Análise da concorrência: traz benefícios?

Índice

A análise da concorrência é uma estratégia que pode ajudar o seu empreendimento a ganhar destaque e consequentemente atrair novos clientes.

Ela é um passo fundamental tanto para quem está pensando em iniciar um negócio quanto para quem já está consolidado dentro do mercado. 

Pois, o mercado está cada vez mais competitivo, e para que você consiga despertar o interesse do consumidor é preciso pensar em alternativas além das que são oferecidas pelos seus concorrentes.

Estamos falando de novas soluções, melhorias nos seus produtos e até mesmo no seu atendimento ao cliente.

Assim, você adquire vantagens competitivas e também permanece competitivo dentro do mercado.

Se você ainda não sabe o que é análise da concorrência e nem como fazê-la nesse artigo, traremos informações para que você saiba como estudar os seus concorrentes e tirar vantagens dos dados obtidos.

O que é análise da concorrência?

A análise da concorrência também pode ser conhecida como análise de mercado.

E se você ainda não sabe o que significa análise da concorrência saiba que  esses termos são utilizados para definir a ação de monitorar com regularidade os seus concorrentes. 

Seus concorrentes são aquelas empresas que comercializam produtos similares aos que você comercializa na sua loja ou ecommerce para um mesmo público-alvo.

Ou seja, existe uma disputa entre você e seus concorrentes para vender determinado produto a um público. 

A análise da concorrência é realizada com o objetivo de identificar como os seus concorrentes fazem a gestão dos seus negócios, preços, como eles são vistos pelos clientes e também potenciais clientes.

E todo esse trabalho para que você possa identificar pontos falhos e assim investir em melhorias para o seu negócio que façam com que você sobressaia seus concorrentes.

Além de ser uma etapa fundamental para o planejamento e também o gerenciamento de vendas.

Qual a importância de analisar os seus concorrentes?

Provavelmente você já identificou que a análise da concorrência é importante, mas você sabe dizer o motivo?

Além de identificar pontos falhos no seu próprio negócio, ela também te dá informações gerais sobre o mercado e sobre o que o seu público-alvo espera de determinado produto ou serviço.

E isso permite que a sua empresa esteja à frente dos concorrentes, o que é essencial para que você consiga se manter no mercado,

Essa busca para oferecer o melhor produto e serviço, permitindo que a sua marca se torne cada vez mais competitiva e não caia na zona de conforto.

Pois, seus concorrentes devem utilizar essa mesma estratégia e de uma maneira geral é dessa forma que as novidades no mercado acabam surgindo.

Quais são as vantagens da análise da concorrência?

Nos tópicos anteriores citamos algumas das vantagens da análise da concorrência ser tão importante, mas vamos explorar cada uma dos seus benefícios e vantagens antes de explicar como você pode fazer uma análise da concorrência e aplicá-la ao seu negócio.

Melhora a tomada de decisão

A análise da concorrência é capaz de ajudar o seu negócio de uma maneira geral, ela permite que você observe o que seus concorrentes fizeram que funcionou para o seu público-alvo, e também o que não funcionou.

Dessa maneira, você pode traçar novas estratégias com base nos dados e também nos fatos, tomando as melhores decisões para o seu negócio. 

Aumentar as vendas da sua empresa

Como já comentamos, depois de realizar a análise da concorrência, e trabalhar para oferecer uma qualidade melhor do que os seus concorrentes, em prol da satisfação do seu público-alvo, pode refletir nas vendas do seu negócio. 

Por isso, é importante que você destaque seus diferenciais para atrair o seu público e incentivá-lo a comprar no seu negócio.

Mais faturamento

Como consequência do aumento das vendas, você passa a ver um faturamento maior.

Os clientes passam a ver os potenciais diferenciais da sua empresa, e dessa forma é possível que eles se tornem mais fiéis e passem a realizar mais compras.

Posicionar melhor a sua marca dentro do mercado

E como mencionamos, as melhorias que você pode identificar para o seu negócio também se estendem para que você possa melhorar o seu branding.

Assim, você pode identificar qual é o melhor posicionamento para a sua marca com base no que está sendo observado no mercado atual.

Imagem vetorizada de três pessoas em reunião para fazer análise da concorrência

Como fazer análise da concorrência?

Para realizar a análise dos seus concorrentes é necessário que você siga um passo a passo para que você não se perca em cada ação.

Também é recomendável compilar os dados que você obteve através de um relatório de análise da concorrência. 

O relatório de análise dos concorrentes contribuirá para que você possa melhorar a visualização dos dados, e também realizar as comparações necessárias entre os concorrentes e o seu negócio.   

Acompanhe agora o passo a passo da análise da concorrência:

Encontre quem são os seus concorrentes  

Antes de iniciar de fato a análise dos concorrentes você precisa saber quem são os seus concorrentes.

Para conhecer quem são seus concorrentes precisa também conhecer o nicho de mercado em que a sua empresa está inserida.

Por exemplo, se a sua empresa vende artigos esportivos, ela está inserida no nicho de varejo de artigos de esportes.

Se você tiver uma loja virtual, ou estiver investindo em um marketplace, seus concorrentes serão todos aqueles que vendem produtos semelhantes para um público-alvo semelhante ao seu.

Você pode utilizar os mecanismos de busca online como Google, digite um produto que você vende e veja quantas lojas aparecem. 

Mas lembre-se que há também aqueles que são seus concorrentes diretos e indiretos. 

Os concorrentes diretos são as empresas que oferecem um produto ou serviço semelhante ao seu e que operam na mesma área geográfica que você.

Já os concorrentes indiretos são aqueles que fornecem produtos que não são iguais, mas podem satisfazer a mesma necessidade do cliente ou resolver o mesmo problema.

Para a análise da concorrência é bom focar apenas nos seus concorrentes diretos. 

Estabeleça os objetivos da sua análise

O que você pretende analisar nos seus concorrentes e por que? 

Qualquer estudo ou pesquisa precisa ter um objetivo claro e que deve ser alcançado para que ela realmente faça sentido.

Esse objetivo também permite que você defina quais caminhos seguir para alcançá-lo.

A análise da concorrência não é diferente nesse sentido, e por isso você deve ser capaz de estabelecer o que você quer identificar com aquela análise e quais são as suas prioridades.

Dentro dos objetivos nós podemos citar alguns como:

  • Precificar seus produtos
  • Entender o relacionamento dos seus concorrentes com seu público alvo.
  • Melhorar a percepção da sua marca
  • Compreender a participação no mercado
  • Identificar pontos fortes e fracos na sua empresa

Defina seus critérios de análise

Depois de definir os objetivos, o próximo passo é definir quais serão os dados relevantes para que você consiga alcançar o seu objetivo.

Por isso, tente identificar quais são esses dados e categorizá-los, pois dados demais podem atrapalhar a sua análise e também tirar o seu foco. 

O que você precisa considerar é o que realmente é importante para o seu objetivo?

Confira algumas das informações que você pode utilizar na sua pesquisa de análise da concorrência:

  • Histórico da empresa, para entender o seu posicionamento
  • Número de funcionários, porte da empresa
  • Faturamento nos últimos anos
  • Estratégias de marketing
  • Relacionamento com o público
  • Diferenciais no mercado
  • Pontos fracos

Saber quais são os critérios necessários de avaliação irá permitir que você seja mais assertivo na sua análise da concorrência.

Identifique maneiras de coletar esses dados

Agora que você já sabe quais são os dados que você irá coletar, é necessário entender de qual maneira você irá, de fato, obter esses dados.

Existem muitos dados abertos no ambiente virtual, e em alguns casos até mesmo uma rápida pesquisa no Google atrás de informação pode te fornecer dados mais do que relevantes para a sua pesquisa de análise da concorrência. 

Mas também existem outras metodologias que podem ser aplicadas, você pode utilizar por exemplo a estratégia de cliente oculto, que é uma técnica baseada em contratar uma empresa especializada para ir até seu concorrente identificar como é o seu atendimento.

Você também pode realizar pesquisas com ex clientes, ou então utilizar ferramentas para obter os dados necessários, como veremos mais adiante nesse artigo.

Você pode investir em pesquisas de mercado, realizar análise através das redes sociais, ou então utilizar sites como o Reclame Aqui, pode também procurar por matérias sobre a concorrência bem como analisar o que os clientes estão comentando.

Determine uma metodologia de pesquisa

Não existe uma regra para quem deseja realizar a análise da concorrência, mas sempre é bom estar apoiado a uma metodologia que você sabe que já foi testada e aprovada por outros estudiosos.

Algumas empresas costumam utilizar a análise SWOT, muito conhecida pelos profissionais da área de marketing, a análise SWOT é utilizada na identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos concorrentes.

Faça um relatório de análise da concorrência

Por último, é necessário que você aplique a sua metodologia e faça a coleta desses dados.

De posse dessas informações, basta elaborar o seu relatório com as informações obtidas para que você tenha um entendimento maior dos seus concorrentes.

Inclusive nesse relatório você pode até mesmo fazer uma comparação entre os pontos fracos e pontos fortes da sua empresa.

Para elaborar o seu relatório você pode fazer descrições como: 

  • Descreva o seu nicho de mercado
  • Detalhe as características do seu produto e também os diferenciais com relação aos dos seus concorrentes
  • Descreva detalhadamente a participação da sua empresa no mercado
  • Compare preços
  • Analise as estratégias de marketing
  • Descreva as avaliações dos clientes particularidades de cada concorrente

Como se destacar dos seus concorrentes no ambiente virtual?

Se você deseja montar um ecommerce, ou já tem o seu ecommerce e quer encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência é necessário estar atento a alguns aspectos como os que citaremos a seguir. 

Recursos e ferramentas oferecidos pela sua plataforma de hospedagem

Se você já está inserido no ambiente virtual, deve saber da quantidade e infinidade de possibilidades que as plataformas oferecem para facilitar o seu trabalho. 

E algumas oferecem recursos muito interessantes como design responsivo, para que o seu cliente possa ter acesso a sua loja a partir do seu telefone, por exemplo.

É importante que você pense sobre esses aspectos e trabalhe para oferecer o máximo de acessibilidade possível para que o consumidor perceba que você se importa com ele.

Um exemplo de plataforma que oferece recursos para o consumidor é o Zyro.

Zyro é uma plataforma de hospedagem de ecommerce que oferece construtor de sites fácil e prático de montar, no modelo clica e arrasta. 

Dessa forma, você não precisa saber programar ou ser um expert em design para oferecer aos seus clientes um layout profissional.

No Zyro é possível editar o layout e até mesmo montar um ecommerce de apenas uma página, facilitando para o seu cliente tenha acesso aos produtos através dos dispositivos móveis.

O Zyro também possui integração com redes sociais como o Facebook e o Instagram, para facilitar o acesso dos seus clientes ao seu produto, e também aos principais marketplace como a Amazon.

Além de oferecer um ambiente seguro para as transações, pois todos os dados do Zyro ficam armazenados na nuvem.

Uma ótima opção para você que deseja oferecer o melhor para os seus clientes e se destacar dos concorrentes.

Utilize sistemas de cálculo de frete rápido

Ainda pensando na experiência do cliente, é interessante que você adote também um sistema de calculadora de frete no seu ecommerce.

Calculadoras de frete são facilitadores tanto para você quanto para o seu cliente no momento em que ele realizar uma compra no seu ecommerce.

É mais prático para você que não precisa passar horas no telefone contando com diferentes empresas e decidindo qual delas é a melhor, esse é o caso da Melhor Envio. 

A Melhor Envio é uma plataforma que funciona como uma calculadora de frete própria para quem possui um ecommerce.

A Melhor Envio realiza cotação com diferentes empresas e o cliente tem acesso ao valor do frete e pode decidir qual é a melhor opção para ele. 

Através do Melhor Envio é possível realizar integrações com as demais plataformas de ecommerce.

Invista em uma identidade visual

Para que o consumidor possa reconhecer o seu negócio entre os demais concorrentes que você realizou a análise da concorrência e possa diferenciá-lo é importante que você invista e mantenha uma identidade visual própria para o seu ecommerce.

Uma identidade visual inclui elementos que permitem que o consumidor faça uma associação entre o seu negócio e esses elementos.

Dentro da identidade visual você encontra:

  • Logo
  • Paleta de cores
  • Elementos visuais
  • Tipografia

E você pode aplicá-la ao layout do seu ecommerce, para contribuir com a memória visual do seu cliente. 

As cores, por exemplo, são elementos muito importantes de uma identidade visual e que contribuem muito para que o cliente possa realizar uma associação mental. 

Acontece da mesma forma quando vemos amarelo e vermelho e nos lembramos do McDonalds, por exemplo. 

Para construir o seu logotipo e também a sua identidade visual, você pode utilizar plataformas como o Logaster, aplicando seu estilo e criando a sua marca em poucos minutos. 

Invista em atendimento de qualidade

Se você constatar na sua análise da concorrência que os seus concorrentes têm muitas reclamações é porque eles ainda não investiram em fornecer atendimento de qualidade.

Para oferecer um atendimento de qualidade busque formalizar um canal para atendimento sac.

Pois, ter um canal de atendimento em que os seus clientes confiam e que sintam que podem relatar qualquer problema que ocorrer enquanto realizam uma compra confere maior credibilidade para o seu negócio. 

Oferecer suporte antes e após uma compra é uma das maneiras de melhorar a qualidade do seu atendimento e investir em satisfação para esses clientes.

Se o cliente enfrentou um problema com algum produto, cabe a você oferecer a solução e transformar essa experiência negativa em uma experiência positiva.

Além disso, no ambiente virtual é fundamental que você esteja pronto para atender seus clientes em diferentes canais e transforme esse atendimento em um atendimento rápido e qualificado.

Para qualificar o atendimento do seu ecommerce conheça o JivoChat.

O JivoChat é uma ferramenta que possui diversos recursos, além de funcionar como um chat online no seu ecommerce.

Ela permite que você integre as mensagens recebidas nas suas redes sociais, ou em mensageiros instantâneos como o Whatsapp Business em um único canal.

E ainda possui recursos de chatbot para você oferecer um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Invista em Marketing promocional

Uma estratégia que realmente salta aos olhos dos clientes e incentiva a realizar compras na sua loja é utilizar o Marketing promocional.

Disponibilizar promoções, cupons de descontos e parcerias com influenciadores que o seu público conhece pode fazer com que o seu negócio se diferencie.

Utilize essa estratégia para vender aqueles produtos que estão parados no seu estoque.

O oferecimento de brindes também é uma estratégia que induz o público a realizar mais compras na sua loja.

Por exemplo, na compra de determinado produto você pode oferecer outro produto que também está disponível na sua loja. 

Ou acima de algum valor estipulado por você oferece condições de frete grátis. 

Aposte em Marketing de conteúdo

Criar conteúdo exclusivo sobre os seus produtos e também sobre um posicionamento que a sua marca defende e que também seja interessante para o seu público-alvo é uma maneira de trabalhar relacionamento.

Você pode utilizar as redes sociais nessa estratégia, compartilhando conteúdos, além de apenas compartilhar imagens dos seus produtos, por exemplo. 

As redes sociais são um ótimo lugar para quem quer divulgar seus produtos, e como já vimos tanto o Zyro quanto o JivoChat possuem integrações com redes sociais.

Dessa maneira, você pode alcançar novos públicos e tornar o seu trabalho ainda mais unificado.

Mas não se esqueça de que para trabalhar o Marketing de conteúdo é necessário você ter bastante conhecimento de público-alvo e também de personas, pois só assim você será capaz de entender quais conteúdos são atrativos para esse público. 

Condições diferenciadas de pagamento

Também é importante que você simplifique as condições de pagamento para incentivar o seu cliente a realizar uma compra.

Disponibilize tanto opções com cartão de crédito, débito quanto às opções de pagamento à vista como boleto bancário e Pix.

Mas não se esqueça de oferecer também um ambiente seguro e propício para que essas transações possam ser realizadas uma vez que elas contém informações importantes e dados dos seus clientes.

Invista em diferentes alternativas para que o consumidor possa escolher por si próprio o que ele considera melhor para ele.

Algumas plataformas de ecommerce oferecem a opção de checkout transparente, que  permite que o cliente faça o pagamento dentro do próprio ecommerce sem precisar deixar a página.

E elas funcionam através de gateways de pagamento ou intermediadores.

O gateways é uma ferramenta que conecta a sua loja com os bancos e operadoras, como as maquinas de cartões.

 Já os intermediadores são empresas intermediadoras das transações financeiras, como PagSeguro, Moip, Paypal, entre outras.

Imagem vetorizada de uma garota realizando pesquisas de análise da concorrência na web

Ferramentas gratuitas para te ajudar na análise da concorrência

Separamos uma lista de ferramentas gratuitas que irão te ajudar a analisar os seus concorrentes.

Existem diversas possibilidades e o uso dessas ferramentas vai depender dos seus objetivos.

Confira agora quais são essas ferramentas:

Google Alerts

O Google Alerts é a ferramenta gratuita do Google. 

Você pode configurá-lo para receber notificações sobre as menções dos seus concorrentes na mídia, ou então sobre conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

Nesse caso, notícias, artigos e tudo que for relacionado aos termos que você marcar será encaminhado para o seu e-mail.

Reclame Aqui

Se você ainda não conhece essa plataforma como empreendedor talvez conheça ela como consumidor.

O Reclame Aqui é um famoso site que os consumidores utilizam para fazer reclamações sobre os serviços prestados por uma empresa.

Muitas empresas inclusive têm equipes separadas para atender apenas às reclamações do reclame aqui e por isso ele também é uma ótima maneira de investigar os seus concorrentes e identificar o que o público.

SimilarWeb

É uma ferramenta para que você possa analisar o site dos seus concorrentes, ela informa o número de visitantes e outras estatísticas de tráfego de diferentes URLs. 

Similar Web pode ser utilizada gratuitamente, mas possui diversas funcionalidades avançadas exclusivas para clientes pagos.

Redes sociais

Assim como recomendamos você a marcar sua presença nas redes sociais, também é interessante que você passe a monitorar quais são as estratégias e qual é o engajamento dos seus concorrentes nessas redes sociais.

Análise como é a presença dos seus concorrentes e para isso você pode contar com medidas quantitativas como:

  • Número de seguidores
  • A frequência de postagens e a consistência
  • O conteúdo e o engajamento
  • Tipo de conteúdo, lives, stories e etc..

Observe esses aspectos a fim de determinar qual é a melhor estratégia para você alcançar o seu público-alvo.

Pronto para analisar os seus concorrentes?

Nesse artigo fomos capazes de te fornecer informações concretas sobre análise da concorrência e como você pode fazê-la e aplicá-la ao seu negócio.

É importante que você saiba buscar maneiras de se diferenciar dos seus concorrentes no mercado para ganhar destaque, principalmente no ambiente virtual que é muito mais competitivo.

Aproveite para investir em diferentes estratégias de marketing, para atrair mais clientes para o seu negócio.

Boas vendas!

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