Como ganhar milhas: passo a passo

atualizado 2 de agosto de 2022
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com o crescimento na procura sobre mercado de pontos e programas de fidelidade, a comercialização das milhas vem aumentando. Desde pessoas que buscam economizar no planejamento de viagem ou para conseguir uma renda extra.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação ao mercado de milhas. Afinal quem participa desses programas acaba encontrando um mundo novo de possibilidades, benefícios e viagens.

Porém, para quem está começando a entrar nesse universo, encontrar a resposta para "como ganhar milhas" nem sempre é encontrada de forma clara.

Sabendo disso, preparamos este guia com o básico para quem está querendo iniciar e quer descobrir como ganhar milhas.

Crie seu blog com a Wix

Aprenda como viajar com milhas

Se você esta buscando aprender como ganhar milhas de forma eficiente, nós recomendamos o curso Aprenda Como Viajar Usando Apenas Milhas Aéreas Dessa forma você consegue economizar em passagens para suas viagens e ainda evitar o desperdício dos seus pontos.

Este curso conta com mais de 10 horas de aulas gravadas e tem como objetivo ensinar como começar do zero no mercado de milhas, como multiplicá-las, além de como vender milhas e transformá-las em uma fonte de renda extra.

Vale a pena acumular milhas?

Provavelmente você já pode ter escutado de algumas pessoas que não existem muitas vantagens em acumular milhas. Mas atualmente diversas empresas oferecem esse tipo de programa para seus clientes de forma gratuita.

Ao participar desses programas de fidelidades tem a chance de acumular alguns benefícios. Ou seja, ao invés de simplesmente pagar por um serviço ou produto, é possível ter um ganho extra.

Com esses bônus, você consegue realizar mais viagens sem desembolsar dinheiro, assim como adquirir diversos produtos e serviços. 

Isso pode ser conseguido através de um cadastro no programa de fidelidade de uma empresa da qual você já era cliente. De forma resumida, acreditamos que vale a pena participar dessas plataformas.

Por que começar a juntar milhas?

Pelo simples fato de conseguir viajar sem ter que gastar um real já é um bom motivo para começar a acumular milhas. Porém, também separamos algumas razões bem convincentes para quem ainda está em dúvidas em relação a esse tipo de programa.

Economia no dia-a-dia

As milhas funcionam como moedas virtuais, ou seja, elas podem substituir o dinheiro convencional na compra de produtos e serviços. Dessa forma, ao participar de programas de fidelidade e acumular esses benefícios você ganha o dobro de pontos.

Com esses pontos, você pode utilizá-los como forma de pagamento e economizar ao adquirir algum produto ou serviço em sites parceiros do seu programa de fidelidade.

Mais experiências durante a viagem

Quando falamos sobre o assunto de como ganhar milhas, comumente as pessoas pensam em utilizar esse benefício para resgatar passagens aéreas. Pois, esse é o uso mais comum para esses pontos.

Entretanto, eles também podem proporcionar outras experiências durante uma viagem. Em alguns programas de fidelidade existem categorias mais seletas, onde esses grupos de clientes que conseguiram acumular um certo valor de milhas por um período definido.

Por causa disso, essas pessoas conseguem ter acesso a alguns benefícios como upgrade de cabine, despacho de bagagem gratuito e até mesmo acesso a salas vips dos aeroportos.

Renda extra

Como falamos com o exemplo do curso Aprenda Como Viajar Usando Apenas Milhas Aéreas , acumular milhas também pode render um dinheiro extra. Devido a expansão deste mercado, os pontos se tornaram um produto comercializável.

Dessa forma, quem possui esse benefício além de poder trocá-lo por viagens, produtos e diversos serviços, pode ganhar dinheiro vendendo milhas para outras pessoas.

Foto de uma pessoa sentada em uma mesa com um caderno e um notebook

Passo a passo de como ganhar milhas

Agora que mostramos como pode valer a pena acumular milhas, chegou o momento de mostrar como ganhar milhas. Por isso, montamos um pequeno guia para quem nunca juntou pontos na vida.

Escolha um programa de fidelidade

O primeiro passo para quem deseja aprender como ganhar milhas e acumular esses pontos é participar de um programa de fidelidade. Como a maior procura por milhas e programa de fidelidade é para resgatar passagens aéreas, iremos focar nessas plataformas.

Atualmente, cada uma das companhias aéreas no Brasil contam com seu próprio programa de fidelidade, o LATAM PASS (Latam), Smiles (Gol) e TudoAzul (Azul).

Então, se você não é cadastrado em nenhuma delas, essa será a primeira etapa. É possível se inscrever em mais de um, porém é bom avaliar qual te dará mais vantagens e com qual das três companhias você mais viajou nos últimos 12 meses.

Além disso, é interessante levar em conta a reputação da plataforma, pesquisar um pouco sobre o que os clientes acham do serviço de cada empresa e verificar a facilidade de resgatar as passagens com milhas.

Tenha um bom cartão de crédito que acumule pontos

Quando o assunto é como ganhar milhas, não dá pra negar que o cartão de crédito é o maior aliado. Entretanto, nem todo cartão de crédito oferece essa vantagem.

Então, na hora de procurar um cartão de crédito, analise todos os seus benefícios e se acumula ou não milhas. Caso você já possua um cartão, verifique com o seu banco se ele possui esse benefício.

