda
Praticamente todo o conteúdo que conferimos até agora tem como objetivo ensinar a converter um visitante de sua loja em um cliente.
Contudo, o trabalho de vendedor não acaba quando um cliente faz uma compra. O trabalho para reter esses clientes e fazê-los comprar novamente de sua também é fundamental.
Afinal, conquistar novos clientes pode custar de 4 a 7 vezes mais caro do que manter um cliente que já comprou de sua loja.
Além disso, clientes satisfeitos que receberam um bom atendimento depois de sua compra podem acabar se torando promotores de sua marca.
Confira a seguir as melhores dicas para implementar o atendimento pós-venda no seu negócio.
1. Esteja atento quanto à experiência dos clientes
O pós-venda começa no momento em que um cliente realizou uma compra. Todos os processos que acontecem a partir deste ponto são fundamentais para a satisfação dessas pessoas.
É extremamente importante que os consumidores recebam exatamente o que compraram, sem várias e no tempo estipulado pela sua estratégia de logística.
Uma dica para monitorar a qualidade do seu pós-venda é manter o contato com os consumidores.
Após o recebimento de uma mercadoria, envie uma mensagem perguntando se o cliente está satisfeito, se a encomenda chegou em bom estado, no prazo e se existe alguma dúvida quanto a utilização do produto ou qualquer outro tipo de dúvida.
As informações coletadas com esse feedback vão ajudar a entender se o seu negócio está executando bem o pós-venda ou se existem processos que precisam ser melhorados.
2. Ofereça um suporte ágil e efetivo
O suporte é o pilar do pós-venda. Por mais que os seus processos sejam bem estruturados, imprevistos podem acontecer, como problemas na plataforma, atraso na entrega, avarias em produtos, pedidos de troca e pedidos de devolução.
Ser proativo e oferecer um suporte ágil é importante para garantir que as necessidades dos clientes sejam atendidas da forma mais prática e fácil para eles.
Para isso, mantenha o contato com seus clientes e ofereça vários canais de atendimento para que eles possam resolver suas dificuldades com a ajuda de um atendente.
3. Elabore uma estratégia de retenção
Por fim, elabore uma estratégia de retenção para promover resultados positivos tanto para o seu negócio quanto para os clientes.
É possível fazer isso enviando códigos de desconto ou frete grátis para a próxima compra. Caso o consumidor esteja satisfeito, a probabilidade de comprar novamente será maior.
Também é possível personalizar essa promoção oferecendo produtos que complementam a compra anterior, mostrando que seu negócio entende quais são as necessidades de seus clientes.
Como vender pela internet: quais os requisitos legais para vender online no Brasil?
Por mais que vender pela internet não exija o mesmo nível de burocracia de lojas físicas, ainda existem alguns cumprimentos legais que precisam ser realizados.
Deveres de quem deseja empreender com uma loja virtual
O Decreto nº 7.962/2013 estipula que existem deveres que devem ser cumpridos por quem deseja vender na internet. Os principais são:
- Informar seu endereço físico e eletrônico.
- Oferecer informações claras e precisas sobre os produtos vendidos, como preços, informações sobre riscos à saúde caso ofereçam, despesas como frete, formas de pagamento e prazos.
- Disponibilize em seu site, em um local de destaque, a razão social ou nome completo e o CPF ou CNPJ.
- Após o checkout, é preciso oferecer uma confirmação da realização de compra.
- É preciso viabilizar um atendimento ao consumidor de qualidade.
- É preciso garantir a segurança dos dados dos visitantes, protegendo suas informações pessoais.
- Respeitar os direitos e os deveres que estão previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, como o arrependimento.
MEI - Microempreendedor Individual
O MEI é uma modalidade de registro para trabalhadores autônomos. Quem fatura até R$ 81 mil ao mês pode ser enquadrado na categoria.
Além disso, o MEI ainda tem o direito de contratar um funcionário com o pagamento mensal de um salário mínimo ao mês ou o piso salarial de sua categoria.
Existem outros tipos de empresa?
Além do MEI, existem outras modalidades para empresas que não se enquadram nas características citadas acima.
Empresa Individual: é uma empresa de proprietário único. É preciso de um valor mínimo de caixa de R$ 1.000,00 para abrir um negócio nesta categoria. Nela, os bens pessoais do proprietário não podem ser separados dos empresariais.
EIRELI: é uma modalidade que permite o formato de sociedade, mas pode ser de um proprietário único. É preciso investir no mínimo 100 salários mínimos vigentes para abrir uma empresa nessa categoria. Na modalidade os bens de pessoa física são separados da pessoa jurídica.
