Gatilhos Mentais: o que são e como usá-los para vender mais

21 minutos

No mundo do marketing e vendas, sabemos que algumas ações, estratégias e chamadas para ação (Call to action) trazem melhores resultados ao promover um produto ou serviço.

Normalmente, este tipo de ação está diretamente atrelado a uma forma de engajar e ativar algum tipo de gatilho mental dos consumidores.

Você também quer saber como fazer isso para melhorar os resultados de suas campanhas de marketing e processos de vendas?

Neste artigo apresentamos o que são gatilhos mentais e como você pode empregá-los em seu negócio. Confira!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são, essencialmente, estímulos cognitivos, relacionados aos seus sentidos e que podem ser ativados para despertar emoções, iniciar um processo de tomada de decisão e atrair clientes.

Por que isso funciona? O cérebro humano toma mais de 30 mil decisões diariamente e a maior parte dessas decisões estão relacionadas a emoções.

É exatamente aí que reside o potencial dessa técnica de persuasão: despertar emoções em pessoas para que elas tomem uma decisão almejada por você.

Todavia, é importante informarmos que este tipo de técnica não é uma fórmula mágica para fazer com que pessoas façam tudo o que você quer - mesmo que sejam vendidos dessa forma por profissionais, professores ou cursos disponíveis online.

Além disso, é importante diferenciar persuasão de manipulação. Use os gatilhos mentais para chamadas de ação e em suas campanhas de marketing para fazer com que as pessoas tomem uma decisão que seja vantajosa para elas mesmas, assim como para o seu negócio.

Por que usar gatilhos mentais?

Para desenvolver campanhas de marketing mais eficientes, aumentar as conversões do seu e-commerce e criar um relacionamento mais próximo com o público, é fundamental compreender o comportamento do consumidor.

Refletir sobre os fatores que motivam alguém a adquirir um produto ou serviço, assim como entender cada etapa da jornada de decisão, é um diferencial importante para alcançar melhores resultados no ambiente digital.

É nesse contexto que entra o neuromarketing. A partir dessas informações, é possível traçar estratégias, criar estímulos e impactar os clientes de maneira mais eficaz. Entre esses estímulos estão os gatilhos mentais, que ajudam a despertar interesse e conduzir o consumidor até a finalização da compra.

No entanto, é essencial destacar que essa técnica não deve ser usada de forma manipulativa. O ideal é aplicá-la com transparência, valorizando os pontos fortes do seu produto ou serviço, a fim de facilitar e acelerar a decisão de compra de forma ética e estratégica.

Você é bombardeado por gatilhos mentais frequentemente

Se você é o alvo de campanhas de marketing digital ou tradicional, via outdoors, propagandas na TV ou em rádios, certamente está sendo atingido por estratégias que objetivam ativar estes gatilhos.

Para exemplificar, tente recordar quantas propagandas você já viu que usam as seguintes frases ou chamadas:

  • "Atenção, estoque limitado - corra para garantir o seu."
  • "Este desconto especial só vai até amanhã."
  • "Os melhores dentistas do Brasil recomendam."
  • "Esta tecnologia já é muito usada no exterior."
  • "Mais de 100 mil negócios confiam nessa ferramenta."
  • "Nosso app tem mais de 1 milhão de avaliações positivas."
  • "Temos uma surpresa para você, confira!"

Reconhece alguma dessas chamadas? Todas elas estão relacionadas a diferentes tipos de gatilhos mentais projetados para persuadi-lo a tomar a ação desejada, como a compra de um produto ou serviço, um cadastro em uma ferramenta gratuita, entre outras.

Um exercício bacana para você que está aprendendo sobre gatilhos mentais é tentar identificar diferentes tipos de chamadas a partir da categorização dos mesmos, confira abaixo.

Gatilhos mentais para vendas

Principais gatilhos mentais para vendas

Existem diversos tipos de gatilhos que você pode usar para persuadir pessoas, mas alguns deles se destacam para estratégias de marketing e vendas.

