25 Dicas de Como Vender Mais Em 2020

Descubra como vender mais com essas dicas e impulsione seus resultados

Como vender mais é uma dúvida ou pensamento constante na cabeça de essencialmente todos os empreendedores, lojistas e donos de negócios, tanto no ambiente digital quanto no varejo.

E como você bem sabe, não existe exatamente uma fórmula mágica para o sucesso que te garanta atingir metas e alcançar os resultados almejados. Entretanto, existem sim dicas, boas práticas, técnicas e processos que podem ajudá-lo a alavancar seu negócio.

Por isso, confira 25 dicas sobre como vender mais e lembre-se de conferir uma a uma se você já a executa e põe em prática em seu próprio negócio. O nosso objetivo é ajudá-lo a atingir seu sucesso, então sem mais delongas, vamos às dicas!

banner de cadastro no jivochat

1. Foco no cliente

Primeiramente, um dos principais aspectos para que qualquer tipo de negócio consiga vender mais é trabalhar com foco no cliente. Pode parecer clichê ou algo óbvio, mas o ponto é que você precisa certificar-se que suas ofertas, produtos e serviços girem em torno das necessidades do consumidor.

O cliente vem em primeiro lugar e todo processo de venda, campanha de marketing, investimento em soluções e ferramentas ou treinamento para sua equipe devem ser direcionados com foco no cliente e sua satisfação.

Afinal, como já indica uma avaliação de NPS (Net Promoter Score), o ideal é que seus clientes sejam promotores de sua marca e, do lado oposto deste espectro, clientes detratores podem acabar fechando seu negócio.

2. Determine seus objetivos

Uma das primeiras coisas a se fazer é estabelecer um bom plano de vendas, com objetivos e metas realísticas e baseadas em números e dados obtidos a partir do resultado de sua equipe e desempenho do negócio como todo no ano anterior.

Faça projeções de vendas e realize uma avaliação interna para identificar o que pode ser melhorado ou otimizado dentre seus processos, canais de vendas, pontos de comunicação, ferramentas disponíveis para sua equipe, entre outros.

3. Pesquise sobre seu público

Não existe como falar sobre como vender mais sem apresentar essa dica. Para que você consiga trabalhar com foco no cliente, será necessário pesquisar quem realmente é o público alvo de sua empresa.

Para isso, identifique faixa etária, gênero, assim como hábitos, padrões comportamentais e encontre ainda onde seus clientes estão no ambiente digital - como no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, entre outras redes sociais e plataformas online.

Crie sua persona

4. Crie sua buyer persona

Após identificar as principais características de seu público-alvo, está na hora de criar a persona do seu negócio, que nada mais é que um perfil fictício que representa o consumidor ideal para seu negócio.

Definir sua persona o ajudará a direcionar melhor campanhas de marketing, ações e até mesmo a otimizar a navegabilidade do website de sua empresa. Para saber tudo sobre o que é persona e como criar, confira nosso guia completo.

5. Faça uma análise SWOT

Uma análise SWOT existe para ajudá-lo a identificar quais são as principais forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).

Esta análise é uma ferramenta prática e muito simples que pode ajudá-lo a ter uma visão 360º de seu negócio, considerando tanto fatores internos - que você têm controle e pode alterar - quanto fatores externos - relacionados ao mercado no qual sua empresa está inclusa.

Para realizar uma análise SWOT, é necessário seguir uma sequência de passos:

  1. Obter informações relacionadas às forças e fraquezas de sua empresa (fatores internos);
  2. Obter informações relacionadas às oportunidades e ameaças presentes no mercado (fatores externos);
  3. Criar uma Matriz SWOT, que tem como objetivo estabelecer relações a partir de cruzamentos entre os quatro conjuntos de dados (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças);
  4. Delimitar resultados e estruturar seu plano de ação de acordo com os dados recolhidos.

O objetivo para cada categoria de dados da análise SWOT sempre deve ser:

Esta é uma ferramenta de gestão recomendada para essencialmente qualquer tipo de negócio. Para exemplificar, se uma das forças de seu negócio for uma gestão que enxuta em relação aos custos, você poderá identificar que esta força te protege contra a possível ameaça de o mercado esfriar.

Não deixe de conferir nosso guia completo sobre como realizar uma análise SWOT.