Na hora de analisar os pontos acumulados no cartão de crédito, é preciso ficar atento a dois pontos básicos.

A primeira delas é a pontuação oferecida, a maioria oferece 1 milha a cada dólar gasto, ou seja, para saber quanto de minhas você estará ganhando, é necessário converter o valor da sua fatura para dolar.

O outro ponto a se atentar é em relação a validade dos pontos para evitar que eles expirem antes de você utilizá-los.

Conheça as parcerias entre os programas de fidelidade

É importante conhecer as parceiras da plataforma aérea que você está se cadastrando no programa de fidelidade. Pois é graças a elas que você consegue trocar seus pontos acumulados por diversos benefícios.

Além disso, os programas de fidelidade tem parcerias com hotéis e postos de combustíveis nos quais é possível acumular benefícios para serem trocados por milhas. Desse jeito,  essas empresas oferecem pontos nas compras em diversas lojas de consumo e varejo.

Por esse motivo, quando estiver escolhendo a sua plataforma de milhas, não deixe de analisar os parceiros do programa de fidelidade. Eles irão te ajudar a acumular mais milhas.

Outra dica importante, é conhecer qual a regra de conversão entre o seu cartão de crédito e a companhia aérea. O ideal é que a proporção seja 1 por 1, ou seja, 1 ponto do cartão para 1 milha.

Como acumular milhas em sua próxima viagem

Para quem está buscando como ganhar milhas, nem sempre será possível resgatar passagens com esses benefícios. Porém, é possível utilizar as passagens compradas com dinheiro para juntar mais pontos.

Então, sempre que fizer a compra de uma passagem aérea, não esqueça de incluir o número do programa de fidelidade na reserva.

Também é possível resgatar as milhas acumuladas com o trecho comprado em até 180 dias após a viagem. Isso serve tanto para voos nacionais, quanto internacionais com as companhias parceiras.

Essa é uma das dicas mais básicas que todo participante de programa de fidelidade deve fazer para acumular pontos.

Aproveitar promoções de transferência de pontos

Nós comentamos sobre as parcerias nos programas de fidelidade, isso possibilita a transferência de um programa para outro. Sabendo disso, essa dica é bem valiosa para quem está começando a aprender sobre como ganhar milhas.

É necessário ficar atento às promoções de transferência de pontos, pois toda transferência deve ser feita na oportunidade  e não na necessidade.

As plataformas oferecem bônus ao realizar esse tipo de transação, essa prática é bem comum entre os programas de cartões de crédito e companhias aéreas. Podendo render de 30% a 120% de pontos extras.

Mão de uma mulher segurando um cartão de crédito, uma xicara de café na mesa e um notebook

Tenha um plano para as suas milhas

Essa dica é muito importante para quem está juntando milhas ou para aqueles que já estão nesse mercado há algum tempo. É preciso ter um objetivo para os seus pontos evitando com que tomemos uma decisão errada.

Por exemplo, quem não tem um objetivo para suas milhas talvez não se importe em trocar 10 mil pontos por uma pipoqueira elétrica.

O que muitos não sabem é que esses mesmos pontos poderiam ser utilizados para resgatar uma passagem de ida e volta em território nacional. Ou até mesmo, poderia ter ganhado algum dinheiro com a venda desses pontos.

Quando trocar suas milhas por viagens?

Agora que você aprendeu mais sobre como ganhar milhas, temos uma última dica para você. Da mesma forma que saber como acumular pontos, é importante saber o melhor momento de trocá-la por viagens.

Em uma primeira análise, pode parecer que milhas são um benefício gratuito. Porém, depois de ver todo o esforço que é para consegui-las, temos certeza de que você vai pensar um pouco diferente.

Então, é importante que você saiba que nem sempre o valor de uma passagem com milhas é bom. Ou seja, assim como as passagens em dinheiro, haverá dias em que a viagem com milhas pode estar mais cara.

Isso ocorre devido ao preço dinâmico que muda de acordo com a procura por um determinado trecho, a disponibilidade de assentos para compra com milhas e a cotação desses pontos no mercado de compra e venda.

Então, o melhor momento para trocar pontos por viagens é quando o preço do trecho está mais em conta no resgate com milhas. Para chegar nessa resposta é preciso fazer algumas contas.

Por exemplo, se você deseja fazer uma viagem de São Paulo para Recife, ela custa 26000 milhas ida e volta ou R$618,00. Para saber qual opção vale mais a pena, é preciso descobrir quantos reais cada ponto valerá nessa transição.

Para encontrar esse valor, basta dividir o preço da passagem em dinheiro pelo valor em pontos. Dessa forma, chegamos a conclusão que nesse exemplo, cada milha vale R$ 0,023 centavos.

Então, se considerarmos que no programa de fidelidade uma milha custa em média R$ 0,07 centavos ao resgatar a passagem com pontos você está economizando cerca de R$ 0,047 por ponto.

Nessas situações, quando o valor de uma milha é menor que o preço padrão, sempre valerá a pena trocá-las por passagens aéreas.

Aprendeu como ganhar milhas?

Esperamos que este guia tenha te ajudado a conhecer mais sobre como ganhar milhas e encontrar o melhor programa de fidelidade para você se cadastrar.

Se você tem interesse em comprar milhas aéreas, confira nosso artigo sobre como comprar milhas aéreas para utilizar em suas viagens.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download