Planilha de controle de estoque: 6 opções para te ajudar

Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Existem várias formas e estratégias para auxiliar uma empresa na busca pelo aumento do seu lucro. Uma das alternativas que atua diretamente com um dos ativos mais valiosos de uma empresa é o controle de estoque.

O gerenciamento de estoque eficaz é algo fundamental para que as empresas sejam capazes de controlar o movimento de entrada e saída de suas mercadorias. Por isso, uma planilha de controle de estoque é uma ferramenta que pode auxiliar nessa gestão.

Com uma planilha de controle de estoque é possível ter o monitoramento do estoque de forma mais acessível e automatizada, organizar o seu fluxo logístico e muito mais. Por isso, separamos uma lista com algumas planilha para controle de estoque. Confira!

Homem analisando gráficos e mexendo em um notebook

O que é uma planilha de controle de estoque?

Basicamente, uma planilha de controle de estoque é utilizada para fazer a gestão dos fluxos de entrada e saída de produtos. Isso permite a organização da provisão e as quantidades corretas para suprir a demanda da sua empresa.

Fazer uma boa gestão de estoque evitar grandes prejuízos financeiros para a sua empresa, até porque, diariamente existe uma grande movimentação de venda de produtos e compra de mercadorias com os fornecedores.

Essa movimentação pode dificultar o controle total de quantas mercadorias disponíveis tem em seu estoque. Com uma planilha para controle de estoque é possível manter o estoque organizado e atualizado, permitindo essa visão para todos os setores da empresa.

Homem segurando um tablet em um estoque

6 opções de planilha de controle de estoque

Encontrar um modelo automatizado e editável de uma ficha de controle de estoque vai permitir você ter mais agilidade, visão estratégica e principalmente organizar um dos setores mais importantes da sua empresa.

Fazer uma gestão de estoque eficiente é um dos principais desafios de todo lojista. Pois, para um crescimento saudável, é preciso assegurar um equilíbrio entre a falta e o excesso de produtos e mercadorias.

Em qualquer loja, virtual ou física, essa é uma etapa fundamental. Até porque um erro no controle pode acarretar em prejuízos financeiros para sua empresa, além de transtornos com os clientes.

Por isso, uma planilha de controle de estoque irá te ajudar a controlar seu fluxo de caixa, aumentar suas vendas, garantir a disponibilidade de produtos e fazer um inventário eficiente.

Por isso, listamos diversas planilhas interativas e dinâmicas para te ajudar a ter total controle desse setor fundamental para seu negócio.

Homem segurando um lápis, gráficos e um notebook na mesa

Mas antes de apresentarmos nossa lista, você quer aprender como fazer uma planilha para controle de estoque?

Para usar o Excel de forma profissional, recomendamos o curso Curso de Excel - Expert Cursos, você pode conferir mais recomendações de cursos em nossa lista com os melhores cursos para Excel.

Esse curso de Excel da Expert tem como objetivo ensinar do básico ao avançado com videoaulas de no máximo 20 minutos. Além de oferecer um certificado com capacitação profissional com carga horária total de 30 horas.

Em 9 módulos, esse curso irá te ensinar como fazer planilha de controle de estoque Excel, mostrando como editar os layouts, atalhos, funções mais utilizadas, tabelas dinâmicas e muito mais.

1. Microsoft Excel - Controle de Estoque

A própria Microsoft disponibiliza um catálogo extenso com diversos modelos de planilhas prontas para serem baixadas. Então, a primeira opção de planilha de controle de estoque que apresentamos é do próprio Microsoft Excel.

A planilha de controle de estoque Excel grátis é uma planilha muito simples. Ela conta com seções separadas por itens e local.

Basta preencher os campos dessa planilha para controle de estoque e o Excel utiliza de tabelas, fórmulas de referência e somas condicionais.

2. Guia do Excel - Planilha de controle de Estoque

O Guia do Excel disponibiliza uma planilha de controle de estoque gratuita que detalha entradas, saídas e a quantidade de produtos. Ela permite controlar todos os produtos em estoque atualmente.

Essa planilha de controle de estoque conta com informações fundamentais para te auxiliar na movimentação do estoque do seu negócio. Além disso, pode ser utilizada também para controle de almoxarifado.

Para baixar essa planilha de controle de estoque grátis, basta preencher as informações necessárias e clicar no botão "Download".

Ilustração de duas pessoas em um deposito com diversas caixas

3. Nuvemshop - Planilha de controle de Estoque

Outra opção de planilha de controle de estoque é a disponibilizada pela Nuvemshop. Essa ficha de controle de estoque permite você registrar tudo que entra em seu estoque, adicionando o código de cada produto, valor unitário, descrição e muito mais.

Além disso, essa planilha de controle de estoque monitora também os registros dos produtos que foram vendidos, podendo utilizar as informações registradas na aba de entrada e adicionar a data que o produto foi vendido.

Outra aba muito interessante é a de estoque geral, onde você consegue acompanhar como anda o estoque da sua loja com todas as entradas e saídas.

4. Olist - Planilha de controle de Estoque

A Olist oferece uma planilha de controle de estoque Excel gratuita para facilitar seu processo de gerenciamento de estoque. Podendo editá-la rapidamente através do computador ou pelo celular, e até mesmo integrá-la em sua loja virtual.

Ela conta com campo de data e histórico, que permite inserir as informações referentes ao fornecimento do seu produto, colocando o dia da transação e o tipo de transação que ocorreu no estoque.

Os campos entrada e saída são feitos para informarem a quantidade e custo dos produtos que entraram para seu estoque e os que foram vendidos. Por último, o saldo mostra a quantidade que está entrando no estoque somado a quantidade que já havia na empresa.

5. eGestor - Planilha de controle de Estoque

A eGestor também oferece uma planilha de controle de estoque que permite você controlar seus produtos economizando seu tempo neste processo. Essa planilha permite cadastrar e controlar todos seus produtos disponíveis.

Dessa forma, além de gerenciar as entradas e saídas do estoque mensalmente, você terá todas as informações como cadastro de produtos, fornecedores e um controle geral do estoque.

6. UOL Meu Negócio - Planilha de controle de Estoque

Pensando em auxiliar na organização do seu negócio, a UOL disponibiliza gratuitamente uma planilha de controle de estoque Excel onde você consegue acompanhar as informações e ter total controle do estoque da sua marca.

A planilha conta com abas de cadastro de produtos, para você adicionar suas mercadorias no sistema e consultar todas as informações relacionadas a elas, como código, descrição, estoque mínimo, custo, entre outras.

A entrada inclui os itens que serão comercializados diariamente na empresa. Para preenchê-la basta adicionar a data e o código do produto adicionado no cadastro inicial. Já a saída controla todos os produtos vendidos.

Encontrou a melhor planilha de controle de estoque?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor planilha de controle de estoque para te ajudar na hora de acompanhar as entradas, saídas e saldo do seu negócio.

Caso você queria ter controle dos seus gastos mensais, utilizar uma planilha de controle de gastos pode ser fundamental para equilibrar suas contas. Por isso, confira nosso artigo com as melhores planilhas de controle de gastos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download