Marketing Empresarial: o que é e como fazer

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Thais L.
Thais L.
Redatora

O Marketing Empresarial é muito importante para que a sua empresa consiga crescer, e se manter dentro do nicho de mercado em que ela atua.

É através do Marketing Empresarial que realiza-se a avaliação do seu empreendimento no momento atual, visando fazer melhorias do seu status atual.

Assim é possível definir metas e objetivos para que você consiga melhorar o rendimento da sua empresa. 

Também é por meio das ações de Marketing Empresarial que você constrói a sua reputação e melhora a imagem de como a sua empresa é percebida pelos clientes e pelo público em geral. 

Dessa forma, ele se torna essencial para quem deseja alcançar um público maior e obter mais lucros aplicando as estratégias certas. 

Nesse artigo vamos explicar o que é o Marketing Empresarial, qual é a sua importância e porque você deve trabalhar nele. 

O que é Marketing Empresarial?

Marketing Empresarial são ações realizadas com o objetivo promover um empreendimento ou negócio, impulsionando o seu crescimento para que ele atinja determinados objetivos.

Essas ações são executadas a partir de estratégias elaboradas, a curto e médio prazo, de acordo com os objetivos que se deseja atingir, e podem ser  aplicadas tanto no ambiente online quanto no offline.

Esses objetivos podem ser, por exemplo, atrair mais clientes, melhorar o relacionamento  com seus clientes, melhorar o funcionamento interno da sua empresa e etc...

As estratégias de marketing, quando bem executadas, podem fazer com que você aumente a sua base de clientes, visibilidade e o seu lucro.

Dessa maneira, para traçar as melhores estratégias de marketing para uma empresa é necessário que seja realizado um estudo aprofundado sobre o mercado atual e também o status da empresa. 

Esse estudo possibilita que sejam definidos os objetivos, KPIs e como fazer para alcançá-los.

No entanto, para que se possa alcançar os objetivos é imprescindível que toda a equipe e colaboradores da empresa estejam cientes dos valores, das metas e dos objetivos e que trabalhem em conjunto para alcançá-los.  

Qual a importância do Marketing Empresarial?

Você já deve ter percebido que o Marketing Empresarial é imprescindível para você que deseja que a sua empresa tenha sucesso no mercado.

Pois é através dele que você adquire mais conhecimento a respeito do seu empreendimento, nicho de mercado e também o comportamento do consumidor, ou público-alvo, para que  consiga definir as melhores estratégias para alcançar seu objetivo.. 

Ao adquirir conhecimento sobre comportamento do consumidor, você consegue compreender melhor quais são as suas principais necessidades, e como o seu produto ou serviço pode atendê-las.  

Além disso, o Marketing Empresarial também permite que sua empresa acompanhe as tendências do mercado e se mantenha atualizada. 

Que é considerada como uma vantagem competitiva, pois ganha destaque quem percebe as inovações com mais rapidez e entrega qualidade para os seus clientes. 

Além da qualidade é importante que você descubra como entregar valor para os clientes, ou como agregar valor ao seu produto ou serviço.

Inserindo-o em um contexto para que seus clientes entendam o quanto o seu produto é exclusivo e único. 

O Marketing Empresarial também trabalha a fidelização dos seus clientes para que eles se mantenham na sua carteira de clientes ativa, ou realizando compras com você. 

Com as mudanças que surgiram através do desenvolvimento do marketing digital, as empresas já perceberam o quanto investir no ambiente digital pode trazer benefícios para que consigam manter e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Dessa forma é possível você utilizar estratégias para entregar seu produto ou serviço de uma maneira sutil, menos agressiva e melhorando o avanço do cliente durante o funil de vendas. 

As bases do Marketing Empresarial

Para que você consiga elaborar estratégias de Marketing Empresarial para a sua empresa, é necessário que você compreenda sobre os 4Ps do Marketing que se refere a produto, preço, praça e promoção. 

Eles são a base de um bom planejamento de marketing, por tanto servem para a maioria dos negócios.

A partir dele você consegue definir um bom planejamento empresarial. Conheça o que é cada um deles e qual é a sua relevância para o marketing da sua empresa:

Produto

O P de produto está relacionado com o serviço ou produto que você está oferecendo na sua  empresa, por isso é importante que você tenha bastante conhecimento acerca do seu público.

