Como vender como afiliado [Guia completo]

atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Aprender como vender como afiliado vai permitir fazer com que se destaque entre os concorrentes, conquiste uma audiência fiel e consequentemente garantir mais vendas. 

Com o mercado digital cada vez maior e movimentando a economia brasileira, muitas pessoas decidem iniciar seus negócios no meio digital.

A venda para afiliados é uma das opções e oportunidade que mais se destaca pelo seu baixo custo de entrada e por isso a concorrência pode ser bastante acirrada.

Para quem está começando e ainda não tem uma audiência formada pode ser um desafio saber por onde começar.

Por isso elaboramos um artigo com tudo que você precisa saber para entender o que é vender como afiliado e realizar mais vendas.

Como vender como afiliado: o passo a passo 

Neste tópico, apresentaremos um passo a passo de como vender como afiliado, e quais são as principais estratégias que você pode aplicar ao iniciar no mercado de afiliados  para realizar mais vendas e se destacar entre os seus concorrentes.

Independentemente de escolher como vender no hotmart como afiliado ou em qualquer outra plataforma. 

1. Defina o seu nicho de mercado

Para dar o primeiro passo é iniciar como afiliado ou afiliada é preciso escolher um nicho de mercado para atuar, pois é mais fácil realizar uma venda quando você trabalha com algo que já tenha afinidade.

Ou seja, é preciso buscar  escolher um nicho de mercado com o qual você se identifica e domina, pois através desse nicho de mercado estarão representados um segmento específico do público.

Esse público é composto por pessoas com interesses e particularidades próprias que ajudam a direcionar as suas vendas a um público-alvo específico.

Por exemplo, se você gosta de tecnologia, você pode apostar na divulgação de produtos  relacionados a tecnologia, bem como cursos, eventos, produtos e ferramentas relacionadas.   

Ao escolher um nicho alinhado com os seus interesses te permitirá identificar o seu público-alvo com mais facilidade e futuramente será mais fácil trabalhar para produzir conteúdo relevante para esse público. 

Além disso, você também terá mais facilidade em preparar as suas copys para vendas podendo escrever um discurso mais sincero e convincente. 

2.  Escolha uma das plataformas de afiliados

Escolher o que vender como afiliado pode ser tão complexo quanto entender como vender como afiliado, entretanto para facilitar a sua escolha e buscar por produtos que realmente estejam disponíveis no nicho que você definiu existem algumas plataformas de afiliados onde você pode buscar por produtos e infoprodutos. 

Para começar, se você quer entender como vender como afiliado no eduzz, ou em qualquer outra plataforma, por exemplo, é preciso primeiramente realizar seu cadastro e ler o funcionamento do valor de comissão que você vai receber por cada venda realizada.

Separamos as quatro melhores plataformas para vendas, confira:

  • Kiwify: É uma plataforma que permite que as pessoas vendam seus infoprodutos e lá você irá encontrar uma grande variedade de cursos online para disponibilizar e começar a trabalhar como afiliado.  
  • Hotmart: Plataforma que promove empreendedorismo e educação onde também podem ser encontrados cursos para iniciar no mercado de afiliados. 
  • Monetizze: A plataforma busca atender às principais necessidades de produtores digitais e afiliados. Nela é possível encontrar cursos online, vídeos, e-books e mais uma infinidade de produtos.
  • Eduzz: É uma plataforma bastante conhecida onde você pode encontrar tanto produtos digitais quanto produtos físicos. 

Explore entre as plataformas de cursos online para aprender como vender como afiliado, e então defina quais nichos dos produtos mais elegíveis para você entrar no mercado de afiliados.

É importante perceber que muitos produtos, ou pelo menos alguns deles possuem uma página de vendas que é para onde o seu link de afiliado irá direcionar o consumidor.

Nessa página de vendas é preciso notar alguns aspectos que vão facilitar a venda desse produto como:

  • Layout profissional (para passar mais credibilidade ao público é preciso que a página de vendas seja bem construída)
  • Informações relevantes sobre o produto
  • Botão de compra, ou CTA 
  • Quebra de objeções 
  • Garantia em caso de desistência de compra
  • Depoimentos de pessoas que já adquiriram o produto

Quanto mais completa a página de vendas, menor o seu esforço para realizar uma venda, pois a página fará parte do esforço e o seu trabalho será apenas direcionar o público, a essa página.

