Calendário editorial: o que é e como criar um?

atualizado 20 de janeiro de 2024
Tempo de leitura17 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Apostar em conteúdos como parte da estratégia de marketing é altamente eficaz, é uma maneira excepcional de expandir a visibilidade online da sua empresa. No entanto, para garantir um planejamento preciso, é fundamental organizar a produção e a publicação desses materiais. É aí que o calendário editorial entra em cena.

Afinal, aqueles que trabalham na produção de conteúdo sabem que as ideias não surgem de repente. Elas precisam ser desenvolvidas e refinadas para se transformarem em materiais genuinamente atrativos para o público.

Portanto, é essencial contar com um cronograma que indique o que será publicado em cada dia e se preparar com antecedência para eventos sazonais.

Quer aprender sobre o que é calendário editorial e como criar um para a sua empresa? Continue lendo, pois, ao longo deste artigo, exploraremos o passo a passo para começar o seu próprio!

O que é calendário editorial?

Um calendário editorial é uma estrutura de planejamento que se baseia em um calendário real para listar toda a sua estratégia de publicação de conteúdo, tornando claro quando e o quê será publicado.

Ele é uma maneira de criar um cronograma para acompanhar o que você precisa escrever e qual é a previsão de lançamento. Nele, ficam registradas informações como:

  • Datas de publicação no blog;
  • Datas de promoção em redes sociais;
  • Os temas e formatos de cada um dos conteúdos;
  • As palavras-chave utilizadas nos conteúdos;
  • As personas e a etapa da jornada do cliente para as quais o post foi feito.

Essencialmente, ele é uma forma de planejamento que fornece a você e à sua equipe um plano de ação para sua estratégia de marketing de conteúdo.

A partir dele, é possível ter uma visão panorâmica de tudo o que está acontecendo em termos de produção de materiais, publicação no blog e promoção em redes sociais.

Imagem de uma mão segurando uma caneta marcando uma data no calendário

Quais as vantagens de usar um calendário editorial?

O calendário editorial pode, definitivamente, trazer uma série de benefícios para o seu negócio. Desde a organização até a geração de novos conteúdos, ele funciona como um guia de toda a sua estratégia. Assim, o uso dessa ferramenta representa inúmeras vantagens, como:

1. Melhor organização e planejamento

O planejamento editorial proporciona a oportunidade de programar os temas dos conteúdos, juntamente com as datas de produção e publicação, com bastante antecedência. Isso torna mais simples monitorar o status de cada material e garantir que os processos estejam em conformidade.

Essa prática aprimora o cumprimento dos prazos, reduzindo significativamente a probabilidade de atrasos em todas as etapas da estratégia.

Como resultado, o calendário editorial também contribui para manter uma frequência consistente de publicações, evitando surpresas de última hora, como a falta de conteúdo pronto para divulgação. Com sua ajuda, a tarefa de atualizar o blog da sua empresa se torna uma rotina mais eficiente.

Além disso, outra vantagem notável dessa ferramenta é a organização das responsabilidades de cada membro da equipe de marketing, tornando-as mais claras e distribuídas de maneira equitativa dentro do time.

2. Permite maior controle sobre a estratégia de conteúdo

Com um plano bem estruturado, você adquire uma perspectiva ampla e um gerenciamento mais eficaz de toda a sua estratégia de conteúdo. O calendário editorial possibilita que você esteja em sintonia com cada ação e saiba precisamente o momento apropriado para implementar cada uma delas.

Com uma visão abrangente e controle sólido, sua estratégia pode impulsionar sua marca a alcançar novos patamares continuamente.

3. Ajuda a evitar a repetição de temas

Com o passar do tempo, é comum perceber o surgimento de tópicos semelhantes ou recorrentes nos conteúdos. Nessas situações, o calendário editorial age como um registro completo de tudo o que você já produziu em seu blog ou nas suas contas de redes sociais.

Isso se deve ao fato de que ele contém um registro de todos os temas e palavras-chave para os quais você já criou materiais.

Consequentemente, você evita a redundância de assuntos, permitindo que você se concentre em novas temáticas e na melhoria dos conteúdos anteriores.

