Sistema ERP: o que é e 11 melhores opções

Índice

Interessado em aprender mais sobre o que é ERP? Reduzir custos e aumentar a produtividade, assim como melhorar a eficiência de sua equipe e otimizar a comunicação entre setores são objetivos extremamente comuns em empresas de diversos nichos.

Entretanto, saber exatamente o que deve ser feito e ter um conhecimento completo, 360 graus de seu próprio negócio, pode não ser tão óbvio assim. É exatamente para ajudá-lo a atingir tais metas que tecnologias como o ERP foram desenvolvidas.

Neste conteúdo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o que é ERP, quais são as funções desse tipo de tecnologia, como podem impactar seu negócio, para quais tipos de empresa ele é indicado e claro, sugestões dos melhores sistemas ERP no mercado brasileiro.

O que é ERP?

A sigla ERP vem do inglês para “Enterprise Resource Planning”, podendo ser traduzido diretamente para Sistema de Recursos Empresariais, sendo também conhecido como sistema de gestão integrado.

Os métodos de gestão predecessores ao ERP tiveram desenvolvimento iniciado por volta de 1950, evoluindo de ferramentas para programação de produção para métodos de planejamento de materiais e requerimentos (MRP) que, por sua vez, evoluiu com o passar dos anos, especialmente com a introdução dos computadores, até ser denominado método de planejamento de recursos para produção (MRP II).

Foi apenas em 1990, quando a Gartner Group optou decidiu integrar o Manufacturing Resource Planning (MRP II) aos setores de recursos humanos, vendas, logística e finanças que este tipo de sistema recebeu a sua nova denominação: Enterprise Resource Planning, mantida até os dias de hoje.

Hoje, podemos entender um ERP como um sistema de gestão que facilita o acesso aos dados de uma empresa, de forma ágil e confiável, integrando múltiplos setores.

Para que serve ERP?

Hoje, ERPs modernos são capazes de auxiliar empresas de diversos portes de diferentes formas, frequentemente englobando múltiplas áreas e setores. Os principais módulos são:

Controladoria

Armazenamento, compilação e segurança das informações da empresa, incluindo documentos legais e declarações, envolvendo o setor contábil da empresa e ajudando a garantir que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações fiscais.

Finanças

A gestão do fluxo financeiro é absolutamente crucial para todo negócio que deseja acompanhar com clareza seu fluxo de caixa, entradas e saídas, contas a pagar e demais movimentações bancárias. Além disso, muitos sistemas ERP oferecem recursos para emissão de nota fiscal eletrônica, NFS-e, geração de boletos, etc.

Manufatura

Esse tipo de módulo é projetado para atender as necessidades de indústrias no que diz respeito à automação de processos, redução de custos e otimização do tempo de produção, normalmente contando com ferramentas como o Planejamento Avançado de Produção (APS), Manufacturing Execution System (MES), manutenção preditiva, entre outros.

Suprimentos

Faça melhorias em seus processos de compra, reduza custos, otimize o armazenamento ou até mesmo trabalhe com automação de ressuprimento. Alguns sistemas oferecem inclusive a possibilidade de registrar lançamentos automáticos a partir do XML da nota fiscal.

Vendas

É claro que um bom sistema de ERP também contará com funcionalidades de gestão de relacionamento com clientes, também presentes em sistemas CRM. Dessa forma, você consegue acompanhar as atividades de sua equipe de vendas, ter controle sobre processos logísticos e garantir a satisfação de seus consumidores.

Serviços

Para atender prestadoras de serviços, sistemas ERP também contam com recursos de planejamento, controle de insumos, visão geral de processos, prazos e garantias, assim como a possibilidade de gerenciar contratos.

Além dos módulos já mencionados, é possível ainda encontrar ferramentas que oferecem módulos relacionados a outros setores, como por exemplo soluções para a criação de um RH digital.

Melhores sistemas ERP

Agora que você já sabe para que servem tais ferramentas, podemos apresentar diversas opções entre os melhores sistemas ERPs no mercado para que você possa avaliar qual das alternativas pode servir melhor a sua empresa.

1. GestãoClick

Em primeiro lugar de nossa lista indicamos a GestãoClick, empresa responsável por um sistema de gestão integrado realmente robusto, cobrindo todas as funcionalidades que você espera encontrar, como por exemplo recursos para controle de:

  • Estoque;

  • Financeiro;

  • Notas;

  • Contratos;

  • Vendas;

  • Cadastros;

  • Relatórios;

  • Funcionários;

  • Atendimento;

  • Agenda;

E até mesmo para a gestão de múltiplas empresas para quem precisa controlar CNPJs diferentes.

Ele é indicado para empresas de qualquer porte e já atende mais de 10 mil clientes em todo o Brasil, incluindo a Band, Terra, SEBRAE, Estadão, O Globo entre outras marcas populares.

