Como atrair clientes: 10 estratégias para seu negócio

Descubra quais técnicas e estratégias utilizar para atrair mais clientes

Atingir e conquistar cada vez mais pessoas é o objetivo de essencialmente qualquer negócio, independente de seu nicho ou dos canais em que atuam.

Porém, como todo empreendedor sabe, para isso é necessário investir nas estratégias e ações certas, que realmente apresentem potencial de trazer os resultados esperados.

Não existe uma fórmula mágica, oração ou simpatia para isso, mas de fato existem múltiplas técnicas comprovadas e já empregadas por empresas que podem ajudá-lo a descobrir como atrair clientes em seu negócio.

Confira em nosso artigo 10 das principais estratégias e identifique quais delas sua empresa ainda não explorou para engajar mais consumidores.

1. Crie um website

Nem todos negócios já possuem seu próprio website ou aproveitam canais digitais para atrair clientes. Por isso, a primeira estratégia pode parecer óbvia, mas a verdade é que criar seu website pode fazer toda a diferença.

Hoje, já existem diversos criadores de sites que facilitam este processo e permitem que coloque uma página profissional no ar sem que seja necessário contratar programadores e desenvolvedores.

Ter uma página profissional de sua empresa é um dos primeiros passos para que consiga expandir seu alcance no meio digital. Mas lembre-se, ainda será necessário investir em SEO e outras estratégias para que um website traga resultados.

2. Expanda seus canais de vendas

Expandir seus canais de vendas é uma excelente forma de começar imediatamente a atingir uma porção de seu público-alvo que ainda não conhecia seu negócio.

Para exemplificar, se você possui uma loja física e utiliza uma plataforma de ecommerce para criar seu site de vendas, agora poderá atender consumidores que preferem realizar compras online.

Mas claro, esta estratégia não é limitada à expansão do ambiente físico para o digital. Caso você tenha um ecommerce, considere expandir e trabalhar em outros canais de vendas, como:

Entre diversos outros canais disponíveis no meio digital que façam sentido para seu negócio.

3. Faça SEO

Como mencionamos anteriormente, é necessário fazer SEO (Search Engine Optimization - otimização para mecanismos de busca) para que você consiga atrair consumidores para seu website de forma orgânica, ou seja, sem que seja necessário contratar anúncios para que encontrem sua página.

Se está pensando em como atrair clientes e já possui um website mas ainda não otimizou suas páginas, está na hora de fazê-lo para que possa melhorar o posicionamento das mesmas no Google.

Felizmente, os melhores criadores de sites e plataformas de ecommerce já te ajudam com a otimização On-page, como otimização de palavras-chave, títulos, links, URLs otimizadas, imagens, etc.

4. Impulsione nas redes sociais

As redes sociais são, definitivamente, um dos principais canais para atrair clientes no meio digital. Entretanto, seu alcance orgânico vem diminuindo cada vez mais.

O Facebook, por exemplo, já oferece um espaço muito menos para publicações orgânicas se comparado à anúncios contratados através do Facebook Ads.

Isso significa que, para garantir que seu negócio atinja o público almejado e tenha resultados positivos nas redes sociais, será necessário investir em anúncios pagos e otimiza-los a partir de filtros e da segmentação de público.

5. Faça anúncios no Google Ads

Além das redes sociais, o Google Ads não poderia ficar fora de nossa lista sobre como atrair clientes - especialmente quando falando sobre tráfego pago.

É verdade que SEO é extremamente importante para que consiga atrair tráfego orgânico, passivo. Porém, se você precisa da resultados imediatos, o SEO definitivamente não será melhor que trabalhar com a rede de display e remarketing no Google.

Por isso, assim como pode valer a pena investir nos anúncios nas redes sociais, trabalhar com o Google Ads em seu ecommerce pode ser uma excelente forma de atingir pessoas que ainda não conhecem sua marca.

Como atrair clientes com anúncios

6. Atenda clientes com um chat online

O atendimento ao cliente é um dos principais pilares para o sucesso de essencialmente qualquer tipo de negócio e, certamente, está diretamente relacionado às suas chances de conquistar e reter clientes.

