8 melhores blogs de receitas e como criar o seu

atualizado 28 de março de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Vídeos de culinária e receitas são um sucesso nas redes sociais, e isso não é nenhuma novidade. Além das redes sociais, os blog de receitas também são muito procurados quando queremos inspirações para novas receitas.

Se você adora cozinhar e gosta de pensar em pratos diferentes, brincar com ingredientes e sair do básico na cozinha. Existem diversos blogs e sites de receitas que permitem você encontrar receitas de todos os tipos.

Por isso preparamos este artigo para te ajudar a encontrar os melhores blog de receitas na hora de você pesquisar inspirações e novas receitas para surpreender no almoço ou em um jantar especial.

Melhores blog de receitas

Cansado de procurar receitas em diversos sites e blogs pela internet? Confira nossa lista com os melhores sites de culinária e blogs de receitas para encontrar inspirações para o jantar e outras refeições do seu dia a dia.

1. TudoGostoso

Um dos sites mais famosos de receita, o TudoGostoso conta com mais de 190 receitas. A plataforma também conta com um aplicativo de culinária disponível para Android e dispositivos iOS.

Além dos aplicativos, o TudoGostoso tem um blog de receitas com várias opções de cardápios, com receitas fáceis, de bolos e doces, salgadas e muito mais. Além de dicas de cozinha, desde utensílios e limpeza até a possibilidade de fazer uma renda extra.

Também é possível encontrar dicas de alimentação saudável, comida e viagem e muito mais.

2. PanelaTerapia

Outra opção de blog de receita para você encontrar diversas sugestões de receitas e dicas culinárias é o PanelaTerapia. Criado pela Tatiana Romano com o objetivo de ensinar as pessoas a acabar o stress através da culinária.

No blog de receitas PanelaTerapia você consegue encontrar diversas receitas em textos e até conteúdos em vídeos no YouTube. Além de dicas de viagem e outros assuntos com dicas de alimentos e utensílios.

Foto de uma pessoa tirando foto de ingredientes em cima de uma mesa

Criado pela Cassis, o blog de receitas Cozinha Legal conta com diversas inspirações e dicas de receitas para você que busca aprender a preparar um prato diferente para ocasiões especiais ou até mesmo para o dia a dia.

Nesse blog de culinária você encontra receitas de doces, bolos, sobremesas, receitas para ocasiões especiais e muito mais.

4. Receitas Nestle

A famosa Nestlé também possui um blog de receitas onde você pode encontrar diversas dicas e sugestões de preparo de bolos e tortas doces, sobremesas, carnes, frango, massas, tortas salgadas e muito mais.

Além das sugestões de receitas, o blog de culinária da Nestlé disponibiliza aulas online através de vídeos ensinando tortas, bolos,  entre outros.

Um diferencial desse blog de receitas é a possibilidade de criar um planejamento semanal com receitas para várias refeições ao longo do dia.

5. O que vai ter na Janta?

O blog de receitas O que vai ter na Janta foi criado pela Julia e traz receitas de diversos tipos, separados em várias categorias como: Dificuldade, ocasião, tipo de culinária, modo de preparo, entre outras.

Além das receitas e dicas de gastronomia, o blog conta com uma lojinha onde é possível encontrar alguns acessórios de cozinha, como avental e jogos americanos.

6. Pilotando um Fogão

Criado pela Alessandra, o blog de receitas dela é focado em compartilhar receitas e dicas para ajudar todo tipo de pessoa na cozinha, desde os iniciantes até as pessoas com mais experiências.

Além das dicas para iniciantes, o seu blog de culinária conta com receitas para cafes da manhã e lanches, festas comemorativas, como páscoa e festa junina, receitas salgadas, receitas veganas e sem glúten e muito mais.

7. Receitas Globo

Uma excelente opção de site de receita é o Receitas Globo com diversas opções de pratos, opções de programas e séries de culinária, tipos de pratos, modo de preparo e até a opção de pratos regionais.

Além da descrição da receita e dos ingredientes, o site informa o tempo de preparo, quantas porções serve e o grau de dificuldade. O site também conta com vídeos de como preparar os pratos.

Foto de um livro de receitas e ingredientes em cima de uma mesa

8. Tastemade

O Tastemade é um dos sites de receitas de comidas em uma plataforma completa para quem deseja encontrar receitas para diversas ocasiões. O site conta com passo-a-passo, lista de ingredientes e outras informações necessárias.