Separamos os principais para que você possa reconhecê-los e entenda como começar a usar gatilhos mentais em seu próprio negócio.

1. Escassez

Já demos um exemplo deste gatilho neste conteúdo quando falamos sobre campanhas que destacam o limite de estoque.

Como o próprio nome já indica, a ideia de chamar a atenção para a possibilidade de escassez de um produto ou disponibilidade do mesmo é um poderoso gatilho mental para vendas.

Isso porque parte dos consumidores não deseja esperar para que um produto indisponível volte a ficar em estoque.

O uso deste gatilho normalmente está relacionado à necessidade de agilizar uma negociação. Frequentemente, vendedores podem informar sobre o limite de estoque ou possibilidade de escassez ao notarem que o comprador está incerto ou "em cima do muro".

2. Urgência

A urgência é uma sensação realmente próxima à escassez, porém atinge consumidores de uma forma diferente: apresentando que o produto ou serviço em questão ficará indisponível caso não seja adquirido imediatamente.

Este gatilho é frequentemente usado para a venda de edições especiais ou exclusivas de produtos físicos ou digitais - fazendo com que o consumidor tome uma decisão de compra imediatamente ou o mesmo "nunca mais" terá a oportunidade de adquirir o produto exclusivo.

O poder deste gatilho está interligado à sensação de falta de escolha: o consumidor deve tomar a decisão de adquirir o produto com urgência ou não poderá obtê-lo no futuro através dos mesmos canais.

No geral, use este gatilho mental quando o produto oferecido tiver disponibilidade realmente limitada. Assim como já mencionamos, isso pode acontecer em versões ou edições exclusivas e limitadas.

3. Prova Social

A prova social é um gatilho relacionado ao comportamento humano de acompanhar tendências e tomar ações semelhantes ao que outras pessoas também estejam fazendo.

Isso não significa necessariamente seguir cegamente um influenciador ou algo parecido, sendo na verdade uma sensação cognitiva realmente natural ao ser humano.

Essencialmente, a ideia aqui é apresentar como várias pessoas ou entidades já confiam e usam determinado produto ou serviço.

Inclusive, este gatilho mental foi colocado em prática em um experimento realizado por Stanley Milgram - famoso psicólogo que também estudou outros gatilhos mentais em 1963, como o de Autoridade.

O estudo apresentou três cenários. Em um deles, uma pessoa foi posicionada na calçada olhando para cima. 40% das pessoas que ali passavam olhavam na mesma direção.

No segundo experimento, duas pessoas olhavam para cima e 60% dos pedestres também pararam para conferir o que estavam olhando. No último experimento, quatro pessoas olhavam para cima e 80% dos cidadãos que ali passavam pararam para olhar.

A prova social normalmente é mais efetiva quando apresentada nas primeiras etapas da jornada do cliente, assim como no início de uma abordagem. Isso porque ela faz com que o consumidor sinta-se mais seguro e consequentemente tenha mais interesse sobre saber mais a respeito do produto ou serviço em questão.

4. Autoridade

O gatilho mental de autoridade é amplamente usado por empresas, especialmente em propagandas e comerciais exibidos em canais tradicionais, como outdoors ou mesmo na televisão.

Ele consiste em apresentar pessoas que possuem um certo grau de importância ou relevância para um determinado público, recomendando determinados produtos ou serviços.

Já parou para pensar porquê tantas empresas pagam para ter atores e outras figuras famosas em seus comerciais? A ideia é exatamente alavancar o senso de autoridade gerado por aquela figura e despertar pensamentos como "nossa, se tal pessoa recomenda, deve ser bom mesmo", por exemplo.

Inclusive, grande parte da base do marketing de influenciadores gira em torno desse gatilho mental, assim como o de prova social.

