Marketing Social: o que é e como aplicar?

Índice

O Marketing Social quando bem estruturado pode contribuir para que o seu negócio adquira maior visibilidade, além de fortalecer a imagem e os valores  da sua empresa perante o seu público.

Essa estratégia é bastante utilizada por empresas de pequeno, médio e grande porte, pois ela costuma gerar impacto positivo na imagem de uma empresa, além contribuir com a fidelização dos seus clientes.

Mas para que isso aconteça você precisa conhecer mais sobre essa estratégia e como as empresas fazem o uso dela.

Por isso,  preparamos esse artigo onde você irá aprender o que é o Marketing Social, como fazer, quais são as suas vantagens e alguns exemplos que podem te inspirar.

O que é Marketing Social?

O Marketing Social acontece por intermédio de campanhas voltadas principalmente para eliminar, contribuir para a diminuição ou fazer com que as pessoas se conscientizem de problemas sociais.

Esses problemas sociais podem estar relacionados a questões de saúde pública, trabalho, educação e uma variedade de outros temas.

São problemas que estão inseridos na sociedade e geralmente despertam o interesse das pessoas por se tratarem de bem estar social. 

E por isso são bem vistos quando são abordados ou difundidos através de uma empresa ou produtos por meio de campanhas conferindo alguns benefícios a essas empresas.

Além de trabalhar em prol do benefício social, essas empresas, adquirem mais exposição e visibilidade, fazendo com que simpatizantes da causa passem a apoiar a marca e consequentemente influenciar nas vendas. 

Uma pesquisa do Instituto Ethos revelou que 24% dos consumidores preferem comprar produtos ou serviços de empresas que apresentam algum tipo de responsabilidade social.

E em um mercado que é cada vez mais competitivo, essa  é uma maneira de ganhar destaque entre seus concorrentes.

Marketing Social é um conceito que surgiu em 1970 através de Philip Kotler e Gerald Zartman que perceberam que o marketing também atua como um propagador de atitudes, causas e comportamentos.

E desde então ele é amplamente utilizado para conscientizar o público sobre questões que são relevantes para a sociedade de uma maneira geral.

A diferença entre Marketing Social e Marketing Comercial?

Provavelmente você já deve ter compreendido que a principal diferença entre o Marketing Social e o Marketing Comercial é o objetivo para o qual cada um deles se destina.

O Marketing Comercial, por sua vez, visa melhorar as vendas através da divulgação dos seus produtos e serviços. 

Já o Marketing Social não objetiva gerar vendas pois ele é  centrado em valores e humanização.

E permite que a empresa mostre que além de transformar a vida do consumidor, ela contribui para transformar o mundo.

É uma maneira também da empresa se mostrar autêntica e íntegra com os seus valores, solidificando a sua imagem perante a sociedade ao preservar o bem estar social.

Por isso, dizemos que o Marketing Social é uma consequência das ações que sua empresa realiza, ele é quase um bônus, pois não se deve apoiar uma causa apenas pensando no Marketing Social.

Podemos dizer também que o Marketing Social confere benefícios indiretos para a sua empresa, do ponto de vista mercadológico, já os benefícios do Marketing Comercial são diretos e facilmente percebidos. 

Por que investir em Marketing Social na minha empresa?

Já citamos alguns benefícios que o Marketing Social tende a gerar tanto para a sua empresa quanto do ponto de vista social e humanitário.

Esses benefícios tendem apenas a melhorar o posicionamento da sua empresa no mercado e a sua imagem perante ao seu público-alvo quando o Marketing Social é realizado genuinamente.  

Do ponto de vista mercadológico ele tende a contribuir para que a sua empresa conquiste mais clientes, fidelize os clientes atuais e construa uma melhor aceitação dentro do mercado.

Já foi mencionado também sobre o Marketing Social se tornar uma vantagem competitiva, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes e a concorrência dentro do mercado só cresce.

Além desses fatores, o Marketing Social tem o poder de aumentar a credibilidade da sua empresa, pois você acaba mostrando que possui responsabilidade social.

A responsabilidade social é o cumprimento de deveres e obrigações dos indivíduos e empresas com a sociedade.

Algumas empresas, por exemplo, demonstram sua preocupação com o meio ambiente e estendem essas ações a seus produtos. 

É o caso da Natura, e de outras empresas de cosméticos que não mais fazem testes em animais para os seus produtos.

Quem se identifica com a causa passa a utilizar a marca e, por outro lado, exigir que a marca tenha mais posicionamento dentro do mercado.

A tendência é que você venha a conquistar clientes mais fiéis e engajados com o seu negócio adquirindo uma base de clientes mais sólida.

Desta forma, seu controle financeiro empresarial irá expandir e lhe trará retornos ainda melhores para o seu negócio.

