Nome para Instagram: 130 ideias sensacionais

atualizado 11 de dezembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Ter ideias de nome para Instagram não é uma tarefa fácil, principalmente porque existem mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.

A popularidade e relevância do Instagram fez com que diversas empresas e marcas também começassem a utilizar a rede social como parte importante de suas estratégias de marketing digital, pois ela é essencial para promover produtos e serviços.

Ou seja, existem milhares de pessoas com nomes parecidos ou empreendimentos disputando um nome que esteja livre no lnstagram, por isso, se você está pensando em criar uma conta no Instagram, é melhor começar pensando em ideias de nomes para colocar no Instagram que esteja disponível na plataforma. 

Para te ajudar,  preparamos esse artigo onde você vai encontrar dicas e inspiração para criar o nome para Instagram ideal para seu perfil.

Dicas de como ter ideias de nome para Instagram

Quando você entra no Instagram, o nome dos usuários são as primeiras impressões que você tem de qualquer perfil e o nome pode dizer muito a respeito do conteúdo que é publicado na sua conta.

O fato é que nem todo mundo consegue ser criativo na hora de ter ideias de nome para Instagram, por isso separamos algumas dicas que vão permitir que você acerte na escolha do seu  nome de usuário.

E, já que estamos falando em nome de Instagram, essa rede social oferece diversas oportunidades e benefícios para quem deseja promover seus produtos e serviços, começar é muito mais fácil quando você já sabe por onde.

Portanto, considere utilizar a rede social profissionalmente, escolha um nome e aprenda como se posicionar seguindo as dicas do curso InstaBoss que vai ajudar a crescer o seu negócio na rede social.

Mas antes disso, você pode ler as dicas abaixo e se nada der certo ainda poderá conferir as ideias de nomes para Instagram que iremos sugerir mais adiante no artigo.

Tenha um nome para Instagram que seja memorável

A primeira dica que trazemos aqui é que você tenha ideias de nome para colocar no Instagram que sejam fáceis de lembrar, esses nomes de usuários memoráveis são mais prováveis de serem pesquisados por outros usuários.

Esse aspecto pode impactar diretamente no engajamento e na conquista para ganhar novos seguidores para seu perfil. Dessa forma, recomendamos que você pense em um nome para Instagram que irá grudar na cabeça das pessoas.

Utilize o mesmo nome em todas as redes sociais

Depois de ter ideias para Instagram e buscar referências, você pode verificar se ele também está disponível em outras redes sociais. Dessa forma, você consegue promover seu perfil ou sua marca nelas com mais facilidade.

Além disso, o mesmo nome traz um tom mais profissional para o perfil do seu negócio, além de facilitar na promoção dos seus canais nas redes sociais. Seus seguidores poderiam te encontrar em outras redes muito mais fácil.

Não esqueça também de conferir o limite de caracteres para as demais redes sociais. Por exemplo, no Twitter, o permitido são até 15 caracteres, diferente do Instagram que permite 30.

Certifique-se de que é fácil de soletrar

Não existem muitas limitações de caracteres nos nomes para colocar no Instagram, é possível utilizar letras, números, pontos, sublinhados e caracteres especiais, mas não há porque utilizar todos eles.

Quanto mais fácil for a escrita do seu nome de usuários, mais fácil será a pesquisa do seu perfil para seus seguidores. Levando isso em consideração, é interessante manter o nome do seu usuário livre de palavras complicadas e combinações complexas.

Estabeleça metas de longo prazo

Para quem deseja criar uma loja virtual no Instagram, pode ser interessante destacar a oferta do seu negócio em seu nome para Instagram, isso pode aumentar o entendimento do público sobre seus valores, produtos ou serviços.

Dessa forma, busque utilizar um termo mais genérico que permita você ter uma liberdade de crescer da forma que quiser, sem se prender ao nome do usuário. Isso pode te poupar de uma reformulação da marca no futuro.

Nome Pessoal ou Marca?