Além disso, dê preferência por produtos que já tenham materiais de divulgação prontos, para que você possa concentrar os seus esforços em divulgar os seus links.

Outro aspecto que pode ser importante e conduzir o consumidor a efetuar uma compra é a existência de um suporte.

Agora que você já sabe como escolher um produto e uma plataforma para iniciar suas vendas no mercado de afiliados, vamos falar sobre a divulgação. 

3. Entenda quem é o seu público-alvo

Falamos nos tópicos anteriores, e iremos aprofundar mais ainda aqui para você compreender a importância de direcionar as suas vendas para um público-alvo.

Ao definir um nicho de mercado e posteriormente escolher um produto para vender como afiliado, você vai compreender que apenas algumas pessoas com determinadas características desejarão obter o seu produto.

E essas pessoas serão o seu público-alvo, ou seja, para quem você deve direcionar as suas vendas. 

Uma estratégia utilizada para obter dados mais completos sobre o público-alvo, é a definição de uma persona.

A persona,  é como uma representação do consumidor ideal de um produto ou serviço. Através dela você determinará características como nome, profissão, interesses, comportamento e necessidades.

Ou seja, elas devem ser baseadas em dados reais do seu público-alvo. Essas informações ajudarão  a entender quais as principais dúvidas e problemas que os seus clientes estão enfrentando, e que posteriormente você irá utilizar no seu discurso para oferecer uma solução para esses problemas.

Para saber mais sobre persona e como você pode fazê-la: O que é persona e como defini-la.

Imagem de duas pessoas conversando para entender como vender como afiliado

4. Aprenda sobre Marketing de Conteúdo

Lembra que no início desse artigo falamos que para aprender como vender como afiliado é preciso ter um diferencial? Um dos principais erros na hora de vender como afiliado é esquecer que antes de adquirir um produto o consumidor precisa passar pela jornada de compra.

E ao invés de trabalhar nessas etapas, apenas empurrar links que muitas vezes o consumidor não irá se interessar, não porque ele não pertence ao público-alvo, mas porque ele ainda não está no momento certo para adquirir o produto.

Nesse aspecto o Marketing de conteúdo pode te ajudar, pois o que você escreve pode conduzir o consumidor através das etapas.

Entretanto, não é qualquer conteúdo que irá conduzir o público pelas etapas do funil de venda, é preciso investir em conteúdo de qualidade e que tenha valor.

Investir em conteúdo de valor também permite que você adquira autoridade e consequentemente passe a fazer vendas mais facilmente, ao se tornar referência no assunto e no mercado.

O que considerar ao apostar conteúdo de valor:

  • Ensine o seu público: Tutoriais, vídeos, artigos com um passo a passo ensinando o seu público a resolver um problema são bem aceitos. 
  • Escreva conteúdos de qualidade: Aprofunde-se nos temas a ponto que eles possam tirar todas as dúvidas da sua audiência.
  • Mantenha constância nas suas publicações: Independente do canal onde você divulgar o seu conteúdo mantenha um calendário de publicações e não esqueça de fazer testes para entender qual é a receptividade do seu público.  
  • Aproxime a comunicação ao seu público: Para ter sucesso com o seu público é preciso conhecer qual linguagem é utilizada por ele, bem como o tom de voz a ser utilizado por você na hora da comunicação. 

No curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo você aprende como vender como afiliado e as estratégias mais utilizadas para criar conteúdo de valor para o seu público. 

5. Crie o seu blog para divulgar os produtos 

Agora que você já sabe a importância do Marketing de Conteúdo para divulgar os seus produtos de afiliados, você está pronto para descobrir onde vender como afiliado nos diferentes canais disponíveis.

Um blog é uma ótima ferramenta para você apresentar os seus conteúdos pensando em cada etapa do funil de vendas.