Todos os planos oferecidos estão disponíveis em Real, confira as opções escaláveis e identifique qual plano melhor se encaixa com as necessidades de seu negócio.

GestãoClick - Sistema ERP Online

2. Senior

A Senior também oferece um dos melhores sistemas ERP no Brasil. A Senior conta com soluções dedicadas para empresas de todos os portes e certamente poderá atender seu negócio.

Com mais de 30 anos no mercado, você pode ter certeza que terá acesso aos principais recursos oferecidos por uma ferramenta profissional, incluindo soluções para controladoria, gestão do fluxo financeiro, rastreabilidade de manufatura, controle de processos de compra, recebimento e estoque, gestão de vendas e para prestadores de serviços.

A Senior oferece ainda diversos sistemas paralelos para quem busca mais que um ERP, como por exemplo um sistema de gestão de pessoas para quem busca um RH digital, sistemas de gestão de lojas, ferramentas de CRM e muito mais.

3. Nomus

Já a Nomus oferece um software ERP dedicado para indústrias de pequeno e médio porte. Todos os seus clientes são indústrias e a empresa se especializa em oferecer recursos dedicados e especializados.

No ERP Industrial da Nomus, você poderá contar com uma plataforma 100% web e que oferece funcionalidades para gestão de vendas, NF-e, NFS-e, compras, gestão financeira, PCP, Estoque, Bloco K, MRP, apontamento, programação, custos e gestão de qualidade.

O software foi criado por engenheiros de produção com experiência na área. Além disso, a Nomus conta com sistemas paralelos, como por exemplo um sistema de PCP (planejamento e controle de produção) avançado, integrado ao seu ERP.

4. TOTVS

Além de oferecer ferramentas de CRM, para RH, Business Intelligence e muito mais, a TOTVS se destaca no mercado brasileiro ao oferecer um sistema de gestão realmente robusto e flexível, sendo indicado para empresas de qualquer porte.

O sistema ERP da TOTVS conta com módulos de gestão financeira, contabilidade, fiscal, controle de estoque e custos, faturamento e controle de compras.

Confira os diferentes pacotes personalizáveis do ERP Cloud da TOTVS e, caso queira conhecer mais sobre seus recursos, solicite uma ligação diretamente no site oficial.

5. SAP

A SAP é uma empresa alemã que desenvolve diversos tipos de sistema de gestão empresarial, incluindo um software ERP que inclui soluções de gestão financeira, funções analíticas incorporadas e funcionalidades como automação de processos, previsão de atrasos, planejamento de necessidades de material em tempo real, entre outros.

O ERP da SAP também é indicado para empresas de médio e pequeno porte, oferecendo a possibilidade de conectar processos de diversas áreas de seu negócio, com o objetivo de melhorar a produtividade e auxiliar a reduzir custos.

Com o módulo de gestão financeira, você pode automatizar e simplificar e consolidar os dados relacionados ao fechamento contábil de sua empresa.

6. Conta Azul

A Conta Azul é uma empresa brasileira que disponibiliza um dos melhores sistemas ERP para pequenas empresas no mercado nacional, com o qual você conseguirá fazer gestão de vendas, controlar perfis de usuários, aproveitar da integração bancária para acompanhar seus lançamentos e até mesmo emitir nota fiscal eletrônica.

Seu sistema é online, podendo ser acessado de essencialmente qualquer local e, além de oferecer um grande conjunto de funcionalidades para atender a todas as atividades administrativas necessárias para a sua empresa, também prioriza a segurança de seus usuários e das informações armazenadas.

7. Linx

O Linx é um sistema de gestão empresarial especializado no varejo, atendendo diferentes tipos de lojas de diversos nichos, incluindo comércios automotivos, de casa e decoração, eletro e eletrônicos, livrarias, lavanderias, óticas, restaurantes e muitos outros.

Ele conta com recursos de controle de processos contábeis, fiscais e financeiros, cadastro unificado de produtos e gestão de suprimentos, alinhamento de processos para melhorar a experiência de compra do cliente e integração com as demais soluções móveis oferecidas pela Linx, como o Linx POS e Linx E-Commerce.

8. Tiny ERP

O Tiny ERP é outra excelente alternativa, sendo capaz de atender ecommerces, pequenas empresas, varejo, prestadoras de serviços e indústrias.

A partir de quatro planos, você poderá escolher desde apenas ser capaz de emitir notas fiscais e gerenciar seu estoque a aproveitar automações para melhorar a eficiência de suas operações e administrar altos volumes de pedidos de clientes. Você pode experimentá-lo gratuitamente por um período de 30 dias.