Também é possível usar a modalidade Sociedade Limitada para abrir uma empresa em sociedade.
Como abrir um MEI e emitir notas fiscais?
Abrir o MEI é um processo bem simples. É preciso apenas se cadastrar no site gov.br e depois se cadastrar no Portal do Empreendedor.
Após fazer seu cadastro, é preciso ir atrás dos órgãos competentes de sua cidade para entender como é o processo de cadastro para emitir notas fiscais.
Isso é importante, porque o processo pode variar de cidade para cidade.
Qual CNAE deve ser usado em seu e-commerce?
O CNAE - Classificação Nacional das Atividades Econômicas é o código usado para designar as atividades exercidas por um negócio.
Atualmente não existe um CNAE específico designado para o e-commerce, portanto, é preciso se cadastrar na categoria de comércio varejista, o mesmo usado para lojas varejistas.
Caso tenha dúvidas sobre a definição exata do CNAE, busque a ajuda profissional de um contador.
O e-commerce também não se diferencia das lojas físicas quando o assunto é a carga tributária. Isso significa que o ICMS deve ser recolhido para o estado de origem e para o estado do destino da mercadoria.
O que vender pela internet?
É comum que pessoas que aprenderam como vender pela internet desejam empreender em um e-commerce, mas tenham dificuldades em encontrar produtos para vender.
Caso ainda esteja indeciso sobre em qual nicho atuar e quais itens oferecer em sua loja, confira a seguir uma lista com os melhores produtos para vender na internet.
Moda e acessórios
Um mercado que sempre está relevante e oferece uma variedade de nichos para serem trabalhados, é o mercado da moda.
É possível atuar vendendo roupas, calçados, jóias e acessórios, itens que os consumidores já compram constantemente pela internet.
Contudo, para ter êxito atuando nesse mercado é preciso acompanhar as tendências atuais e ser capaz de ofertar produtos com algum diferencial, já que o mercado online é muito competitivo.
É possível se diferenciar pela qualidade, pela velocidade de entrega, pelo preço ou até mesmo pelo tipo de itens disponibilizados em sua loja.
Cosméticos, saúde e beleza
Trabalhar com produtos cosméticos e de perfumaria permite atuar com um público muito específico, que pode ser segmentado com mais facilidade.
É possível oferecer produtos infantis, masculinos, femininos e linhas especiais dentro dessas categorias. Também é possível trabalhar com todas elas.
Além disso, existem os shampoos, condicionadores, sabonetes, cremes, desodorantes e vários outros artigos de cuidado pessoal.
Petshop
O mercado de produtos e acessórios para animais está em uma crescente no Brasil, que é um dos maiores mercados do mundo nessa categoria.
É possível vender itens como roupas, coleiras, acessórios e caminhas.
Também existem itens ainda mais de nicho, como produtos de higiene para pet, comidas balanceadas, petiscos com sabores variados e até mesmo cerveja para cachorros.
Alimentos
Outra alternativa que nunca fica fora de moda é o delivery de comida e a venda de alimentos por encomenda.
Quem tem talento na cozinha pode investir em uma variedade de nichos diferentes, como comidas saudáveis para quem deseja manter uma dieta, marmitas congeladas que oferecem praticidade, salgados para festas, bolos e muito mais.
Contudo, vale a pena ressaltar a importância dos cuidados especiais para quem deseja atuar na área da alimentação.
Existem uma série de normas sanitárias exigidas para garantir a saúde dos seus clientes.
Também é preciso contar com uma infraestrutura que suporte a sua demanda, permitindo fazer entregas rápidas sem gerar desperdícios.
Festas e eventos
Em 2023 as festas e eventos voltaram com tudo, portanto, é possível atuar no mercado de festas e eventos.
Nesse mercado é possível vender artigos de decoração, papéis de presente, embalagens, fantasias e brindes.
Para conseguir vender bem nesse mercado é importante conseguir diferenciar o caráter de cada tipo de evento, além de conhecer as principais festas do ano.
Também é possível atuar com produtos para festas de debutantes, que exigem itens mais refinados e visualmente agradáveis.
Festas infantis, com itens coloridos, divertidos e que usam personagens de filmes e desenhos.
Até mesmo eventos corporativos, que exigem itens mais sóbrios que focam na praticidade e seriedade.
Produtos automotivos
O mercado automotivo também oferece boas oportunidades para quem deseja trabalhar com um público segmentado.