Nele é possível apresentar desde artigos mais completos até listas com diferentes informações para suprir a necessidade de informação do seu público-alvo. 

Além disso, você poderá, entre os seus conteúdos, inserir seu link de afiliado de uma maneira mais natural e menos direta para despertar o interesse do público.

Como os seus conteúdos serão mais completos nesse canal, fica mais fácil também estruturar o seu calendário de publicações e readequar o seu conteúdo. 

 É importante que o seu blog e as redes sociais sejam uma extensão um do outro e que em ambos você possa observar quais conteúdos fazem mais sucesso entre seu público. 

Para melhorar as suas chances de ser encontrado pelo seu público-alvo no seu blog, além da divulgação nas redes sociais, confira nossas dicas:

  • Estude SEO: Dessa forma o seu blog pode aparecer nas primeiras páginas de pesquisa do Google para um termo específico relacionado ao seu produto de afiliado ou para palavras-chave das suas publicações.
  • Faça parcerias com outros blogs: A estratégia de guestpost é uma ótima oportunidade para gerar autoridade para o seu blog e também divulgar para um público que normalmente você não teria alcance. 
  • Faça o envio de Newsletter: Permita que as pessoas se cadastrem no seu blog para receber seus conteúdos, faça o envio de listas com publicações relevantes e que possam conduzi-las pelo funil de vendas.
  • Não faça SPAM: Por mais que seja um aspecto positivo ter uma lista de e-mail com os leitores do seu blog, cuidado para não lotar a caixa de emails deles a ponto de se tornar irrelevante. 
  • Aposte em materiais de divulgação: A criatividade é o limite e você pode utilizar banners dos produtos, imagens, e arquivos de vídeos para tornar o seu artigo mais dinâmico. 

Quer criar o seu próprio blog e aprender como vender como afiliado? Conheça o Wix e crie o seu blog em poucos minutos para começar a vender. 

Crie seu blog com a Wix

Aprenda a criar o seu blog através do nosso conteúdo que também é um guia completo: Como criar um blog.

6. Aposte no poder das redes sociais

Depois de estruturar o seu blog, não deixe de investir também no potencial de alcance das redes sociais. 

Por possuírem um grande volume de acessos, elas são os canais perfeitos para você gerar conteúdos que sejam compartilhados e que contenham um link de afiliado, por exemplo. 

Você pode criar um perfil profissional nas principais redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIN.

E assim como nos blogs, pode conquistar parcerias com influencers digitais para divulgar o seu conteúdo e alcançar um público que possa ter potencial interesse no produto que você vende e que normalmente você não conseguiria alcançar.

Lembre-se que nas redes sociais quanto mais vezes a sua publicação for compartilhada maior será o seu alcance. 

Imagem de duas pessoas divulgando como vender como afiliado através de celular e notebook

7. Invista em conteúdos de vídeo

Para vender como afiliado utilize conteúdo em vídeo, pois esse é um dos formatos de conteúdo mais compartilhados dentro das redes sociais, e também são bastante populares, tendo uma aceitação melhor do público pela interatividade e maior facilidade de assimilação de conteúdo.

Por isso, investir em conteúdo em vídeo é uma ótima oportunidade para engajar-se com o seu público. 

Eles podem ser criados para informar o público, educar e ainda divertir, basta utilizar a criatividade e se o seu vídeo viralizar você pode ter milhões de visualizações. 

Você pode fazer um review do produto, um unboxing, falar sobre a autoridade do produto como algo que te chamou a atenção, depoimento sobre o produto etc…

Plataformas como Youtube são ótimos locais para criar vídeos com conteúdo informativo e educativo, pois eles podem ser compartilhados em blogs e nas redes sociais.

Já no Instagram você pode optar por utilizar os diferentes recursos da plataforma como fazer vídeos para os Stories, para o IGTV ou então para o Reels

8. Trabalhe no seu Copywriting

Para escrever os conteúdos das suas publicações, escrever sobre o seu produto é preciso estudar e aplicar o copywriting.

Essa técnica produz um texto focado em realizar uma conversão, que pode ser comprar um produto ou visitar o seu blog para saber mais. 

