12 melhores cursos de SEO online

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Pesquisar na internet sobre dúvidas e os mais variados assuntos já é um comportamento normal dos usuários de internet no Brasil. 

Isso fez com que pessoas capazes de aprender a otimizar os mecanismos de buscas conseguissem gerar resultados através das pesquisas dos usuários. 

Essa otimização, também conhecida como SEO - Search Engine Optimization, é um conceito fundamental nas estratégias de marketing digital. 

Por isso, os profissionais que dominam essa prática são valorizados no mercado de trabalho.

Usar as técnicas e boas práticas de SEO permite aumentar o tráfego de um site de forma orgânica. 

Mas não é apenas aumentar um número de forma generalizada, mas conquistar acessos de pessoas interessadas naquele conteúdo.

Segundo a pesquisa SEO Trends, realizada pela Rock Content, empresas que aplicam estratégias de SEO perceberam um crescimento de tráfego orgânico de 38,1%, 21% na melhora da qualidade do tráfego e 17,9% melhores posições em rankeamentos nos resultados de buscas.

Seja você um empreendedor que queira otimizar seus resultados ou alguém interessado em se tornar um profissional da área, confira nossa lista com os melhores Cursos de SEO Online.

Qual o melhor curso de SEO? 

Existem várias alternativas que abordam o conteúdo de formas diferentes e para os mais variados níveis de conhecimento.

Confira nossa lista e descubra qual o melhor Curso de SEO para começar a estudar pela internet.

1. Danki Code Full-Stack

Com o Danki Code Full-Stack você dominará as tecnologias mais poderosas da atualidade, irá desenvolver outras habilidades que poucos profissionais no Brasil possuem

O Pacote Full-Stack Master é uma grande oportunidade para ajudar você a se tornar um desenvolvedor full-stack master e profissional completo. Com os conhecimentos ofertados no pacote, é possível se tornar um programador em um patamar acima.

Pacote Fullstack Master

Ficha técnica:

Carga horária: 120 horas ou mais conforme o conteúdo finalizado.

Certificado: Oferece certificados oficiais e válidos.

Principais tópicos:

  • JavaScript
  • Infraestrutura Web
  • WordPress
  • Curso de Inglês para programadores
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Produtividade de programadores
  • Agência Web de Sucesso
  • Design para Web
  • Design de Apps
  • Web Design Express
  • PHP Jedai
  • Marketing digital para programadores
  • Lógica de programação

Tipo de acesso: Acesso vitalício enquanto o curso estiver disponível online.

2. Curso de SEO Completo - Do básico ao avançado

Com mais de 27 mil alunos e 6.900 avaliações positivas, esse é um curso disponibilizado na plataforma Udemy que ensina técnicas excelentes sobre otimização de sites, fotos e vídeos.

O material tem uma duração total de 5 horas, apresentando a criação de um plano de SEO completo, dicas para escolher as melhores palavras-chave, analisar métricas de desempenho e otimização de conteúdos.

As aulas ensinam a entender como as pessoas buscam por produtos e serviços, entendendo de forma fundamento o sucesso de ações SEO. A lógica das técnicas também servirá para pautar ações de marketing digital. 

O conteúdo usa uma metodologia que une a teoria com a prática, permitindo dominar o SEO de forma rápida e clara, com as bases necessárias para aprofundar seus estudos.

Carga horária: 5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Criar um plano de SEO completo
  • Analisar as métricas de desempenho do projeto de SEO
  • Verificar a concorrência e suas ações de SEO
  • Otimizar em diversas plataformas
  • Escolher as melhores palavras-chave
  • Ferramentas para SEO

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

Esse é um curso indicado para quem já tem noções de SEO, mas deseja aprender mais e aprimorar suas estratégias de Link Building.

O material apresenta diversas técnicas muito efetivas em aumentar o tráfego qualificado em sites. 

A ideia desse curso de SEO é apresentar a teoria e a prática simultaneamente, permitindo que os alunos dominem as técnicas de uma forma objetiva e exclusiva.