Existem muitas pessoas apaixonadas por seus carros e motos, que adoram cuidar deles e procuram por produtos de qualidade para auxiliar nessa tarefa.
Apesar disso, é preciso entender bem sobre a qualidade e o funcionamento dos itens que serão disponibilizados em sua loja.
Também é importante entender como um automóvel funciona para ser capaz de compreender as necessidades dos seus clientes.
Eletrônicos e importados
Sempre que um smartphone novo é lançado, sua procura é alta e imediata. Caso consiga um fornecedor para oferecer produtos que são de difícil acesso no Brasil, sua loja pode se destacar rapidamente entre os consumidores.
Além dos smartphones, existem diversas outras categorias de eletrônicos e produtos importados que contam com um bom público no Brasil, como: tablets, smartwatches, videogames, perfumes, roupas e relógios.
Esse nicho oferece uma grande possibilidade de faturamento, afinal, lida com itens de alto valor.
Por isso é fundamental trabalhar de forma profissional, conquistando a confiança de consumidores dispostos a comprar de sua loja.
Papelaria
O Home Office é uma tendência que fez com que cada vez mais pessoas buscassem artigos de papelaria e escritório para suas casas.
Isso porque as pessoas desejam criar um espaço de trabalho confortável e profissional, similar aos disponibilizados pelas empresas.
Alguns itens interessantes são: planners, canetas, post-its, calendários, móveis e luminárias.
Esporte e lazer
Outra forma de atuar com um público de nicho que busca um estilo de vida saudável é vender artigos de esporte e lazer.
Existem diversas possibilidades de itens para as mais variadas atividades e esportes.
Isso porque os consumidores estão sempre em busca de formas de aproveitar melhor seu tempo livre, o que os torna mais abertos para novidades.
Dentre as opções estão acessórios para academia, camisetas de time, bolas de futebol, vôlei, acessórios para esportes, tênis, etc.
Como vender pela internet: quais as principais métricas para acompanhar?
Monitorar os resultados de sua loja é importante para avaliar se a sua loja está indo bem ou precisa melhorar.
É preciso acompanhar o fluxo de caixa e os ganhos de cada período, mas existem outras métricas relevantes que indicam o desempenho do seu e-commerce.
Também é importante lembrar de manter um histórico de dados, para descobrir se a variação do desempenho é proveniente da sazonalidade.
Confira a seguir as principais métricas que devem ser acompanhadas em uma loja virtual.
Ticket médio
O ticket médio é uma métrica que revela qual o valor médio que os clientes gastam em sua loja virtual.
Para descobrir o ticket médio basta dividir seu faturamento total pelo número de pedidos em um determinado período.
Essa informação é importante para garantir mais previsibilidade em relação ao seus ganhos.
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica que informa o percentual de visitantes que finaliza uma compra e se tornou um cliente.
Esse dado é muito relevante para avaliar o sucesso nas etapas finais do seu funil de vendas.
ROI - Retorno sobre o investimento
O retorno sobre o investimento é uma informação que permite entender se seus esforços de marketing estão gerando resultados reais.
O ROI leva em consideração o dinheiro que está sendo ganho pela empresa para cada real investido em anúncios e ações de marketing.
É possível usar a seguinte fórmula para calcular o ROI:
ROI = (Ganho obtido - Valor do investimento inicial) / Valor do investimento inicial
CAC - Custo de aquisição de clientes
O custo de aquisição de clientes (CAC) informa o valor médio necessário para conquistar novos clientes.
Essa métrica considera todos os custos de campanhas e estratégias de marketing divididos pelo número de novos clientes em um determinado período.
De forma resumida, a fórmula é a seguinte:
CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos
Taxa de abandono de carrinho
Por fim, a taxa de abandono de carrinho ajuda a entender a porcentagem de visitantes que deixaram algum item em seu carrinho, mas não finalizaram uma compra.
Ou seja, isso significa que algum elemento dificultou e frustrou o cliente na hora de fazer o pagamento ou ele ainda não estava no momento exato da jornada de compra.
Como vender pela internet: 4 dicas para vender mais
Depois de apresentar tudo o que é preciso saber sobre como vender na internet, é hora de conferir algumas dicas que podem ajudar sua loja a vender mais.
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estratégias focadas em trabalhar com as emoções dos clientes para influenciar em suas decisões.
Essa ferramenta é muito importante para fortalecer seus títulos e CTAs, aumentando suas vendas. Confira a seguir os principais e mais fáceis gatilhos mentais de ser colocados em prática.