Assim como o gatilho de prova social, este tipo de estratégia serve para fazer com que o consumidor sinta-se mais confortável e tenha mais interesse em saber mais a respeito do produto ou serviço. Portanto, utilize-o nas primeiras etapas da jornada do cliente.

5. Antecipação

O gatilho de antecipação está associado à ansiedade e expectativa. Essencialmente, para despertar este tipo de emoção em consumidores, é necessário apresentar projeções do futuro para que os mesmos possam começar a internalizar a ideia de que desejam adquirir ou consumir determinado produto.

A indústria cinematográfica, por exemplo, trabalha frequentemente com o gatilho de antecipação - é exatamente para isso que os trailers servem. Outras indústrias relacionadas ao entretenimento também fazem o mesmo com seus lançamentos.

A partir dos exemplos citados, fica fácil perceber como a antecipação é um dos gatilhos mentais relacionados à lançamentos e novidades. Isso significa que ele deve ser usado com antecedência, para gerar expectativa.

6. Exclusividade

A exclusividade está ligada a sensação de sentir-se reconhecido, como por exemplo através de status VIP ou através de produtos ou serviços oferecidos apenas para uma certa classe.

Empresas como a própria Ferrari usam este gatilho para vender seus automóveis há anos, por exemplo. Essa diferença no tratamento para com seus clientes interligado ao fato de que poucas pessoas em seu ciclo terão acesso ao mesmo benefício é o que faz desse gatilho algo poderoso.

Essencialmente, quando você tiver interesse em segmentar seus consumidores e oferecer um tratamento diferenciado à clientes valiosos. O gatilho de exclusividade também está diretamente ligado às suas chances de retenção e na verdade é uma poderosa estratégia para fidelizar clientes.

7. Reciprocidade

Este é um dos gatilhos base para o Inbound Marketing, pois visa exatamente a ideia da oferta de materiais, produtos, conteúdos, serviços e outros elementos que realmente possam beneficiar seus consumidores - gerando a aproximação dos mesmos com a marca a partir disso.

Essencialmente, a ideia da reciprocidade é fazer com que os consumidores percebam o valor e os benefícios no trabalho realizado por seu negócio, assim como em seus próprios produtos.

A partir disso, os mesmos ficarão felizes em comprar de você, assim como indicar a sua empresa aos seus próprios amigos, conhecidos e familiares.

Este gatilho também pode ser acionado através de ações benéficas e que não apresentam fins apenas lucrativos, como por exemplo campanhas e doações para entidades ou causas que ressonam com o perfil de seu público alvo.

Essencialmente, aqui você deve mostrar que o objetivo final de suas ofertas não é apenas o lucro próprio. Ao invés de simplesmente tentar vender produtos mais caros ou melhorar a sua lucratividade, toma ações que sejam realmente benéficas para os consumidores ou para entidades além de seu próprio negócio.

8. Novidade

Naturalmente, as pessoas tendem a gostar de novidades - desde que as mesmas sejam agradáveis de acordo com o perfil do consumidor. Especialmente quando falamos de gatilhos mentais, as novidades são novos produtos ou serviços introduzidos no mercado, assim como novas tecnologias.

A indústria de dispositivos móveis, como smartphones e outros aparelhos usa este gatilho frequentemente.

É exatamente a partir da ideia de oferecer um produto novo e (não necessariamente) melhor do que aquilo já existente que empresas como a Apple, Samsung e demais concorrentes lançam dispositivos com maior frequência e vendem tanto seus novos modelos.

Bom, assim como o próprio nome já sugere, esse gatilho pode ser acionado sempre que você trouxer novos produtos ou serviços. Destaque-os e não deixe de apresentar como eles se diferenciam daquilo que os consumidores já utilizam.

9. Afeição

O gatilho da afeição tem como objetivo aproximar a marca do consumidor, criando uma relação de simpatia e confiança. Essa ligação emocional fortalece o vínculo com a audiência, favorecendo a fidelização e, como consequência, ampliando as chances de conversão.