9. eGestor ERP

Como uma opção ideal para micro e pequenas empresas, com o eGestor você consegue otimizar a gestão dos recursos de seu negócio através de uma ferramenta inteiramente online, disponível na nuvem e acessível a qualquer momento.

Ele dispõe de sistemas de controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas e estoque, emissor de nota fiscal eletrônica, NFS-e e NFC-e e inclusive emissão de boletos.

10. Artsoft ERP

Atendendo de micro a grandes empresas, a Artsoft Sistemas disponibiliza plataformas profissionais para gestão de recursos de redes de lojas, distribuidoras e atacadistas, indústria, serviços e até mesmo empresas de locação de ativos.

Para micro e pequenas empresas, você poderá contar com o sistema Fenícia ERP, enquanto para médias e grandes empresas, poderá aproveitar o robusto SAP Business One. Para conhecer mais sobre as funcionalidades e diferenciais da Artsoft, acesse e solicite uma consultoria VIP gratuita.

11. Cake ERP

O Cake ERP também oferece módulos de gestão financeira, gestão de estoque, vendas e compras, é capaz de gerar relatórios gerenciais para que você possa acompanhar o desempenho de seu negócio e pode ser integrado à sua loja virtual, incluindo a funcionalidade de emitir notas fiscais eletrônicas.

Quais empresas devem usar um sistema ERP?

É possível encontrar sistemas de gestão de integrados dedicados para empresas de todos os portes, como você pôde conferir na lista acima.

A partir disso, a pergunta que você deve fazer não é se um sistema ERP é indicado para o seu negócio, mas sim quais funcionalidades você precisa. Dessa forma, conseguirá pesquisas entre as diversas opções disponíveis no mercado e encontrar uma solução ideal, capaz de atender seus requisitos e necessidades.

Essencialmente toda empresa pode beneficiar do uso de um sistema de gestão integrado, seja para o varejo, ecommerce, restaurantes e até mesmo indústria. Afinal, quem não quer reduzir custos e melhorar a produtividade de seu próprio negócio?

Vantagens de um sistema ERP profissional

Principais vantagens de um ERP profissional

Como você já pôde notar a partir da descrição de funcionalidades de diversos ERPs apresentados em nossa lista, esse tipo de ferramenta oferece múltiplas vantagens para empresas de todo porte. Destacamos os principais benefícios de sistemas ERP abaixo.

Mais transparência

Ao ser capaz de acessar todos os dados, informações e processos de sua empresa através de um sistema de gestão integrada, você tem mais transparência no rastreamento e avaliação de tais informações.

Dessa forma, você pode monitorar o seu estoque, seus lançamentos, custos, compras, controlar seu capital de giro e claro, centralizar todas as informações de sua empresa em um único local.

A vantagem aqui é a facilidade de acesso e visualização das informações críticas para o funcionamento de sua empresa, além da organização, possibilitando ciclos de trabalho mais produtivos.

Escalabilidade

À medida que a sua empresa crescer, planilhas de Excel e outras formas de gestão não automatizadas podem facilmente se tornar inviáveis.

Mesmo que hoje você talvez consiga gerenciar todas as informações de sua empresa dessa maneira, ainda pode se beneficiar da transparência dos dados e gestão integrada oferecida por um sistema ERP.

Para isso, trabalhe com uma plataforma capaz de crescer em conjunto com a sua empresa, de forma que você não tenha qualquer perda de qualidade e que possa ajustar e otimizar seus processos através das informações disponíveis em seu ERP e da execução de avaliações internas, como por exemplo análises SWOT.

Maior produtividade

Um sistema ERP ajuda a centralizar e otimizar a distribuição das informações necessárias para que as suas equipes de diversos setores possam desempenhar seus papéis da melhor forma possível, além é claro, de facilitar o controle de acesso a tais dados.

Dessa forma, enquanto melhorando a segurança dos dados de sua empresa, você também consegue garantir que todos colaboradores possam encontrar o que precisam em um único local, sem a necessidade do uso de múltiplos sistemas para rastrear leads, fazer gestão de estoque, etc.

Vale lembrar que integração é uma palavra-chave no que diz respeito à eficiência de um sistema ERP e, frequentemente, você conseguirá integrar todas as demais ferramentas que já utiliza à sua solução para gestão.

Encontrou o melhor sistema ERP para a sua empresa?

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender o que é ERP, para quê serve e que você possa aproveitar a nossa lista com os melhores sistemas de gestão integrados para escolher a solução ideal para você.

E claro, aproveite a oportunidade para conferir como um chat online pode afetar o seu negócio. Conheça os recursos do JivoChat e veja como você pode alavancar ainda mais seus resultados ao atender visitantes acessando o site de sua empresa!

Início Blog Ferramentas Sistema ERP: o que é e 11 melhores opções
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download