6. Seja profissional no atendimento ao cliente

Oferecer um bom atendimento ao cliente é uma das principais dicas de como vender mais em seu negócio. Afinal, mesmo que suas soluções e produtos já sejam trabalhadas com foco no cliente, como mencionamos anteriormente, isso não garante que os mesmos não terão dúvidas ou mesmo problemas em sua jornada de compra.

Portanto, tanto para que possa guiar o consumidor através do funil de vendas de seu negócio quanto para prestar assistência e mitigar possíveis problemas e contratempos comuns, é importante trabalhar com excelência no atendimento - o que também impacta diretamente o índice de satisfação dos consumidores em relação ao seu negócio.

7. Ofereça diversos canais

Ser profissional no atendimento ao cliente não trata-se apenas das soluções apresentadas durante chamadas e sessões, mas também em sua infraestrutura e canais de vendas.

Hoje, não aposte apenas em atender e vender por email e telefone, já existem outros canais que apresentam maiores taxas de conversão e são preferidos pelo consumidor. Ao invés de oferecer uma estrutura multicanal, busque trabalhar com uma estratégia de atendimento omnichannel.

No ambiente digital, o maior exemplo disso é o chat online, como o JivoChat, com um índice de satisfação de 73%, acima de qualquer outro ponto de comunicação oferecido online.

Além disso, podemos mencionar também o Callback - que elimina as principais críticas sobre o atendimento do telefone e a utilização de chatbots para otimizar a eficiência de sua equipe e garantir maior disponibilidade mesmo quando operadores não estiverem online.

Diferenças entre canais de vendas

8. Otimize o tempo de resposta

Em relação ao atendimento ao cliente, o tempo de resposta é um dos fatores mais críticos para que consiga aumentar sua taxa de satisfação. Afinal, clientes não querem ter de esperar para ter seus problemas resolvidos ou dúvidas respondidas.

Pelo contrário, quanto antes, melhor! Portanto, independente do canal de atendimento oferecido, otimize seus serviços para agilizar o atendimento e também garanta que clientes não precisem entrar em contato múltiplas vezes para finalmente solucionar uma situação.

9. Treine sua equipe

Para que realmente possa atingir os resultados esperados e coloque em prática nossas dicas de como vender mais, será necessário treinar sua equipe de colaboradores. Não negligencie o treinamento e simplesmente espere que irá contratar pessoas que já entender tudo sobre como funciona seu negócio, quais são seus objetivos, visão, etc.

Além disso, grandes benefícios de treinar sua equipe incluem garantir que possa criar a linguagem da empresa, fazer com que colaboradores mantenham-se motivados e que tenham autonomia para “fugir do script” em prol de gerar resultados e conquistar clientes.

Lembre-se, chatbots não substituem o atendimento humanizado e seus colaboradores são muito mais que apenas ferramentas para gerar lucro.

10. Empregue o SPIN Selling

SPIN Selling é uma metodologia de vendas que tem como objetivo mapear as etapas do processo de vendas através de perguntas-chave, que representam cada letra do acrônimo da seguinte forma:

  1. Situação - perguntas que têm como objetivo coletar dados referentes ao comprador, em qual situação ele se encontra;
  2. Problema - perguntas que ajudam o representante a entender as motivações do consumidor, como seus desafios, dores, preferências;
  3. Implicação - perguntas que te permitem apresentar ao comprador como seus problemas podem estar custando caro e realizar implicações sobre suas possíveis causas;
  4. Necessidade - perguntas que fazem com que o consumidor comece a internalizar a necessidade de adquirir uma solução;

A maior vantagem dessa metodologia é que ela trabalha com o foco na apresentação de benefícios da solução oferecida e não na manutenção de objeções e questionamentos do próprio consumidor. Isso significa que você passa menos tempo fazendo o cliente reconhecer e internalizar um problema existente, para que então possa identificar exatamente qual solução ele precisa e reconhecer que a sua oferta pode ajudá-lo.

Além disso, ela também ajuda a fortalecer o relacionamento com seus clientes. Para entender como vender mais através do SPIN Selling, confira nosso guia completo sobre a metodologia neste conteúdo.

11. Trabalhe com marketing digital

O Marketing Digital envolve uma grande gama de práticas, ferramentas e abordagens que visam fazer com que sua empresa seja vista pelo consumidor e que possa divulgá-la através dos melhores canais disponíveis online, como no próprio Google, redes sociais, entre outros, além de ser uma boa opção para que deseja trabalhar em casa.

