O que é DM no Instagram? [Guia Completo]

atualizado 11 de dezembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente é impossível negar o crescimento e a importância do Instagram no dia-a-dia do brasileiro. Nosso país conta com mais de 90 milhões de usuários ativos na rede social, tornando-se uma das principais redes sociais do país.

O Instagram se transformou em uma poderosa ferramenta de marketing digital para marcas e empresas, graças a sua facilidade de se comunicar e manter um contato direto com seu público e consumidores.

Esse contato possibilitou um estreitamento entre a marca e os consumidores, através das interações e principalmente das mensagens diretas pelo Instagram. Além de ficar atento às métricas e estatísticas das suas publicações é preciso prestar atenção na sua DM.

Pensando nisso, neste artigo iremos mostrar tudo que você precisa conhecer para saber o que é DM no Instagram e como ficar atento e responder seus seguidores da maneira mais eficiente possível.

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer começar a utilizar o Instagram de forma profissional e transformar seu perfil em um negócio rentável, temos a indicação de um curso que irá te ajudar a aumentar o engajamento do seu perfil e torná-lo mais atraente.

O curso InstaBoss é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso InstaBoss

O que é DM no Instagram?

Abreviação para direct message, traduzindo para o portugues como mensagem direta, também conhecido como DM ou Direct, o Instagram conta com um recurso de mensagens diretas.

A DM no Instagram é uma forma direta de conversar dentro da rede social, onde é possível enviar mensagens de textos, fotos, vídeos, áudios para uma ou mais usuários que estão no Instagram.

A DM do Instagram é bem similar ao Messenger do Facebook. Inclusive, recentemente o Instagram permitiu a integração desses dois canais de mensagens em um só.

Ilustração de uma pessoa segurando o celular e enviando mensagens

Devido ao seu alcance e velocidade, o Instagram é uma das melhores redes sociais para quem deseja faturar com seu E-commerce.

Como enviar DM para as pessoas?

Agora que você já entendeu melhor o que é DM no Instagram, vamos te mostrar como enviar DM para outros usuários. Muitas vezes ao entrar no perfil de algum usuário, é possível encontrar um botão escrito "mensagem".

Basta apertar esse botão e você será direcionado para uma conversa privada com essa pessoa. Também é possível começar uma conversa privada no Instagram respondendo os stories de qualquer pessoa.

Fazendo isso, suas mensagens estarão indo diretamente para a conversa privada com aquele usuário.

Outra forma de enviar DM para um usuário é compartilhando alguma publicação através do ícone do aviãozinho que fica embaixo de qualquer publicação do Feed. Assim como os stories, o post compartilhado irá diretamente para o chat privado.

Por que usar a DM no Instagram?

Segundo o próprio Instagram, apenas um terço dos seus usuários utilizam as DMs para divulgação de marcas. Entendendo agora o que é DM no Instagram e como enviar, utilizar essa funcionalidade pode dar vantagens em relação aos seus concorrentes.

Uma das estratégias mais eficazes para melhorar o engajamento do seu perfil é o envio de direct messages para seguidores dos seus concorrentes. Visto que os seguidores do concorrente estão interessados no que você pode oferecer.

Por oferecer produtos ou serviços similares, essa lista de seguidores é um excelente local para ser explorado. Já que as pessoas estão inclinadas a curtir esse tipo de conteúdo e podem se tornarem clientes.

Também existem ferramentas que podem auxiliar suas estratégias através de mensagens automáticas no Instagram, que falaremos mais adiante. É possível enviar mensagem quando alguém seguir seu perfil.

Tem como não receber DM no Instagram?

É possível bloquear suas DM e não receber nenhuma mensagem direta no Instagram, para te mostrar como fazer isso, preparamos um pequeno passo a passo, que funciona tanto para iOS quanto para Android.

Menu de notificações do Instagram

Para começar, vá até o seu perfil e em seguida no menu de configurações e clique em "Notificações". Em seguida,  selecione a opção de "Mensagens e ligações" ao entrar nesta tela, basta desativar na seção de "Mensagens".

Print das configurações do Instagram

Quando eu bloqueio alguém no Instagram a conversa some?

Ao bloquear um usuário no Instagram, suas conversas através do direct message continuarão na sua caixa de entrada. Entretanto você não poderá mais enviar mensagens para essa pessoa.

Caso o usuário bloqueado envie uma DM, você não receberá a mensagem mesmo que retire o bloqueio posteriormente.

Como impedir que alguém mande mensagem no Instagram?

É possível impedir que algum usuário te mande DM no Instagram, basta usar o recurso de restringir essa pessoa. Para fazer isso, basta acessar sua caixa de entrada, clicando no canto superior direito.

Entre na conversa com a pessoa que você deseja restringir e clique no nome dela, então abrirá as informações deste perfil, então basta selecionar a opção "Restringir".

Ilustração de duas pessoas ao lado de um celular enviando mensagens

Mensagens automáticas no Instagram

Como mencionado antes, o Instagram não conta com uma ferramenta nativa para enviar mensagens automáticas, mesmo possuindo uma função de envio de respostas rápidas.

Essa função funciona como um atalho para agilizar a conversa através da DM do Instagram, onde ao digitar uma palavra chave ou clicar no botão dentro da conversa você seleciona automaticamente uma frase pré definida para enviar.

Outra forma de otimizar e mandar mensagens automáticas no Instagram é através de aplicativos como o SocialGram. Essa ferramenta é um dos melhores gerenciadores de Instagram.

Além de enviar mensagens automáticas, o SocialGram utiliza técnicas para aumentar o alcance do seu perfil. Através de estratégias de curtidas, lista de seguidores confiáveis, relatório de conversão e agendamento de publicações no Feed e nos Stories.

É possível configurar o SocialGram para que ele encontre perfis que possam se interessar no seu conteúdo e se tornarem potenciais consumidores. A ferramenta é paga, com planos mensais e trimestrais, mas é possível realizar o teste da plataforma por 5 dias gratuitos.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Integrar Instagram ao JivoChat

A JivoChat conta com um API que permite que você integre o seu perfil do Instagram em sua plataforma, podendo receber directs, menções e até respostas nos seus Stories do Instagram diretamente no JivoChat.

Essa API garante estabilidade e uma integração sem qualquer tipo de risco para o seu perfil do Instagram. Sem a necessidade de compartilhar a senha do seu perfil comercial com outros colaboradores.

A API do JivoChat armazena todas as mensagens no aplicativo do JivoChat e possibilita que você e outros colaboradores da equipe respondam a qualquer mensagem, além de adicionar outras pessoas sempre que precisar.

É possível rastrear as conversas no JivoChat, identificando as conversas já solucionadas e aquelas que ainda precisam ser atendidas.

Aprendeu o que é DM no Instagram?

Esperamos que este artigo tenha tirado todas suas dúvidas sobre o que é DM no Instagram e tenha entendido a importância dessa funcionalidade dentro da rede social.

Se você pretende começar um negócio online e quer vender através do Instagram, confira nosso artigo sobre Instagram comercial e aprenda a criar um perfil profissional na rede social.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download