Como comprar passagem aérea barata: 9 dicas

atualizado 3 de abril de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Depois de períodos complicados como a pandemia do Coronavírus, os preços de passagens aéreas subiram mais de 13% em 2021, segundo os dados de inflação calculados pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Muitos dizem que uma viagem começa no momento que está sendo planejada, seja para tirar umas férias, viajar a trabalho ou comemorar uma data especial, é preciso estar preparado para todas as despesas e o ideal é economizar ao máximo.

Apesar de ser uma das partes mais caras de um orçamento de uma viagem, é possível encontrar passagens aéreas em conta. Por isso, preparamos algumas dicas para comprar passagem aérea barata, confira!

Foto de passagens aéreas e uma moeda

Aprenda como viajar com milhas

Provavelmente quando você está buscando passagem aérea barata você já se deparou com a possibilidade de viajar utilizando milhas. Com milhas é possível economizar na hora de comprar passagens.

Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como juntar milhas de maneira eficiente, por isso, nós recomendamos você dar uma conferida no curso Aprenda Como Viajar Usando Apenas Milhas Aéreas . Assim, você consegue evitar as bilhões de milhas desperdiçadas por aí.

Com 10 horas de aulas online gravadas, esse curso irá te ensinar como começar do zero, como multiplicar as suas milhas, como vender milhas e transformar em uma fonte de renda extra.

Como comprar passagem aérea barata?

Sem dúvidas o melhor lugar para comprar passagens aéreas é na internet, seja em sites de companhias aéreas ou em agências de viagem. Geralmente eles oferecem descontos e promoções de viagem mais conta.

Por isso, separamos algumas dicas para você saber como comprar passagem aérea barata e economizar ao máximo quando estiver planejando sua viagem.

Foto de duas passagens e um avião em miniatura

1. Compre com antecedência

O primeiro passo para economizar e comprar passagem aérea é começar a se planejar com antecedência. Até mesmo em períodos de alta temporada, com antecedência é possível encontrar ótimos descontos de passagem.

O recomendado é comprar sua passagem aérea com pelo menos, cinco ou seis meses de antecedência.

2. Evite feriados e outros períodos de alta temporada

Outra dica importante para quem estiver no planejamento de uma viagem e quer saber como comprar passagem aérea barata, é evitar feriados ou períodos de alta temporada, como férias de verão e de inverno.

Destinos que possuem muitas procuras em épocas de férias costumam ficar mais caros que a média normal.

3. Seja flexível

É preciso ter uma certa flexibilidade quando estiver se programando e quer economizar pagando mais barato em passagem aérea, existem algumas maneiras de economizar:

Caso você tenha uma data específica para suas férias mas está com o orçamento um pouco apertado, uma dica é buscar por lugares com os melhores preços saindo do aeroporto da sua cidade, com as datas já definidas.

Outra forma de flexibilidade para economizar é ter um destino definido e ter disponibilidade para decidir quando pode viajar. Assim é possível buscar passagens aéreas por mês mais barato para encontrar as datas mais em conta.

Outro exemplo é caso você não tenha muita ideia para onde quer viajar e tem disponibilidade para qualquer data, você pode combinar a busca para qualquer destino, deixando para os voos mais baratos decidirem sua próxima viagem.

4. Participe de programas de milhas aéreas e de pontos

O mercado de milhas vem crescendo cada vez mais e uma boa opção de como comprar passagem aérea barata é se fidelizando a uma companhia aérea e garantindo as vantagens e promoções que cada programa de fidelidade possui.

5. Acompanhe promoções de passagens aéreas

Outra dica fundamental para quem quer economizar e comprar passagem aérea barata é acompanhar as promoções dos buscadores de passagem, seja nos sites das companhias aéreas ou de agências de viagem.

Uma maneira de acompanhar essas passagens e promoções é se cadastrar e receber newsletters, ou ativar alertas para que sempre que surgir novas promoções você seja notificado e consiga comprar passagem aérea barata.

