Lead Time: o que é e como reduzir?

Índice

Lead Time é um indicador muito importante para quem deseja otimizar as suas vendas no ambiente virtual.

Reduzir o seu Lead Time pode fazer com que você consiga destacar entre os concorrentes e conquistar mais clientes, mesmo em um mercado tão competitivo.

Pois ele permite que você tenha insights para otimizar processos de logística do seu negócio, e aumente a satisfação dos seus clientes podendo observar um impacto direto nas suas vendas.

Ele também melhora o relacionamento com o consumidor sendo um grande aliado para que você consiga fidelizar mais clientes.

Se você ainda não sabe o que é Lead Time e como ele pode ajudar o seu negócio,  neste artigo apresentaremos um guia completo com informações para que você consiga reduzir o seu.

E não se preocupe, não precisa ir no google pesquisar “o que é lead time”, “lead time significado” ou “lead time tradução”, pois esse é o tema do próximo tópico.

O que é lead time?

A termo Lead Time é de origem inglesa e significa “prazo de entrega” ou “tempo de espera”.

Seu conceito pode ser  traduzido como o período de entre o começo de uma atividade até a conclusão dessa atividade. 

Para simplificar o que é lead time em logística, podemos traduzir esse processo como o tempo entre  o processamento do pedido de do cliente até  seja feita até a entrega do produto ou serviço para esse cliente.

Esse termo é utilizado na engenharia de produção, mas atualmente é também bastante comum no setor de serviços e logística.

No Lead Time é contabilizado o tempo de processos como: 

  • O pedido do clientes
  • Entrada do pedido
  • Produção do pedido ou separação no estoque
  • Processamento
  • Transporte e por fim a entrega 

Cada uma dessas etapas leva um tempo até a execução e muitas vezes esse tempo não é percebido pelo cliente que só enxerga o inicio e o final do processo. 

Mas elas são muito importantes, pois elas irão determinar o prazo final para a entrega de um produto e consequentemente impactar no Lead Time da sua empresa.

Qual a importância do Lead Time?

Como mencionamos no início deste artigo, a  redução do Lead Time contribui para que você consiga otimizar alguns processos dentro da sua empresa.

E também para que você evite alguns problemas que podem reduzir a satisfação do consumidor e ainda fazer com que o seu negócio tenha uma reputação ruim, como: 

  • Atrasos na entrega
  • Falta de produtos no estoque
  • Má prestação de serviço  
  • Insatisfação do cliente

Esses fatores impactam diretamente a lucratividade do seu negócio, e entre um mercado competitivo também tem sua influência na decisão de compra do consumidor.

Ter um bom Lead Time faz com que você identifique como está a produtividade da sua empresa e consequentemente se torne mais competitivo dentro do seu setor.

Vantagens em reduzir o seu Lead Time

Nesse tópico iremos abordar individualmente cada uma das vantagens em reduzir o seu Lead Time. Confira:

Melhoria de processos

A melhoria de processos é o ponto de destaque entre as vantagens e benefícios em reduzir o seu Lead Time.

Ela se refere a ter uma maior gestão dos processos relacionados à jornada do produto, onde é possível analisar cada uma das etapas. 

Assim é possível que você identifique as falhas no seu processo de venda e também os pontos fortes e fracos da sua empresa durante o processo de venda. 

Também é mais fácil de reunir informações e insights para que você consiga otimizar o seu planejamento estratégico. 

Evita prejuízos

No tópico anterior abordamos alguns aspectos que impactam negativamente o Lead Time, e que consequentemente são negativos para o consumidor.

O consumidor sempre está em busca da melhor solução e quanto mais rápido você oferecer essa solução, mais impacto positivo ela gera para o seu negócio.

Se você tem um Lead Time muito longo em relação aos seus concorrentes, e o seu produto oferece a mesma qualidade ao consumidor, ele não está em vantagem competitiva.

A falta de vantagem competitiva resulta na perda e não aquisição de clientes ou até mesmo na reincidência de compra.

Por isso, é importante reduzir o seu Lead Time é essencial para que você consiga oferecer uma melhor experiência ao cliente e também garantir as suas vendas.  

Melhoria na qualidade de produção

O Lead Time está completamente relacionado com a produção dos seus produtos.

Reduzir o Lead Time ao corrigir os erros pontuais que você  permite que os  seus colaboradores se tornem mais ágeis e motivados apresentando uma performance melhor durante a produção.

Dessa forma você melhora a qualidade tornando a produção mais eficiente e objetiva. 

Além disso, a tendência é que você tenha processos cada vez mais padronizados e que tendem a apresentar menos problemas.

Pois seguem a mesma lógica e dinâmica continuamente, gerando melhores resultados para o seu negócio.

Melhoria da satisfação do cliente

A melhoria da satisfação do cliente também já foi abordado anteriormente, mas que é consequência direta da otimização do seu Lead Time.