E para ser bem aplicada e te ajudar a como vender como afiliado é preciso utilizar algumas estratégias como: 

  • Conhecer a dor do público: No início mencionamos que é preciso conhecer informações sobre o seu público-alvo inclusive as suas necessidades, e você pode utilizar o copywriting para resolvê-la.
  • Faça conexão emocional com o seu público: Utilize os gatilhos mentais para despertar emoções e sensações no seu público. 
  • Saiba identificar o momento exato no qual falar sobre o seu produto para gerar uma conversão efetiva.
  • Faça o seu público se decidir: depois de apresentar a solução é hora de querer mostrar para o seu público que ele não pode perder a oportunidade de adquirir o seu problema, você também pode utilizar os gatilhos mentais. 
  • Seja objetivo: Não tente enrolar o público, o público sabe quando você está tentando empurrar algo para ele, portanto seja direto e direcione o discurso ao público.

Para entender mais sobre o Copywriting e aprender como você pode utilizar a técnica, confira nosso conteúdo: O que é copywriting?

9. Invista em anúncios pagos

Depois de ter toda a estrutura montada, com blogs e as redes sociais, para saber como vender como afiliado, não deixe de investir em anúncios pagos e direcionados ao seu público-alvo.

Dessa forma você pode impulsionar as suas melhores publicações ou então promover seu blog para alcançar diferentes objetivos.

O tráfego pago consiste, basicamente, em pagar para que seus conteúdos sejam impulsionados em sites ou outras plataformas.

Por exemplo, se você quer gerar mais reconhecimento para o seu blog, pode apostar em utilizar anúncios da rede de Display.

A grande vantagem é direcionar os anúncios para um público específico e que você sabe que provavelmente terá interesse em adquirir seus produtos e serviços. 

Dentre as ferramentas que se destacam para fazer anúncios-pagos destacamos as duas principais:

  • Google Ads: Permite que você veicule anúncios na rede de pesquisa, rede de display, Youtube e na loja de aplicativos… 
  • Facebook Ads: Permite a veiculação de anúncios no Facebook e também no Instagram. 

O Google Ads é uma ferramenta que permite fazer anúncios que serão exibidos na página de resultados de pesquisa do Google.

Os anúncios realizados através do Google Ads funcionam pela compra de palavras-chave específicas e relacionadas com os termos que você um usuário usaria em uma pesquisa para encontrar o seu blog na internet. 

Existe, entretanto, uma série de parâmetros que determinam quando o seu anúncio irá aparecer em uma pesquisa como: A qualidade do anúncio e da página de destino do anúncio são analisadas e o Google atribui uma pontuação a elas.

Ou seja, ele funciona através de um leilão de palavras-chave e você paga apenas quando os usuários clicarem em seu anúncio.

Para saber o que as pessoas estão buscando, você precisará fazer uma análise de palavras-chave.

A escolha de palavras-chave (keywords) guiará sua estratégia de promoção, seja para rankeamento na busca orgânica, ou Links Patrocinados (caso tenha verba para investir em PPC).

Já os anúncios realizados através do Facebook Ads podem ser anúncios de feed de notícias, anúncios de Stories no Instagram, no feed do Instagram então você pode realizar diversos formatos de anúncios. 

E com diferentes objetivos como: tráfego, engajamento, instalação de aplicativo, visualização de vídeo, geração de leads entre outros.

O aspecto positivo em utilizar essa ferramenta é que a ferramenta vai indicando cada um dos seus passos, e embora você possa definir um orçamento diário máximo para a campanha, você também pode permitir que o Facebook controle o orçamento para ter desempenho máximo.

Agora você já sabe como vender como afiliado…

Pronto para entrar no mercado de afiliados agora que você já entendeu como vender como afiliado iniciante não esqueça de reforçar a sua marca, seja no seu blog ou nas redes sociais. 

É preciso conquistar o público e também é necessário investir em relacionamento para que esse público possa ser fidelizado e realizar um marketing indireto do seu negócio. 

Portanto, mesmo depois de conquistar as suas primeiras vendas não esqueça de criar conteúdos para aqueles que já são seus clientes. 

Boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download