Para estimular esse gatilho, é fundamental cultivar uma comunicação próxima e frequente, seja por e-mail, redes sociais ou outros canais.

O segredo está em ir além da venda direta, oferecendo conteúdos úteis, dicas práticas e informações que realmente façam diferença para o público. Demonstrar interesse genuíno pelas necessidades da audiência reforça essa conexão de forma natural.

10. Curiosidade

A curiosidade é um instinto humano poderoso, e por isso é amplamente explorada no marketing. Ela desperta o desejo de descobrir algo novo, levando o consumidor a dar o próximo passo.

No entanto, é preciso cuidado para não cair em exageros. Estratégias como títulos chamativos podem funcionar muito bem, desde que não sejam enganosas.

Em vez de usar chamadas sensacionalistas, procure criar conteúdos que instiguem o interesse do público, despertando a vontade de continuar lendo ou assistindo.

11. Humanização

As pessoas se conectam mais facilmente com outras pessoas, e é daí que vem a força da humanização como gatilho de vendas. Marcas que mostram rostos, histórias e interações reais conseguem gerar mais empatia e proximidade.

Na prática, isso pode ser aplicado tanto em anúncios que utilizam personagens ou clientes reais, quanto no atendimento ao consumidor. Usar uma linguagem acolhedora, personalizada e próxima faz toda a diferença para transmitir credibilidade e gerar confiança.

12. Paradoxo da escolha

Oferecer muitas opções pode parecer uma vantagem, mas o excesso pode confundir o cliente e dificultar a decisão. Esse é o chamado paradoxo da escolha: diante de alternativas demais, o consumidor pode acabar paralisado e desistir da compra.

Para evitar esse problema, simplifique. Uma boa prática é apresentar um número reduzido de opções bem definidas. É o que acontece em muitos serviços digitais, como softwares por assinatura, que organizam seus planos de forma clara para que o cliente escolha sem complicações.

13. Comunidade

O ser humano busca pertencimento, e é por isso que o gatilho da comunidade é tão eficaz. Quando o cliente sente que faz parte de um grupo, a relação com a marca se fortalece.

Esse gatilho pode reunir outros elementos importantes, como prova social, exclusividade e afeição. Grupos de clientes, clubes de benefícios ou comunidades em torno de um produto são estratégias poderosas para gerar engajamento e lealdade.

Muitas marcas já utilizam essa técnica ao oferecer novidades, promoções exclusivas ou até brindes para membros dessas comunidades.

14. Storytelling

Contar histórias é uma das formas mais eficazes de criar conexões emocionais. O storytelling permite que a marca revele sua essência, compartilhe experiências e mostre o impacto que gera na vida das pessoas.

Você pode contar desde a trajetória da empresa e de seus fundadores até histórias inspiradoras de clientes.

Quando bem estruturada, a narrativa transmite os valores da marca, gera identificação e aproxima a audiência. Além disso, é um excelente recurso para estimular engajamento e reforçar o posicionamento no mercado.

15. Empatia

A empatia é o gatilho que demonstra que a marca realmente entende os desafios e necessidades do consumidor. Ao se colocar no lugar do cliente e reconhecer suas dores, cria-se uma ligação emocional poderosa.

Esse recurso pode ser aplicado em campanhas que falam diretamente sobre os problemas da audiência e apresentam soluções práticas.

Por exemplo, uma marca voltada para o público materno pode abordar preocupações comuns dos pais, mostrando como seus produtos trazem conforto e segurança para os filhos. Fortalecendo a confiança e a conexão emocional com os clientes.

16. Comparação

O gatilho da comparação desperta no consumidor a análise entre diferentes opções, ajudando-o a identificar pontos fortes do seu produto frente à concorrência.

Ao destacar vantagens como preço, benefícios extras ou recursos exclusivos, você conduz o cliente a enxergar maior valor na sua solução. Esse recurso é bastante explorado em anúncios e páginas de vendas que utilizam listas ou quadros comparativos para facilitar a decisão.