4. A possibilidade de avaliar resultados anteriores

Assim como em qualquer estratégia de marketing, é fundamental avaliar os resultados alcançados e compreender o que funcionou e o que não funcionou para possibilitar aprimoramentos futuros. Através das informações disponíveis em um calendário editorial, é possível realizar avaliações, como:

  • Os dias e horários que geram os melhores resultados para as postagens no seu blog;
  • Os dias e horários que produzem os melhores resultados nas redes sociais;
  • Os temas mais populares e mais acessados pelo seu público-alvo;
  • Os comprimentos ideais das postagens, com base nos resultados;
  • Quais chamadas de ação (CTAs) demonstram um desempenho superior;
  • Qual é a frequência de postagem mais eficaz.

Todos esses dados podem ser valiosos para desenvolver continuamente uma estratégia de Marketing de Conteúdo mais eficaz, adaptada ao que sua audiência realmente aprecia e busca.

5. O papel de gerador de ideias

É possível — e é muito provável — que, em algum momento, você se encontre sem inspiração para criar novos conteúdos. Nessas circunstâncias, o calendário editorial pode ser uma ferramenta valiosa para estimular sua criatividade e abrir caminho para novas ideias.

A razão disso é que ele serve como um registro completo de todos os temas que você já abordou. Isso lhe oferece a oportunidade de descobrir possibilidades inexploradas.

Por exemplo, suponhamos que você observe que já escreveu sobre o Instagram e estratégias de venda na plataforma. No entanto, você já produziu um artigo específico sobre o uso dos stories no Instagram? Ou sobre otimização da bio do Instagram?

6. Permite melhor entendimento da estratégia de marketing

Essa vantagem está intimamente relacionada ao ponto anterior. Isso ocorre porque, à medida que você monitora e avalia com mais frequência os resultados de suas estratégias, você aumenta sua compreensão sobre elas.

Da mesma forma que em qualquer outra disciplina, no campo do marketing, quanto mais você pratica, mais você adquire conhecimento.

Consequentemente, ao longo do tempo, você ganha mais expertise em suas ações, permitindo que sua intuição oriente as decisões a serem tomadas em sua estratégia de marketing.

Com um conhecimento mais aprofundado sobre o que é apropriado ou não para o seu negócio, é provável que seus resultados continuem a apresentar melhorias progressivas.

7. Ajuda a equilibrar a produção dos conteúdos

Mantendo um equilíbrio nas publicações de conteúdo é um aspecto crucial para qualquer estratégia de conteúdo. O calendário editorial desempenha um papel fundamental nesse processo.

Através dele, você consegue planejar e estabelecer o ritmo ideal de publicações em seus diversos canais de comunicação, como o blog, o YouTube e as redes sociais.

Desse modo, você assegura que sua audiência receba conteúdo de maneira equilibrada, evitando tanto a escassez quanto o excesso de informações.

8. Reduz atrasos e erros nas postagens

Outro aspecto crucial em uma estratégia de conteúdo diz respeito aos prazos e às datas de entrega e publicação dos materiais.

Com todo o cronograma devidamente organizado no calendário editorial, torna-se mais simples para você ou para a sua equipe de marketing identificar os prazos de conclusão de cada conteúdo.

Isso possibilita a adesão rigorosa ao planejamento da estratégia, o que assegura uma eficácia ainda maior para suas iniciativas.

9. Permite documentar todos os passos

O calendário editorial também serve como um registro documentado de todas as ações e experimentos realizados em sua estratégia de conteúdo. Isso pode ser extremamente valioso durante períodos de planejamento, revisão de processos, análises comparativas, e assim por diante.

Dado que este recurso é armazenado, de acordo com a ferramenta utilizada, você pode acessar o seu calendário editorial sempre que precisar, permitindo consultas a qualquer momento.

Como criar um calendário editorial

Agora, ao adentrarmos na fase prática, há diversas etapas que podem ser implementadas ao criar um calendário editorial.

No entanto, é importante ressaltar que as informações enfatizadas nele podem variar, dependendo do tipo de conteúdo que está sendo produzido e do que é crucial para sua empresa monitorar e registrar.

1. Selecione a ferramenta ideal

A construção de um calendário editorial pode ser realizada através de diversas ferramentas, mas a escolha entre as alternativas dependerá sobretudo das exigências ou limitações específicas da sua empresa.

Você tem à sua disposição uma variedade de ferramentas, que vão desde planilhas até softwares desenvolvidos especialmente para a gestão de calendários editoriais. O essencial é avaliar qual alternativa se alinha melhor com os procedimentos habituais da sua empresa.

Ao longo deste artigo, apresentaremos diversas opções de aplicativos para essa finalidade. Portanto, continue a leitura para conhecer mais detalhes.