Entre elas, podemos citar estratégias de:

Dessa forma, você conseguirá gerar tráfego para sua página, tanto de forma orgânica quanto paga e garantir que clientes tenham contato com sua marca. Podemos falar com certeza que, hoje, todas as maiores marcas conhecidas no mercado já empregam estratégias marketing digital como uma dica de como vender mais.

Marketing Digital

12. Gere senso de urgência

O senso de urgência é um dos principais gatilhos mentais que podem ajudá-lo a concretizar uma negociação. Frequentemente, a percepção de escasses é tudo que você precisa apresentar para que o consumidor “saia de cima do muro” e tome uma decisão de compra.

Para exemplificar, se você possui um desconto imperdível durante um intervalo pequeno de tempo para um produto de estoque limitado e você apresentar, na página de produto, quantos ainda estão disponíveis em estoque, isso diminuirá as chances de clientes procurarem alternativas em seus concorrentes e o ajudará a fechar negócios mais rapidamente.

13. Fortaleça gatilhos mentais

A escassez, como apresentamos acima é apenas um dos gatilhos mentais que podem ajudá-lo a vender mais. Na verdade, existem outros tipos de técnicas e estratégias que você pode empregar para despertar sentimentos relacionados à vontade de consumo em seus clientes.

É claro que para isso, antes, será necessário entender muito bem seu público alvo. Alguns gatilhos mentais que você pode aproveitar e alguns exemplos são:

Não existe uma resposta mágica para qual gatilho mental é o melhor para seu negócio, pois tudo depende do perfil de seu público alvo, área de atuação, produtos ou serviços oferecidos, etc. Identifique como você pode alavancá-los de acordo com sua realidade e aproveite essa dica de como vender mais.

14. Esteja no mobile

Hoje, estar disponível nos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, assim como oferecer conveniência ao consumidor mobile é algo necessário para essencialmente todo tipo de negócio, mesmo àqueles que não atuam diretamente no mercado digital.

Isso porque, como aponta uma pesquisa recente da Statista - a maior ferramenta online de dados analíticos sobre negócios -, mais de 52.8% do tráfego online já ocorre pelo mobile e, como você mesmo pode notar no gráfico abaixo, a tendência é que esta parcela de usuários continua a crescer anualmente - especialmente se considerarmos as frequentes inovações tecnologias para estes dispositivos.

Esteja no Mobile

Portanto, certifique-se que sua página é otimizada e compatível com os dispositivos móveis e não deixe de estruturar seus canais para atender bem ao consumidor mobile e aumentar as vendas.

15. Foque na retenção de clientes

Como aponta uma pesquisa famosa realizada pela Bain & Company, pertinente às nossas dicas sobre como vender mais, impulsionar sua retenção de clientes em apenas 5% pode representar um aumento de até 95% nos seus lucros. Além disso, manter um cliente já existente e fiel custa de 5 a 7 vezes menos que conquistar novos clientes.

Portanto, não abandone clientes assim que uma venda for concretizada e invista em formas de fidelizá-los e fazer com que voltar para comprar novamente de seu negócio. Isso pode ser feito de diversas formas, como por exemplo através de:

E claro, avalie seus resultados para direcionar recursos corretamente de acordo com o período de renovação de sua base de clientes, ou seja, para não ficar investindo em quem não irá voltar para uma compra futura.

16. Peça feedback de seus consumidores

Considerado como um dos maiores erros de atendimento ao cliente e vendas que você não pode cometer, não pedir feedback dos consumidores pode ser extremamente detrimental para seu negócio.

Afinal, quem melhor que seus próprios clientes para informá-lo se seus esforços relacionados à satisfazer e reter clientes estão realmente funcionando?

Pedir feedback aos seus consumidores te oferece a oportunidade de descobrir problemas potencialmente graves em diversas frentes de seu negócio, como o atendimento ao cliente, logística de entrega e até mesmo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Dessa forma, poderá rapidamente identificar o que pode ser feito para corrigir estas situações antes que afetem negativamente a experiência de outros consumidores e cause danos maiores à sua marca.

Como vender mais - peça feedback

17. Utilize estratégias de pós-venda

Como mencionamos anteriormente, o atendimento ao cliente não termina no momento da compra e se o seu objetivo é descobrir como vender mais, será necessário investir em estratégias de pós-venda em seu negócio.

