Mensagem automática Instagram: Conheça 7 ferramentas

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Não tem como negar o crescimento do Instagram e a importância dessa rede social no nosso dia-a-dia. O Brasil conta com mais de 95 milhões de usuários, sendo uma das redes sociais mais populares do país.

O Instagram vem desempenhando uma função importante para o marketing das empresas, devido a sua facilidade de se manter um contato direto com os consumidores transformou essa rede social, em uma ferramenta poderosa.

Com esse crescimento, algumas ações pontuais da plataforma acabam ficando mais difíceis de se lidar. Um exemplo disso são as respostas às mensagens enviadas, com um grande fluxo de DMs em seu perfil, fica quase impossível de acompanhar.

Uma das estratégias para engajar com o público da sua marca, é através das mensagens diretas (DM). Pensando nisso, o Instagram já desenvolveu um recurso de Respostas Rápidas, que permite responder às DMs com apenas um clique.

Mas além das respostas rápidas, existem ferramentas que permitem você enviar mensagem automática no Instagram. Essa estratégia pode simplificar a comunicação com os seus seguidores.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a mensagem automática no Instagram, também te mostraremos razões para adotar essa estratégia e otimizar as respostas para os seus seguidores.

O que é Mensagem Direta no Instagram?

O Instagram possui um recurso de mensagem direta, também chamado de Direct ou apenas DM. Esse recurso possibilita enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios para uma ou mais pessoas que estão dentro da rede social.

A DM do Instagram é bem similar ao Messenger do Facebook. Inclusive, recentemente o Instagram permitiu a integração desses dois canais de mensagens em um só.

Devido ao seu alcance e velocidade, o Instagram é uma das melhores redes sociais para quem deseja faturar com seu E-commerce.

Como funciona a mensagem automática no Instagram?

Buscando simplificar e agilizar a comunicação com os seus seguidores, a mensagem automática no Instagram ajuda a manter um relacionamento próximo com eles e a fidelizá-los, mesmo com seu número de seguidores aumentando.

Caso seu negócio ainda seja pequeno e o número de seguidores no Instagram não seja tão grande, você consegue dar uma atenção maior a cada mensagem que recebe, porém, com o crescimento do seu perfil isso pode ser impossível.

Essas mensagens automáticas podem ser configuradas para serem enviadas caso um seguidor execute alguma ação, como por exemplo, começou a seguir o seu perfil ou entrou em contato para tirar alguma dúvida.

Pensar em automação no Instagram vai te ajudar em uma série de atividades administrativas, operacionais e comerciais. Com isso, você vai precisar de um gerenciador de Instagram, que vai te ajudar a administrar melhor o seu perfil.

Por que investir em mensagem automática no Instagram?

Já entendemos como funciona a automação das mensagens do Instagram, mas vamos mostrar algumas vantagens ao investir nessa estratégia e os benefícios que trazem para o relacionamento entre a sua marca e os seus seguidores.

  • Ampliar a comunicação: Mesmo com um número alto de seguidores, com as mensagens automáticas é possível se comunicar de forma eficaz com várias pessoas;
  • Relacionamento com os seguidores: Todos gostam de receber uma resposta quando entra em contato com alguma empresa ou marca. Aproveite-se disso para fortalecer o relacionamento com elas;
  • Engajamento: Quando você interage com seus seguidores, eles tendem a começar a fazer o mesmo, isso melhora o engajamento das suas publicações;
  • Crescimento no número de acessos ao perfil: Quando se trata os seguidores com atenção, a tendência deles voltarem mais vezes para conferir suas publicações é maior;
  • Crescimento nas vendas: Com um número maior de visitantes no seu perfil, a chance de reverter em mais vendas aumenta;
  • Fidelização dos clientes: Essa proximidade no relacionamento com os clientes é uma das chaves para fidelizá-lo. Se ele for bem atendido, se sentir compreendido, as chances dele continuar comprando de você é maior.

A mensagem automática no Instagram possibilita que você invista no relacionamento com seus seguidores, levando o seu público a se sentir mais próximo da sua marca.

Ferramentas para enviar mensagem automática no Instagram

1. SocialGram

Um dos melhores gerenciadores de Instagram, o SocialGram além de permitir o envio de mensagens automáticas no Instagram, disponibiliza outras várias funcionalidades para gerenciamento do seu perfil.

Além das mensagens automáticas, o SocialGram utiliza técnicas de marketing digital para aumentar o alcance do seu perfil. Gerando estratégias de curtidas, lista de seguidores confiáveis, relatório de conversão e agendamento de posts no Feed e nos Stories.

É possível configurar o SocialGram para que ele encontre perfis que possam se interessar no seu conteúdo e se tornarem potenciais consumidores. A ferramenta é paga, com planos mensais e trimestrais, mas é possível realizar o teste da plataforma por 5 dias gratuitos.