Está em dúvida entre escolher um ou outro? Calma, isso é normal, mas para facilitar a escolha e ter ideias de nome para Instagram você deve pensar no seu objetivo dentro da rede social. 

Se você pensa em utilizar a rede social para publicar suas atividades, ações, cotidiano, pode ser uma boa ideia utilizar o seu próprio nome. Muitos influenciadores digitais no Instagram e em outras redes sociais utilizam seu próprio nome.

Agora, para negócios, você buscar ideias de nome para colocar no Instagram que seja o seu próprio nome, é um pouco mais complicado a não ser que ele seja o nome da sua marca.

Dificilmente o usuário irá criar algum tipo de associação entre você e seu negócio sem que você trabalhe o branding, é o recomendado é utilizar preferencialmente o nome da sua marca se o seu objetivo é promovê-la..

Ainda não sabe qual nome utilizar no seu negócio? Não deixe de conferir o nosso artigo sobre Naming e descubra como definir um nome para o seu negócio através de um processo criativo.

Se suas ideias de nome para colocar no Instagram estiverem em uso

Para pessoas famosas, que o Instagram verifica que são celebridades, influenciadores relevantes, pessoas importantes, é possível reivindicar um nome de usuário já utilizado, mesmo que esteja inativo.

Agora, você que é um usuário comum e está começando com um perfil no Instagram, existem algumas formas de criar variação do seu nome para Instagram. Uma maneira é adicionando uma palavra-chave relevante para seu nicho.

Além disso, você pode utilizar seu nome de exibição no perfil para ajudar a ser encontrado por seus seguidores. A pesquisa do Instagram funciona através de palavras-chave, hashtags ou nomes de usuários.

Pense no seu público-alvo na hora de criar o seu nome

Não importa se você estiver criando um Instagram pessoal ou profissional, com certeza você pretende postar seus conteúdos para um público específico, certo? 

Então na hora de ter ideias de nome para colocar Instagram pense em coisas que ajudariam esse público a identificar sobre o  que é o seu conteúdo, ou  por exemplo, você pode utilizar palavras que representem o seu nicho de mercado, um com uma característica ou passatempo.

O importante é que nomes criados para negócios devem carregar o nome da marca e mantê-los sempre em destaque, pois é através dele que o usuário encontrará seu perfil. 

Como trocar o nome no Instagram?

Você que já possui um nome de usuário mas está pensando em trocar o nome para Instagram para um melhor, saiba que o processo é muito simples, em poucos cliques você consegue alterar o seu nome de usuário. Confira o passo a passo:

  • Abra o aplicativo e acesse seu perfil,
  • Clique no botão "Editar perfil" 
  • No campo "Nome de usuário" digite o seu novo nome para Instagram.
  • Aguarde alguns segundos até que o Instagram valide que o nome de usuários não está sendo usado por outro perfil.
  • Estando tudo certo, clique em "Confirmar" e o seu nome irá alterar na mesma hora.

É importante destacar que, ao mudar o nome de usuário uma vez, você terá que esperar 14 dias para poder alterá-lo novamente.

Foto de pessoa segurando celular no Instagram

Confira 130 ideias de nomes criativos para Instagram

Existem diversas formas de ter ideias de nomes para colocar no Instagram, e para que você possa ter um pouco de inspiração, separamos algumas sugestões, seja o seu objetivo criar nomes para Instagram pessoal ou profissional.

Nome para Instagram feminino

  1. @(cor)da(nome) – Você pode utilizar a cor que mais gostar e o seu nome;
  2. @doce(nome) – É possível utilizar outro adjetivo, aqui cabe a sua imaginação para criar o nome para Instagram;
  3. @(nome)_diary – Do inglês, diary quer dizer diário;
  4. @(sua nacionalidade)(seu nome);
  5. @(nome)memorias;
  6. @(nome)reinventa;
  7. @lucky(nome) – Do inglês, Jovem de sorte;
  8. @ups_(nome);
  9. @poxa_(nome);
  10. @insta_de(nome);
  11. @Instagramda(nome).
  12. @(jogo de palavras com seu nome e sobrenome)
  13. @(nome_sobrenome)(aniversário)
  14. @eu(nome) 
  15. @justme(nome)