Entre outros benefícios gerados pelo Marketing Social podemos citar:

  • Mais valor agregado ao seu produto ou serviço: como mencionamos no exemplo da natura a tendência é que o público se identifique e aceite até mesmo pagar mais por um produto que contribua com o bem estar social.
  • Aumentam a rentabilidade do negócio: é consequência de uma maior exposição a pessoas que abraçam a causa.
  • Mais exposição e visibilidade: campanhas promocionais e ações promocionais de Marketing Social tendem a dar maior visibilidade para sua marca. 

Como aplicar o Marketing Social

Para que você possa fazer uso do Marketing Social é necessário traçar um plano de marketing, adquirir conhecimento do seu público-alvo, do seu negócio e dos seus concorrentes. 

Esses dados irão contribuir para que você consiga definir qual é a melhor causa e as melhores estratégias para aplicar utilizando o Marketing Social do seu negócio.

Definindo uma causa com base nos seus valores

Primeiro passo é definir uma causa para apoiar, e para que isso ocorra é necessário que você volte a atenção para a sua empresa e também para o seu público.

A causa não deve ser definida com base nos gostos pessoais, ela precisa estar alinhada com os seus objetivos e com as questões que o seu público-alvo apoia e demonstra ter consideração. 

Portanto, é necessário obter informações sobre o comportamento do seu público-alvo, também é válido realizar pesquisas com os consumidores para avaliar como eles se sentem a respeito de diferentes ações e causas que são divulgadas na mídia. 

Lembre-se de que a sua causa deve estar alinhada aos seus objetivos, deve ser uma causa que você sinta que vai fazer a diferença para o seu público e também para o seu negócio.

A partir do momento que você começar a investir em campanhas e em marketing promocional, a imagem da sua empresa passa a ser associada a essa causa. 

Por isso, não tenha pressa para definir a sua causa. 

Pesquise seus concorrentes

Pesquisar sobre a concorrência e identificar se eles apoiam uma causa também é importante para que você consiga definir a sua causa.

E talvez contribua até mesmo para que escolha uma causa que não tenha devido destaque dentro do mercado, conferindo um diferencial para a sua campanha de Marketing Social.

Além disso, também é muito importante que você consiga identificar no Marketing Social dos seus concorrentes quais foram as ações que tiveram resultado positivo para posteriormente aplicá-las no seu negócio.

Responda perguntas como:

  • Como as principais marcas do seu setor estão utilizando o Marketing Social?
  • Quais são as suas responsabilidades sociais?
  • Quais métodos utilizam para desenvolver essas campanhas? Em quais canais?
  • Quais pessoas costumam envolver?
  • Como essas campanhas são vistas pelo seu público?

Recursos financeiros

Dependendo da causa e também das ações que você pretende realizar elas vão demandar um investimento, por isso é necessário planejar e colocar os gastos na ponta do lápis.

Talvez você possa elaborar algumas campanhas com um plano de gastos reduzidos ou possa buscar patrocinadores para apoiar a sua causa e gerar um benefício mútuo. 

Pense como você pode elaborar diferentes estratégias para apoiar uma causa.

Pode ser através de eventos educacionais, culturais e em alguns casos você pode até mesmo reverter parte dos seus lucros para ajudar ONGs, abrigos e outras entidades.

Essas ações como essas também geram um impacto positivo no consumidor, e não esqueça de definir a periodicidade dessas campanhas.

Estabeleça seus objetivos e metas 

É importante que você defina e tenha bem claro qual será o principal objetivo de executar essa campanha.

Também é necessário implementar metas para que esses possam ser alcançados objetivos, e defina apenas objetivos e metas que sejam tangíveis 

Mantenha a sua equipe informada sobre todos os detalhes, os objetivos e as metas, faça com que eles se engajem e se sintam motivados a contribuir com o seu objetivo e a sua campanha.

Ao traçar o objetivo das suas campanhas de Marketing Social  pode contribuir com a sua decisão e modelo de campanha a seguir:

  • Informativas: são campanhas com o objetivo de informar a população sobre algum problema que precise de ação.  Pode-se criar cartilhas com dicas, cuidados e informações sobre o problema.
  • Ação: campanhas que envolvem a ação como realizar doação de alimentos, participação em protestos em prol da causa e etc
  • Mudança de comportamento: objetiva estimular a conscientização da população gerando novos hábitos e comportamentos. No entanto, é necessário um conjunto de ações a longo prazo.
  • Transformação de crenças: O objetivo dessa campanha é atingir valores arraigados no público através de mensagens que provoquem a reflexão. 

Desenvolvimento de campanha

Mantenha todas as estratégias definidas, metas, objetivos, envolvidos e gastos documentados no seu plano de Marketing Social.

Permita que a sua equipe tenha fácil acesso a esse documento, facilitando para que os colaboradores e as equipes envolvidas troquem informações e compartilhem ideias para melhorar o desenvolvimento das suas campanhas.

Através de reuniões você pode ouvir dar voz de fala para os seus colaboradores, escutando suas ideias e permitindo que você trabalhe para otimizar as suas estratégias.

Avalie também os riscos, e se apoiar a causa vier a gerar um impacto negativo para a sua marca? Como você pode fazer para manobrar esse cenário?

