Como ganhar seguidores no Instagram: 12 dicas para 2024

atualizado 14 de março de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Quando o assunto é impulsionar a relevância de seu perfil, é importante optar por ganhar seguidores no Instagram de forma eficiente e duradoura.

Criar uma boa base de seguidores é uma etapa indispensável na jornada de quem deseja conquistar sucesso e resultados através do Instagram. Geralmente, pessoas com este objetivo podem se deparar com diversas promessas fáceis e atraentes para facilitar este processo.

Alguns recursos oferecidos pela rede social são desbloqueados apenas após o perfil alcançar um número exato de seguidores, como é o exemplo de links em Stories.

Por isso, é importante conferir como ganhar seguidores no Instagram tanto de maneira orgânica (explicamos como fazer isso com as nossas dicas) quanto de forma direta, usando ferramentas especializadas para isso.

Sites para ganhar seguidores no Instagram

Confira a seguir algumas dicas de ferramentas para ganhar seguidores no Instagram que podem te ajudar no gerenciamento das redes e produção de conteúdo:

1. Redegram

Compre seguidores Instagram reais e brasileiros

O Redegram é o melhor site para comprar seguidores no Instagram, justamente pela sua qualidade, credibilidade e principalmente segurança.

De acordo com o portal de notícias O Dia, o Redegram se destaca pelos seus serviços de alta qualidade, oferecendo seguidores reais e brasileiros, o que é fundamental para quem busca uma presença mais autêntica e engajada no Instagram.

Sendo assim, o Redegram é o site mais confiável e eficiente para a compra de seguidores no Instagram, isso se deve graças ao seu compromisso com a qualidade, a satisfação do cliente, a entrega rápida e a variedade de opções, tornando-se uma escolha segura para aqueles que procuram fortalecer sua presença online de maneira eficaz e rápida.

2. Aumentogram

Compre seguidores Instagram reais e baratos

O Aumentogram está dentre as melhores plataformas para comprar seguidores no Instagram, através dela é possível adquirir seguidores de uma maneira simples e barata para melhorar o engajamento na sua rede social.

O processo leva apenas 3 passos que compreendem: a escolha do serviço e métodos de pagamentos, preenchimento de informações e por último a entrega dos resultados.

Com o Aumentagram você receberá seguidores de alta qualidade em uma plataforma totalmente segura, sem precisar gastar muito.

E, caso tenha dúvidas, a equipe de suporte estará disponível prontamente para atendê-lo assim que você fizer contato.

3. SocialGram

celular mostrando engajamento e números em um post do instagram subindo devido ao uso da ferramenta para ganhar seguidores socialgram

O Socialgram é um aplicativo completo para gestão de Instagram que te permite automatizar postagens, ganhar seguidores no Instagram e torná-los em clientes. Além disso, você pode agendar postagens com agilidade para garantir sua frequência de publicações.

Outra vantagem é a interação facilitada, que te permite responder comentários, enviar directs ou fornecer um atendimento personalizado de forma otimizada.

A plataforma também oferece planos para ganhar seguidores e curtidas estratégicas para gerar engajamento.

4. Shutterstock: Creative Flow

Imagem original ao lado de uma edição mais divertida feita pelo shutterstock creative flow mostrando que pode ser uma ótima forma de como ganhar seguidores no instagram através de imagens atrativas

Uma ótima forma de ganhar seguidores no Instagram é utilizar recursos que aprimoram todos os aspectos do seu processo criativo, como Shutterstock Creative Flow, um conjunto de aplicativos para fluxo de criação que usa IA.

Esta é uma ferramenta que te permite criar imagens incríveis em poucos cliques, adicionar textos, remover planos de fundo e fazer muito mais sem precisar ser um designer profissional.

O site conta com modelos prontos para serem usados e conjuntos de dados relacionados ao seu setor de trabalho para criar peças que tenham mais chances de fazer sucesso com seu público.