6. Compare o preço dos voos

Sempre quando estiver buscando formas de como comprar passagem aérea barata, é fundamental comparar os preços dos mais variados sites e companhias aéreas. Muitas vezes você consegue encontrar diferenças de valor para o mesmo trecho.

Outra maneira interessante é utilizar buscadores que mostram valores oferecidos em diferentes sites.

7. Use alerta de preços

Como falamos na dica de acompanhar promoções, ativar o alerta de preços dos buscadores de passagens aéreas é uma excelente forma de comprar passagem aérea barata.

Salvar um voo com antecedência e monitorar os valores com alertas que chegam diretamente em seu e-mail é ideal para economizar, ao se planejar para comprar passagem com antecedência essa função pode ajudar na hora de economizar.

Quando os valores da passagem aérea baixarem, você ficará sabendo e poderá reservar um voo com valor mais baixo, mesmo para alta temporada.

8. Voe apenas com uma mala de mão

Pode parecer fácil falando assim, mas não são todas as viagens que é possível viajar apenas com uma bagagem de mão. Mas isso pode ser um ponto fundamental na diferença de valor da sua passagem aérea.

Antigamente as passagens aéreas vinham com direita a uma bagagem para despachar, entretanto, atualmente as empresas cobram um valor extra para despachar uma bagagem maior.

É importante conferir pois as restrições quanto à bagagem de mão podem mudar, como peso e medidas sendo constantemente conferidas antes do embarque. Essas restrições podem variar de acordo com a companhia aérea.

Viajar com pouca bagagem além de ser mais barato acaba sendo mais fácil e prático.

9. Feche um pacote de viagens

Outra forma de encontrar passagem aérea barata e economizar na hora de planejar uma viagem é fechando um pacote de viagem completo. Existem diversas opções de pacotes com passagem e hospedagem já inclusas.

Dessa forma, você consegue viajar com mais comodidade e ainda economizar e planejar melhor cada etapa do seu roteiro.

Melhores sites para comprar passagem aérea

Agora que você conferiu algumas dicas de como comprar passagem aérea barata, separamos algumas plataformas para você monitorar preços de passagens de diversas companhias aéreas, confira!

1. Google Voos

O Google Voos ou Google Flights é um serviço online de busca de voos da Google, ele foi criado em 2011 e chegou no Brasil em 2015. E além do Brasil, está presente em diversos outros países.

Com o Google Voos é possível realizar busca de passagens aéreas através do número de escalas, preço, companhias aéreas e duração da viagem. Ao encontrar a melhor tarifa para sua passagem, o Google te direciona para as empresas onde é possível comprar passagem.

2. Decolar

A Decolar é uma filial da empresa argentina Despegar, a maior agência de turismo da américa latina. No site da Decolar, é possível comprar passagem aérea, além de oferecerem pacotes de viagens, hospedagem, e até aluguel de veículos.

Ao comprar passagem aérea na Decolar, eles contam com uma reserva flexível, que permite cancelar ou alterar sua viagem caso surja algum imprevisto. Além de contar com seguros de viagem.

3. ViajaNet

Outra opção de site para comprar passagem aérea, o ViajaNet conta com diversas promoções relâmpagos, onde é possível encontrar trechos com preços bem em conta para poder viajar.

Além disso, o ViajaNet conta com uma ampla seleção de pacotes completos de viagens internacionais. Também possui dicas de turismo disponíveis no próprio site, com dicas do que fazer em diversos destinos como: França, Portugal, Itália e mais.

Aprendeu como comprar passagem aérea barata?

Esperamos que este artigo tenha te mostrado as melhores formas de como comprar passagem aérea barata para você economizar na hora de planejar sua viagem.

Se você quer organizar uma viagem de férias sem se estressar e se preocupar apenas em relaxar e curtir a viagem, confira nosso artigo com as melhores agências de turismo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download