Nome para Instagram masculino

  1. @gloryman — Do inglês, Homem de Glória;
  2. @sadboy — Tradução: Garoto triste;
  3. @yoyo(nome;
  4. @snowflakes — Tradução: Flocos de neve;
  5. @nicetouch — Tradução: Bom toque;
  6. @coronel(nome);
  7. @xerife(nome);
  8. @cheiodeginga;
  9. @chocolateamargo;
  10. @cosmus(nome);
  11. @moonmaker — Tradução: Criador da lua;
  12. @yourshadow — Tradução: Sua sombra;
  13. @nightshadows — Tradução: Sombras da noite.

Nome para Instagram de lojas

  1. @makeupforlife;
  2. @loucaspormake;
  3. @paletadeposts;
  4. @makeuppor(nome);
  5. @(nome da marca)content;
  6. @coberturatotal;
  7. @makeupstyle;
  8. @ciliosdeboneca;
  9. @peledeporcelana;
  10. @(nome da marca)profile
  11. @makeepose;
  12. @(nome da marca)nofeed.
  13. @(nome da marca)nomebrasileirissíma
  14. @Ame(seu nicho de mercado)
  15. @segredodasroupas
  16. @Suaescolha(nome da marca)
  17. @tech(nome da marca)
  18. @psy(nome da marca)
  19. @pet(nomedamarca)

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Nomes para colocar no Instagram profissionais

  1. @nome.engenharia(é possível substituir engenharia pela sua área de atuação, como arquitetura, design, mudança, etc.)
  2. @nomebeauty (beauty significa beleza, em inglês. Indicado para perfis de moda, cabelo, maquiagem e beleza)
  3. @dicasdanome/@dicasdonome (indicado para perfis especializados em algum assunto, com o intuito dar dicas)
  4. @shop.nome (shop significa comprar, em inglês)
  5. @nome.profissão (substitua a palavra profissão pela sua profissão, como, por exemplo, professor, tatuador, fotografo, jornalista, etc.)
  6. @nome.ilustra (indicado para perfis de ilustradores)
  7. @sejanome
  8. @nometattoo
  9. @nomepelomundo
  10. @nome.festas
  11. @nome.humor (indicado para perfis de humor e comédia)
  12. @nomeveste (indicado para perfis de moda)
  13. @vistanome (indicado para perfis de loja de roupas)
  14. @usenome (indicado para perfis de loja de roupas, cosméticos e acessórios)
  15. @nomesobrenome.personal (indicado para perfis de profissionais de Educação Física)
  16. @treinoscomnomesobrenome (indicado para perfis de profissionais de Educação Física)
  17. @adoronome
  18. @nomeensina (indicado para perfis de Educação ou de especialistas em algum tema)
  19. @nomeexplica (indicado para perfis especializados em um tema, com o intuito de tirar dúvidas)
  20. @ajuda.nome (indicado para perfis especializados em um tema, com o intuito de tirar dúvidas)
  21. @nomemakeup (indicado para perfis sobre maquiagem)
  22. @nomemaquia (indicado para perfis sobre maquiagem)
  23. @nomemaquiagem (indicado para perfis sobre maquiagem)
  24. @nomecria
  25. @psi.nomesobrenome (indicado para perfis de profissionais de Psicologia)
  26. @lojanome
  27. @nomeloja
  28. @dr.nomesobrenome/ @dra.nomesobrenome (indicado para perfis de médicos, dentistas, advogados)
  29. @receitasdanome/@receitasdonome (indicado para perfis dedicados à culinária)
  30. @cozinhecomnome (indicado para perfis dedicados à culinária)
  31. @nomeatelie (indicado para perfis de artes e lojas de roupa)
  32. @nomeveste (indicado para perfis de lojas de roupas)
  33. @nomesobrenome.fotografia (indicado para perfis de profissionais de Fotografia)
  34. @estilonome (indicado para perfis dedicados à moda e estilo)
  35. @amonome
  36. @nomequemfez
  37. @viajecomnome (indicado para perfis dedicados a viagens)
  38. @venhacomnome (indicado para perfis dedicados a viagens)
  39. @naestradacomnome (indicado para perfis dedicados a viagens)
  40. @studio.nome

