SEM: O Que É e Porquê Utilizar Em Seu Ecommerce

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Lucas C.
Lucas C.
CMO

Quando tratando sobre ações de marketing digital, é muito comum ouvirmos falar de SEO (Search Engine Optimization), que envolve técnicas e práticas para melhorar o posicionamento de suas páginas nas buscas do Google e outros mecanismos, aumentando o tráfego orgânico de seu ecommerce.

Por outro lado, SEM é um termo não tão amplamente disseminado como o SEO. Vamos explorar melhor exatamente o que é e porquê colocar em prática uma estratégia de SEM em seu ecommerce, assim como seus benefícios e vantagens.

O que é SEM?

Para começar, a sigla SEM vêm do Inglês para Search Engine Marketing, ou seja, marketing para mecanismos de busca. Ele envolve campanhas e ações que visam melhorar posicionar sua página o melhor possível nos resultados dos buscadores (SERPs - Search Engine Result Pages). Pode-se dizer que o marketing para mecanismos de busca abrange duas aproximações diferentes, sendo elas:

SEO

Sim, o SEO na verdade faz parte do escopo de estratégias de marketing para os mecanismos de busca. Como sabemos, ele envolve todo o trabalho e utilização de elementos reconhecidos e considerados pelos buscadores durante o ranqueamento de pesquisas.

Este trabalho envolve a otimização de URLs, utilização de palavras-chave durante a produção de conteúdo, páginas de produto, melhorias em relação à navegabilidade e escalabilidade de sua página e também fatores como a responsividade de seu ecommerce, velocidade de carregamento, estabilidade, entre outros fatores.

Práticas e esforços de SEO realmente levam tempo para começar gerar resultados, por isso são consideradas ações de médio a longo prazo, visando estruturar e manter a relevância de sua página.

Vale mencionar que quanto maior o tráfego na página de seu ecommerce, melhores serão os resultados do ranqueamento a partir de suas práticas de SEO, caso bem executadas, é exatamente aí que entram os links pagos na estratégia de SEM, complementando e reforçando suas práticas para posicioná-lo bem nas SERPs.

Os links pagos são anúncios direcionados e posicionados normalmente ao topo das SERPs, ou em áreas avantajadas e distintas dos demais resultados. No Google, a disposição dos links pagos é facilmente identificada pois conta com uma tag de Anúncio, evitando que usuários confundam-os com os resultados orgânicos.

Estes anúncios podem ser criados utilizando ferramentas e soluções dos próprios buscados, como é o caso do Google Adwords, Yahoo Ad Manager e o Bing Ads da própria Microsoft. O modelo de cobrança normalmente utilizado nesta categoria é o CPC (Custo por Clique), que resulta em uma cobrança a cada clique gerado através do anúncio.

Diferente do SEO, o objetivo dos anúncios pagos é gerar tráfego no menor tempo possível, colocando sua marca na frente dos clientes procurando por soluções, produtos e serviços nos buscadores.

Por que implementar o SEM?

De acordo com o Marketo, mais de 93% das compras online em ecommerces B2B (Business to Business) começam com uma pesquisa nos mecanismos de busca. Já para ecommerces B2C (Business to Customer), podemos utilizar como base os números do Business Insider, apontando que mais de 2,3 milhões de pesquisas são realizadas a cada segundo apenas no Google, não levando em conta os demais buscadores.

Considerando este número, fica fácil entender o porquê você deveria investir em SEM e buscar posicionar suas páginas nos buscadores.

Em relação à colocá-lo em prática, durante uma mesa redonda realizada pela Econsultancy em 2019 envolvendo profissionais de marketing digital no Digital Cream Singapore, participantes afirmaram que o método mais popular de implementação do SEM é de mantê-lo sempre ativo, ou seja, realizar um trabalho constante entre o posicionamento de anúncios pagos e esforços de SEO para não deixar que sua página perca relevância.

Além disso, reforçaram ainda que os ecommerces devem dar uma atenção especial no que diz respeito à produção de conteúdo e implementação de anúncios em períodos festivos e datas especiais, como é o caso do Black Friday, por exemplo.

Para encontrar a melhor forma de trabalhar o SEM em seu ecommerce, assim como a otimização de seus anúncios e outras campanhas de marketing digital, não deixe de realizar testes A/B e identificar quais formatos trazem os melhores resultados para seu negócio.

SEM: O que é e como testes A/B podem ajudar

Principais vantagens do SEM para seu Ecommerce

Alavancar os mecanismos de busca para colocar-se à frente de seus visitantes e atrair tráfego para a página de seu ecommerce é uma estratégia que traz diversas vantagens para seu negócio, conheça algumas delas.

Impulsiona o reconhecimento da marca

Um dos maiores desafios relacionados ao empreendedorismo digital é fazer com que o consumidor online descubra e encontre a sua loja (e não a de seus concorrentes). Uma estratégia de marketing para mecanismos de busca visa trazer resultados no menor tempo possível através dos anúncios direcionados e então, após a consolidação de seu negócio no meio digital, manter e reforçar sua relevância através das práticas de SEO.

Te ajuda a encontrar seu público alvo

O processo de criação de anúncios e links pagos envolve a otimização e direcionamento dos mesmos para ajudá-lo a acertar exatamente o perfil do seu público alvo. Diferente de panfletos, propagandas na TV ou rádio e outros métodos de marketing tradicional, aqui você está apresentando resultados para o que seus clientes estão procurando, ou seja, a iniciativa já está na mão do consumidor.

Através das ferramentas de anúncios dos buscadores, você pode criar mais de um anúncio e focá-los em produtos ou serviços específicos para atingir exatamente quem mais se beneficiaria desta solução.

Coloca seu ecommerce acima dos concorrentes

Se você está trabalhando assiduamente para posicionar suas páginas de forma orgânica através do SEO, é realmente muito provável que seus concorrentes também estejam buscando o primeiro lugar nas SERPs e, muitas vezes, eles já estão lá.

Considerando este tipo de situação, investir nos anúncios pagos pode ser a única forma de colocar seu ecommerce acima do conteúdo dos concorrentes, em curto prazo.

Atraia visitantes com o SEM e aumente suas chances de conversão através do atendimento

Agora que você entende como funciona o SEM e quais seus benefícios, não restam dúvidas que você deve reforçar a presença de seu ecommerce nos mecanismos de busca. Porém, vale lembrar que simplesmente atrair tráfego para sua página não garante necessariamente o sucesso desta estratégia.

Para isso, é necessário investir em ferramentas que o ajudam a captar os visitantes vindos dos resultados orgânicos ou anúncios pagos de forma que possa transformá-los em clientes. No ambiente digital, o chat online é a melhor ferramenta para realizar esta abordagem, especialmente através dos convites proativos.

Não deixe de investir em seus canais de atendimento com o JivoChat e aprender como escolher a melhor solução para negócio, reforçando sua estratégia de SEM e permitindo que seu ecommerce possa converter o tráfego gerado em vendas e clientes fidelizados.

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