Outreach: O que é e quais ferramentas usar?

Índice

Outreach é uma estratégia dentro do marketing que é utilizada por aquelas pessoas que desejam melhorar a divulgação do seu negócio e garantir que ele conquiste mais reconhecimento.

Embora essa estratégia seja muito parecida com  o e-mail marketing tradicional,  veremos mais adiante que ela se destina a um público diferente.

E apesar disso ela  pode contribuir muito para o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio.

Por isso, se você quer saber mais sobre outreach e quais ferramentas podem ser utilizadas nessa estratégia, continue com a leitura desse artigo.

O que é Outreach?

No marketing, Outreach é uma estratégia que visa buscar pessoas ou organizações que tenham um possível interesse no seu negócio para realizar parcerias 

Essa busca ocorre através do contato pelo de email, onde você irá apresentar a elas os benefícios e também uma proposta de valor que seja irrecusável. 

Assim, é possível que você alcance novas audiências e ganhe mais tráfego para seu site, principalmente para você que utiliza a estratégia de Inbound Marketing ou Marketing de conteúdo

A diferença para o Outreach e a estratégia de email marketing tradicional é que ao invés de direcionar os seus emails diretamente para os consumidores em potencial com o foco em vendas, suas campanhas são direcionadas a pessoas ou organizações que podem fazer parcerias e atuar na divulgação do seu negócio gerando um benefício mútuo para ambos.

Ou seja, ao invés de mandar email para aquela base já acessou o seu site e demonstrou interesse, com o Outreach o seu foco é buscar organizações que ainda não conhecem ou não estão familiarizados com o seu negócio.

Dessa forma, podemos dizer que o Outreach tem como objetivo:

  • Entregar um anúncio aos usuários que visitaram seu site
  • Oferecer conteúdo que possa ser útil em troca do contato de pessoas que fazem parte da tomada de decisão dentro de uma empresa
  • Ganhar backlinks e divulgação dos seus conteúdos para alcançar mais pessoas.

As principais ferramentas para fazer o seu Outreach

Como você já deve ter percebido a estratégia não é muito complexa, pois consiste em elaborar uma lista com potenciais interessados, e um email com uma proposta de valor.\ \ Entretanto, é preciso pensar que quanto mais pessoas você alcançar melhor será para o seu negócio e por isso é necessário pensar em ferramentas que facilitem a sua estratégia de Outreach.

Em resumo, ferramentas de email marketing são bastante úteis e eficientes, por isso conheceremos as principais. 

1. Snov.io

Snov.vio é uma plataforma completa, pois ela oferece diversas soluções para quem busca crescimento.

Ela não só permite que você envie emails, como também permite que você encontre leads para a sua estratégia Outreach.

É possível utilizar essa plataforma em diferentes etapas de uma estratégia como na geração de leads, fechamento de contratos e também no gerenciamento de clientes.

Na etapa de geração de leads é possível construir listas de emails através de diferentes fontes do ambiente virtual, como sites de empresas e até mesmo através do Linkedin.

Também é possível  redirecionar as suas campanhas de marketing no seu site para que elas tenham um melhor alcance do seu público-alvo através das campanhas de anúncio do Facebook. 

Essa plataforma também permite aumentar o seu link building para o seu site entrando em contato com editores de conteúdo relevantes diretamente.

Através dela você também pode encontrar investidores e entrar em contato com as principais empresas que vão contribuir para que você possa desenvolver seu projeto. 

E ainda vai contribuir para que você possa aumentar a sua presença online e atuar na construção de parcerias com influenciadores e editores.

Crie a sua base de leads com o Snov.io e cultive seus leads até a conversão através do agendamento de reuniões e abordagem multicanal

Snov.io é a solução para você que deseja fazer a sua estratégia de Outreach completa.

Snovio banner

2. SendinBlue

SendinBlue é uma plataforma poderosa que possui um dos mais completos conjuntos de ferramentas de vendas e marketing para o seu negócio.