E por isso certifique-se de estar preparado para conter imprevistos que possam vir a ocorrer na execução da sua campanha de Marketing Social visando a minimizar os danos.

O próximo passo é se certificar de que está com tudo pronto para que a sua campanha de Marketing Social seja implementada.

Antes de realizar a sua campanha, você pode fazer um teste com um grupo reduzido para testar os efeitos e a aceitabilidade da sua campanha. 

Divulgação 

Para divulgar a sua campanha de Marketing Social o objetivo deve ser reforçar os valores da sua marca e também informar o público sobre as ações que a sua empresa executa em prol do benefício social.

É possível até mesmo convidar o público para participar dessas ações, por isso pesquise canais em que o seu público-alvo está inserido.

Atualmente no marketing digital as redes sociais ganharam papel importante dentro da publicidade e são ótimas ferramentas para você utilizar em suas campanhas promocionais. 

Você também pode criar um blog e utilizar o marketing de conteúdo não só para promover as suas ações de Marketing Social, mas também para promover os seus produtos e serviços.

O marketing de conteúdo consiste em levar informação relevante para o seu público-alvo para que encontre os seus serviços mais rapidamente. 

Essa estratégia é amplamente utilizada no ambiente digital para promover produtos e serviços e melhorar o relacionamento com o público.

Se você ainda não conhece essa estratégia, conheça o Treinamento Máquina de Conteúdo para ficar por dentro das principais estratégias para conquistar o seu público alvo por meio de suas publicações. 

O marketing de conteúdo também é uma estratégia que pode ser utilizada nas redes sociais. 

O importante é que você saiba o canal onde seu público está inserido e tente se comunicar com eles através deste canal, ou quem sabe aplicar a estratégia de marketing multicanal

Avaliação da sua campanha

Depois de implementada é hora de você avaliar se a sua campanha foi positiva e se você conseguiu atingir seus objetivos através dessa campanha.

Como o público reagiu a sua campanha?

É importante que mesmo durante a sua campanha de Marketing Social você mantenha-se monitorando se ela está gerando mobilização do público.

Ou se o seu público parece engajado com a causa. 

É nesse momento que você pode identificar aspectos para melhorar seja na divulgação ou na campanha em si, por isso mantenha resultados que foram obtidos através da sua campanha disponíveis a todos os colaboradores que participaram dela. 

Contabilize quantas pessoas foram atingidas pela sua campanha  e como você pode estipular novos objetivos para alcançar mais pessoas e fazer com que o seu público reconheça a importância da sua causa.

Exemplos de campanhas de Marketing Social no Brasil

Projeto Jovem de futuro - Unibanco

Em 2007, o Instituto Unibanco lançou o projeto Jovem de Futuro que objetivava contribuir com a aprendizagem de alunos do Ensino Médio nas redes públicas do Brasil.

O projeto ofereceu apoio financeiro à escola, que tinha como objetivo definir e identificar as principais carências e necessidades para melhoria do ambiente escolar.

O projeto visava também contribuir com o desenvolvimento dos alunos e também diminuir da evasão escolar.

Natura e sua parceria com ONGs 

A Natura faz parceria com diversas ONGs que atuam na preservação do meio ambiente, um exemplo é a ONG Associação do Grupamento Ambientalista, que tem um projeto de preservação de nascentes.

Para apoiar essas ONGs basta efetuar uma compra no site da natura, utilizar o cupom correspondente a causa que você deseja apoiar e a natura doará 5 reais para apoiar a ONG.

McDia feliz - Instituto Ronald McDonald

É promovida pelo Instituto Ronald McDonald para que as pessoas se conscientizem da luta contra o câncer infantil.

Ela acontece anualmente, e as vendas do sanduíche Big Mac são revertidas em doações para instituições que ajudam crianças com câncer.

Pedigree - Adotar é tudo de bom

A campanha da Pedigree visa conscientizar a população para a adoção de animais abandonados. 

Utiliza o próprio slogan como moto da campanha “Cachorro é tudo de bom” a campanha leva o nome de “Adotar é tudo de bom”. 

Com a estratégia de reverter parte das vendas dos produtos ao programa, a campanha consegue aumentar as vendas da marca, envolver a população na causa e ainda apoiar mais de 150 ONGs que cuidam dos animais.

Ministério da Saúde: #PartiuTeste 

O ministério da saúde trabalha todos os anos com campanhas sobre a conscientização da saúde pública. 

Em 2015, foi lançada uma parceria junto com os principais aplicativos de relacionamento Tinder e Hornet  com o foco em atingir o público mais jovem e se comunicar na mesma linguagem desse público.

Utilize o Marketing Social como apoio suas campanhas de Marketing

Nesse artigo abordamos a importância do Marketing Social  e como a sua empresa pode influenciar comportamentos na sociedade.

Mas como já mencionamos, o Marketing Social não tem o foco em vendas, para aprender outras estratégias de marketing, estude sobre marketing empresarial, plano de marketing e funil de vendas.

Boas vendas!

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