2. Conheça bem o seu público

Antes de tudo, é crucial que você tenha um conhecimento preciso sobre quem constitui o seu público-alvo. Isso se deve ao fato de que os conteúdos devem alcançar efetivamente a sua audiência, e para isso, é necessário entender:

  • Onde seu público costuma buscar informações? (por exemplo, em blogs, nas redes sociais, no YouTube, etc.);
  • Quais são as preferências em termos de formatos? (se são mais inclinados a texto, vídeo, áudio, etc.);
  • Com qual frequência eles consomem conteúdo? (diariamente, semanalmente, quinzenalmente);
  • E, o mais significativo, quais são as suas necessidades e interesses habituais?

Uma vez que você compreende o comportamento do seu público, fica mais simples criar materiais que atendam às suas necessidades.

Ao identificar as palavras-chave de alto volume de busca e aplicar as técnicas apropriadas de SEO, você pode posicionar seus conteúdos nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Isso resultará em um aumento significativo na visibilidade dos seus materiais e, consequentemente, da sua marca.

3. Faça o planejamento da sua estratégia

Com uma ferramenta à disposição, inicie o processo de planejamento da sua estratégia de conteúdo e registre-a no seu calendário editorial. Para realizar isso, é necessário realizar uma série de definições, tais como:

  • Frequência de publicações no blog (seguindo as orientações mencionadas anteriormente);
  • Título e palavras-chave para cada conteúdo, elementos cruciais para rastrear os temas abordados no blog;
  • Datas, abrangendo tanto os prazos para a finalização dos conteúdos como as datas de publicação no blog;
  • Horários, estabelecendo o momento em que cada conteúdo será divulgado;
  • Profissional encarregado da produção do conteúdo;
  • Profissional responsável pela publicação;
  • Categoria do blog na qual os conteúdos se enquadram;
  • Formato do conteúdo, indicando se é um artigo de blog, um eBook, entre outros;
  • Etapa da jornada do cliente à qual os seus conteúdos pertencem (atração, consideração ou decisão);
  • Persona para a qual os materiais foram desenvolvidos;
  • Status atual do processo de produção dos conteúdos.

Dessa forma, você estabelece uma base sólida para o planejamento e a execução da sua estratégia de conteúdo, tornando-a mais organizada e eficaz.

4. Defina seu objetivo com as publicações

Após identificar a sua audiência-alvo, é essencial estabelecer os objetivos que você deseja alcançar. Neste ponto, é fundamental considerar em que estágio da jornada do cliente e do seu funil de vendas você pretende concentrar seus esforços por meio dos materiais. É viável criar conteúdos com a finalidade de:

  • Atrair novos usuários;
  • Ampliar a visibilidade da marca;
  • Promover produtos específicos;
  • Converter leads em clientes;
  • Entre outros objetivos.

Você pode incorporar todos aqueles que forem relevantes para o momento atual do seu negócio, desde que organize essas metas em seu calendário editorial.

É importante notar que um conteúdo destinado a aumentar a visibilidade da sua loja virtual terá uma abordagem diferente em comparação com um material focado na conversão, por exemplo.

Com isso em mente, organize os conteúdos de acordo com seus objetivos para evitar conflitos entre as estratégias. Desta forma, você terá um melhor controle sobre seus materiais e poderá acompanhar seus resultados de forma mais clara e eficaz.

5. Defina uma frequência de publicação

É fundamental compreender a frequência ideal para a publicação de conteúdo, sobretudo no blog da sua empresa. Por isso, encontrar um equilíbrio entre a escassez e a saturação do canal é importante, ou seja, estabelecer uma frequência que não seja excessivamente baixa nem excessivamente alta.

Não há um número fixo quando se trata de frequência, uma vez que o objetivo é sempre manter o envolvimento da audiência — e isso pode variar dependendo do seu público-alvo. No entanto, é viável estabelecer uma média com base em dados do mercado.

6. Construa a estratégia de divulgação

Além de ser utilizado para o planejamento de conteúdo, o calendário editorial pode ser uma ferramenta eficaz para delinear a estratégia de divulgação dos materiais. Isso envolve:

  • Redes Sociais: escolher quais redes sociais serão utilizadas para a publicação dos conteúdos e criar modelos de mensagens específicas para cada plataforma;
  • Frequência de Publicação: assim como é importante estabelecer uma frequência de postagem no blog, também é relevante definir a periodicidade da divulgação nas redes sociais;
  • Email Marketing: além das redes sociais, o calendário para Email Marketing é uma excelente maneira de promover seus materiais e manter o público engajado. Definir os dias e horários para o envio de e-mails de divulgação e incluí-los no seu calendário editorial é uma prática recomendada.