Além disso, o material irá oferecer dicas que irão ajudar a direcionar seus estudos aprofundados de técnicas em SEO. 

Portanto, se você tem interesse em focar na criação de links de alta qualidade, vale a pena conferir as 2 horas de videoaulas sob demanda. 

Carga horária: 2 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Criação de Links de alta qualidade para seu site ou blog
  • Domine SEO de forma simples
  • Como fazer SEO na prática
  • Tipos de Backlinks
  • Estratégia de Links com PBN
  • Cases reais de sites feitos do zero e com tráfego crescente
  • Planejamento para construção de backlinks

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da plataforma Udemy

4. Curso Completo de Marketing Digital - 23 Cursos em 1

O Curso Completo de Marketing Digital é um dos maiores cursos do segmento disponíveis na Udemy, com mais de 102 mil alunos de 31 mil classificações positivas.

O material ensina o que é necessário para crescer seu negócio através do marketing nas redes sociais, YouTube, E-mail Marketing e SEO. 

Ao todo são 40 horas de videoaulas sob demanda que ensinam as melhores estratégias de marketing digital, que realmente funcionam na prática.

Para começar o curso não é preciso ter conhecimento prévio, já que o conteúdo é um apanhado completo das principais estratégias e técnicas de marketing.

Alguns dos principais temas abordados no material são: branding, sites, marketing de conteúdo, blogging, copywriting, marketing de vídeo e SEO. 

Carga horária: 40 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Melhores de estratégias de marketing digital
  • Domine o marketing de redes sociais usando todas as plataformas das redes sociais
  • Aumente a sua lista de e-mails, o tráfego do website, o número de seguidores nas redes sociais
  • Aumente as conversões e as vendas com estratégias que funcionam
  • Estratégias de marketing digital
  • Marketing de redes sociais
  • Suporte personalizado e respostas às suas perguntas
  • Garantia de devolução do dinheiro de 30 dias - se não gostar do curso podes pedir o reembolso de 100%

Tipo de acesso: Acesso total vitalício através da Udemy

5. Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo

Uma alternativa para quem tem como objetivo trabalhar com redação é o curso Redator Hacker.

O material ajuda a levar seu conteúdo para o topo das páginas de busca do Google, permitindo ganhar dinheiro com as melhores técnicas de produção de texto e SEO.

O curso ensina aos seus alunos estratégias e mostra as ferramentas para que se tornem redatores independentes e capazes de obter sucesso em projetos de conteúdo próprio ou freelance. 

As aulas são compostas por vídeos, templates, planilhas, livros digitais e referências que ensinam a escrever conteúdos capazes de alcançar as primeiras posições no Google, usando as melhores técnicas de marketing de conteúdo e SEO.

O curso tem cerca de 3 horas e meia de duração, oferece diversos materiais adicionais e é muito bem avaliado na Udemy, com mais de 3.200 avaliações positivas.

6. SEO Comprovado

Esse é um curso que foi desenvolvido em 2017 e é atualizado de forma semestral, mantendo seu conteúdo relevante.

O material pode ser visto como um minicurso de 4 aulas que tem como objetivo ensinar iniciantes e intermediários a fazer SEO.

As 4 aulas abordam os principais conceitos sobre técnicas de otimização: introdução ao SEO, arquitetura, conteúdo e backlinks.

7. SEO Master: Curso de SEO Grátis

Também com foco em iniciantes, o curso de SEO desenvolvido pela equipe SEO Master utiliza recursos visuais e é fácil de ser acompanhado.

O conteúdo é gratuito e está disponível no site de seus criadores, permitindo um acesso prático e de qualquer dispositivo.

Os tópicos abordados pelo material são: SEO e Palavras-chave, SEO On-page, indexação imediata, SEO Off-page, Black Hat SEO, Fatores de ranqueamento e autoridade de páginas internas.

8. Semrush Academy

A Semrush oferece diversos cursos online e exames, dos mais variados assuntos. Com o Marketing de Conteúdo e princípios básicos de SEO não é diferente. 

O material conta com lições que ensinam uma base forte para que os estudantes estejam preparados para um treinamento mais avançado.

