O que é ticket médio, como calcular e dicas para aumentar

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Medir e analisar resultados é um trabalho integral que gestores precisam realizar para manter seus negócios crescendo. Neste contexto, os indicadores de desempenho (também conhecidos como KPIs) são ferramentas fundamentais para mensurar se uma ação ou um conjunto de projetos estão alcançando os resultados desejados por uma organização.

Existem inúmeros indicadores que podem ser utilizados para medir diversos aspectos de uma empresa. Por isso é importante saber escolher os KPIs mais indicados em sua situação. No entanto, existe um indicador que se destaca por sua importância e versatilidade: o ticket médio.

Este indicador é utilizado para compreender o comportamento dos clientes, munir estratégias com informações valiosas e acompanhar a saúde financeira de uma empresa.

Um erro comum de muitas empresa é não calcular e não acompanhar este indicador de desempenho, limitando a visão dos gestores quanto aos resultados gerados e aos fatores que os influenciaram.

Pensando nisso, preparamos este artigo explicando o que é o ticket médio, qual sua importância e como calculá-lo. Então, continue lendo nosso conteúdo se você deseja aprender mais sobre este indicador para monitorar a saúde do seu negócio e aumentar seus lucros.

O que é ticket médio?

Ticket médio é o termo que se refere ao valor médio gasto por clientes em compras em um negócio, seja adquirindo produtos ou contratando serviços, em estabelecimentos físicos ou compras online.

Esta métrica pode ser utilizada em qualquer categoria de empresa. A partir dela é possível descobrir informações valiosas que irão fundamentar estratégias para vender mais e aumentar seu lucro.

Qual sua importância?

Esta métrica é indispensável na avaliação de uma empresa, ela é necessária para compreender e planejar estratégias de crescimento de um negócio.

É a partir do ticket médio que gestores são capazes de identificar quais produtos ou serviços geram mais lucro e qual é o perfil de clientes que consome mais estes itens. Desta forma, as estratégias e os recursos podem ser direcionados aos fatores que geram mais resultados.

A análise deste indicador de desempenho deve ser contextualizada para que faça sentido. Independente disto, empresas devem sempre buscar um ticket médio alto, capaz de cobrir os custos de aquisição de clientes e gerar lucro.

Como calcular o ticket médio

Por ser apenas a média de valores, o cálculo para descobrir o ticket médio é relativamente bem simples.

Para calculá-lo é preciso identificar dois fatores: o faturamento total e o número de vendas realizadas. Além disso, para informações mais precisas defina um período determinado de coleta de dados para utilização no cálculo. Busque calcular este indicador de desempenho mensalmente e crie um histórico do seu negócio.

Para tornar o cálculo desta métrica ainda mais fácil, você pode simplesmente aplicar os dados sobre seu negócio na fórmula:

Ticket médio = faturamento total / número de vendas realizadas nesse período

Para compreender melhor, confira um exemplo utilizando dados fictícios de uma empresa que em apenas um mês faturou R$ 200 mil e teve 500 vendas feitas durantes este período. Desta forma, o resultado que vamos encontrar ao aplicar a fórmula neste período será:

R$ 200.000 / 500 vendas = R$ 400 de ticket médio

Ao tornar o monitoramento deste indicador de desempenho um hábito na gestão de sua empresa, será possível perceber com mais clareza as mudanças sazonais que afetam o comportamento do seu público.

Então, com os dados em mãos, será possível criar estratégias específicas para melhorar seu lucro nas épocas do ano ou datas comemorativas em que suas vendas são menores.

Planilha ao lado de caneta, calculadora e modeas

Qual a frequência ideal para monitorar o ticket médio?

Não existem uma recomendação geral quanto a frequência de monitoração do ticket médio. Cada caso precisa ser analisado com cuidado em seu contexto, afinal, existem diversos tipos de mercados, uns mais flexíveis que outros, em alguns deles o monitoramento mensal é a melhor opção em outros, o cálculo realizado semanalmente pode ser mais eficaz.

Após obter estes indicadores de desempenho será possível acompanhar suas estratégias de perto para avaliar ações que geram resultados e replanejar atividades que não são tão produtivas.

Muitas empresas usam de maneira recorrente esta fórmula para medir o grau de sucesso de suas campanhas de marketing. Portanto, o ticket médio é calculado antes e após uma campanha de marketing, mensurando seus impactos diretos no lucro daquela empresa.

6 dicas para aumentar o ticket médio

Aumentar o ticket médio é uma das principais formas de fazer seu negócio lucrar mais e crescer. Agora que você entende melhor a importância deste indicador de desempenho e como utilizá-lo, confira algumas dicas que podem ajudar sua empresa a turbinar esta métrica.

1. Oferte uma boa variedade de produtos

Quanto maior for a quantidade de produtos interessantes oferecidos em seu negócio, maior será as chances de que seus consumidores façam uma compra adicional.