Como esse produto está propondo uma solução para resolver um problema do seu público?

Observe que esta questão é a principal quando a ser respondida, pois é através dela que você irá trabalhar maneiras de inserir seu produto no dia a dia dos seus clientes. 

Quanto melhor você conhecer os seus clientes, mais fácil é de você se comunicar com eles e apresentar o seu produto como a solução que eles precisam. 

Você pode criar personas, pois elas irão representar uma parcela do seu público alvo e fornecem mais informações e riqueza de detalhes sobre seu comportamento. 

Depois de conhecer como o seu produto resolve um problema do seu público, você precisa ter bem definido qual é o diferencial do seu produto e o que faz ele se destacar entre os concorrentes.

Mantenha esse diferencial sempre em destaque, pois ele também é uma vantagem competitiva. 

Preço

O P de preço, no Marketing Empresarial, pode ser definido como o valor monetário atribuído ao seu produto ou serviço.

Ela é uma etapa bastante elaborada e importante que envolve fazer uma análise da concorrência, pois você deve comparar os valores para que o valor do seu produto não esteja muito abaixo da média e nem muito acima.

Realize uma análise da concorrência, lembrando-se de que esse tipo de análise se faz essencial e necessário em qualquer tomada de decisão, pois você precisa prever quais são as tendências dentro do mercado. 

O valor estipulado para o seu produto deve cobrir todos os gastos de aquisição do seu produto e também da promoção deste produto. 

Por isso, é necessário trabalhar para que o preço seja considerado um valor justo tanto para a empresa quanto para o consumidor. 

Negócios que expõem a maneira de precificação do produto de forma transparente associando com suas vantagens, ganham uma credibilidade maior por parte do seu público-alvo.

Praça

A praça, ou o P de praça, faz referência ao local onde seus produtos serão distribuídos ou comercializados, o seu ponto comercial. 

A escolha de um ponto comercial também deve levar em consideração a concorrência, localização, e visibilidade para o público alvo. 

Mas a Praça não contempla apenas o ambiente real, mas também o ambiente virtual e outros tendo em vista que você pode vender seus produtos por meio de catálogos, sites, ecommerces, redes sociais, dropshipping e etc...

E com o advento do Marketing digital, muitas empresas preferem vender seus produtos no ambiente virtual, pelo custo de investimento ser menor do que o ambiente físico.

Se você deseja vender seus produtos em ambiente virtual conheça oWix.

O Wix é uma plataforma virtual que permite que você crie o seu ecommerce com um design profissional mesmo que você não conheça muito sobre design.

Para decidir qual é a melhor praça, mas uma vez só respondemos através de um estudo sobre o comportamento do consumidor.

O fato é que as pessoas cada vez mais utilizam a internet para realizar compras, mas para um público mais idoso, por exemplo, talvez a internet não seja o local mais favorável para você disponibilizar seus produtos. 

Assim é importante entender sobre o comportamento do consumidor para verificar qual é a solução mais viável de distribuição para o seu produto. 

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Promoção

É a forma como o seu produto será apresentado e divulgado para o seu cliente.

E geralmente são os canais em que o seu público-alvo frequenta, aplicar a estratégia de multicanal pode fazer com que você potencialize a promoção dos seus produtos.

Tanto para a promoção online quanto offline, anúncios publicitários são muito utilizados. 

E a própria internet oferece grandes chances de divulgação dos seus produtos como:

  • Redes sociais: as redes sociais Youtube, Facebook, Instagram e Linkedin, além de manter a comunicação com o seu público você pode investir em marketing de conteúdo para atrair novos clientes.
  • Tráfego orgânico: o site do seu empreendimento pode aparecer entre os primeiros da pesquisa do Google, Yahoo ou Bing através da utilização de técnicas como SEO.
  • Tráfego pago: uma maneira de criar anúncios patrocinados para divulgar seu produto nos buscadores ou então nas redes sociais.

De uma maneira geral, divulgar um produto pela internet tem grandes chances de sucesso, uma vez que muitas pessoas possuem acesso e dificilmente você não vai encontrar o seu público online.

E em questão de custo benefício, você precisa investir menos para divulgar um produto online.

Por tanto, se certifique de que sua empresa garanta um espaço no ambiente virtual, tenha pelo menos um site ou rede social para manter a comunicação com os seus clientes constante. 