Vale citar que a plataforma conta até mesmo com alternativas que oferecem certificação de kit de ferramentas SEO.

O material é interessante para profissionais interessados em trabalhar com a plataforma Semrush ou que desejam atualizar seus conhecimentos.

9. Curso avançado do Google Analytics

Apesar do Google não contar com certificação específicas de SEO, a empresa oferece vários cursos sobre sua ferramenta Analytics.

O material é interessante para profissionais de SEO intermediários que já entendem o básico do Google Analytics.

O conteúdo do curso mostra como os dados são coletados e usados em relatórios, configurações e acompanhamento de eventos, com objetivos de conseguir dados específicos para um negócio.

O curso de Analytics também ensina técnicas avançadas de análise que incluem relatórios por canal, relatórios de público, relatórios personalizados e o uso da segmentação.

Bastante interessante, o curso do Google é dividido em 4 lições sobre coleta e processamento de dados, configuração de dados e ferramentas, técnicas de avançadas de análise e ferramentas de marketing avançadas.

10. Mestre Academy: Curso de SEO Online

Criado por Fabio Riccota e Frank Marcel, esse é um curso que segue o conteúdo do treinamento presencial oferecido pela Mestre Academy.

Alunos têm acesso a todo o material e ao fórum de membros. O curso é indicado para pessoas com qualquer nível de conhecimento.

Alguns dos principais temas do curso são: como fazer pesquisa de palavras-chave, como estruturar a arquitetura do site, como desenvolver link building de qualidade e muito mais.

11. SEO Atômico

Este curso de SEO é focado exclusivamente para alunos que desejam aplicar as técnicas em suas lojas virtuais.

O material tem como objetivo aumentar o número de visitantes em sua loja, qualificar os visitantes que irão acessar suas páginas e melhorar a conversão das visitas em vendas reais.

São 5 capítulos que abordam temas básicos como o que é SEO, ferramentas, termos técnicos, até conteúdos avançados como link building, conteúdo para SEO e análise avançada da concorrência.

12. Blueprint Training SEO

Disponível apenas em inglês, o treinamento em SEO da Blueprint é bastante completo e indicado para profissionais mais experientes.

O material foi criado para auxiliar profissionais no gerenciamento de agências, com informações sobre aquisição de clientes e até mesmo como fazer uma auditoria de SEO.

É possível escolher apenas 1 curso sobre um tema específico, ou um pacote de cursos de acordo com suas necessidades. Algumas alternativas são grátis e as mais completas são pagas.

Uma das vantagens de fazer o curso da Blueprint é o acesso a uma comunidade privada no Slack de profissionais que conversam sobre o tema e a possibilidade de participar de webinars exclusivos com especialistas no tema.

Vale a pena fazer um curso de SEO? 

O curso de SEO é um excelente investimento para quem deseja focar em estratégias para aumentar o tráfego de um site ou uma loja virtual.

Através do material feito por um especialista é possível garantir os conhecimentos e as técnicas necessárias para começar a trabalhar na área.

A certificação oferecida pelos cursos também é importante para conseguir vagas em empresas e agências de marketing digital que precisam de especialistas no assunto.

Qual é a melhor maneira de aprender SEO?

O SEO é um tema que exige estudo constante, além disso, é fundamental ser capaz de colocar em prática o que está sendo aprendido.

Por isso é importante investir em cursos que falem sobre as boas práticas de SEO e ensinem a mensurar os resultados do trabalho de otimização de sites.

Escolher um bom curso é importante para economizar tempo aprendendo apenas o que é necessário e comprovado, gerando resultados com seu trabalho.

Pronto para começar um curso de SEO?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado ótimas opções de cursos de SEO para começar a aprender do zero ou atualizar seus conhecimentos.

Se você também deseja otimizar os resultados do tráfego gerado para seu site, considere começar a usar uma ferramenta de atendimento profissional.

O JivoChat é um chat online que pode ser instalado em seu site, permite iniciar conversas através de convites proativos e unifica outros canais de atendimento, como WhatsApp e Facebook.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download