A estratégia de aumentar seu mix de produtos também irá auxiliar os clientes a encontrarem diversos itens que precisam e comprá-los em apenas um único lugar. Esta praticidade pode ter um efeito positivo, fazendo com que os clientes sintam-se felizes com as compras mesmo levando itens adicionais.

2. Busque clientes mais qualificados

O ticket médio tem maiores chance de ser aumentado por uma parcela específica do seu público do que seus clientes de forma geral. Estes consumidores que compram itens que geram mais retorno para sua empresa podem ser classificados como público qualificado.

Ao identificar o perfil deste público, seus esforços de comunicação, marketing e vendas devem ser direcionados para conquistar estas pessoas. Uma das formas mais populares para alcançar este objetivo, qualificando seu público, é a implementação do marketing de conteúdo.

Esta estratégia de comunicação consiste em criar conteúdo com assuntos interessantes para este público específico, sejam os assuntos relacionados diretamente ou não ao seu negócio, chamando sua atenção e os transformando em leads.

Após conquistar estes leads, uma empresa pode fortalecer seu relacionamento com esta parcela do público e estimular o aumento do seu ticket médio.

Apesar de popular e bem consolidada, esta estratégia precisa de muito planejamento e estratégia para gerar resultados específicos. Por tanto, se não houver espaço em sua agenda para criar estas estratégias, considere a contratação de uma agência de marketing especializada.

3. Ofereça frete grátis a partir de valores determinados

Oferecer vantagens é uma forma interessante para atrair a atenção do público, o frete grátis é uma das principais. Ao condicionar este benefício a um valor mínimo necessário, é bem provável que muitos clientes irão optar por gastar adicionando um item ao seu carrinho do que pegando por seu transporte.

Os consumidores preferem mais itens ao invés de pagar pelo envio, pois associam o valor do transporte a um custo extra que não traz nenhum tipo de retorno.

No entanto, é preciso ter muita atenção com suas finanças e proporcionar uma margem de lucro ao oferecer este benefício. Caso contrário, a estratégia não surtirá efeito ou até mesmo poderá resultar em prejuízos.

Por fim, pesquise valores de transportadoras e encontre o melhor custo benefício para o seu negócio enquanto assegura a qualidade do envio.

4. Use um chat online para melhorar o atendimento

Oferecer um atendimento de qualidade pode resultar no aumento e na melhora de suas vendas. Utilizar plataformas profissionais de chat online em seu site é uma forma de potencializar sua interação com os consumidores.

Ao utilizar ferramentas profissionais, é possível monitorar o comportamento de visitantes em seu site e abordá-los com convites proativos para conversas, utilizando mensagens personalizadas configuradas especificamente para cada página.

Investir no chat online vale a pena, pois é o canal de atendimento preferido dos clientes, quando comparado ao telefone e ao e-mail, além de proporcionar a oportunidade de conversas e negociações em tempo real.

Desta forma, com uma equipe de vendedores treinados e capacitados, será aumentar o ticket médio com técnicas de cross selling, para aumentar o número de itens que serão comprados por um cliente, e técnicas de upselling, onde uma versão superior do produto é vendida quando se adapta melhor à realidade do cliente.

5. Indique produtos relacionados

Após aumentar seu mix de produtos, uma estratégia eficiente que também pode ser otimizar suas vendas. É bem provável que clientes procurando por alguns itens possam colocar produtos adicionais relacionados em seus carrinhos.

Por exemplo, se um consumidor está planejando comprar um notebook, é bem provável que ele também precise de um mouse, mousepad e até mesmo uma mochila para carregá-lo.

É comum que o cliente não tenha conhecimento sobre produtos adicionais que podem melhorar sua experiência. Por isso, contar com maneiras de apresentar opções de produtos, como vitrines virtuais, chat online e anúncios podem gerar mais vendas e lucro.

6. Invista na recompra

Vender para clientes que já compraram do seu negócio é uma prática mais fácil e econômica do que vender para novos clientes. Isso significa que investir em estratégias de pós-venda para que clientes comprem novamente com sua empresa é uma ótima maneira de aumentar seu ticket médio.

Uma forma efetiva de implementar esta estratégia é identificar a necessidade de recompra dos clientes e, através de plataformas de CRM, agendar contatos com ofertas atrativas coincidindo com a intenção de compra.

Aumente o ticket médio instalando um chat online em seu site

Esperamos que o conteúdo de nosso artigo tenha trazido informações relevantes sobre o ticket médio. Agora que você já sabe como calculá-lo e sua importância, é hora de focar em métodos para aumentá-lo.

Considere investir no chat online e melhorar os resultados em seu site. Confira os recursos do JivoChat para aumentar as vendas com o atendimento em tempo real, monitoramento de visitantes e convites proativos para conversas.

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