O Tastemade conta com diversas opções de receitas fáceis, desde salgados, doces, receitas mais específicas, pratos para pessoas com restrições alimentares, receitas fit, receitas de filmes e muitas outras opções.

A plataforma possui diversos programas originais para encontrar receitas para o jantar, onde os usuários podem conferir o Comida de Cinema, A Doce Cozinha de Dani Noce, Prato do Dia, e muitos outros.

Dicas de como criar blog de receitas

Além das sugestões de blogs de receitas que sugerimos para você que deseja aprender uma receita nova, vamos te mostrar algumas dicas de como criar um blog de culinária para quem deseja compartilhar suas experiências na cozinha e criar conteúdo para esse nicho.

Você pode fazer um blog voltado em fitness, com dicas de dietas ou alimentos para perder peso, um blog focado em doces, em receitas gourmet, etc.

Escolha uma plataforma para fazer o seu blog

A primeira dica é encontrar a plataforma que você irá construir seu blog de receitas. Essa plataforma irá permitir que ele tenha um layout e também que você adicione páginas extras caso necessário.

Provavelmente você irá escolher uma plataforma que utiliza o sistema CMS, essa é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, que permite que você crie sites, blogs e lojas virtuais a partir do seu navegador, sem a necessidade de programação.

Ilustração de uma menina utilizando um computador

A escolha da plataforma deve envolver a acessibilidade, funcionalidades disponíveis em seu blog, facilidade de gestão e também o preço. Sabendo disso, iremos mostrar no próximo tópico algumas opções de ferramentas para fazer um blog.

Uma excelente alternativa de plataforma para criar seu blog de receitas é o Wix. Você consegue criar um blog sem ter conhecimentos em programação, selecionando um modelo profissional pronto e já otimizado para dispositivos móveis. 

A partir disso, basta usar o editor arraste e solte para personalizar seu blog exatamente como preferir. Se você quer conhecer mais sobre o Wix, confira nosso artigo completo clicando aqui.

Escolha uma hospedagem de blogs

Dependendo da plataforma para fazer um blog, provavelmente você terá que definir uma plataforma de hospedagem de sites. Essa hospedagem que irá permitir que você armazene seus arquivos e que seu blog fique disponível na internet.

Um exemplo de plataforma que exige uma hospedagem de site é o WordPress. Entretanto, diversas plataformas de criar sites já oferecem planos de hospedagem para criação de blogs, assim não precisa se preocupar em buscar uma ferramenta de hospedagem.

Registre um nome de domínio 

Outro passo fundamental na criação do seu blog é escolher um domínio. Esse nome será utilizado para que os usuários possam acessar seu blog e entre os domínios mais comuns podemos citar: .com; .net; .org; ou .xyz.

Não esqueça que o nome do domínio deve vir acompanhado do nome do seu blog, pois isso irá possibilitar que as pessoas associam e tenham mais facilidade de acessar o seu blog.

Personalize o seu blog

Outro ponto importante é personalizar seu blog, é importante adotar uma identidade visual e deixá-lo com a sua cara. É possível criar todos seus designs em ferramentas como o <Shutterstock: Creative Flow.

Como falamos, muitas plataformas possuem templates prontos que você pode utilizar ou editá-lo como quiser.

Existem alguns temas pagos e temas gratuitos e utilizá-los vai do gosto de cada pessoa. Também é possível criar seu próprio tema, por tanto aposte na personalização para deixar o seu blog ainda mais atrativo para quem irá visitá-lo. 

O importante é que você mantenha o seu blog organizado, na questão das páginas por categoria, também crie uma página contando um pouco sobre você para que o público possa te conhecer melhor. 

Nessa página é possível deixar o seu contato e também quais são as redes sociais que você está presente. Não esqueça também de escolher um título interessante para o seu blog, e caprichar na descrição do seu blog.

Conheceu os melhores blogs de receitas?

Esperamos que esta lista tenha te ajudado a encontrar os melhores blog de gastronomia para te inspirar em receitas e dicas de culinária.

Criar conteúdo sobre culinária nas redes sociais pode ser uma grande oportunidade para transformar um hobby em uma possível fonte de renda, para te ajudar, aprenda como fazer vídeos do Tik Tok.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download