Se você deseja utilizar a estratégia Outreach, é possível utilizar a ferramenta de e-mail marketing do SendinBlue e através dela criar emails personalizados para cada um dos seus contatos.

Você pode criar um email profissional a partir de um modelo e editá-lo da maneira que você quiser, além disso é possível contar com outros canais de comunicação como SMS e chat.

Você ainda pode contar com serviços de automação de Marketing e CRM que facilitam a comunicação entre você e os seus leads.

O Sendinblue ainda possui outras funcionalidades interessantes, basta acessar a plataforma para conhecê-las.

Confira as soluções profissionais da Sendinblue

3. Nitronews

Nitronews é uma plataforma de email marketing que permite que você crie campanhas rapidamente. 

Basta selecionar a sua lista de contatos, sua mensagem e enviar, ainda é possível fazer o agendamento de e-mails e integrá-lo com o seu Twitter e Facebook.

Depois disso, a própria ferramenta cria um ranking com os seus contatos e desativa aqueles que são menos engajados com o seu negócio para melhorar a qualidade das suas listas.

Com o Nitronews você ainda pode monitorar as suas campanhas ao ter acesso a mais 30 relatórios como taxas de entrega, aberturas, cliques e muito mais.

Assim fica fácil fazer a sua estratégia Outreach, confira esse e outros recursos do Nitronews.  

Banner Nitronews

4. Dinamize

A Dinamize é uma plataforma para você que deseja ir muito além de apenas fazer um Outreach, pois ela é completa e permite que você realize automação de Marketing.

Com a Dinamize você cria a sua estratégia de Marketing digital em poucos minutos, através de landing pages, formulários e pop-ups. 

Também é possível enviar seus emails Outreach através da ferramenta de e-mail marketing, realizar testes a/b e contar com segmentações para aumentar as suas chances de sucesso.

Com os fluxos de automação do Dinamize você elabora ações com base nas interações do seu público ao receber seus emails.

Você pode realizar o acompanhamento de métricas e relatórios completamente. Conheça os outros recursos do Dinamize e que podem contribuir com as suas estratégias de marketing.

5. GetResponse

O GetResponse é uma plataforma simples e fácil de ser utilizada, com ela você pode realizar campanhas de e-mail marketing Outreach e também automatizar os seus fluxos de mensagens.

Com essa plataforma você tem acesso a um conjunto de ferramentas gratuitas para para colocar o seu negócio online e aumentar também o seu fluxo de leads.

Você pode encontrar novos clientes e construir novas listas de email através da ferramenta de geração de leads.

Ainda é possível enviar e-mails direcionados e relevantes  para a sua base de contatos, não deixe de conhecer outras funcionalidades do GetResponse. 

6. E-goi

Com o E-goi você pode criar campanhas de e-mail Outreach para divulgar o seu negócio, e você pode começar a realizar esse serviço gratuitamente. 

Nessa plataforma você encontra todas as ferramentas necessárias para que você possa construir e aumentar a sua base de dados.

Através do E-goi, você pode criar formulários de pop-ups, Landing pages, anúncios no Google  e no Facebook, plugins e integrações e ainda captar leads através do WI-FI se você possui um espaço comercial.

A plataforma disponibiliza outros recursos que podem contribuir com a sua estratégia. 

E-Goi - solução completa de automação e email marketing

7. Mailify

Mailify é uma ferramenta de email marketing que vai oferecer o melhor desempenho.

Através dessa ferramenta você será capaz de criar campanhas de sucesso de email Outreach, SMS e automatizar o envio por meio da automação de marketing.

Através dessa ferramenta você pode contar com Workflows e relatórios otimizados. 

A plataforma possui alguns templates prontos, basta editá-los para que você possa realizar as suas campanhas de email Outreach.

Desenvolva o seu negócio criando a sua primeira campanha de email marketing com o Mailify, e conheça os outros recursos da ferramenta.

8. MailerLite

Com o Mailerlite você cria, otimiza e desenvolve as suas campanhas de email marketing através de ferramentas avançadas e recursos fáceis de utilizar.

Você também pode criar sites, pop-ups, fazer automação de marketing e campanhas de email Outreach.

