Como fazer Instagram [Guia Completo]

atualizado 12 de abril de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo, seja para usuários comuns ou para empresas e marcas. O Brasil é o terceiro país que mais utiliza o Instagram.

Criada originalmente com o objetivo de compartilhar fotos entre amigos, o Instagram passou a crescer e se tornar tão relevante que diversas empresas e marcas passaram a utilizar essa rede social como parte da estratégia de marketing digital.

Se você deseja aprender como fazer Instagram e criar a sua conta pessoal ou comercial e ter acesso a todas as funcionalidades dessa rede social, confira nosso artigo. Além de ensinar como fazer Instagram, separamos algumas dicas para ajudar a ganhar seguidores.

Por que criar uma conta no Instagram?

Antes de mostrarmos como fazer Instagram, separamos algumas informações sobre o Instagram para você que está na dúvida se vale a pena ou não começar a utilizar essa rede social.

Como falamos, o Instagram já superou 1 bilhão de usuários ativos e é a segunda rede social mais utilizada por empresas e marcas, ficando apenas atrás do Facebook. Entretanto, o engajamento de público do Instagram chega a ser 10 vezes maior que o Facebook.

Durante os anos de 2016 e 2018 o número de usuários do Instagram dobrou e vem crescendo cada vez mais. Atualmente mais de 80% dos usuários do Instagram seguem pelo menos um perfil de marca ou empresa.

Mão segurando um celular na tela de cadastro do Instagram

Se você pensa em criar um Instagram comercial para seu negócio, saiba que 9 em cada 10 das maiores marcas do mundo possuem uma conta na rede social. Além de 60% dos usuários encontrarem novos produtos dentro do Instagram.

Isso reforça a ideia de utilizar o Instagram como uma forte estratégia de marketing digital para empresas e negócios. Além das marcas, outro nicho que surgiu e cresce cada vez mais com o Instagram são os Influenciadores Digitais.

Atualmente existem diversas formas de se ganhar dinheiro através da internet, principalmente pelas redes sociais.

Ficar fora do Instagram pode atrapalhar seus negócios, visto que a rede social possui um poder gigantesco para aumentar a exposição dos seus trabalhos, além de ser uma boa ferramenta para prospecção de clientes e interação com sua audiência.

Por isso, fazer Instagram é uma boa solução para humanizar a sua marca ou serviço, mostrando inclusive seu dia a dia, buscar tendências e preferências do seu público através das ferramentas do Instagram, como por exemplo as enquetes dos Stories.

Como fazer Instagram pelo aplicativo

Agora que você já viu algumas vantagens de utilizar o Instagram, confira um passo a passo de como fazer um Instagram. Nesse primeiro tópico mostraremos como fazer Instagram pelo aplicativo, já que é a plataforma preferida para utilizar o Instagram.

Para começar a fazer a sua conta do Instagram, é necessário acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel para podermos baixar o Instagram.

Caso você utilize dispositivos como iPhone ou iPads, você precisa acessar a App Store e buscar por Instagram no campo de pesquisa de aplicativos. Já para usuários do Android, você deve baixar o Instagram na Google Play Store.

Por último, para dispositivos Windows Phone, você pode fazer o download do aplicativo acessando a Microsoft Store.

Pronto! Agora é só fazer o download do aplicativo para poder criar sua conta no Instagram, basta clicar em "Instalar" ou "Obter" para começar a baixar o aplicativo, aguarde alguns segundos até finalizar o download.

Agora que o Instagram foi baixado, basta clicar no ícone da rede social e entrar no aplicativo. Na tela inicial do aplicativo, selecione o botão "Cadastre-se" e digite as informações solicitadas para fazer sua conta no Instagram.

Imagem de cadastro do Instagram pelo Facebook

Existem algumas maneiras de como fazer Instagram, você pode cadastrar o seu e-mail e definir uma senha e clicar em "Avançar" ou pode escolher o número de telefone para cadastrar a sua conta.

Além disso, é possível fazer o seu cadastro no Instagram utilizando uma conta do Facebook. Para isso, toque em "Entrar com o Facebook" para utilizar suas informações como e-mail e senhas do Facebook para conectar ao Instagram.

Tela de cadastro do Instagram para inserir e-mail

Quando escolher o seu e-mail de cadastro do Instagram, é importante escolher um endereço que você utiliza com frequência. Pois, ele será usado para recuperar a sua senha, caso a perda, ou receber mensagens da própria comunicação do Instagram.

Outra dica importante, é em relação a sua senha, busque combinar números, símbolos  e letras maiúsculas para aumentar o nível de dificuldade e deixar o seu perfil mais seguro contra intrusos.

Agora que você já preencheu todas as informações de login, agora para continuar a criação da sua conta do Instagram, você precisa escolher um nome de usuário para você ser conhecido na rede social.

