Planilha de precificação: 7 melhores opções

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Uma das principais dúvidas de qualquer empreendedor iniciante é saber como definir o preço de um produto. Até lojistas mais experientes também sentem dificuldades em precificar corretamente seus produtos.

Apesar de ser bastante trabalhoso, vale a pena dedicar um tempo para calcular o preço de forma mais correta. Esse trabalho pode se tornar ainda mais complexo quando tratamos de gastos indiretos, como conta de água e energia, por exemplo.

Entretanto existem ferramentas que podem auxiliar nesse cálculo, a planilha de precificação de produtos é uma delas. Uma tabela de precificação ajuda o empreendedor a registrar os valores do que é vendido em sua empresa, a partir do cálculo dos custos e da receita.

Pensando nisso, separamos algumas opções de planilha de precificação para te auxiliar no cálculo de preço dos seus produtos. Confira!

O que é uma planilha de precificação?

Basicamente a precificação de produtos é a definição do preço de venda dos produtos que você comercializa em sua loja virtual ou física. E uma planilha de precificação ajuda o empreendedor a ter clareza de resultados e agilidade nesse processo de precificação.

Diferente do que muitos empreendedores praticam, o processo de precificação não deve apenas seguir as tendências do mercado, mas também através de cálculos a partir dos custos e receitas do seu negócio.

O preço cobrado por um produto deve, ao mesmo tempo, cobrir os custos do negócio e gerar lucro para o lojista. Isso sem deixar de ser justo para o cliente que está comprando e consumindo sua marca.

Pessoa preenchendo uma planilha no computador

7 opções de planilha de precificação

O valor é um fator que impacta diretamente os resultados de um negócio, da mesma forma o lucro e o faturamento da empresa, dessa forma, ignorá-lo é fatal. Não importa o ramo, o controle de caixa e das finanças é fundamental para a saúde financeira do seu negócio.

Por esse motivo é importante utilizar uma boa planilha de precificação de produtos, pois ela permite calcular o preço da sua mercadoria ou serviço com mais agilidade e principalmente organizar e encontrar quais são suas despesas e qual será seu lucro.

Em qualquer loja, virtual ou física, essa é uma etapa fundamental. Até porque um erro na precificação pode acabar resultando em prejuízos financeiros para sua empresa. Por isso, listamos diversas planilhas para te ajudar nesse cálculo.

Um homem preenchendo uma planilha no computador

Mas antes de apresentarmos nossa lista, você quer aprender como fazer uma planilha para calcular preço de venda de um produto?

Para usar o Excel de forma profissional, recomendamos o curso Curso de Excel - Expert Cursos, você pode conferir mais recomendações de cursos em nossa lista com os melhores cursos para Excel.

Esse curso de Excel da Expert tem como objetivo ensinar do básico ao avançado com videoaulas de no máximo 20 minutos. Além de oferecer um certificado com capacitação profissional com carga horária total de 30 horas.

Em 9 módulos, esse curso irá te ensinar como fazer planilha de precificação Excel, mostrando como editar os layouts, atalhos, funções mais utilizadas, tabelas dinâmicas e muito mais.

1. Nuvemshop - Planilha de precificação

A primeira opção de planilha de precificação é a disponibilizada pela Nuvemshop. Essa tabela de precificação permite calcular o preço inserindo algumas variáveis essenciais para esse cálculo.

Ter um controle de todas as mercadorias do seu comércio é fundamental para a gestão do negócio e para o processo de precificação. Pois isso permite um maior controle dos produtos, auxiliando também na gestão do estoque.

Ela conta com uma aba de "Precificação de Produtos" que você irá preencher com todas as informações referentes aos produtos que você vende, adicionando os produtos da sua loja, o código de cada item, e a descrição do custo total de aquisição.

Já na aba de Impostos e despesas variáveis, você deve inserir os valores referente a impostos como taxas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal de Comunicação) por produto.

Adicione também as despesas extras que você tem com a venda de cada produto, como comissões, taxas de cartões, custos adicionais de embalagem, frete, entre outros.

A última aba da planilha de precificação é referente ao preço de venda e lucro, onde você irá adicionar a margem de lucro que você espera ter para cada produto.

Então, a planilha irá calcular de forma automática o custo unitário de aquisição ou produção e o custo total do produto.