De acordo com uma pesquisa do Reclame Aqui, 64% dos consumidores não concluíram uma compra por conta do valor do frete. Já cerca de 18,6% abandonam o carrinho por conta do prazo de entrega.

Por isso, você deve levar em consideração também oferecer a melhor solução para o seu cliente em termos de preço, tempo e qualidade dos seus serviços.

Destaque entre os concorrentes

A redução do Lead Time também reflete na competitividade do mercado. 

Você desperta mais confiança para que o consumidor adquira seus produtos ou serviços ao melhorar a qualidade do seu atendimento ao cliente e a experiência do cliente.

Dessa forma você passa a se destacar dos concorrentes e melhorar o seu posicionamento dentro do mercado.

Como calcular o Lead Time?

Para fazer o cálculo do Lead Time é necessário realizar o monitoramento dos processos que ocorrem em cada uma das etapas da jornada do produto, e também o mapeamento de todos esses processos.

A seguir iremos apresentar maneiras de calcular o seu Lead Time tanto para  uma a que produz os produtos e também mantém estoques dos seus produtos.

Cálculo do Lead Time sob encomenda

Para produtos que são produzidos sob encomenda, deve-se considerar o tempo de produção bem como o tempo de aquisição para a confecção do produto.

Siga o passo à passo para o cálculo dos produtos sobre encomenda:

  1. Faça uma lista dos seus insumos: são todos os materiais necessários para a produção do seu produto. Desde a matéria prima até a mão de obra. Finalização de processos também devem ser considerados.
  2. Calcule o tempo de aquisição: Calcule o tempo gasto para adquirir cada um dos materiais listados anteriormente, levando em consideração prazo de deslocamento para que eles cheguem até a empresa. 
  3. Verifique os prazos: Identifique o item com o maior prazo ao ser adquirido e o mantenha em destaque
  4. Tempo de fabricação: Registro do tempo de produção até a finalização e a entrega do produto. Leve em consideração pausas, feriados, finais de semana e outros atrasos que impactam nesse dado.
  5. Tempo de expedição: Por último deve ser feito o cálculo do tempo de expedição e de chegada do produto até o cliente. 

Com os tempos estipulados em mãos basta fazer a soma para descobrir qual é o seu lead time. 

Exemplo de lead time sob encomenda

Vamos ver o exemplo, digamos que você possua um ecommerce de produtos personalizados.

Você ou algum membro da gestão da sua empresa lista todos os materiais necessários para a produção e anota o material que tem o maior prazo para ser usado no cálculo.

Você entra em contato com os fornecedores e o fornecedor do insumo mais demorado informa que o seu prazo é de 3 dias úteis. A sua empresa fez o pedido na sexta-feira.

Ou seja, o prazo final para que você tenha todos os insumos na sua empresa fica de 3 dias + 2 dias do final de semana.

Após a chegada dos materiais você deve levar em consideração o tempo que a sua empresa leva para realizar o inventário e conferir esses materiais.

Se cada produto personalizado leva em média trinta minutos para ficar pronto e o pedido incluía 4 produtos, então o tempo de produção total é de 2 horas. 

O cliente está na mesma cidade, então a entrega é de apenas 1 dia.

Em resumo:

O tempo total de entrega do material foi de 5 dias, 1 dia para o inventário, 2 horas para a produção e 1 para a entrega. 

Sendo assim, nesse exemplo a indústria possui um Lead Time nesse pedido de 7 dias e 2 horas.

Lead time com estoque

Para uma loja que vende produtos em estoque deve-se desconsiderar o tempo de produção e levar em consideração o tempo de separação dos produtos dentro do estoque.

  1. Disponibilidade de produtos: O primeiro passo é verificar se os produtos estão disponíveis no estoque
  2. Calcular o tempo de separação desses produtos no estoque
  3. Calcular o tempo de contato com uma empresa para entrega
  4.  Adicionar o tempo de transporte e entrega do produto

Exemplo de lead time com estoque

Sua loja recebeu o pedido de 35 camisetas de times de futebol.

Você já possui essa quantidade em estoque e mantém um controle atualizado, por isso vai precisar calcular o tempo de separação desses produtos que em média é de 2 horas para esse volume.

Para encontrar uma transportadora para esses produtos leva em média 1 dia, e o transporte 2 dias. 

Nesse caso o Lead Time da sua empresa será de 3 dias e 2 horas.

Aspectos que influenciam o Lead Time

Para que você consiga reduzir o Lead Time na sua empresa é necessário saber quais são os aspectos que podem influenciá-lo.

Esses aspectos devem ser mapeados em cada uma das etapas da jornada do produto, sendo essas etapas: processo de compras, produção e entrega.

Processo de compras

O processo de compras é o tempo desde o processamento de um pedido até o contato com os fornecedores e a aquisição dos insumos. 