7. Siga o cronograma

Uma vez que tudo esteja devidamente organizado no calendário editorial, é fundamental assegurar que você esteja seguindo-o de maneira apropriada. Afinal, de que adianta investir tempo na elaboração de um cronograma se você não o colocar em prática, não é mesmo?

Além disso, é crucial manter a disciplina e seguir o planejamento, pois isso proporcionará uma visão mais clara do andamento da sua estratégia. Dessa forma, será mais simples identificar áreas que necessitam de aprimoramento e identificar as práticas que geram os melhores resultados.

8. Garanta que todo o time esteja alinhado

Para garantir o bom funcionamento da sua estratégia de conteúdo, é essencial que todas as pessoas que fazem parte do departamento de marketing da sua empresa estejam alinhadas.

Nesse sentido, é fundamental que o calendário editorial seja acessível a toda a equipe, permitindo que todos possam acompanhar o planejamento de materiais.

Isso possibilitará manter uma rotina mais organizada para a criação, publicação e monitoramento de conteúdos.

9. Meça os resultados

O calendário editorial pode atuar como uma excelente ferramenta para examinar o que está funcionando bem ou não em sua estratégia de conteúdo. Ao ter todas as suas ações registradas, torna-se mais simples avaliar o desempenho de cada uma delas.

Nesse contexto, é fundamental incluir a definição de KPIs (Key Performance Indicators - Indicadores-Chave de Desempenho) relevantes para o seu negócio e monitorar constantemente os resultados da sua estratégia.

É dessa maneira que você poderá identificar oportunidades de melhoria e aperfeiçoar continuamente os seus processos.

10. Mantenha o calendário atualizado

Por último, lembre-se de manter o seu calendário editorial atualizado de acordo com as evoluções do seu negócio. De tempos em tempos, é natural que ocorram alterações, seja no formato dos conteúdos, na frequência de publicação, entre outros aspectos.

Independentemente do tipo de modificação, assegure-se de que o seu cronograma esteja alinhado com cada iniciativa do seu time de marketing. Isso ajudará a manter a equipe em sintonia e a garantir que suas ações de marketing de conteúdo sejam aproveitadas da melhor maneira possível.

Tipos de publicações para trazer variedade ao seu calendário editorial

Embora o calendário editorial seja valioso para planejar conteúdo, é completamente comum que surja a necessidade de criar uma postagem de última hora. Existem várias razões para isso, como novidades do mercado, um texto planejado que não atende aos padrões de qualidade ou outros imprevistos.

Além disso, é frequente que um membro especializado em SEO da equipe — que pode ser você mesmo, inclusive — identifique uma oportunidade ou a necessidade de otimizar a classificação de uma palavra-chave.

Nesses casos, é crucial adaptar-se e produzir conteúdo com rapidez, mas sempre mantendo a qualidade! A boa notícia é que existem diversos tipos de postagens à disposição, incluindo a reutilização de formatos e muitas outras opções.

Abaixo, apresentamos uma lista com alguns tipos de postagens que você pode criar para o seu blog. Confira:

  • Posts educativos
  • Tutoriais ou passo a passo
  • Notícias
  • Reviews
  • Vídeos
  • Entrevistas
  • Conteúdos sazonais
  • Estudos de caso
  • Guest posts
  • Pesquisas
  • Infográficos
  • Experiências/Aprendizados
  • Posts baseados em dúvidas
  • Guias
  • Lançamento de materiais
  • Posts institucionais
  • Curadoria
  • Opinião
  • Checklists
  • Podcasts
  • Galeria de imagens
  • Conteúdos interativos
  • Templates
  • Traduções
  • Glossários
  • Comparativos
  • Dicas de experts
  • Problema x solução
  • Transmissões ao vivo
  • Listas

5 ferramentas para criar um calendário editorial

Agora que você possui um entendimento sobre o conceito de calendário editorial e suas vantagens, é o momento de explorar algumas alternativas de ferramentas para iniciar a criação do seu.

Apresentamos, na lista abaixo, os cinco principais programas amplamente adotados no mercado. Continue lendo para conhecer mais detalhes sobre cada um deles.