É aqui que você deverá elaborar como chamar clientes de volta para sua loja, assim como garantir que não se esqueçam de sua marca e até mesmo tenham interesse em avaliar seus serviços ou indicá-los à seus colegas e familiares.

Uma estratégia de pós-venda bem executada faz com que o consumidor sinta-se valorizado por sua empresa. Ele perceberá que não é apenas mais um e que sua marca realmente trabalha com foco no sucesso do cliente - mais conhecido como Customer Success.

18. Faça upsell e cross sell

Além das dicas já mencionadas sobre como vender mais, é importante entender que algumas técnicas e processos de vendas têm grande potencial de impactar seus resultados, como é o caso do upsell e cross sell. Entenda:

O que é upsell?

Upsell é uma estratégia que visa “vender a mais” - como o termo seria traduzido diretamente do inglês. Para executar o upsell corretamente, primeiramente você precisa entender exatamente quais são as necessidades, desafios, demandas, dores e interesses do consumidor.

A partir disso, assim que o mesmo abrir sua página de produto ou escolher um item ou serviço em sua loja, aproveite a oportunidade para oferecer uma alternativa de maior custo que também atende todos os requisitos e também trazem benefícios adicionais para o cliente.

É importante entender que upsell não se trata apenas de empurrar o produto mais caro para o consumidor, mas sim oferecer alternativas que realmente podem beneficiá-lo - considerando que talvez ele mesmo não saiba que precisa dos recursos ou características adicionais.

O que é cross sell?

Já o cross sell funciona de uma forma distinta do upsell, mas também é outra grande dica sobre como vender mais em seu negócio. Aqui, o objetivo é apresentar produtos, serviços ou recursos que são compatíveis e complementam a escolha inicial do consumidor.

Para exemplificar, considere que o cliente chegou à sua lanchonete para comprar um sanduíche. Ao invés de simplesmente entregar o sanduíche, ofereça também que ele compre um “combo” que inclui batata frita e um suco, por exemplo.

Da mesma forma, é possível oferecer capas e fones de ouvido junto à smartphones, bolsas e periféricos junto à notebooks, etc.

A ideia é aumentar o valor do ticket médio ao apresentar outros produtos que agregam valor à escolha inicial do consumidor. Além disso, para impulsionar ainda mais suas chances de sucesso e saber como vender mais com o cross sell, ofereça um desconto no valor final para compras em conjunto, aumentando ainda mais a percepção do benefício por parte do cliente.

O que é Upsell e Cross Sell

19. Trabalhe com foco em solucionar problemas

Lembre-se, independente da estratégia empregada para aumentar suas vendas, o objetivo deve ser solucionar problemas de seus consumidores. Não basta simplesmente “tentar forçar como vender mais.”

Hoje, o consumidor já percebe rapidamente quando representantes estão simplesmente empurrando produtos sem ao menos considerar suas necessidades e desafios.

Este é um erro grave que têm grande impacto negativo na percepção do consumidor sobre sua marca, os serviços prestados e até mesmo potencialmente em relação à qualidade dos produtos oferecidos.

20. Invista em SEO

Não há como falar sobre gerar mais negócios através de canais digitais ou do marketing digital sem mencionar a otimização para mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization).

Essencialmente, SEO é um conjunto de práticas que visam aumentar a relevância de seu negócio nos buscadores, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros. Isso significa fazer com que suas páginas de produto e outros conteúdos apareçam na primeira página de resultados ou, preferencialmente, em primeiro lugar.

Para isso, confira nossas principais dicas de SEO, que incluem:

Mas lembre-se, o tráfego orgânico gerado através do SEO requer um trabalho constante e não traz resultados imediatos, como é o caso dos anúncios pagos no Google Ads - como mencionamos ao falar sobre marketing digital.

Como vender mais - SEO

21. Gerencie o relacionamento com o cliente

Não poderíamos deixar de apresentá-lo à ferramentas projetadas para ajudá-lo como vender mais em seu negócio. Por isso, vamos falar um pouco sobre a importância de utilizar um sistema CRM (Customer Relationship Management) em seu negócio.