5. Simplified

captura de tela da ferramenta de como ganhar seguidores no Instagram simplified sendo usada para gerar textos

O Simplified é uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para criar textos voltados para marketing em poucos segundos para ser usado em vídeos, citações, produtos, blogs, artigos, legendas de posts e muito mais.

Além disso, você também pode reescrever os conteúdos para melhorá-los, o que te ajuda a reduzir e otimizar o tempo necessário para produzir novas copys. A plataforma também oferece soluções de IA para design gráfico, edição de vídeos e gerenciamento de redes sociais.

captura de tela do google trends

Pensando em como ganhar seguidores no Instagram de graça? Bem, essa o Google Trends não oferece exatamente isso, mas é uma ferramenta muito interessante que pode te ajudar a traçar novas estratégias.

Este é um site para quem deseja estar por dentro das principais tendências e aproveitar oportunidades para ganhar seguidores no Instagram. Ele te permite descobrir e explorar os assuntos e notícias que estão sendo mais pesquisados na internet em tempo real.

A plataforma também conta com um recurso que te ajuda a explorar palavras-chave para entender sua relevância, trajetória e até mesmo comparar com outras palavras-chave.

Dicas de como ganhar seguidores no Instagram

Além de usar sites para comprar seguidores no Instagram, confira algumas dicas que podem ajudar consideravelmente no seu crescimento orgânico.

1. Estude as funcionalidades do Instagram

Conhecer bem o Instagram e como a rede social funciona é fundamental para alcançar o sucesso na plataforma.

É muito importante entender quais recursos podem ser explorados, a melhor forma de utilizar as funcionalidades disponíveis e até mesmo encontrar referências para basear sua estratégia.

Além de aprender o básico da rede, também é preciso estar sempre atualizado quanto às atualizações e novidades lançadas para o aplicativo. Caso contrário, seu perfil irá ficar para trás.

Encontrar grupos de discussões voltados para redes sociais e cursos de Instagram também irá ajudar a manter as novidades em dia.

2. Crie um perfil comercial no Instagram

O próximo passo para utilizar o Instagram profissionalmente é converter o seu perfil pessoal em um perfil comercial.

Converter o seu perfil é gratuito, fácil de fazer e é indispensável porque a versão comercial da rede social conta com mais recursos profissionais, como biografia completa com espaço para links, assim como relatórios de engajamento mais detalhados.

Após converter seu perfil, capriche na criação de sua bio com as informações necessárias para causar uma boa impressão em seus visitantes.

Faça isso usando uma boa foto de perfil, defina a categoria do seu perfil, use hashtags, adicione localização, use o link do seu site e também um link do WhatsApp e capriche no texto de descrição.

Uma dica para sua bio é usar alguns emojis, sem exagero, e usar um CTA que convide as pessoas a seguirem seu perfil ou conferir seu site.

3. Analise as suas métricas e compare resultados

Ao converter seu perfil, será possível conferir e analisar continuamente as métricas de sua conta. Utilize esses dados para mensurar o desempenho de suas estratégias e o site adotado para ganhar seguidores no Instagram:

  • Métricas de seguidores: dados gerais sobre seus seguidores, como idade, gênero, localização, horários e dias de pico.
  • Cliques para e-mail: número de cliques no link do seu email.
  • Cliques no site: número de cliques no link do seu site.
  • Impressões: visualização total das publicações.
  • Alcance: quantos perfis únicos visualizaram uma publicação sua.
  • Visitas ao perfil: quantas vezes seu perfil foi visualizado.

4. Estude os concorrentes no seu nicho

Conhecer sua concorrência e entender suas estratégias é algo muito importante para ganhar seguidores no Instagram e conquistar resultados na rede social.

Utilize ferramentas para comparar resultados, coletar dados, entender o valor por trás do seu conteúdo e quem é seu público.

Com essas informações você poderá aprender mais sobre o seu negócio, entender onde está errando e o que pode ser feito para melhorar.

5. Publique conteúdo de qualidade e regularmente

Não há como falar sobre como ganhar seguidores no Instagram sem abordar diretamente a qualidade do conteúdo.