Um exemplo prático seria uma empresa de tecnologia que apresenta lado a lado as funções de seu software e as limitações de outras ferramentas do mercado, evidenciando diferenciais que justificam a escolha de sua marca.

17. Simpatia

Esse gatilho mental parte da ideia de que as pessoas se sentem mais inclinadas a comprar de marcas que despertam simpatia e proximidade.

Ele pode ser aplicado por meio de uma comunicação leve, visual autêntico e campanhas que mostrem o lado humano da empresa. Transparência e empatia são elementos essenciais para criar essa conexão.

Na prática, funciona bem em ações que revelam bastidores, histórias de colaboradores ou clientes reais, aproximando o público da marca e transformando-a em algo mais próximo de uma amizade do que de uma instituição impessoal.

18. Compromisso e coerência

Esse gatilho se apoia no comportamento natural das pessoas de manter atitudes alinhadas às escolhas que já fizeram. Quando alguém assume um pequeno compromisso, tende a manter a coerência em decisões futuras.

No marketing, isso pode ser trabalhado em etapas: primeiro convidando o usuário para realizar uma ação simples, como se cadastrar em uma newsletter, e depois incentivando uma compra de maior valor.

Um exemplo é o de campanhas de doação que começam pedindo um valor simbólico. Depois, a continuidade do processo apresenta contribuições maiores, o que aumenta a chance de adesão por parte do doador.

19. Admiração

O gatilho da admiração funciona ao vincular sua marca ou produto a pessoas ou referências que o público respeita e deseja seguir.

Celebridades, influenciadores ou até clientes de destaque podem ser usados como exemplo para despertar confiança e desejo de compra. O simples fato de alguém admirado utilizar determinada solução já gera impacto positivo.

Esse recurso é bastante usado em campanhas digitais com depoimentos de especialistas ou formadores de opinião, fortalecendo a credibilidade e estimulando a decisão do consumidor.

20. Relevância

Esse gatilho é ativado quando a oferta apresentada conversa diretamente com as necessidades e prioridades do cliente. Quanto mais personalizada a comunicação, maior o impacto percebido.

A aplicação prática passa por entender bem o público, segmentar corretamente e oferecer algo que faça sentido naquele momento. Exemplo disso é sugerir produtos baseados em pesquisas ou compras anteriores, mostrando ao cliente que a marca entende suas preferências.

Dessa forma, o consumidor enxerga que sua solução é indispensável para resolver um problema específico ou atingir um objetivo imediato.

21. Conforto

O gatilho do conforto apela ao desejo de praticidade, bem-estar e qualidade de vida. Ele faz com que o consumidor imagine como determinado produto pode simplificar sua rotina ou proporcionar momentos de relaxamento.

É bastante utilizado em setores como turismo, tecnologia e mobiliário, onde os benefícios ligados à conveniência e ao descanso são pontos de destaque.

Nas campanhas, pode ser explorado em imagens ou descrições que reforçam atributos como ergonomia, facilidade de uso ou benefícios relaxantes. Um exemplo clássico é a promoção de uma poltrona que reduz tensões e oferece um descanso restaurador.

22. Dor x Prazer

Esse gatilho está baseado em uma dualidade natural: as pessoas buscam evitar a dor e alcançar o prazer.

No marketing, essa lógica é aplicada ao mostrar como um produto pode resolver problemas ou trazer ganhos que melhorem a vida do consumidor. A chave é evidenciar a transformação: sair de um estado incômodo e chegar a uma situação satisfatória.

Para que funcione bem, é fundamental conhecer profundamente as personas. Assim, é possível construir mensagens que mostram claramente como sua solução leva o cliente da insatisfação ao prazer.

23. Autorrealização

Esse gatilho desperta o impulso humano de buscar conquistas e sentir que está evoluindo em alguma área da vida.

É muito explorado por empresas que atuam com produtos ou serviços ligados a aprendizado, crescimento pessoal e bem-estar.