Nome para Instagram de infoprodutor

  1. @produtosdigitais
  2. @infoprodutoronline
  3. @novasolucao
  4. @marketingdigital
  5. @conteudosparainternet
  6. @produtosemdestaque
  7. @mestredigital
  8. @expertemvendas
  9. @sucessoempreendedor
  10. @dinheiroonline
  11. @negocioproprio
  12. @lucroonline
  13. @[nome do seu produto]
  14. @[seu nome]
  15. @[seu nome]_digital

Nome para colocar no Instagram de coprodutor e assistente virtual

  1. @suporteempresarial
  2. @coproducaodigital
  3. @assistentevirtual
  4. @gestaodeprojetos
  5. @sucessoemprodutividade
  6. @empreendedorismodigital
  7. @parceriadigital
  8. @trabalhoonline
  9. @gestaodeequipe
  10. @solucoesempresariais
  11. @empreendedordigital
  12. @suporteadministrativo
  13. @assistenciapessoal
  14. @negociosonline
  15. @[seunome].av

Nomes para Instagram com nome e sobrenome

  1. @nomesobrenome
  2. @nomesobrenome_
  3. @_nomesobrenome
  4. @nomesobrenome_
  5. @nome.sobrenome
  6. @nome_sobrenome
  7. @sobrenomenome
  8. @sobrenome.nome
  9. @sobrenome_nome
  10. @nomee (repetição da última letra do nome.)
  11. @nomesobrenomee (repetição da última letra do sobrenome.)
  12. @nome.sobrenomee (repetição da última letra do sobrenome)
  13. @nome.oficial

Como promover suas ideias de nome para Instagram e ganhar seguidores?

Inspirado para escolher um nome? Recomendamos também que você faça uma busca dentro do próprio Instagram e identifique perfis de referência para encontrar ideias de nomes para colocar no Instagram que sejam perfeitos para você. 

Depois de seguir nossas dicas para ter ideias de nome para Instagram, é importante saber como divulgar o seu nome e o seu perfil para criar uma base sólida de fãs dentro da rede social.

Divulgue o seu perfil

Depois de ter ideias de nome para Instagram e criar o seu perfil é hora de anunciar aos seus clientes, amigos e familiares que agora o seu negócio também está dentro da rede social.

Você pode utilizar os canais de comunicação que você já utiliza, por exemplo, se você possui ou deseja criar um site, pode utilizar um banner para anunciar as suas ideias de nome para colocar no Instagram.

Quem utiliza a estratégia de email marketing pode anunciar a nova rede social através do email. Anuncie, também, nas demais redes sociais que você utiliza e não esqueça de exibir um ícone para o seu Instagram dentro do seu site.

Divulgue o seu nome para Instagram em todos os canais possíveis, mas não esqueça que para ganhar seguidores é preciso apresentar uma proposta de valor, por isso não deixe de criar descontos, ou conteúdos exclusivos para quem te seguir na rede social.

Ilustração de um perfil do Instagram

Peça feedback nos Stories

Uma ótima oportunidade de promover suas ideias de nome para Instagram é pedir feedback para quem já comprou seus produtos.

É bastante comum, pedir para os clientes postarem Stories marcando o seu nome de usuário no Instagram. Em seguida você deve respostar esse storie nos seus próprios stories, não se preocupe, pois se o cliente realizar a marcação correta você receberá a notificação na sua direct.

Ao realizar essa ação as suas ideias de nome de usuário para Instagram serão compartilhadas com os seguidores dos seus clientes e essa é uma ótima maneira de promover a sua marca. 

Conheça mais sobre a ferramenta Stories e como eles podem ajudar o seu perfil ter mais alcance na rede social.