Publicar conteúdo de qualidade é algo que irá naturalmente aumentar a taxa de engajamento dos seguidores, ajudando a ganhar novos seguidores.

Entenda que as publicações que não geram valor serão ignoradas pelo seu público. Portanto, crie vídeos e imagens que "falam" com seu público, personalizadas para a sua audiência.

Tenha como objetivo publicar regularmente, mas não encha seu feed apenas com publicações que promovem seus produtos e serviços.

Uma dica interessante é pensar em como sua empresa pode oferecer conteúdos que solucionem os problemas dos usuários. Como por exemplo, através de guias, dicas, tutoriais, ou até mesmo lives no Instagram.

O objetivo deve ser crescer de forma orgânica, engajar os seus seguidores indo além de demonstrações e imagens de produtos.

6. Não use bots para ganhar seguidores no Instagram

O uso de bots para comentar em publicações de outras pessoas e demais automações semelhantes pode resultar em ações à sua conta por parte da rede social.

Adquirir seguidores de forma orgânica, através de publicações de qualidade e que realmente engajar o seu público e impulsionar o seu perfil com ferramentas para ganhar seguidores no Instagram trará resultados melhores e mais duradouros.

7. Conecte sua conta do Instagram às demais redes sociais

O Instagram é uma rede social da Meta, também responsável pelo Facebook e demais soluções.

Por isso, é importante lembrar-se que além de ter um perfil bem organizado, você também pode ganhar seguidores no Instagram ao integrar a sua conta a um perfil de negócios no Facebook.

Dessa forma, torna-se também possível criar uma página para a sua imagem no Facebook e expandir as suas vitrines de conteúdo.

Compartilhe publicações nesta página e certifique-se de que o seu público no Facebook consiga rapidamente encontrar o seu perfil no Instagram para ganhar mais seguidores de forma natural.

8. Use as hashtags certas para ganhar seguidores no Instagram

As Hashtags do Instagram são uma das melhores formas de ajudar novas pessoas a encontrar o seu perfil.

Muitos usuários da rede social procuram por perfis relacionados às Hashtags mais populares, por exemplo.

Ao encontrar publicações que chamam a atenção e os engajam, os mesmos usuários encontram novos perfis para seguir.

Essa é mais uma estratégia de como ganhar seguidores no Instagram grátis e de forma orgânica, ou seja, fazendo com que as pessoas venham até o seu perfil quando pesquisarem pelas hashtags publicadas.

9. Entenda a melhor hora de publicar no Instagram

Esse ponto pode ser um pouquinho mais difícil para aqueles que ainda não têm tanta afinidade ou tempo usando a rede social.

Não se preocupe, nós temos um conteúdo inteiro dedicado à ensinar como você pode rastrear e conhecer os melhores horários para postar no Instagram.

No conteúdo, ensinamos como você pode otimizar o horário de suas publicações e criar um cronograma de postagens.

Todos esses fatores são extremamente relevantes no que diz respeito de como ganhar seguidores no Instagram e, especialmente, ajuda na retenção dos mesmos, evitando que pessoas parem de seguir o seu perfil.

10. Interaja com os seus seguidores

Essa é uma dica realmente ampla e um pouco menos direta, mas não deixa de ser absolutamente crucial para que você tenha um perfil com muitos seguidores e alcance o sucesso nas redes sociais.

Observe por exemplo os perfis mais seguidores no Instagram e veja como eles produzem conteúdos focados realmente na interação com os seus seguidores.

Já falamos anteriormente sobre como você pode engajar seguidores através de sorteios mas, além disso, existem diversas outras formas de interagir com quem te segue, por exemplo:

  • Através de enquetes em publicações no Stories do Instagram;
  • Respondendo dúvidas sobre as suas publicações nos comentários;
  • Conversando diretamente com os seus seguidores pelo Direct;
  • Perguntando aos seus seguidores qual tipo de conteúdo eles gostariam de ver sem eu perfil;
  • Solicitando feedback sobre o quanto os seus seguidores ativos estão gostando do seu conteúdo.