Por isso, é necessário que você avalie o tempo de entrega desses materiais, já que eles refletem diretamente no tempo de entrega do seu produto para o cliente.

Também podemos levar em consideração a diferença entre uma empresa que possui estoque e uma empresa que precisa contar os fornecedores para buscar os insumos de produção.

Pois, o tempo para contatar os fornecedores demanda um tempo extra se comparado a uma loja que já possui estoque.  

Entrar em contato com os fornecedores de insumos também leva em consideração o tempo de entrega desses insumos para que você possa iniciar seu processo de produção. 

Produção 

O tempo de produção também é uma etapa crucial para a otimização do seu Lead Time.

Nessa etapa deve-se considerar verificar a condição das máquinas e equipamentos envolvidos na produção dos seus produtos.

Pois, defeitos e problemas podem ocorrer e interferir no seu processo de produção.

Manter a sua equipe treinada, para evitar eventuais erros e possíveis gargalos é essencial para que você consiga manter um fluxo estratégico, produtivo e logístico que favoreça o consumidor.

Durante a entrega do produto

O modo de entrega do seu produto também influencia no Lead Time.

E o tempo de espera e entrega do produtos no dentro do prazo, são aspetos que influenciam fortemente a satisfação do cliente.

Portanto, é importante que você esteja atento a esse processo para torná-lo mais facilitado para o cliente e para a sua empresa.  

Imagem vetorizada de um homem analisando uma placa, com calendários, dados e dinheiro.

Como reduzir o seu Lead Time

Para reduzir o Lead Time da sua empresa é preciso que você identifique as necessidades de cada um dos setores.

E avalie a possibilidade de testar novas estratégias para solucionar essas necessidades.

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Caso a sua loja trabalhe com produtos sob encomenda, tente manter um bom relacionamento com o fornecedor dos seus produtos ou dos insumos.

E até mesmo fazer com que esse fornecedor seja parceiro direto da sua loja, facilitando o seu acesso a esses produtos através de estoques próprios que atendam às suas necessidades com mais rapidez.

Outra alternativa é possuir mais de um fornecedor por insumo para a produção, assim você pode definir e escolher o mais adequado ou que te entregue o material com mais rapidez.

Otimize os seus processos de gestão

Utilizando ferramentas que otimizam a sua gestão fica mais fácil de encontrar os gargalos e até mesmo manter um padrão de qualidade na sua produção.

Por isso, você pode utilizar softwares ERP, como o GestãoClick, que otimizem esses processos. 

Com o Gestão Click você garante um melhor controle financeiro e de estoque dos seus produtos. Além de outras funcionalidades que irão otimizar o seu processo de gestão.

Também possui integração com as principais plataformas do mercado para que você consiga utilizá-lo independente do seu modelo de negócio. 

Com ferramentas ERP fica mais fácil de você planejar fluxos de trabalho que otimizem a operação  e a logística do seu negócio mantendo-o mais padronizado.

GestãoClick - Sistema ERP Online

Mantenha estoque dos produtos e insumos

Manter um estoque dos seus produtos ou insumos pode custar caro, mas você pode priorizar aqueles insumos que têm um maior lead time e manter um estoque mínimo.

Também é possível realizar a mesma ação para os produtos de acordo com o seu fluxo médio de vendas. 

Manter um estoque e realizar controle de estoque reduz o seu Lead Time.

Identifique fatores que possam comprometer a produção

Mantenha uma manutenção preventiva dos equipamentos que são necessários para a produção dos seus produtos

Averigue se os processos de produção ocorrem normalmente, com todos os equipamentos funcionando em perfeito estado, colaboradores treinados e aptos para desempenhar os serviços.

E invista em manter sempre um plano b caso algo saia do planejado.

Utilize uma calculadora de frete

Para que você se assegure de enviar o seu produto com rapidez e segurança você pode contratar um sistema de calculadora de frete.

Calculadoras de frete, como a Melhor Envio, possuem um sistema próprio de gestão onde você faz a cotação do frete com diferentes transportadoras otimizando o seu processo de envio dos produtos aos seus clientes e em poucos minutos.

E tudo isso em apenas um lugar, reduzindo o seu tempo de decisão e envio do produto.

Otimize o seu Lead Time e garanta a satisfação dos seus clientes

Neste artigo abordamos a importância de você reduzir o seu Lead Time para garantir clientes mais satisfeitos e incentivar melhorias nos processos de gestão do seu negócio. 

Para promover os seus produtos e serviços no ambiente virtual  invista em diferentes estratégias como marketing de conteúdo, marketing de relacionamento e entenda mais sobre o funcionamento do funil de vendas.

E para melhorar a comunicação com o consumidor, não deixe de investir em um serviço de chat online como o JivoChat, e conheça todos os recursos que a ferramenta oferece.

Boas vendas!

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