Crie filtros personalizados

As suas ideias de nome para Instagram também podem aparecer em filtros ou em gifs, e você pode criar desafios entre os seus seguidores para promovê-los.

Seja criativo, desafie os seguidores criando promoções por exemplo "quem compartilhar x vezes o seu filtro ou gif nos stories irá ganhar um desconto exclusivo."

Incentivando eles a compartilhar stories também vai aumentar o alcance do seu nome no Instagram.

Aprenda a criar seus próprios gifs e filtros no Instagram para divulgar a sua marca no nosso conteúdo: Como criar gifs para Instagram e como criar filtros no Instagram.

Utilize as hashtags

As hashtags são elementos fundamentais para você melhorar o alcance da sua conta nas redes sociais.

Você pode utilizar as hashtags mais populares para dar maior visibilidade para as suas publicações, por isso não deixe de participar dos desafios criados nas hashtags.

Há um tempo atrás a hashtag #tbt era bastante popular e gerava bastante engajamento e visibilidade de nomes para Instagram, tanto para perfis pessoais quanto para perfis comerciais.

Você também pode criar hashtags divertidas com o seu nome de perfil no Instagram. Por exemplo, #promoseunome #liquidaseunome, #instaseunome

Não tenha medo de mergulhar nas tendências, pois elas podem melhorar a visibilidade das suas Ideias de nome para Instagram e incentive os seus seguidores a compartilhar as suas hashtags.

Aprenda mais sobre as hashtags no nosso conteúdo: O que são hashtags?

Promova o seu perfil através de anúncios patrocinados

Quer alcançar resultados mais rapidamente nas redes sociais? Utilize os anúncios patrocinados ou impulsione as suas publicações.

Apesar de ser necessário um investimento para poder divulgar o seu nome e o seu perfil através de anúncios patrocinados eles são uma ótima oportunidade de gerar reconhecimento de marca para o seu negócio. 

Com os anúncios patrocinados rapidamente você consegue colocar a sua marca em evidência, e ainda segmentá-la para o público alvo, o que significa que você terá mais oportunidade de mostrar os seus produtos para quem possui um interesse em potencial na sua marca.

Saiba qual horário suas publicações terão mais visibilidade

Para você que deseja crescer dentro da plataforma e alcançar mais visibilidade com o seu nome para Instagram.

Você pode acessar o recurso do Instagram insights que está disponível apenas para contas comerciais e contas de criadores de conteúdo.

Esse recurso permite que você identifique qual é horário em que os usuários estão mais ativos dentro da rede social e dessa forma você pode criar estratégias para fortalecer o seu nome na rede social.

O Instagram funciona através de algoritmos e suas publicações são entregues a apenas uma parcela dos seus seguidores.

Ou seja, quanto mais pessoas ativas no momento que você publicar algo com as suas ideias de nome de usuário para Instagram, maior visibilidade a sua publicação terá. 

Crie parcerias com influenciadores

Nada melhor do que ter as suas ideias de nome para Instagram sendo divulgado por pessoas que já possuem uma fanbase de seguidores, não é mesmo?

Os posts patrocinados ou a troca de divulgação é uma estratégia que funciona bastante dentro da rede social, para realizar parcerias.

Com essa divulgação, mais pessoas conhecerão o seu perfil e o seu nome no Instagram.

Compre seguidores no Instagram para acelerar seus resultados

Comprar seguidores no Instagram é uma forma de acelerar seus resultados e gerar visibilidade para o seu perfil.

Esse pode ser o primeiro passo para conseguir o crescimento e o reconhecimento necessário para ter sucesso na plataforma.

Encontrou as ideias de nome para Instagram ideal para o seu perfil?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o nome para Instagram ideal para você que está pensando em mudar seu nome de usuário ou criando um perfil do zero.

Se você está começando um negócio e está pensando em criar uma loja virtual no Instagram, não deixe de conferir nosso artigo sobre como criar loja no Instagram.

E claro, para isso, você precisará aumentar seu número de seguidores!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download