1. Planilhas

Apesar de serem ferramentas de longa data, as planilhas continuam sendo a escolha favorita de muitos profissionais até os dias atuais. Com um formato amplamente reconhecido e uma vasta gama de funcionalidades, elas podem ser uma excelente alternativa para abrigar o seu calendário editorial.

Em uma planilha, é possível estruturar todas as informações relacionadas à sua estratégia de conteúdo em tabelas.

Uma recomendação importante é priorizar aplicativos baseados na nuvem, como o Google Sheets. Isso garantirá que você e sua equipe tenham acesso à versão atualizada do seu cronograma por meio de diversos dispositivos, quando necessário.

É relevante mencionar que o Google Sheets é uma opção gratuita. Caso opte pelo Excel, será necessário verificar o custo da licença de uso da Microsoft, caso você não tenha uma ativa.

2. Google Calendar

O Google Calendar, também conhecido como Agenda, é outra ferramenta amplamente adotada por profissionais de marketing. Devido à sua função semelhante à de uma agenda, ele pode ser uma excelente opção para criar o seu calendário editorial.

O aplicativo possui uma interface intuitiva que permite a criação de eventos e tarefas em datas e horários específicos. Além disso, é possível configurar lembretes e convidar participantes, para que sejam notificados no momento de iniciar uma atividade.

Assim como o Google Sheets, o Calendar é uma ferramenta gratuita e pode ser acessado de forma simultânea por meio de diversos dispositivos.

3. Trello

O Trello é uma ferramenta dedicada a melhorar a organização das tarefas de equipes ou empresas, o que o torna uma opção muito útil para a gestão do seu calendário editorial.

Em certos aspectos, o Trello se assemelha ao Google Calendar, uma vez que também oferece uma interface que se assemelha a um calendário, permitindo a criação de diversos eventos e a atribuição de tarefas aos membros da equipe.

No entanto, algumas distinções incluem o uso de etiquetas para identificar cada tarefa de maneira mais precisa. Por exemplo, é possível distinguir se a tarefa se relaciona a uma postagem no blog, ao envio de e-mail marketing, à publicação nas redes sociais, entre outros.

Além disso, o Trello possibilita o rastreamento do status de cada tarefa (se foi iniciada, concluída, etc). O Trello oferece um plano completamente gratuito, além de opções pagas. É importante avaliar as necessidades do seu negócio e selecionar o plano que melhor se adequa ao momento atual.

4. Asana

A Asana se assemelha bastante ao Trello em muitos aspectos. Sua interface é projetada com base em um calendário, proporcionando uma visão abrangente de todas as tarefas e a capacidade de aplicar etiquetas para identificá-las.

Uma característica distintiva da Asana é a capacidade de criar grupos e filas específicas para cada aspecto da sua estratégia de conteúdo. Por exemplo, você pode criar um espaço dedicado a tarefas relacionadas ao blog e outro para o seu canal do YouTube.

Além disso, você pode criar filas personalizadas com base no status de cada tarefa, como solicitações pendentes, tarefas em andamento, atividades concluídas, entre outras.

A Asana oferece um plano gratuito, assim como opções pagas. Como no caso do Trello, é importante avaliar qual plano é mais adequado às suas necessidades no momento.

5. Calendário mLabs

O Calendário mLabs é uma aplicação que se concentra principalmente na criação de calendários editoriais voltados para redes sociais. Ele oferece uma automação mais eficaz de todas as tarefas relacionadas à sua estratégia de conteúdo.

Através deste aplicativo, você pode importar ou exportar seu calendário, tanto para fins corporativos quanto pessoais. Também é possível registrar ideias para novas postagens e personalizar a visualização de acordo com as suas necessidades, entre outras funcionalidades.

Além disso, o Calendário mLabs permite que você acompanhe o status de cada atividade e facilita a integração automatizada entre o seu calendário e as suas redes sociais.

Aprendeu o que é calendário editorial e como criar um?

O calendário editorial tem um papel fundamental em sua estratégia, embora seja personalizado de maneira única para cada empresa. No entanto, um fato significativo se destaca: a quantidade de postagens, desde que sejam criadas com qualidade, impacta diretamente no seu tráfego orgânico.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender tudo sobre o que é calendário editorial, como funciona e como criar um para a sua empresa.

Além dos blogs, é fundamental para a estratégia de marketing digital da sua empresa que ela também esteja presente nas redes sociais. Não deixe de conferir nosso artigo com 30 ideias do que postar no Instagram.

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