O que é Landing Page? Como criar? [Guia Completo]

Descubra para quê serve e conheça ferramentas para criar landing pages

Quando o assunto é marketing digital, trabalhar com leads qualificados faz toda a diferença. Mas primeiramente, você deve ser capaz de captá-los através de páginas de destino com objetivos bem definidos e com um excelente design. É claro que estamos falando de construir uma landing page para gerar leads para sua empresa.

Mas afinal, o que é landing page, qual é o seu objetivo e como criar?

Neste artigo apresentaremos tudo que você precisa saber sobre o assunto, assim como modelos e quais ferramentas você pode usar para criar landing pages realmente capazes de converter.

O que é Landing Page?

Traduzindo diretamente do inglês, o termo Landing Page pode ter o significado de “página de aterrissagem”, ao pé da letra, ou “página de destino” dentro do contexto de marketing digital.

O objetivo desse tipo de página é, normalmente, a captação de leads através de diversas práticas e estratégias. Busca-se obter as informações de contato de visitantes, como e-mail e telefone, através de uma oferta.

Para atingir boas chances de conversão através de uma landing page, a oferta deve ser algo que chame atenção do consumidor, como por exemplo:

Como você pode perceber, a dinâmica é simples: a empresa oferece algo em troca dos dados do consumidor. E claro, através disso, consegue conquistar mais um lead para sua base.

Inclusive, é importante mencionar que esse tipo de página pode ser empregada para aumentar a conversão de tráfego pago, como através de anúncios no Google Ads, etc.

Exemplos de Landing Page

Para que você possa visualizar exemplos de estruturas de uma página projetada para captação de leads, recolhemos dois exemplos dos maiores nomes do Marketing Digital no mercado brasileiro.

Exemplo 1:

Confira por exemplo, esta landing page da Rock Content ofertando um Ebook gratuito sobre como criar campanhas de email marketing de sucesso.

Exemplo de Landing Page da Rock Content

Esta página apresenta todos os principais elementos que compõem uma landing page de sucesso, são eles:

  1. Imagem com objetivo explicitamente apresentado

  2. Descrição breve e detalhada sobre o material

  3. Gatilhos mentais (prova social) sobre a taxa de utilização de emails

  4. Formulário de captação segmentado

Devemos nos aprofundar ainda no formulário, que além de recolher apenas o email e telefone do consumidor, também permite que a empresa identifique em qual empresa lead trabalha, qual é seu website, quantos funcionários e qual a área de atuação.

Todas essas informações servem para que a Rock Content consiga filtrar e personalizar campanhas e consigam alimentar os leads ao entregar conteúdo relevante de acordo com a realidade dos mesmos.

Exemplo 2:

Apesar do exemplo da Rock Content ser extremamente completo, ele não representa uma regra que deve ser seguida para que possa criar landing pages de sucesso.

Por isso, confira abaixo esta página extremamente simplificada, da Resultados Digitais.

Exemplo de Landing Page da Resultados Digitais

O objetivo é, essencialmente, o mesmo: oferecer um Ebook em troca do cadastro de um lead. Porém, perceba que a Resultados Digitais não precisou de uma extensa descrição, uma imagem criada por designers gráficos ou um formulário com diversos campos.

Esta landing page é simples, ela troca um Ebook por um e-mail, algo que a maioria dos visitantes não se importará de informar caso realmente queira receber o material ofertado.

Qual é o melhor modelo?

Não existe realmente uma resposta mágica sobre “qual é o melhor modelo de landing page” para seu negócio. Tudo depende de seus objetivos e do público alvo em questão.

Por exemplo, se você não precisa de muitos dados do consumidor para cadastrá-lo em sua base de leads, um formulário simplificado pode servir para aumentar as chances de conversão - pois não intimida o visitante.

Por outro lado, se um lead não segmentado tiver pouco valor para suas estratégias e você terá dificuldade de trabalhá-lo dentro do funil de vendas, utilizar um formulário detalhado faria mais sentido.

Por isso, o importante é saber o que faz uma boa landing page, ou seja, aprender os fundamentos para que você possa desenvolvê-las de acordo com seus objetivos.

Como criar uma landing page que converte

Agora que você sabe o que é landing page e qual é o seu propósito, podemos partir para o próximo passo: como criar uma página de captação de leads realmente capaz de trazer os resultados esperados.

Defina sua persona

O primeiro passo para conseguir captar leads através de uma página de destino é ter uma persona muito bem definida. A persona é um perfil fictício que representa o consumidor-alvo ideal para determinada campanha em seu negócio.

Diferente de público-alvo, a persona tende a ser mais específica, levando em consideração características como: emprego do cliente, principais desafios, estilo de vida, etc. Como mencionamos em nosso conteúdo ensinando como criar uma persona, quanto mais informações você obter sobre o alvo, melhor poderá adaptar sua campanha para impactá-lo.

Determine seu objetivo

Para isso, é importante, antes de mais nada, determinar os objetivos de sua landing page. É claro que a captação de um lead está implícita mas, além disso, é crucial saber como você irá trabalhar os leads captados a partir da página de destino.

É aqui que você deve se perguntar quais são os dados que precisa coletar, como e-mail, telefone, nome da empresa, cargo, idade, gênero ou qualquer outra informação pessoal que seja acionável para seu negócio.

Entretanto, fique atento: caso esteja solicitando muitas informações é possível que alguns visitantes fiquem com receio de inserir todos os dados. Considerando este cenário, pode ser útil incluir campos opcionais e dar autonomia para quem está preenchendo as informações. Isso pode parecer algo pequeno, mas faz toda a diferença na hora de coletar dados dessa forma.