- Escassez e senso de urgência: cria a sensação de que se o cliente não comprar agora, ficará sem um produto ou desconto.
- Reciprocidade: usado o sentimento de retribuir, pode ser usado ao oferecer um desconto fazendo com que o cliente sinta vontade de retribuir comprando de sua loja.
- Autoridade: reforça a autoridade de uma marca e se apresenta como confiável. Usa depoimento de clientes, textos em blog e informações detalhadas de produtos para reforçar esse objetivo.
- Preferência: clientes voltam quando sentem-se bem quistos pelo seu negócio. Por mais que o atendimento seja feito completamente de forma digital, atender bem, em tempo real e atenciosamente é uma das principais formas de conquistar novos clientes.
Fique sempre de olho na logística
Ao escolher as transportadoras com que o seu negócio irá trabalhar, será preciso confiar que ela entregue um bom serviço e cumpra os prazos prometidos ao cliente.
Estude muito os processos de logística para estar sempre ciente das possibilidades de inovar e otimizar as entregas de sua loja virtual.
Use técnicas de copywriting
O copywriting é uma técnica que tem como objetivo produzir conteúdos eficientes com foco em conversões.
A ideia é criar textos funcionais, usados como uma ferramenta para convencer o cliente e gerar vendas.
Usar o copywriting no conteúdo do seu site é importante para que os textos sejam objetivos e persuasivos.
Faça isso usando títulos, subtítulos e listas, mas sempre pensando no layout, sem deixá-lo poluído.
O Call to Action, as chamadas para ação, é um dos recursos mais importantes na criação de textos que geram resultados. Esses CTAs são fundamentais para gerar conversões.
Por fim, lembre-se sempre de revisar seu conteúdo, analisar seus resultados e testar coisas novas.
Ofereça vários canais de atendimento
O atendimento multicanal já não é mais uma tendência, mas sim uma necessidade.
É preciso que negócios que desejam se destacar ofereçam formas de atendimento acessíveis e confiáveis para o seu público.
Invista no chat online como seu principal método de atendimento, para oferecer suporte aos clientes em tempo real. Contudo, não abra mão de canais mais tradicionais como o telefone e o e-mail.
O chat das redes sociais também são fundamentais para sua empresa mostrar que está presente onde o consumidor precisa e prefere ser atendido.
Como vender produtos pela internet e ganhar comissão?
Caso o processo de criar e gerenciar sua própria loja exija tempo demais, saiba que existe um método de como vender pela internet gratuitamente.
Os programas de afiliados oferecem a oportunidade de vender produtos e serviços através de um link exclusivo de afiliados, ganhando por comissões.
Existem diversas alternativas de programas onde qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente.
Contudo, apesar de ser grátis, essa modalidade de negócio também exige esforço e dedicação para gerar resultados.
É preciso fazer com que as pessoas acessem seu link de afiliado e tenham interesse em adquirir o produto ofertado.
Uma das principais formas de fazer isso é produzindo conteúdo para blogs, YouTube e para as redes sociais.
Desta maneira é possível trabalhar com o Inbound Marketing, conduzindo os consumidores por um funil de venda através do seu conteúdo.
Confira a seguir algumas das principais plataformas de produtos digitais que oferecem programas de afiliados.
JivoChat
O JivoChat é uma ferramenta de atendimento profissional que oferece um dos melhores programas de afiliados da internet.
Os afiliados cadastrados recebem um link exclusivo que pode ser usado para instalar o JivoChat nos sites de seus clientes e conhecidos.
Depois da instalação com seu link, é possível ganhar 30% de comissões correntes para cada pagamento feito pelos clientes indicados.
Hotmart
A Hotmart é uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil. Isso significa que existe uma enorme variedade de produtos digitais disponíveis para serem vendidos.
É possível encontrar cursos dos mais variados temas, mas os produtos de maior destaque são relacionados à saúde, desenvolvimento pessoal, marketing digital e finanças.
Aprendeu como vender pela internet?
Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você que deseja começar a vender pela internet usando os principais canais de venda digitais.
Se encontrou alguma informação relevante, deixe um comentário falando sobre os pontos que mais achou interessantes e como vai implementá-los em seu negócio.
Por fim, não deixe de conferir os recursos que o JivoChat pode oferecer para o atendimento aos clientes.
Essa ferramenta de chat profissional pode ser integrada em seu site para atender clientes em tempo real. Além disso, a plataforma conta com integração com o Instagram e WhatsApp.
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