Pessoa utilizando um notebook

2. Olist - Planilha de precificação

Outra opção de planilha de precificação Excel é a disponibilizada pela Olist. Essa planilha completa irá te ajudar a calcular os custos dos seus produtos, preenchendo o mínimo de informações necessárias.

Com essa planilha de precificação, você conseguirá calcular o custo do seu produto, determinar sua capacidade produtiva e ainda encontrar o melhor preço de vendas para suas mercadorias.

Para baixar essa planilha de precificação, basta preencher o formulário indicado no site e fazer o download para começar a utilizá-la.

3. Sebrae - Planilha de precificação para Marketplace

Se você investiu em uma plataforma de marketplace mas ainda não conseguiu definir o valor dos seus produtos. O Sebrae disponibiliza uma planilha de precificação para Marketplace para ajudar empreendedores a cobrar o valor ideal por suas mercadorias.

Para utilizar essa planilha de precificação, é importante saber quais produtos você irá comercializar, a taxa da categoria, quanto pagará de frete, qual a margem de contribuição desejada, entre outros detalhes.

Caso você já tenha vendido em marketplaces, a quantidade de mercadorias vendidas para analisar e construir a melhor estratégia de margem por giro. Nesta planilha você também poderá estimar o impacto dos descontos aplicados.

Pessoa fazendo contas em uma planilha

4. Cora - Planilha de precificação

A Cora também disponibiliza uma planilha de precificação elaborada para auxiliar empreendedores a definir o preço de venda. Essa planilha simples e funcional irá te ajudar a alcançar o equilíbrio entre preço, valor e margem de lucro.

Utilizando essa planilha de precificação, você poderá encontrar preços mais justos possibilitando um aumento nas vendas e consequentemente aumentando o lucro da sua empresa.

Ela também te dará uma perspectiva mais clara sobre o futuro da empresa, ajudando na otimização do planejamento financeiro, permitindo que você tenha controle sobre os custos reais da empresa e possa investir com segurança.

5. Cobli - Planilha de precificação

A Cobli criou uma planilha de precificação Excel para você baixar de forma gratuita e começar a utilizá-la para te ajudar nesse processo, facilitando esse cálculo de forma simples e otimizada.

Entenda quais os custos envolvidos na produção da sua mercadoria e garanta uma margem de lucro saudável para sua empresa. Com essa planilha você poderá estabelecer uma margem de lucro saudável.

Além de entender melhor os custos envolvidos na produção ou compra da sua mercadoria e otimizar seu tempo. É importante ter em mente que o valor final precisa atender além do custo de mão de obra, mas também os impostos e a margem de lucro desejada.

6. Hashtag Treinamentos - Planilha de precificação

A plataforma Hashtag Treinamentos disponibiliza uma planilha de precificação gratuita, para ter acesso basta preencher o seu e-mail e receber o link para download da sua planilha de precificação.

Nessa planilha de precificação você precisa preencher algumas informações sobre seu produto, como quantidade, se possível separe por categorias, modelos, cores e outras características para mais controle  organização.

Além disso, é fundamental anotar todas as informações que você tem das despesas fixas e variáveis, como o custo da produção ou compra dos produtos de fornecedores.

A definição da margem de lucro irá envolver todos os fatores do processo de precificação, como custo dos produtos, despesas fixas, variáveis e os impostos. Essa tabela de precificação irá otimizar as tarefas do dia a dia, economizando tempo para outras tarefas.

7. Aprender Excel - Planilha de precificação

A Aprender Excel disponibiliza uma planilha de precificação totalmente gratuita através do Google Drive. Essa planilha é muito intuitiva e irá auxiliar na precificação dos produtos que você produz.

Essa planilha foi construída em cima de valores mensais para facilitar o cálculo de quanto você quer ter salário, quais são seus gastos fixos, como luz, aluguel, entre outros. Então, tenha isso em mente quando for preencher os dados.

Encontrou a melhor planilha de precificação?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor planilha de precificação para te ajudar na hora de entender suas despesas e o preço justo para cobrar pelo seu produto e serviço.

Caso você queria ter controle do seu dinheiro, utilizar uma planilha de controle financeiro pode ser fundamental para equilibrar suas contas. Por isso, confira nosso artigo com as melhores planilhas de controle financeiro.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download