O objetivo da promoção é fazer com que o seu produto seja encontrado pelo seu público.

E você ainda pode utilizar os métodos mais comuns, como divulgar em TV, outdoors, rádio e etc..

Imagem vetorizada de duas pessoas analisando um relatório de dados.

Estratégias do Marketing Empresarial

O Marketing Empresarial de uma maneira geral contempla os 4Ps como estratégica básica para quem deseja se manter no mercado.

Além desse objetivo podem existir objetivos mais específicos e que também requerem a utilização de algumas estratégias para serem alcançados. 

Mas lembre-se que é necessário realizar um estudo, e uma avaliação mais ampla a respeito do status atual da sua empresa e do seu negócio para então traçar uma estratégia eficaz. 

Para isso, o profissional de marketing deve estar presente e avaliar qual é a estratégia mais adequada para o momento que sua empresa se encontra. 

Apenas ele pode dizer se os objetivos de sua empresa são atingíveis ou não com base nas estratégias. 

Confira alguns dos principais objetivos das empresas e  como atingi-los:

Aumento das vendas

Aumentar as vendas é o objetivo principal da maioria das empresas de pequeno e médio porte.

Para conseguir vender mais você deve aumentar o faturamento ou então atrair novos clientes. 

Mas lembre-se de ser realista com seus objetivos. Não espere aumentar as vendas em 50% em um curto período de tempo, por exemplo.

Para atrair novos clientes é necessário que você promova mais os seus produtos para o público certo.

No ambiente online você pode aumentar a exposição dos seus produtos através do marketing de conteúdo e também por meio de tráfego pago, nas redes sociais ou para o seu site.

E ao utilizar essa técnica você consegue segmentar seus anúncios para encontrar o público que precisa do seu produto.

Investir em Marketing de Conteúdo requer tempo, mas é uma ótima estratégia para atrair novos clientes para os seus produtos, pois você oferece a eles informação de valor. 

Por isso, mencionamos no início deste texto que você precisa gerar um conteúdo que agregue valor para o seu cliente, esse conteúdo também faz a manutenção do relacionamento.

Também precisa saber como guiar o seu público através do funil de vendas. 

Fidelização de clientes

Fidelizar clientes é manter seus clientes na carteira de clientes ativa, dessa forma esses clientes continuam comprando com você. 

Afinal, é muito mais fácil você fechar uma compra com quem já conhece os seus produtos, do que captar um novo lead e fazer ele passar por todas as etapas da jornada de compra.

Trabalhar na fidelização de clientes aumenta a lucratividade do seu empreendimento. 

Como comentamos, o marketing de conteúdo também ajuda a manter os clientes fiéis.

Mas você também deve analisar se oferece as condições adequadas para que esse cliente queira continuar comprando ou solicitando o seu serviço.

Se você for um ecommerce, o seu site é otimizado para dispositivos móveis? Como é o seu atendimento via chat online? Talvez ampliar as condições de pagamento? Oferecer brindes?

A técnica de cliente oculto pode te ajudar a identificar falhas que estejam presentes e que você precisa melhorar para garantir que seus clientes queiram comprar com você novamente.

Avalie o seu empreendimento para traçar essas estratégias. 

Fortalecimento da marca

Você pode fortalecer a sua marca através das estratégias de branding.

É muito comum no  Marketing Empresarial para o fortalecimento de marca que seja desenvolvida identidade visual que traduzam os valores da sua empresa para que ela seja reconhecida pelo público. 

Por isso, é importante que você tenha um logotipo único, uma paleta de cores características e que mantenha o mesmo tom de voz nos seus canais de atendimento, facilitando que o público reconheça a sua marca.

Para divulgar, no ambiente virtual, faça anúncios com as cores da sua identidade virtual, utilize as redes sociais como canal de comunicação. 

No ambiente físico você pode utilizar produtos personalizados para divulgar a sua marca e aumentar o reconhecimento.

Aposte em palestras e webinar, produção de eventos também contribuem para que a sua marca seja reconhecida.

A estratégia de multicanal também pode ser uma opção para você fortalecer sua marca, pois através dela você pode atingir seus clientes em todos os canais que eles frequentam. 

Construção de bons relacionamentos

Se você deseja construir um bom relacionamento com os seus atuais clientes e também com os possíveis clientes, invista na utilização das redes sociais. 