Com essa plataforma você pode contar com a criação de e-mails dinâmicos, utilizando 3 editores de layout e você pode escolher qual deles vai atender os seus objetivos.

Ou você também pode utilizar os designs predefinidos para criar as suas campanhas de e-mail.

Além disso, essa ferramenta permite que você cresça a sua audiência através da criação de landing pages, formulários e outros recursos que estão disponíveis. 

É possível criar emails personalizados para atrair a atenção do seu seu alvo, desfrute desse e de outros recursos que estão disponíveis no Mailer lite.

9. Moosend

É uma ferramenta que permite que você crie e-mails através de um editor de arrastar e soltar, também é possível utilizar listas de segmentação, fazer testes a/b e realizar a análise de dados desses e-mails.

Com o Moosend, você pode criar fluxos de automação de email para alimentar seus prospects a cada ação que eles tiverem com seus emails. 

Crie e-mails personalizados e com alta relevância para que os seus prospects sintam-se incentivados a abrir o seu e-mail e ler sua mensagem. 

E também faça análise das métricas em tempo real para manter o controle das suas campanhas.

Você ainda pode realizar integrações entre a Moosend e outras plataformas, contar com atendimento personalizado e tutoriais para deixar as coisas mais simples para você.

10. AWeber

Aweber também é uma plataforma de email marketing que você pode utilizar na sua estratégia de Outreach. 

Através dela é possível fazer os disparos de email marketing e construir relacionamento com seus clientes.

A plataforma também realiza um controle, para garantir que os seus emails sejam lidos e fiquem fora das caixas de spam ou da lixeira.

Você também pode automatizar as suas campanhas de email para vender seus produtos e serviços com mais agilidade.

Além disso, com a plataforma é possível construir landing page, página de ecommerce e ativar notificações de push. Acesse o site e conheça os demais benefícios desta plataforma. 

11. Benchmark

É uma plataforma que permite que você crie campanhas de e-mail marketing em menos de 15 minutos. 

É perfeito para a pequena ou média empresa que quer utilizar sua estratégia de Outreach, pois através dessa ferramenta é possível criar campanhas bonitas, profissionais e responsivas.

Realize a automação para criar fluxos de emails personalizados, crie formulários para o seu blog e muito mais.

Você ainda pode contar com relatórios para melhorar a qualidade das suas campanhas e você pode começar com o plano gratuito da Benchmark e ter acesso ao envio de até 250 emails mensais.

Conheça as outras funcionalidades acessando o site Benchmark.

Imagem vetorizada de uma pessoa sentada escrevendo email no computador

Como fazer uma estratégia de Outreach

Para que você possa utilizar as ferramentas que apresentamos, é necessário saber como montar a sua própria estratégia de Outreach. 

Nesse tópico vamos abordar alguns passos essenciais para que você consiga iniciar a sua prospecção de leads e convertê-los. 

Encontre os seus leads

O primeiro passo para começar a sua estratégia é encontrar aquelas pessoas que possivelmente irão se interessar pelo seu negócio ou que você acha que seriam uma boa parceria.

Para isso, é preciso encontrar influencers digitais ou empresas que tenham certa relevância dentro do mercado para que você possa se beneficiar dessas pessoas.

Essa etapa envolve muita pesquisa e toma um certo tempo, pois é necessário acessar um grande volume de sites ou perfis em redes sociais, pesquisar se essas pessoas realmente são relevantes para o seu nicho, e se o conteúdo que elas costumam publicar é um conteúdo de qualidade. 

Para essa etapa você pode utilizar as seguintes técnicas:

  • Pesquisar no Google: Insira palavras-chave do seu nicho no buscador e veja quais são os sites que são mais relevantes do seu nicho, analise o conteúdo e separe uma lista de emails.
  • Busca relacionada:  Semelhante ao método anterior, a diferença é que você irá pesquisar um site específico e escrever related antes e ver quais sites o buscador te recomenda e quais desses sites vale a pena investir.
  • Utilizar pesquisa avançada:  utilize filtros para tornar a sua pesquisa ainda mais segmentada e ter mais chances de alcançar o seu público alvo.