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2. Ferramenta de Resposta Rápida do Instagram

Como falamos anteriormente, o Instagram não possui uma ferramenta nativa para enviar mensagens automáticas. Porém conta com uma função de envio de Respostas Rápidas.

Essa função funciona como um atalho para que ao digitar uma palavra chave ou clicar no botão dentro da conversa com o seu seguidor, você selecione automaticamente uma frase pré definida que você pode configurar dentro do próprio aplicativo.

3. Gerenciagram

O Gerenciagram é uma ferramenta que envia automaticamente mensagens que você criou, como por exemplo, mensagem de boas vindas para novos seguidores. Essa ferramenta também te ajuda a atrair mais clientes para o Instagram de forma totalmente automatizada.

Além das mensagens enviadas automaticamente, o Gerenciagram possui recursos que permitem programar e publicar no Feed e nos Stories nos horários agendados. Ainda permite filtrar por hashtag, localização e perfil, impulsionar o perfil e opções para seguir e deixar de seguir pessoas.

É possível testar a plataforma gratuitamente por 5 dias. Após esse período, é preciso aderir a um dos planos de assinatura.

4. Bume

O Bume é uma ferramenta de gerenciamento de Instagram completa, que permite agendar postagens de acordo com o melhor horário para os seus seguidores. Além disso, a ferramenta também permite enviar mensagens automáticas.

A exemplo do Gerenciagram, é possível configurar mensagens de boas-vindas para ser enviada automaticamente para novos seguidores. Além disso, o Bume também segue automaticamente pessoas que sigam os concorrentes que você define.

Outra função interessante do Bume, é a ferramenta de link único para a bio do Instagram, onde você pode adicionar todos os seus links importantes em um só lugar. A ferramenta é paga mas conta com um período de testes de 5 dias gratuitos.

5. Perforgram

O Perforgram é uma plataforma que permite automatizar diversas ações, como seguir, curtir e comentar publicações, além de visualizar Stories a partir de perfis, localizações ou hashtags e deixar de seguir quem não te segue de volta.

Além dessas funções, é possível também enviar mensagens automáticas, configurando mensagens de boas-vindas para novos seguidores e gerenciando comunicações diretas com algum seguidor específico.

O Perforgram é uma ferramenta paga, mas assim como outras da lista, conta com um período de testes de 5 dias gratuitos.

6. Scalehot

Scalehot é uma das melhores alternativas para você mandar mensagem automática no Instagram. É possível configurar diversos modelos de mensagens de saudação que funcionam em um esquema de rotação.

O Scalehot também permite procurar publicações e seguir perfis de forma automática, filtrando os conteúdos através de hashtags, localização e perfis concorrentes.

Além de visualizar Stories automaticamente, agendar publicações e conta com uma ferramenta que gera relatórios de crescimento. O Scalehot é um serviço pago, porém conta com um período de teste gratuito de 7 dias.

7. Grow Social

O Grow Social é uma plataforma de gerenciamento de Instagram com diversas interações automáticas para aumentar o seu número de seguidores. Além de agendar publicações no Feed e nos Stories, por ele é possível acompanhar as métricas do seu perfil.

Entretanto, a única função do Grow Social em relação ao envio de mensagens automáticas, é no envio de saudações para novos seguidores.

Foto de um celular aberto no Instagram focando o ícone de Mensagens diretas

Dicas para enviar mensagens automáticas

Se você deseja enviar mensagens automáticas pelo Instagram, é sempre importante tomar alguns cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para você não errar na hora de se comunicar com seus seguidores.

  • Mensagem de boas-vindas: Uma das principais funcionalidades do uso de mensagens automáticas no Instagram é usá-las para dar boas-vindas a novos seguidores do seu perfil.
  • Respostas rápidas: A função das mensagens instantâneas nas redes sociais é a velocidade, caso você tenha muitos seguidores, a automação irá te ajudar na agilidade em que você responde os seus clientes.
  • Divulgação de ofertas: Utilizar a DM do Instagram para divulgar ofertas é uma ótima estratégia para as pessoas engajarem com a sua marca. É possível divulgar promoções ou cupons de desconto através de mensagens automáticas.
  • Informação de endereço, dia e horário de funcionamento: É interessante informar os seus seguidores com mensagens contendo informações básicas relacionadas ao funcionamento do seu negócio.
  • Mostre o que a sua marca oferece: É importante aproveitar o primeiro contato com o cliente mandando uma mensagem automática mostrando o que sua marca tem a oferecer.
  • Call to Action: Para trazer resultados para a sua marca, é importante que você convide as pessoas para realizar alguma ação (Call to Action) ao enviar mensagens automáticas. Isso pode ajudar na hora da conversão de possíveis clientes.

Aprendeu como enviar mensagem automática no Instagram?

Apresentamos neste artigo as melhores ferramentas para mandar mensagem automática no Instagram, e as principais vantagens de usar essa estratégia na sua marca.

Não deixe de conferir nossas dicas para você que deseja se tornar um Influenciador digital e poder ganhar dinheiro utilizando as redes sociais.

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