10 melhores blogs de viagem e como criar o seu

atualizado 28 de março de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Seja para descansar, viajar a trabalho ou conhecer novos lugares, a viagem começa no momento em que está sendo planejada. Apesar de ser um momento meio estressante, a internet ajuda bastante na hora de planejar uma viagem.

Com a evolução da internet e das redes sociais, hoje é possível acessar todos os tipos de informações de destinos e lugares para onde você vai viajar. Além de encontrar diversas dicas.

Muitas pessoas começaram a criar blog de viagem para compartilhar suas experiências, dicas e perrengues de viagens para quem é apaixonado por esse assunto. Os blogs de viagem são um fenómeno, tendo blogs especializados nos mais variados assuntos.

Se você está procurando dicas para sua próxima viagem, separamos uma lista de sites e blog de viagem para você se informar. Além disso, confira dicas de como criar um blog de viagem e produzir seu conteúdo.

Foto de uma pessoa fazendo anotações e uma mesa com mapa, câmera, passaporte

Melhores blog de viagem

Nessa lista separamos diversas opções de blog sobre viagens para você se informar sobre destinos, dicas de hospedagem, passeios, roteiros completos de viagem para você se inspirar na hora de planejar sua viagem dos sonhos.

1. Melhores Destinos

Apesar de ser um famoso site para comprar passagens aéreas com desconto, o Melhores Destinos possui um Guia com dicas para diversos destinos do Brasil e do mundo, com opções do que fazer, onde se hospedar e muito mais.

O blog de viagem Guia do Melhores Destinos conta com mais de 160 guias totalmente gratuitos para você saber tudo sobre o destino que você deseja conhecer. Podendo comprar passagem com desconto no próprio site do Melhores destinos.

Ilustração de um notebook com o planeta Terra e vários ícones de avião

2. Viaje na Viagem

Outra opção de blog de viagem é o site Viaje na Viagem, que é um dos blogs mais antigos e completos de relatos de viagem do Brasil. Ele conta com diversas dicas de viagens pelo Brasil, Américas, Europa e muito mais.

Nesse blog de viagem você consegue ver dicas e relatos de passeios no Brasil e na Europa, além de dicas de como escolher hotel, passagens aéreas, alugar carro e muitas outras coisas para o planejamento da sua viagem.

3. Juju na Trip

Criado por Gabriela, Rico e Julia, o Juju na Trip é um blog de viagem com diversas dicas para destinos nacionais e internacionais. Além de dicas de inspirações para se preparar para uma viagem inesquecível.

No blog de viagem você encontra dicas de destinos e roteiros para diversos lugares no mundo e não passe perrengue em suas viagens.

4. Ideias na Mala

O Ideias na Mala é um blog de viagens criado por Marina Vidigal e traz conteúdos com diversas fotos e dicas de viagens pelo Brasil e no mundo. O blog conta com dicas de outros blogueiros para compartilhar suas experiências.

No blog de viagem você encontra roteiros de lua de mel e viagem em casal. Viagens com crianças, de carro, de aventura e para quem gosta de viajar sozinho também são alguns temas que podem ser encontrados no Ideias na Mala.

5. Segue Viagem

Criado pela CVC Corp, um dos maiores grupos de turismo da América Latina, o Segue Viagem é um blog de viagem onde você pode encontrar listas de pontos turísticos imperdíveis, roteiros, informações sobre hotéis, como tirar o passaporte e muito mais.

Além das dicas, o blog de viagem é atualizado diariamente com tendências e novidades do setor de turismo no Brasil e no mundo.

6. Fora da Zona de Conforto

Criado em 2013, o blog de viagem Fora da Zona de Conforto surgiu com a intenção de ajudar aventureiros na arte de mochilão, viajar e morar no exterior. O site conta com informações sobre como planejar sua viagem do começo ao fim.

Independentemente do seu estilo de viagem, as dicas de viagem neste blog irão te ajudar a economizar e viajar mais. Além de contar com muitas informações para quem deseja morar no exterior como estudante, trabalhando ou até se voluntariando.

O blog de viagem conta com dicas para economizar na passagem aérea, como encontrar hospedagens e acomodações e até roteiros de viagem para diversos destinos.

Mapa com vários alfinetes coloridos

7. 360 Meridianos

Criado em 2011, o blog de viagem 360 Meridianos traz dicas de viagem mas também conta com publicações sobre cultura e histórias dos lugares visitados pelos criadores. Além do blog, eles também possuem dicas de viagem no YouTube.

8. Viajando Bem

O Viajando Bem é um blog de viagem que mostra como fazer uma viagem econômica sem abrir mão da segurança e conforto. O blog conta com dicas de viagem para destinos no Brasil e no mundo.