Um sistema CRM existe essencialmente para ajudá-lo a gerenciar o relacionamento entre seu negócio - ou seja, sua equipe de vendas - e os consumidores. Eles servem para ajudá-lo a criar e acompanhar seu funil de vendas, qualificando leads e otimizando o acompanhamento de acordo com cada etapa de seu processo de vendas.

Com isso, você nunca mais perderá oportunidades de negócios pois esqueceu de dar algum retorno ou porque não alimentou um lead em seu funil. Configura nossa lista com as melhores ferramentas de CRM no mercado.

22. Alavanque o email marketing

O e-mail ainda se mantém forte como um dos principais canais de marketing no ambiente digital. Ele é extremamente flexível, podendo ser utilizado para ações transacionais, como confirmações de cadastro, pedido, assim como meio de marketing para envio de newsletter, promoções, etc.

Diferente do que muitos empreendedores pensam, o email marketing não é caro e, na verdade, existem ferramentas que oferecem planos inteiramente gratuitos para que você possa manter sua marca na caixa postal de seus leads sem cair no Spam.

Para conhecer mais, confira nossa avaliação completa dos recursos da Nitronews ou aproveite nossa lista com as melhores plataformas de email marketing.

Como vender mais com email marketing

23. Otimize sua logística

Especialmente para negócios e ecommerces que trabalham com produtos físicos, a logística é um dos fatores que realmente não podem ser ignorados, pois trata sobre todo o processo de confirmação de pedido até a entrega do produto no endereço do cliente.

Falhas na logística podem causar grandes danos na imagem de sua marca e tornar-se um dos maiores motivos para que não esteja conseguir atingir suas metas e colocar em prática outras dicas sobre como vender mais.

Além disso, é importante incluir em suas contas o valor do frete a ser pago pelo cliente, quais transportadoras serão utilizadas, assim como aspectos relacionados ao controle de estoque, abastecimento de produtos, etc.

Portanto, tenha uma logística impecável e surpreenda clientes com entregas rápidas e confiáveis.

24. Ofereça um programa de afiliados

Esta é uma dica que você certamente não deve encontrar frequentemente enquanto procurando formas de aumentar seus resultados.

Entretanto, se você considerar que a própria Amazon, um gigante internacional entre os marketplaces já aposta em seu próprio programa de afiliados para impulsionar resultados, certamente vale a pena conhecer mais sobre isso.

O que é um programa de afiliados?

Em resumo, este é um modelo de parceria onde seus afiliados cadastrados promovem seus produtos ou serviços dentro de suas próprias bases de leads e círculos de contatos - como também acontece no marketing de influenciadores.

Assim, afiliados trazem clientes para seu negócio e recebem de acordo com o modelo de pagamento utilizado, seja por lead cadastrado, por produto vendido ou outras métricas definidas por você.

Enquanto isso, sua empresa ganha novos leads, clientes, além de reconhecimento e disseminação da marca. Confira nosso conteúdo completo explicando o que é marketing de afiliados.

Inclusive, nós na JivoChat oferecemos nosso próprio programa de afiliados, onde você pode ganhar 30% em comissões recorrentes, saiba como.

Como vender mais com programa de afiliados

25. Acompanhe suas métricas

Para finalizar nossas dicas sobre como vender mais, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de acompanhar de perto todas as métricas do seu negócio. Para isso, existem diversas ferramentas de vendas para rastrear resultados, como é o caso também do próprio Google Analytics.

Não fique preso à taxa de conversão, foque também no valor do ticket médio, taxa de retenção, índice de satisfação de seus clientes, nota de NPS (Net Promoter Score) e outros pontos chave para certificar-se que seus investimentos e esforços não estão sendo desperdiçados e identificar a hora de alterar ou otimizar suas estratégias de vendas.

Descobriu como vender mais em seu negócio?

E então, conseguiu aproveitar nossas dicas para descobrir o que precisará fazer para impulsionar seus resultados? Lembre-se de avaliar ponto a ponto e identificar se realmente está colocando em prática todas estas técnicas e não deixe de compartilhar o conteúdo com outros empreendedores!

E claro, para finalizar, não se esqueça que o chat online do JivoChat é uma ferramenta de atendimento projetada para ajudá-lo a converter visitantes em clientes e permitir que possa monitorar visitantes em sua página em tempo real. Instale-o gratuitamente em sua página hoje mesmo, experimente 14 dias gratuitos do JivoChat PRO e boas vendas!

2020/01/14

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte