Pinterest: o que é e como funciona? [Guia Completo]

Índice

Com mais de 30 milhões de usuários ativos no Brasil, o Pinterest é uma rede social de imagens onde muitas pessoas buscam referências de decoração, ideais de receitas e muito mais.

Essa rede social é totalmente voltada para o visual, onde é possível encontrar fotos de apartamentos bem decorados, ideias de DIY (faça-você-mesmo), milhares de imagens de design, entre diversos outros assuntos.

Além do compartilhamento de receitas e outros exemplos que citamos, essa rede social está cada vez mais ligada ao marketing das empresas, com um grande potencial para intensificar a atividade visual de marcas.

O Pinterest funciona como um grande catálogo de referências e pode ser um espaço muito interessante para o marketing da sua empresa. E pensando nisso, preparamos este artigo para te falar tudo sobre o Pinterest e como funciona.

Captura de tela do logo do aplicativo Pinterest

O que é Pinterest e como funciona?

O Pinterest é uma rede social que permite encontrar, compartilhar e salvar ideias. Navegando pelas publicações da rede, ou pela internet, os usuários encontram inspirações e podem organizá-las em pastas (públicas ou privadas) sobre assuntos do seu interesse.

Apesar de ter surgido em 2010 como uma rede social, o Pinterest se posiciona atualmente como o primeiro mecanismo de busca visual do mundo. Com diversas ferramentas para fortalecer a inteligência da busca visual e se diferenciar de outros buscadores.

Basicamente o Pinterest funciona como uma rede social de compartilhamento de imagens, onde os usuários criam perfis e podem seguir amigos ou páginas que consideram inspiradores.

Cada usuário no Pinterest pode criar diferentes pins temáticos que apresentam diferentes conceitos em imagens, a rede social funciona como um quadro de inspirações.

Pinterest para Empresas

O Pinterest foi criado essencialmente para pessoas, mas como toda rede social, as marcas aproveitaram o potencial de se aproximar do seu público e o Pinterest acabou entrando na estratégia de marketing digital de muitas empresas.

Percebendo esse movimento, o Pinterest desenvolveu diversas funcionalidades para negócios, como a conta business e as ferramentas de mensuração, que iremos falar mais dela adiante.

Dessa forma, o Pinterest se tornou uma grande plataforma de negócios. Apesar de não chegar nem perto do público do Facebook e do Instagram, cada um com mais de 1 bilhão de usuários. Mas não é tanto o alcance que as marcas procuram nessa rede social.

Foto de uma mulher segurando a logo do Pinterest

O grande objetivo das marcas no Pinterest é entrar nos planos das pessoas quando elas estiverem buscando referências para realizar seus projetos de vida.

Dessa forma, a empresa pode publicar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, a possibilidade da marca ser descoberta por novas pessoas, estreitar o relacionamento com eles e mandar mais visitantes para o site.

Além disso, essas publicações conseguem influenciar nas decisões de compra dos consumidores, que estão dispostos a comprar o que encontram no Pinterest. Algumas estatísticas sobre os usuários mostram esse poder:

  • 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
  • 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma. 

Como entrar no Pinterest?

Para começar a utilizar o Pinterest e salvar suas inspirações é necessário criar uma conta na rede social. Se você quer inserir sua marca no Pinterest é necessário ter uma conta business. Para criá-la, basta escolher a  opção de “Criar uma conta business”.

Captura de tela da pagina de login do Pinterest

Esse processo pode ser feito pelo site do Pinterest ou através do aplicativo mobile, disponível para dispositivos iOS e Android. O passo a passo é exatamente o mesmo, e seu login também pode ser feito através da sua conta Facebook ou Google.

É possível adicionar sua conta em um perfil comercial caso já tenha uma conta pessoal na rede social. Para fazer isso, acesse sua conta e clique nas configurações. Entre na opção “Gerenciamento de conta” e clique em “Converter em uma conta business”.

Recorte da pagina de alteração da conta

Para configurar sua conta comercial, o Pinterest pede algumas informações, como o nome e o tipo de negócio que você representa. Podendo também adicionar um link para seu site, integrar com outras redes sociais e selecionar os assuntos de acordo com seu negócio.

Pronto, a sua conta business já está criada. Se optar por alterar a partir de um perfil pessoal, o Pinterest oferece a opção de escolha de 20 pastas para adicionar ao perfil comercial, sendo que apenas os 250 primeiros pins de cada pasta serão copiados.

Após a criação da sua conta, é possível começar a criar pins e pastas para o seu perfil, podendo definir nome, descrição e categoria para cada pasta. Além de adicionar uma capa, mantê-la pública ou privada e ainda adicionar colaboradores.

Tela de criar pasta

No momento de criar o pin, é possível:

  • escolher uma imagem do seu dispositivo ou do seu site;
  • escolher a pasta para adicioná-la (ou criar uma pasta para isso);
  • adicionar um título e uma descrição (com hashtags, se quiser);
  • adicionar um link de destino;
  • publicar na hora ou agendar a publicação.

Além das funcionalidades de publicar pins e criar pastas, também é possível seguir usuários e marcas que podem trazer boas referências para seu negócio. Utilize a ferramenta de busca para isso, inserindo termos do seu interesse e salve nas pastas.

Como utilizar os recursos do Pinterest para empresas?

Agora que você aprendeu a criar sua conta no Pinterest, vamos te apresentar os principais recursos que você pode utilizar na sua empresa.

Desde sua criação, o Pinterest já adicionou diversas funcionalidades que tornam a experiência dos usuários melhores. E a rede social tem um olhar especial para as marcas, que tem cada vez mais recursos para sua empresa na rede. Conheça agora as principais.

Botão Salvar para sites

Uma das formas de alimentar o Pinterest com publicações da sua marca é levar os usuários a fazerem isso, já que eles podem salvar imagens na rede social diretamente do seu site.

O Pinterest oferece uma ferramenta para incentivar isso, o botão Salvar para sites. Ao instalá-lo, ele irá aparecer em todas as imagens do site, para que os usuários possam clicar nele e salvá-las diretamente em suas pastas do Pinterest.

Pins avançados (Rich pins)

Os Rich Pins ou Pins avançados, trazem informações mais ricas sobre as imagens, que vão além do título, legenda e link que existem nos pins comuns. Isso é realizado por meio de metadados que devem ser adicionados ao seu site ou e-commerce e validados pela rede.

Assim, todo usuário que salvar aquela imagem no Pinterest levará as informações dos metadados automaticamente para a plataforma. Os Pins avançados são gratuitos e disponíveis apenas para contas business:

  • pins de produto, que incluem preço, disponibilidade em tempo real e link de compra;
  • pins de receita, que informam ingredientes, tempo de cozimento e porções;
  • pins de artigo, que mostram título, autor e um trecho do texto;
  • pins de aplicativo (atualmente compatível apenas com iOS), que incluem um botão para instalar.

Imagem da tela para criar Pin

Shop the Look

Outra funcionalidade interessante é o Shop the Look, essa iniciativa do Pinterest estima as compras na plataforma. Com esse recurso, o usuário que gostar de algum produto da imagem pode clicar nele e ser redirecionado para o site da compra.

Os pins Shop the Look possuem pontinhos brancos que identificam os produtos com um link, para adicioná-los as marcas devem ter uma conta business.

Ao criar o pin, é possível clicar no ícone de etiqueta para marcar os produtos na imagem, adicionar link e uma imagem do produto avulso.

Pincode

O Pincode é uma forma de levar o Pinterest para o mundo real. É um código customizado, parecido com um QR Code, que carrega informações sobre a rede social. Ao escanear pelo aplicativo, o usuário pode ser direcionado direto para o perfil ou pasta da sua marca.

Disponível tanto para contas pessoais quanto comerciais, essa funcionalidade permite você inserir esse código em materiais impressos, como cartões de visita, embalagens ou folders, podendo direcionar para uma pasta com inspirações relacionadas a esse produto.

Os Pincodes estão disponíveis tanto para contas pessoais quanto comerciais. Qualquer usuário pode criar o código ao clicar sobre a sua foto de perfil e baixar o Pincode.

Se quiser criar um Pincode para uma pasta, você deve acessá-la na plataforma e clicar no ícone para gerar o código.

Pinterest Lens

O Pinterest é um mecanismo de busca visual, por isso a plataforma desenvolveu uma ferramenta para fortalecer essa ideia. O Pinterest Lens é uma delas. Essa ferramenta permite que você busque os objetos através da câmera, no mundo físico.

Encontrou algum objeto que gostou? Basta mirar a câmera do aplicativo para o objeto, que ele irá mostrar referências similares ao que você está vendo. Dessa forma, a busca por referências fica ainda mais rica.

Pinterest Ads

O Pinterest Ads é a plataforma de publicidade da rede. Com ela é possível patrocinar pins, em formato de imagem, vídeo, carrossel e app pin, além de definir um público-alvo e mensurar os resultados da campanha.

Dessa forma, as marcas possuem mais uma ferramenta para aumentar o alcance do seu perfil ou gerar mais tráfego e conversões.

Como fazer Marketing Digital no Pinterest?

O Pinterest possui diversos recursos que ajudam as marcas a atingir seus objetivos na plataforma. Dessa forma, o Pinterest pode ser um dos canais da sua estratégia de Marketing Digital.

Separamos algumas dicas para você saber como utilizar o Pinterest em suas estratégias de marketing. A atuação da marca na rede social deve começar com o planejamento, como qualquer estratégia de marketing.

Existem diversas perguntas como seus objetivos na rede social, alcancem engajamento, tráfego, como medir os resultados. Quem será responsável pelas publicações, interações, entre outras questões. Ao respondê-las, a marca já está preparada.

No momento de criar seus conteúdos, é sempre importante ter em mente sua persona bem definida. Identificando os interesses, as dores e os comportamentos do seu público, você percebe qual linguagem e quais assuntos deve adotar nos conteúdos.

Dessa forma, eles se tornam mais relevantes. Mas, independentemente da persona, o Pinterest é uma rede social muito criativa. Com bastante apelo visual, ela é uma plataforma dinâmica e com diversos estímulos.

Fazer uma estratégia bem feita no Pinterest também exige continuidade. Não adianta publicar diversos pins de uma vez e voltar meses depois. A melhor forma de cultivar uma audiência é manter a constância das publicações e interações com outros usuários.

Sempre que você publica um pin novo, seus seguidores são notificados, já que o Pinterest exibe suas publicações em ordem cronológica na aba “Seguindo”. Por isso, vale a pena se manter ativo com uma frequência de postagem.

O Pinterest indica que você publique pelo menos uma vez por semana, isso pode variar conforme o público. Dessa forma, teste a melhor periodicidade para a sua marca.

Como otimizar suas publicações no Pinterest?

Como o Pinterest é um buscador, vale a pena aplicar estratégias de SEO na plataforma. A intenção é fazer com que os pins se posicionem melhor nas buscas, sejam encontrados por mais pessoas e, dessa forma, gerar mais interações e visitas para suas páginas.

Quando alguém entra em seu perfil ou faz uma pesquisa, o Pinterest adora alguns critérios para ordenar os pins, de acordo com a relevância para o usuário. Podendo considerar a popularidade do perfil, as palavras-chave da publicação e o engajamento, por exemplo.

Por isso, separamos algumas dicas para otimizar suas publicações no Pinterest e ganhar pontos com o algoritmo da rede.

Preencha todas as informações dos pins

Da mesma forma como o Google, o Pinterest não consegue ler imagens. Para compreender do que elas tratam, o algoritmo da rede lê as informações do contexto, especialmente o título, a descrição, as hashtags e a URL de destino dos pins.

Entenda que, mesmo sendo uma rede visual, os textos têm são extremamente relevantes, portanto, não deixe esses campos em branco.

Aproveita para preencher as informações com palavras-chaves que identificam o seu negócio e os seus produtos, de forma que os pins aparecem nas buscas por essas palavras.

Organize as pastas com palavras-chave nos títulos

Também é interessante que as palavras-chave também aparecem no título e na descrição das pastas, já que elas também são exibidas nas buscas dos usuários.

Organizando suas pastas por palavras-chave, você não apenas aponta seus assuntos principais para o mecanismo de busca, mas também para os visitantes, que encontram com mais facilidade o que busca no feed da marca.

Capriche no visual

Um dos pontos de rankeamento da busca do Pinterest é a popularidade. E a principal forma de tornar seus pins populares e caprichar no visual. Afinal, estamos falando de uma rede social totalmente visual.

Não precisa de uma máquina ou de um estúdio profissional. Mesmo com poucos recursos, é possível adotar técnicas de fotografia e design que valorizem suas imagens. Iluminação, foco, cores, composição e alinhamento são alguns pontos que você pode se atentar.

Uma boa razão para isso está na busca visual do Pinterest. Em todas as publicações, existe um ícone no canto inferior direito que permite buscar “resultados visualmente similares”.

Então, quanto melhor a qualidade das suas imagens, as chances delas aparecerem na busca são maiores.

Prepare o seu site

Os próprios usuários podem trazer conteúdos da marca para dentro da rede, isso acontece quando eles salvam imagens do site da empresa em suas pastas.

Fazer marketing no Pinterest também significa preparar as imagens do site para que elas sejam salvas pelos usuários de forma otimizada.

Uma forma é pensar em infográficos e imagens verticalizadas, que costumam fazer sucesso na plataforma. Também é possível adicionar o botão “Salvar” para sites e incluir metadados para serem usados em pins avançados.

Integre o Pinterest com outros canais

Uma forma de aumentar sua popularidade do seu perfil no Pinterest, atraindo pessoas de fora. Compartilhe seus pins em outras redes sociais levando-as para o Pinterest um público que já tem uma identificação com sua marca.

Também é possível utilizar o seu site ou blog para divulgar pins e pastas. Para isso, utilize o recurso de incorporar publicações nos posts ou adicione widgets. Assim, você também leva seus visitantes para o Pinterest.

O que é Pinterest Analytics?

O Pinterest Analytics é uma ferramenta de análise de dados do Pinterest, exclusivo para as contas business. Onde você consegue ter uma visão geral da sua conta com métricas como impressões, engajamentos, cliques no link, pins salvos, público total e engajado.

Além disso, é possível visualizar os principais pins da conta de acordo com essas métricas, também é possível filtrar essas informações por período, dispositivo utilizado e formato de conteúdo, para facilitar essa visualização.

Essa ferramenta do Pinterest permite conhecer melhor seu público na plataforma. A ferramenta informa idade, gênero, localização e dispositivos utilizados pelos usuários. Você também pode comparar diversos dados do Pinterest.

Como funciona o Pinterest Ads?

Para utilizar o recurso de anúncios do Pinterest, o Pinterest Ads, é necessário ter uma conta Business. Mas como esse recurso funciona na prática? Confira algumas dicas para entender mais como funciona o Pinterest Ads.

Formato de anúncios

Para utilizar o Pinterest Ads dentro da plataforma, você precisa entender antes quais sao os diferentes formatos de anúncios disponíveis. Pois isso terá um impacto direto no resultado final da sua campanha.

Para você entender melhor, separamos os principais detalhes sobre os formatos disponíveis nessa rede social.

  • Estático: esse é o modelo de anúncio padrão, em que a ideia é uma comunicação mais direta com o consumidor, apresentando logo o seu produto e já deixando claro que sua marca que está ali;
  • Vídeo: outra opção de formato de anúncio é em vídeo, em que você consegue ter mais tempo para se comunicar com o usuário, mas um detalhe em particular da plataforma é que os vídeos sem som fazem mais sentido para os usuários;
  • Shopping: com o foco voltado para a conversão de clientes, o formato de shopping encaixa o seu anúncio dentro de segmentos que façam sentido, aumentando as chances de levar o usuário impactado para o seu e-commerce, por exemplo;
  • Carrossel: similar ao formato de post no Instagram, o carrossel no Pinterest permite que você utilize várias imagens em sequência, permitindo que você crie uma estratégia com um storytelling mais eficiente;
  • Coleções: Outro modelo disponível para o anúncio no Pinterest é o coleções, em que o anunciante tem direito a uma imagem principal e pode usar ainda outras três imagens menores para complementar a campanha.

Tipos de segmentação

O Pinterest Ads também oferece outro recurso interessante, que permite segmentar seus anúncios. Ao todo, são seis opções de personalização para que sua campanha se torne ainda mais atrativa:

  • Segmentação automatizada: a própria plataforma define quais são os critérios de segmentação e direciona o anúncio para o público específico;
  • Dados demográficos: também é possível utilizar informações como idade, sexo, localização geográfica e idiomas para segmentar seus anúncios;
  • Interesses: o algoritmo da plataforma também consegue identificar quais são aqueles usuários com interesses similares aos da sua marca;
  • Palavra-chave: o conceito de palavra-chave também é muito eficiente para destacar os seus anúncios dentro do Pinterest;
  • Lista de clientes: ainda é possível criar diferentes listas de clientes a partir de uma segmentação do próprio anunciante;
  • Públicos semelhantes: a plataforma oferece os chamados lookalikes, ou seja, usuários com perfil similar aos que se interessam pela sua marca.

Requisitos do anúncio

Para poder anunciar usando o Pinterest Ads, é necessário seguir alguns requisitos, como:

  • o pin anunciado precisa estar salvo em uma pasta pública;
  • o pin precisa levar o usuário para URL externa;
  • os links utilizados não podem ser encurtados;
  • imagens, vídeos ou GIFs de terceiros são proibidos;
  • seguir as regras e diretrizes da plataforma.

Tipos de cobrança

O Pinterest Ads possui dois tipos de cobrança para anunciantes. O primeiro é pagar pelo acumulado do mês anterior em anúncios na plataforma, por outro lado, o segundo é quando o limite de cobrança definida pela plataforma é alcançado.

Nesse segundo caso, esse limite é definido automaticamente seguindo os resultados que suas campanhas tenham gerado.

Como ganhar dinheiro no Pinterest

Existem algumas formas de ganhar dinheiro na internet com o Pinterest, tanto de forma autônoma quanto com a possibilidade de parcerias com empresas interessadas na plataforma, por isso, mostraremos três maneiras de ganhar dinheiro com o Pinterest.

Tenha um site

Se você entendeu como funciona o Pinterest, sabe que suas imagens não são hospedadas diretamente na plataforma, elas são linkadas para sites externos. Visitantes interessados pelo conteúdo, então, são direcionados até as fontes originais.

Por isso, é importante ter uma plataforma própria, assim, você consegue enxergar o Pinterest além de uma rede social de imagens e possibilitar uma geração de tráfego, cliques e até mesmo, conversões.

Assim, podemos entender que o Pinterest se torna um mecanismo de busca de imagens, como o Google. De forma simplificada, esse é o passo a passo ideal:

  • crie o seu blog ou site;
  • publique conteúdo relevante e com uma boa frequência;
  • crie a sua conta no Pinterest;
  • adicione os Pins (imagens) na plataforma, linkando para o seu site;
  • publique o conteúdo e aguarde até que ele gere acessos!

Gere tráfego

Essa forma de monetização do Pinterest está vinculada ao passo inicial que mostramos acima. A base da estratégia deve ser a publicação de imagens com frequência, assim, mais pessoas farão suas buscas diárias e encontrarão seu conteúdo.

Liste os principais temas relacionados ao seu produto ou serviço. Produza a imagem e faça o cadastro dos pins como ensinados e estude as palavras-chave e estratégias de planejamento para garantir que seu conteúdo esteja sendo entregue da melhor forma.

Monetize alguma habilidade

No Pinterest, o tipo de conteúdo “Do It Yourself”, ou DIY, tem muita popularidade. Muitos usuários costumam procurar por tutoriais de pessoas que compartilham suas habilidades em geral, como por exemplo:

  • culinária;
  • pintura;
  • costura e pequenos reparos em roupas;
  • pequenos reparos em móveis;
  • decoração de ambientes da casa.

Não é necessário ser nenhum especialista em nenhuma das áreas, para ter conhecimento suficiente para torná-lo acessível.

Aprendeu o que é Pinterest?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer o Pinterest e entender como essa rede social pode te ajudar em suas estratégias de marketing digital.

Se você quer inserir sua marca nas redes sociais, confira como criar uma loja no Instagram e esteja presente em uma das redes sociais mais populares no Brasil.

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