Elabore o seu email

Depois de encontrar as pessoas interessadas é hora de colocar as mãos na massa e escrever o seu email outreach. 

Essa é a etapa mais importante e por isso você deve ter atenção, pois ele deve ser um texto curto, mostrando qual o problema que você resolve e a sua proposta de valor.

Por isso, é importante mostrar qual é o potencial do seu negócio e dar destaque a ele no corpo da sua mensagem. 

Atribua valor ao seu texto e mostre qual é o problema que você está solucionando, é claro que você será recompensado com a atenção dessas pessoas. 

Também é essencial que você esteja atento na hora de escrever o assunto do seu email, pois ele é um dos pontos mais importantes e com grande potencial para atrair a atenção do leitor.

O assunto da mensagem pode ser decisivo para que o leitor pense em abrir a sua mensagem ou não.  

Você deve mostrar já no assunto  como ele pode se beneficiar ao abrir seu email em 5-7 palavras no máximo. 

Ter uma boa Copywriting ajuda a fazer com que o usuário se interesse em saber qual é o conteúdo completo do e-mail.

Para escrever os seus e-mails utilize no máximo 175 palavras, e realize algumas perguntas no corpo do e-mail, pois emails com perguntas costumam ter uma melhor taxa de resposta.

E por último não esqueça de fazer uma proposta que ele não vai poder recusar, é nessa hora que você vende o seu plano de colaboração. 

Pode ser desde um Guestpost em um blog até envio de seus produtos para testes e reviews. 

Invista em personalização 

Como você deve ter percebido na lista de ferramentas que apresentamos, muitas delas permitem que você envie e-mails personalizados e eles são muito importantes.

Uma mensagem personalizada tem a capacidade de mostrar que você sabe com quem está falando e que ela não é uma mensagem em massa e que você pode direcioná-la a qualquer pessoa.

Por isso, utilize sempre o nome da pessoa a quem você está se dirigindo e não esqueça de pensar bem em qual tom de voz utilizar durante a confecção do seu e-mail.

Apresente novidades

Se você não alcançou os resultados esperados com o seu Outreach, não se preocupe. 

É natural que você precise fazer algumas modificações na sua abordagem, nem todas as pessoas irão responder seus emails e por isso é importante ficar de olho nas métricas, analisar se eles estão abrindo o e-mail ou se estão apenas ignorando para identificar quais pontos devem ser melhorados.

Seja criativo e continue sempre buscando novas oportunidades para criar parcerias. 

Você pode fortalecer os laços e adquirir mais autoridade através de estratégias como:

  • Manter um relacionamento amigável com os blogueiros conhecidos do seu nicho
  • Participar de eventos de influencers
  • Utilizar feedback no seu site
  • Se comunicar com as pessoas certas e fazer network
  • Conte os seus casos de sucesso.

Tente de novo

Se você enviou o primeiro email e não recebeu muitas respostas, você pode enviar um segundo e até mesmo um terceiro email.

Mas não envie mais do que 2 emails depois do primeiro para cada contato e também defina qual será a recorrência desses e-mails.

Afinal você precisa dar um tempo para a pessoa ler o seu email e analisar a sua proposta. 

O primeiro email pode não ser visto ou ser deletado, então é importante que você tenha sempre um plano B e tente uma nova abordagem nos próximos emails para evitar que eles caiam em spam.

Além do outreach conheça outras estratégias

O Outreach não é uma estratégia com foco em vendas, como foi explicado nesse artigo, ele é uma estratégia para que você possa encontrar parcerias e divulgar o seu negócio para o público certo.

Entretanto sabemos que para sobreviver no mercado digital também é necessário fazer outras abordagens mais focadas na venda dos seus produtos.

Por isso conheça as principais estratégias de Marketing Digital e monte um plano de ação em marketing para o seu negócio.

Boas vendas!

Início Blog Marketing Outreach: O que é e quais ferramentas usar?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download