No Marketing, a aplicação acontece quando você mostra de forma clara como sua solução pode ajudar o cliente a atingir suas metas e realizar seus sonhos.

Um exemplo prático seria um curso digital que promete impulsionar a carreira do aluno ou permitir que ele desenvolva uma nova habilidade em pouco tempo, transmitindo a sensação de progresso e realização.

24. Avareza

Esse gatilho mental se apoia no desejo de conseguir mais gastando menos, valorizando a sensação de ganho pelo menor investimento possível.

No Marketing, é bastante usado em ações que ressaltam promoções, bônus ou condições especiais, fazendo o cliente perceber que está diante de uma oportunidade única.

Um exemplo seria uma campanha com "leve 2, pague 1" ou pacotes completos por um preço reduzido. A ideia é gerar a percepção de vantagem, fazendo o consumidor acreditar que está economizando e maximizando os benefícios da compra.

25. Transformação

Esse gatilho mostra como um produto ou serviço pode provocar mudanças significativas na vida do cliente.

É bastante comum em segmentos como emagrecimento, treinamentos, cosméticos ou programas de desenvolvimento pessoal. Para explorá-lo, marcas costumam exibir depoimentos ou resultados visíveis de quem já utilizou a solução.

Imagine, por exemplo, uma campanha de estética que apresenta o antes e depois de clientes satisfeitos. Esse tipo de prova fortalece a ideia de que investir naquele produto trará melhorias reais.

Entretanto, é essencial ter cautela: a comunicação precisa ser verdadeira, baseada em exemplos concretos, para que a marca mantenha credibilidade e confiança junto ao público.

Exemplos de onde usar os gatilhos mentais?

Agora que você já conhece o conceito de gatilhos mentais e sabe quais são os mais relevantes para impulsionar resultados em vendas, é hora de entender em quais situações aplicá-los na prática. Veja alguns exemplos:

Páginas de vendas

As páginas de vendas, sejam em lojas virtuais, e-commerce ou marketplaces, são o espaço ideal para destacar seus produtos, benefícios, valores e diferenciais.

Nesse momento, os gatilhos mentais podem ser utilizados para reforçar o desejo de compra, já que o visitante que chegou até ali provavelmente tem interesse real no que você oferece.

E-mail marketing

Apesar de muitos pensarem que o e-mail perdeu espaço, ele continua sendo um canal poderoso de atração e conversão. O desafio está em conseguir que os usuários abram suas mensagens.

Nesse ponto, os gatilhos mentais fazem toda a diferença: usados no assunto do e-mail, podem aumentar as taxas de abertura. Além disso, também podem ser aplicados em CTAs estratégicos, incentivando o clique em botões e chamadas para ação dentro da mensagem.

Redes sociais

Ao rolar o feed das redes sociais, somos constantemente expostos a estímulos persuasivos, muitas vezes sem perceber. Esses gatilhos mentais aparecem de forma discreta em diferentes formatos de conteúdo, como publicações, stories e vídeos curtos.

Entre os mais comuns nesse ambiente estão os de curiosidade, novidade, pertencimento, simplicidade, conexão emocional, prova social e narrativa.

Quando aplicados em campanhas pagas, os gatilhos também podem potencializar os resultados, seja para ampliar o alcance da marca, gerar mais cliques, engajar a audiência ou aumentar as conversões.

Landing Pages

As landing pages são páginas desenvolvidas com um objetivo único: incentivar o usuário a realizar uma ação específica, como baixar um e-book, registrar-se em uma lista de contatos, solicitar um orçamento ou concluir uma compra.

Nessas páginas, os gatilhos mentais se tornam aliados indispensáveis para orientar o visitante até a conversão. Eles podem ser explorados em elementos estratégicos, como títulos chamativos, formulários simplificados e CTAs, aumentando significativamente as chances de sucesso do seu e-commerce.