Cada usuário possui um nome único, o Instagram não aceita nomes de usuários repetidos. Caso você tenha um nome comum, você pode escolher por combinações com seu sobrenome, profissão ou o nome do seu negócio.

É importante que seu nome de usuário não seja muito grande, pois dificulta a memorização dos demais usuários, e busque um nome que se destaque em meio aos demais usuários.

Também é recomendado que se evite números ou letras em excesso para não confundir os usuários dentro da plataforma.

Como fazer Instagram no computador

Além de poder cadastrar sua conta no aplicativo, é possível fazer o seu Instagram pelo navegador do computador.

Tela inicial do site do Instagram no navegador

Para isso, acesse o site do Instagram e clique em "Cadastre-se", e assim como para dispositivos móveis, preencha todos os dados ou crie sua conta diretamente com o Facebook.

Ao clicar em cadastrar, você terá que preencher todas as informações do seu perfil, para isso, preparamos um passo a passo com dicas de como editar o seu perfil no Instagram.

Tela de cadastro do Instagram pelo PC

Editar seu perfil no Instagram

Pronto, nesse momento sua conta já está criada. Agora só falta personalizar o seu perfil e deixá-lo com a sua cara. Para editar todas as informações do seu perfil, basta clicar no canto superior em "Editar perfil".

Na tela de edição de perfil, é possível editar a sua "Biografia", nesse espaço fale um pouco sobre você, trazendo curiosidades ou simplesmente falando quem você é, podendo também falar de onde você é ou o que você faz.

Procure ser o mais claro e objetivo na sua "Bio", pois, o número de caracteres permitidos é bem limitado. Utilize a criatividade para contar seus pontos fortes e se destacar dentro da rede social.

Também é possível deixar o espaço da Bio em branco. Mas se você está criando um perfil comercial, saiba que quanto mais informações você passar para seus seguidores, mais fácil é ele se identificar com o seu perfil.

Outro detalhe que pode ser adicionado na sua Bio são as Hashtags. Elas são termos seguidores do símbolo de jogo-da-velha (#) e servem como um filtro para encontrar publicações que possuem a mesma hashtag.

Além disso, dentro do editor de perfil do Instagram, existe um campo onde você pode inserir um link na bio. Caso você possua um site, ou queira divulgar qualquer link importante no seu perfil, basta colocá-lo nesse campo específico.

Para finalizar o seu perfil e deixá-lo literalmente com a sua cara, é importante que você selecione uma boa foto de perfil. Podendo ser uma simples selfie, uma foto produzida ou até mesmo o logotipo do seu negócio ou marca.

Como conquistar seus primeiro seguidores

Agora que você aprendeu como fazer Instagram e criou sua conta na rede social, é necessário começar a seguir perfis que você se interessa e buscar seguidores para seu novo perfil.

Ao criar a sua conta no Instagram, é possível conectar a sua conta em outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp. Então, essa é uma maneira de encontrar seus amigos e começar a segui-los e ganhar seguidores.

Também é possível compartilhar suas publicações do Instagram no Facebook, para isso, acesse o menu "configurações", escolha a opção "Contas vinculadas" e toque no ícone do Facebook.

Em seguida, preencha todos os dados necessários da tela seguinte e clique em "autorizar aplicativo".

Outra forma de encontrar seguidores é através dos contatos da agenda do seu celular, para isso, no menu superior direito clique em "Configurações" e em seguida em "Seguir e convidar amigos".

Aparecerá uma tela permitindo que você convide seus amigos pelo WhatsApp, por SMS ou siga os contatos da sua agenda.

Por último, o Instagram possui uma funcionalidade que recomenda pessoas do Instagram para você seguir. Para acessar essa opção, toque no menu "Sugestões" e veja alguns perfis que a própria rede social separa para você.

Caso tenha interesse em aumentar os números do seu perfil, confira nosso artigo com os melhores sites para comprar seguidores no Instagram.

Integrar Instagram ao JivoChat

A JivoChat conta com um API que permite que você integre o seu perfil do Instagram em sua plataforma, podendo receber directs, menções e até respostas nos seus Stories do Instagram diretamente no JivoChat.

Essa API garante estabilidade e uma integração sem qualquer tipo de risco para o seu perfil do Instagram. Sem a necessidade de compartilhar a senha do seu perfil comercial com outros colaboradores.

A API do JivoChat armazena todas as mensagens no aplicativo do JivoChat e possibilita que você e outros colaboradores da equipe respondam a qualquer mensagem, além de adicionar outras pessoas sempre que precisar,

É possível rastrear as conversas no JivoChat, identificando as conversas já solucionadas e aquelas que ainda precisam ser atendidas.

Aprendeu como fazer Instagram?

Esperamos que este guia tenha te ajudado a aprender como fazer Instagram e que agora você possa criar sua conta em uma das redes sociais que mais cresce no mundo.

Se você está querendo criar um perfil no Instagram para começar a vender seu serviço ou produto.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download