Como recuperar conta do Instagram: saiba o que fazer

No mundo atual as redes sociais possuem suma importância na vida das pessoas, servindo muito além de fazer amizades, encontrar um novo amor ou divulgar um serviço, grande parte das pessoas fazem das redes seu meio de sustento.

Fato é que a maioria dos usuários não conseguem se imaginar vivendo sem as redes sociais, por já fazerem parte indispensável de seus dias e trabalho. Sendo assim, suponha que em uma bela manhã, você acorde e se depare com sua conta desativada sem motivo aparente, parece assustador, não é mesmo?

Pode parecer impossível, mas esse fato ocorre com mais frequência do que se possa imaginar, mais comumente na plataforma do Instagram, e as razões podem ser inúmeras!

Quais são as causas para um Instagram bloqueado?

Isso pode ocorrer por uma simples perda de senha ou até mesmo pelo o descumprimento de uma regra estabelecida nos termos de uso da plataforma. Isso mesmo, quando você baixa o aplicativo do Instagram e cria uma conta, você concorda com inúmeros termos de uso, aqueles que existem e a maioria das pessoas não leem.

Dentre essas regras destacaremos a seguir 03 (três) que com mais frequência levam uma conta no Instagram a ser bloqueada ou até mesmo desativada.

Primeiramente destacamos o conteúdo repetitivo, o famoso “spam”, a publicação reiterada de conteúdo de conteúdo repetido em sua página ou a marcação desordenada de usuários repetidamente podem levar ao bloqueio de sua conta. Isso porque muitos usuários baixam programas para ganhar seguidores, curtidas ou compartilhamentos de forma automatizada, o que contrária os termos de uso do Instagram.

Adiante, destacamos a violação dos direitos autorais, de acordo com o Instagram os direitos autorais protegem principalmente os conteúdos visuais, auditivos e artísticos, como por exemplo frases, citações, músicas, vídeos, imagens, dentre outros. A melhor maneira de garantir que o conteúdo publicado não viole a lei de direitos autorais é publicando conteúdo criado por você mesmo, ou promovendo a devida referência e permissão da obra publicada.

Por fim, o que mais causa a tão temida desativação da conta no Instagram é a publicação de conteúdos inapropriados, como por exemplo os que contenham violência, incitação ao ódio e principalmente nudez. Por possuir um público em sua grande maioria menor de idade o Instagram proíbe veementemente tais conteúdos ditos como inapropriados para menores, principalmente referentes a nudez, total ou parcial.

Contudo, depois de muito debate a publicação de alguns conteúdos que possuem nudez vêm sendo relativizado e já são teoricamente liberados, como por exemplo pinturas, esculturas, e até mesmo imagens e vídeos de mulheres amamentando.

Portanto, destacamos a necessidade de que se atentem as normas estabelecidas pelos termos de contrato do Instagram para que não corram o risco de terem suas contas desativadas.

Mas ocorrendo a desativação, não se desespere, existem algumas formas possíveis para que você possa pleitear a reativação da sua conta. Sem mais delongas, vamos a elas.

Como recuperar conta do Instagram?

Começando pela forma mais simples, caso sua conta tenha sido desativada, sem motivo aparente, a própria plataforma disponibiliza um canal para “recuperação de conta”.

Nele você preencherá um formulário que será direcionado à plataforma, e sua solicitação será analisada com posterior resposta por e-mail. Na melhor das hipóteses, a plataforma admitirá o erro e reativará sua conta.

E se houver uma negativa por parte do Instagram? Caso afirmem que houve um descumprimento dos termos de uso e que sua conta não poderá ser recuperada. Nessa hipótese, há o que fazer?

Na maioria desses casos, se a empresa entender que, de fato, você cometeu alguma violação aos termos de uso, você não terá como reativar sua conta administrativamente.

Contudo, notem que foi informado que administrativamente não será possível. Isto pois, caso você tenha certeza de que não descumpriu quaisquer dos termos de uso e que sua desativação fora desproporcional e injusta, você poderá recorrer as vias judiciais pleiteando a reativação de sua conta na plataforma.

Pode parecer absurdo recorrer a medidas judiciais, mas diferentemente do que se imagina, tal medida tem sido cada vez mais comum, isso por ser muito comum as desativações de contas por supostas violações.

Conforme é sabido, muitas pessoas dedicam suas vidas as redes sociais, as tendo como única forma de sustendo. Sendo assim, uma desativação súbita e injusta faz com que as pessoas recorram ao meio judicial para resolver a questão e reaver sua conta.

Tais medidas tem surgido efeito e já é possível encontrar inúmeras decisões judiciais favoráveis nesse sentido, onde a plataforma é compelida a reativar uma conta por restar comprovado que não houve nenhuma violação dos termos de uso.

Em casos específicos, tal desativação gera, inclusive, a obrigação de indenizar por parte da plataforma, porquanto dependendo dos danos causados pela desativação injusta, o usuário poderá pleitear a reparação financeira juntamente com a reativação de sua conta.

Urge salientar que a relação entre as partes é de consumo, sendo assim a responsabilidade do fornecedor de serviços pelos danos causados ao consumidor é objetiva, a teor do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor, sendo necessária tão somente a comprovação do dano sofrido em razão do defeito na prestação de serviço, e o nexo de causalidade entre eles, para que reste configurado o dever de indenizar.

Aprendeu como recuperar uma conta desativada no Instagram?

Portanto, caso se depare com sua conta desativada e tenha certeza que não cometeu qualquer violação, não se desespere!

Entre em contado com a própria plataforma, pelo canal “recuperação de conta do Instagram” e solicite sua reativação, e em caso de seu pedido não ser atendido pela mesma, procure um profissional capacitado para pleitear seu direito judicialmente, como por exemplo o escritório de advocacia Rubens Filho, que já possui experiência com este tipo de caso.

Início Blog Tutoriais Como recuperar conta do Instagram: saiba o que fazer
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download