No ambiente digital, o chat online se destaca entre os demais canais e já apresenta o maior índice de satisfação entre os consumidores. Os principais motivos para isso são:

  1. Velocidade no atendimento: é possível conversar em tempo real com visitantes em sua página, permitindo que possa tirar dúvidas e resolver problemas antes que desistam de uma compra.

  2. Proatividade: um chat online profissional,como o JivoChat, te permite monitorar visitantes enquanto navegam em suas páginas em tempo real. Além disso, é possível abordá-los através de convites proativos com mensagens personalizadas, permitindo que sua empresa inicie conversas e apresente diferenciais antes que o cliente saia da página.

  3. Conveniência: diferente do atendimento por telefone, através do chat na página o cliente não precisa parar de navegar por seus produtos, serviços, ofertas para receber atendimento. Esse é um grande diferencial especialmente para os consumidores mobile, que não querem ficar ao telefone em movimento para tirar dúvidas sobre seus produtos.

Portanto, se você ainda não trabalha com este canal de atendimento online, considere como ele é capaz de ajudá-lo a vender mais, satisfazer mais clientes e, consequentemente, destacar seu negócio da concorrência.

7. Foque na fidelização de clientes

Além de aprender como atrair clientes, você certamente deve considerar como fidelizar clientes que já compraram pelo menos uma vez de sua marca.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, aumentar a fidelização de clientes em apenas 5% pode representar um aumento de até 95% em seus lucros.

O motivo é simples: o custo de aquisição de novos clientes é muito maior que o custo de manutenção daqueles já existentes, entre campanhas de marketing, tempo de trabalho e esforços de seus colaboradores.

8. Crie um programa de fidelidade

Fidelizar clientes significa apresentar diferenciais que chamem a atenção do consumidor, fazendo com que percebam seu negócio como superior e mais vantajoso em comparação aos concorrentes.

E lembre-se, quanto mais clientes fiéis, melhor será o seu NPS (Net Promoter Score) - uma métrica que indica o quão provável seus consumidores indicariam sua empresa a amigos e familiares.

Apresentar um programa de fidelidade é um dos diferenciais que você pode oferecer para impulsionar este marketing boca-a-boca que certamente é uma das estratégias de como atrair clientes.

9. Faça e-mail marketing

Não existe simpatia para atrair clientes, mas felizmente existem ferramentas de e-mail marketing que podem ajudá-lo a prospectar novos consumidores e alimentar os leads cadastrados em sua base.

O email marketing ainda é um dos principais canais para se trabalhar estratégias de marketing digital, seja para reativar clientes, realizar follow up com seus clientes ou atrair novos consumidores.

Portanto, certifique-se de otimizar seus emails e trabalhar com uma ferramenta profissional para que possa ter campanhas de sucesso.

10. Trabalhe com uma ferramenta de CRM

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management - gestão de relacionamento com clientes) existem para ajudá-lo a qualificar leads e organizar as atividades de sua equipe de vendas.

Elas te ajudam a construir um funil de vendas e estruturar todas as etapas de seus processos de acordo com o posicionamento do cliente em sua jornada de compra.

Assim, sua equipe nunca mais perderá uma oportunidade porque esqueceu de enviar um orçamento solicitado ou fazer uma ligação para acompanhar um pedido em andamento, por exemplo.

Descobriu como atrair clientes em seu negócio?

Você sabia que milhares de pessoas procuram por oração para atrair clientes e simpatias para atrair clientes diariamente nos buscadores? Sabemos como é importante ter fé, mas sem ação, dificilmente você conseguirá atingir os resultados esperados.

Por isso, esperamos que tenha conseguido identificar estratégias que você pode implementar em seu negócio para que consiga atrair e converter cada vez mais clientes.

E claro, não se esqueça: se você ainda não possui um chat online para monitorar e abordar visitantes navegando na página de seu negócio, está na hora de instalar o JivoChat e descobrir o potencial do chat online. Boas vendas!

2020/02/ 6

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