Pois elas criam uma sensação de aproximação com o seu público, mas lembre-se de ficar por dentro das tendências e também de conhecer melhor o seu público,  para isso conte com o uso de ferramentas de CRM.

Também é possível utilizar as redes sociais para o esclarecimento de dúvidas sobre seus produtos ou serviços, bem como ter feedbacks.

Assim os seus clientes sentem-se mais seguros em comprar com você. 

Você também pode trabalhar com e-mail marketing enviando promoções e novidades para seus clientes. 

Garanta também  um bom atendimento, se você por exemplo tiver um site, pode utilizar um serviço de chat online para oferecer um bom atendimento para os seus clientes, sem fazer com que eles fiquem esperando por uma resposta. 

O JivoChat, por exemplo, é uma ferramenta que funciona como chat online, com mensagens rápidas, integração com as principais redes sociais para que você não precise se perder durante os atendimentos, podendo responder todas as mensagens. 

Muitos clientes levam em conta o tempo de resposta, e para a construção de um bom relacionamento você precisa estar preparado para atendê-los no momento certo. 

Engajamento da equipe

Se você tem como objetivo melhorar o engajamento da sua equipe é imprescindível que você conheça uma área dentro do Marketing Empresarial que se chama endomarketing.

O endomarketing promove diferentes ações para que você consiga manter o seu público engajado e alinhado com os objetivos da sua empresa. 

Promova um ambiente amigável e colaborativo para a sua equipe.

Saiba reconhecer os funcionários que atingem as metas, e mantenha uma comunicação aberta com eles.

Além disso, faça com que eles se sintam parte melhorando os seus processos de comunicação interna e oferecendo palestras motivacionais.

Ofereça prêmios, viagens e também encoraje seus funcionários. 

Exemplos de Estratégias Bem Sucedidas de Marketing Empresarial

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é um case de sucesso onde o branding, foi capaz de fazer a marca ganhar destaque entre seus principais concorrentes.

O diferencial foi apostar na assistente virtual, Lu que agora é como se fosse uma Influencer Digital, com um canal no Youtube onde apresenta os principais produtos do marketplace, a personagem conta com mais de 1 milhão de seguidores.

E o sucesso é tanto que a Lu foi capaz de popularizar a utilização dos mascotes, pois as marcas perceberam que um bom storytelling pode ser uma grande aliada durante o processo de venda.

Desde a Lu, surgiram outros mascotes que também interagem com o público como a Nati da marca Natura, mais recentemente a Sam da Samsung e também o Baianinho das casas Bahia. 

Apple

Através do Marketing Empresarial, a Apple conseguiu consolidar seus produtos no mercado que apresentavam designs bonitos e inovadores, a Apple foi por muitos anos referência em atendimento e qualidade de serviço conquistando cada vez mais clientes fiéis à marca. 

Um exemplo de diferencial que a marca oferecia, em alguns casos de defeito de seus dispositivos móveis a marca permitia troca de aparelho por um aparelho novo, o que raramente acontece em outras marcas.

Netflix

A Netflix é um case de sucesso quando falamos da sua comunicação dentro das redes sociais.

Com um tom mais humorístico para abordar os filmes e séries que chegam até a plataforma, a Netflix conquistou o público e suas postagens ganham muitas interações dentro das redes sociais. 

Estude para fazer seu Marketing Empresarial ainda mais eficaz

Nesse artigo apresentamos o que é Marketing Empresarial e como ele é importante para o desenvolvimento da sua empresa.

É importante que você saiba manter um relacionamento com o seu cliente e saber como divulgar seu serviço e seu produto.

Para isso é preciso estudar o comportamento do consumidor, definir o tipos de empresa, o nicho de mercado que você está inserido e também seus concorrentes para se manter atualizado.

Lembre-se de prestar um bom atendimento no seu site através de um chat online como o JivoChat, que oferece integração com algumas das principais redes sociais e do seu site.

Você ainda pode utilizar o Branding para fazer a sua empresa adquirir mais destaque em meio a concorrência ou então fazer o uso do marketing social.

Utilizando o lead scoring você pode conquistar mais leads para a sua empresa e alinhar a sua estratégia elaborando um plano de marketing.

E se você quer otimizar o seu processo de venda estude sobre lead time, que é um indicador muito importante para você melhorar a gestão do seu negócio.

Boas vendas!

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