Além das dicas de roteiros, eles oferecem roteiros personalizados e consultorias para montar um roteiro de viagem de acordo com o seu orçamento. Incluindo reserva de hotéis, passagens de avião, trem, e muito mais.

9. Esse Mundo é Nosso

Criado pelos jornalistas Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, esse blog de viagens traz suas experiências em viagens pelo Brasil e no mundo. Trazendo informações sobre destinos, quais os melhores lugares para visitar, dicas de hotéis e muito mais.

Foto de varias pessoas, um notebook, e vários detalhes de viagem

10. Aprendiz de Viajante

O Aprendiz de Viajante é um blog de viagem onde é possível encontrar diversos tipos de publicações de vários lugares do mundo e excelentes opções de roteiros para vários destinos.

O blog conta com dicas de viagens gastando pouco, além de informações sobre os melhores chips de celulares internacionais, dicas de aluguel de carro, seguro viagem, entre outros serviços de viagem.

Dicas de como criar blog de viagem

Além das sugestões de blogs de viagens que sugerimos para você que deseja planejar uma viagem, vamos te mostrar algumas dicas de como criar um blog de viagem para quem deseja compartilhar suas experiências em viagens e criar conteúdo para esse nicho.

Foto de uma pessoa utilizando um notebook

Escolha uma plataforma para fazer o seu blog

A primeira dica é encontrar a plataforma que você irá construir seu blog de viagem. Essa plataforma irá permitir que ele tenha um layout e também que você adicione páginas extras caso necessário.

Provavelmente você irá escolher uma plataforma que utiliza o sistema CMS, essa é a sigla para Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, que permite que você crie blogs, sites e lojas virtuais a partir do seu navegador, sem a necessidade de programação.

A escolha da plataforma deve envolver a acessibilidade, funcionalidades disponíveis em seu blog, facilidade de gestão e também o preço. Sabendo disso, iremos mostrar no próximo tópico algumas opções de ferramentas para fazer um blog.

Uma excelente alternativa de plataforma para criar seu blog de viagem é o Wix. Você consegue criar um blog sem ter conhecimentos em programação, selecionando um modelo profissional pronto e já otimizado para dispositivos móveis. 

A partir disso, basta usar o editor arraste e solte para personalizar seu blog exatamente como preferir. Se você quer conhecer mais sobre o Wix, confira nosso artigo completo clicando aqui.

Escolha uma hospedagem de blogs

Dependendo da plataforma para fazer um blog, provavelmente você terá que definir uma plataforma de hospedagem de sites. Essa hospedagem que irá permitir que você armazene seus arquivos e que seu blog fique disponível na internet.

Um exemplo de plataforma que exige uma hospedagem de site é o WordPress. Entretanto, diversas plataformas de criar sites já oferecem planos de hospedagem para criação de blogs, assim não precisa se preocupar em buscar uma ferramenta de hospedagem.

Registre um nome de domínio 

Outro passo fundamental na criação do seu blog é escolher um domínio. Esse nome será utilizado para que os usuários possam acessar seu blog e entre os domínios mais comuns podemos citar: .com; .net; .org; ou .xyz.

Não esqueça que o nome do domínio deve vir acompanhado do nome do seu blog, pois isso irá possibilitar que as pessoas associam e tenham mais facilidade de acessar o seu blog.

Personalize o seu blog

Outro ponto importante é personalizar seu blog, é importante adotar uma identidade visual e deixá-lo com a sua cara. É possível criar todos seus designs em ferramentas como o Shutterstock: Creative Flow.

Como falamos, muitas plataformas possuem templates prontos que você pode utilizar ou editá-lo como quiser.

Existem alguns temas pagos e temas gratuitos e utilizá-los vai do gosto de cada pessoa. Também é possível criar seu próprio tema, por tanto aposte na personalização para deixar o seu blog ainda mais atrativo para quem irá visitá-lo. 

O importante é que você mantenha o seu blog organizado, na questão das páginas por categoria, também crie uma página contando um pouco sobre você para que o público possa te conhecer melhor. 

Nessa página é possível deixar o seu contato e também quais são as redes sociais que você está presente. Não esqueça também de escolher um título interessante para o seu blog, e caprichar na descrição do seu blog.

Encontrou os melhores blog de viagem?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar um blog de viagem para te ajudar a planejar a sua próxima viagem. Além disso, confira nossas dicas para você criar seu blog.

Se você quer economizar na hora de viajar, confira nosso artigo completo sobre como comprar passagem aérea barata.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download