Aproveite uma ou mais dessas formas para impulsionar o seu crescimento na rede social.

11. Use um calendário editorial

Como abordamos anteriormente, aprender o melhor horário para postar é importante, mas de nada servirá se você não conseguir organizar as suas publicações.

Criar um calendário editorial é outra estratégia muito importante para ganhar seguidores, pois traz previsibilidade para o seu canal.

Lembra quando dissemos que as pessoas podem não ter tempo para ver todas as publicações? Isso é um problema que você consegue contornar facilmente ao estabelecer exatamente em quais dias e horários publicará os seus posts na rede social.

Dessa forma, enquanto conquistar e conseguir mais seguidores, também impulsionará o engajamento ao fazer com que eles saibam os horários e dias na semana que você publica conteúdos no perfil.

12. Otimize o seu Call-to-Action (CTA)

Por fim, é importante entender que fazer marketing no Instagram envolve, assim como nas demais estratégias de marketing digital, a otimização das suas "chamadas para ação" (CTA - Call to Action).

Alguns exemplos clássicos de como você pode gerar mais engajamento e ganhar seguidores no Instagram é a partir de chamadas diretas em suas publicações, por exemplo:

  • Ao final de um vídeo rápido pergunte se os seus seguidores gostaram e peça para que deixem um comentário;
  • Faça perguntas em seus Stories e publicações de forma a gerar discussões e trazer interações.

Agora que terminamos de dar nossas melhores dicas para ganhar seguidores, você pode estar pensando que começar a ter sucesso no Instagram pode ser um pouco difícil.

Todavia, lembre-se que há ferramentas que podem ajudá-lo, especialmente se está apenas começando a crescer o seu perfil.

Não confie em ferramentas para ganhar seguidores no Instagram grátis

Vários sites e aplicativos oferecem a possiblidade de ganhar seguidores no Instagram grátis e, como nossa dica final, alertamos para ficar atentos com esse tipo de serviço.

O problema aqui é que sites que prometem coisas como "ganhar 1000 seguidores no Instagram grátis", "ganhar curtidas grátis", "sem automação" frequentemente solicitam dados do seu perfil que podem acabar comprometendo a segurança da sua conta.

Já não é um mistério que vários perfis usam ferramentas e aplicativos para ganhar seguidores no Instagram, porém, opte por serviços que transmitem confiança e que possuem boas avaliações, como os principais mencionados neste conteúdo!

Além disso, para que você tenha sucesso no Instagram, também é preciso utilizar estratégias para melhorar o seu engajamento, pois assim é possível ganhar seguidores de forma orgânica.

O foco para quem busca entender de verdade como ganhar seguidores no Instagram deve estar no engajamento e interação com seu público - assim, você conseguirá crescer de forma orgânica dentro da rede social.

Confira o nosso vídeo abaixo com 5 dicas de engajamento para impulsionar o seu perfil no Instagram.

Como ganhar 1000 seguidores no Instagram grátis?

Você sabia que essa é uma das perguntas mais buscadas online por pessoas que desejam upar os seguidores em seus perfis?

Certifique-se de não cair em promessas falsas, como empresas que se dizem ajudá-lo a "ganhar 1k de seguidores no Instagram grátis", por exemplo.

Busque soluções que realmente funcionam e, principalmente, não levem seu perfil à receber um shadowban.

As dicas que apresentamos te ajudam a crescer de forma orgânica, a partir da qualidade do seu perfil e dos conteúdos compartilhados.

Aprendeu como ganhar seguidores no Instagram?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha apresentado caminhos práticos para alcançar seus resultados da melhor maneira possível.

Para quem deseja aprofundar o próprio conhecimento sobre esta rede social e aprender estratégias para ganhar dinheiro com seu perfil, confira nossa lista com os 14 melhores cursos de Instagram para gerar resultados.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download