Estruture sua oferta e crie uma descrição chamativa

Após determinar seu objetivo, o próximo passo será delimitar qual será sua oferta, ou seja, o que você oferecerá em troca pelos dados que está pedindo dos visitantes.

Independente do que você decidir apresentar, seja um cupom de desconto ou um conteúdo, o fator crucial para que sua oferta tenha peso é garantir que seu valor agregado seja percebido pelo cliente.

Para fazer com que clientes sintam que estão “saindo ganhando” ao preencher o formulário e receber tal oferta, você pode empregar técnicas de venda e persuasão, como utilizar gatilhos mentais:

Entretanto, como apresentamos através do exemplo da Resultados Digitais, pode ser que uma descrição sucinta e direta seja tudo que você precisa para convencer um visitante a preencher o formulário.

Elabore um design compatível com seu objetivo

Existem milhares de modelos de landing pages que você pode utilizar para captar leads e, novamente, tudo irá depender de seu objetivo.

Se você está em busca de leads mais segmentados, será necessário utilizar o espaço da página para incluir uma descrição chamativa, que justifique todos os campos de coleta de dados a serem preenchidos no formulário.

Independente disso, algumas guidelines podem ajudá-lo a criar uma página chamativa:

Outra dica interessante que pode funcionar para o seu negócio é incluir um vídeo leve em sua landing page. Este vídeo pode ser uma breve apresentação do que você está ofertando, uma apresentação de seu negócio ou até mesmo uma demonstração do conteúdo a ser entregue após o preenchimento do formulário.

Vídeos permitem que você possa transmitir informações de uma forma mais amigável e apresentar-se como uma pessoa física pode ajudá-lo a aproximar-se de clientes acessando sua página de destino. Mas lembre-se, caso decida usar vídeos em suas landing pages, certifique-se que sejam curtos e objetivos para que não tirem o foco do objetivo: a conversão.

Design de landing pages

Faça testes A/B

Em diversos casos, mesmo que você acredite ter encontrado o modelo certo de landing page para sua audiência, será necessário realizar testes e experimentar outros modelos para validar sua eficiência.

Para isso, não deixe de realizar testes A/B, ou seja, realizar comparações entre modelos e conferir realmente qual delas gerou mais conversões para seu negócio.

Assim, você poderá experimentar e descobrir, na prática, qual é a melhor forma de engajar os visitantes de seu negócio.

Ferramentas para criar Landing Pages

Já apresentamos o que é landing page e quais guidelines você pode usar para criar uma. Porém, como não queremos que você saia daqui sem uma forma prática de colocar este conhecimento em prática, vamos apresentar algumas das melhores ferramentas para criar este tipo de página de captura.

Diferente do que você talvez imaginava, não é necessário realmente ter conhecimentos aprofundados em programação e design para começar a capturar leads dessa forma.

Hoje, existem soluções prontas com milhares de modelos personalizáveis que podem atender seu negócio, confira.

1. RD Station Marketing

A própria Resultados Digitais oferece, através do RD Station Marketing, uma ferramenta de criação de landing pages baseada em drag and drop (arrastar e soltar).

Ela é extremamente intuitiva e permite que você crie páginas de capturas dentro de apenas alguns minutos, selecionando a partir de diversos modelos base e personalizando de acordo com as necessidades de seu negócio.

Ferramenta para criar landing pages - RD Station Marketing

2. Instapage

A Instapage oferece uma ferramenta com mais de 90 modelos de landing pages customizáveis para que você possa criar páginas de captura rapidamente.

Na plataforma, é possível criar formulários personalizados e integrar a página com suas ferramentas de marketing digital. Vale a pena conferir os diferenciais oferecidos.

3. LeadPages

Com uma galeria de modelos realmente extensa, na LeadPages você não terá dificuldade em encontrar templates de base para a criação da sua landing page.

Um diferencial interessante é que a ferramenta é capaz de oferecer dicas e alertar sobre problemas que podem diminuir suas chances de conversão durante o processo de criação. Vale a pena conferir e aproveitar os recursos para garantir que sua página trará os resultados esperados.

4. Launchrock

O Launchrock é uma ferramenta para criação de páginas e landing pages que hoje faz parte da startups.com.

Eles também oferecem diversos modelos prontos, facilmente editáveis e estão prontos para ajudá-lo a colocar páginas no ar dentro apenas alguns minutos.

Criar landing page com a Launchrock

5. Unbounce

A Unbounce realmente oferece uma das melhores ferramentas para criar landing pages. Não poderíamos deixar de recomendá-los neste conteúdo.

Também com um construtor baseado em drag and drop, na ferramenta, você poderá selecionar elementos em um menu lateral e arrastar para a composição de sua página de captura de leads.

Aprendeu o que é landing page e está pronto para criar as suas?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e que você tenha aprendido tudo o que precisa saber sobre o que é landing page, como criá-las e quais ferramentas podem ajudá-lo a fazer isso sem que seja necessário ter conhecimentos aprofundados em programação e marketing.

Por fim, não se esqueça que o objetivo de uma landing page é ajudá-lo a converter mais visitantes em leads para seu negócio, e você pode impulsionar o potencial dessas páginas ainda mais oferecendo um chat online e conversando com consumidores em tempo real.

Confira os diferenciais do JivoChat e instale-o gratuitamente na página de seu negócio e em landing pages para ter ainda mais chances de conversão.

2020/03/27

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