Quando usar gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais podem ser aplicados em diferentes momentos para influenciar o comportamento do consumidor de maneira positiva.

Eles se tornam especialmente poderosos quando usados em pontos estratégicos da jornada de compra e nas interações com o público. Confira algumas situações práticas para utilizá-los:

1. Atração de Leads

Explore gatilhos como curiosidade e exclusividade para estimular o visitante a compartilhar informações em troca de valor.

Um exemplo seria uma landing page com chamadas como: "Descubra a estratégia que está mudando o mercado. Cadastre-se e tenha acesso gratuito agora mesmo."

2. Lançamento de produtos

Ao apresentar algo novo, os gatilhos de antecipação e novidade são ideais, pois criam expectativa e aumentam o interesse.

Imagine uma loja de artigos infantis anunciando: "Em breve: a calça mais confortável que vai revolucionar o guarda-roupa do seu bebê. Inscreva-se para receber a novidade primeiro."

3. Decisão de compra

Nesse estágio, a confiança é determinante. Utilize gatilhos de autoridade, prova social e segurança. Exemplo: "Mais de 12.000 clientes satisfeitos recomendam nossos produtos. Confira nossas certificações e garanta sua compra com total tranquilidade."

4. Promoções e campanhas sazonais

Aqui, os gatilhos de escassez e urgência aceleram a ação do consumidor. Frases como "Somente hoje com 30% OFF" ou "Restam poucas unidades em estoque" criam a sensação de oportunidade única.

5. Relacionamento e retenção

Após a compra, é possível fortalecer a lealdade por meio da reciprocidade e do pertencimento. Exemplo: enviar um brinde inesperado, oferecer materiais exclusivos ou criar uma comunidade para clientes já conquistados.

6. Conteúdos recorrentes

Em blogs, newsletters ou redes sociais, use gatilhos como simplicidade, confiança e curiosidade para manter o engajamento.

Podem ser posts com dicas práticas, perguntas instigantes ou conteúdos que despertem a vontade de continuar acompanhando sua marca.

7. Programas de fidelização

Essa etapa também se apoia em reciprocidade e pertencimento. Você pode enviar um e-mail de agradecimento personalizado, oferecer cupons para próximas compras ou criar um clube de benefícios exclusivos que faça o cliente se sentir especial.

Use os gatilhos mentais no atendimento

Como vimos ao longo deste conteúdo, os gatilhos mentais funcionam como ferramentas que direcionam os visitantes do seu site a realizarem uma ação desejada, seja cadastrar-se na newsletter, solicitar um orçamento ou efetuar uma compra.

Uma das maneiras mais eficientes de colocar isso em prática é por meio de pop-ups bem estruturados. Esse recurso possibilita exibir mensagens estratégicas no momento certo, destacando ofertas, informações relevantes ou chamadas para ação que aumentam o engajamento.

No Jivo Marketing, módulo de marketing digital integrado ao JivoChat, essa estratégia é potencializada. A solução ajuda a transformar visitantes em leads qualificados e a aumentar conversões através de campanhas proativas, sem necessidade de programação.

A plataforma permite configurar Campanhas de Chat com ofertas direcionadas e Janelas Pop-up inteligentes, que podem ser ativadas de acordo com critérios como comportamento do usuário, horário de navegação ou canal de origem.

Captura de tela do site Jivo MarketingGatilhos mentais

Os pop-ups podem ser aplicados de diversas formas: anunciar promoções, captar contatos, apresentar lançamentos, coletar feedbacks (incluindo pesquisas NPS) ou comunicar mudanças importantes no site. Tudo isso com opções de personalização de layout, cores, imagens e botões.

Além disso, o sistema conta com modelos prontos, segmentação detalhada (por país, página ou horário), agendamento de campanhas e ajustes de design para garantir a identidade da sua marca.

O recurso está disponível em qualquer plano, com valor de R$ 35/mês e direito a um período gratuito de 14 dias para teste.

Boas vendas!

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