Passo a passo de como ganhar dinheiro com blog

atualizado 3 de novembro de 2022
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Hoje em dia muitas pessoas sabem que é possível ganhar dinheiro gerenciando e produzindo conteúdo para um blog.

Apesar deste ser um sonho de muitos, a verdade é que são poucos os que sabem na prática como começar a ganhar dinheiro na internet.

Criar um blog sobre um assunto que ama pode ser o ponto de partida, mas o que é preciso fazer depois disso? 

Bem, o primeiro passo é entender que apenas a paixão por um determinado tema não vai garantir o sucesso de um blog.

Existem várias responsabilidades envolvidas no gerenciamento e na produção de artigos para que o seu conteúdo possa se tornar monetizável.

Para começar a gerar renda com seu blog será preciso investir muito tempo na criação de estratégias para divulgação, campanhas de emails, interação com seu público e mais.

Com isso em mente, saiba que por mais cansativo que esse trabalho possa ser, é muito provável que no começo ele não seja remunerado.

Se você entende isso e sabe que esse investimento pode se pagar futuramente, confira o nosso artigo e aprenda como ganhar dinheiro com blog.

Como ganhar dinheiro com Blog: 11 dicas para começar

Ter um blog e ganhar dinheiro com ele são coisas muito diferentes. Existe um longo caminho para que o seu conteúdo seja reconhecido e tenha tráfego o suficiente para se tornar monetizável.

É muito fácil perder a motivação ou se perder em meio a tantas tarefas necessárias para fazer os frutos do seu trabalho aparecerem.

Principalmente para quem não tem tanta intimidade com a produção de conteúdo, blogs e as redes sociais.

Para evitar que isso aconteça listamos algumas dicas que irão ajudar muito a começar essa jornada da melhor maneira possível.

Confira cada uma com atenção, entenda e aplique essas ideias no seu blog.

1. Defina o tema do seu blog

Antes de escolher uma ferramenta para criar sua página ou pensar em layout, é preciso definir qual será o tema do conteúdo produzido.

Essa reflexão é fundamental para definir o assunto central do seu blog. Leve em consideração os seguintes fatores: 

  • Escolha um tema que domina bem ou tenha interesse o bastante para pesquisar a fundo e aprender.
  • Seja interessante para atrair muitas pessoas.
  • Tenha assuntos relacionados com o que seus clientes em potencial desejam e querem consumir de conteúdo.

2. Escolha um bom nome de domínio

Junto ao tema, o nome de domínio é um item fundamental para a identidade do seu blog.

Para escolher um bom nome busque ideias que estejam muito bem alinhadas ao tema definido. Tente criar nomes que usem termos relacionados ao tema abordado.

Se possível, escolha um nome de domínio que use uma das principais palavras-chave, algo que pode ter um grande impacto na hora de alcançar as melhores posições em páginas de busca.

Saiba que escolher um bom nome é muito importante, então invista tempo e esforço para gerar boas ideias.

3. Crie um blog otimizado

Agora que o tema e o nome de domínio estão definidos, finalmente chegou a hora de criar um blog otimizado para ganhar dinheiro.

Para fazer isso será preciso de 2 itens essenciais: um serviço de hospedagem de sites e uma plataforma de blog.

Existem diversas alternativas de hospedagem, até mesmo grátis, contudo, é preciso escolher com muita atenção.

Como seu blog está começando, ele não irá exigir planos para sites com um alto número de acessos.

Apesar disso, é preciso optar por uma ferramenta que garanta que suas páginas estarão online 24 horas por dia.

Um bom número máximo de acesso e velocidade de conexão também irão ajudar seu blog a ranquear bem nos mecanismos de buscas enquanto oferece uma experiência agradável aos visitantes.

Quanto à plataforma de blog, é possível escolher uma das alternativas mais conhecidas de CMS como o WordPress. Uma plataforma excelente, mas que exige mais trabalho em sua implementação.

Caso não tenha tanto conhecimento e esteja em busca de ferramentas mais simples, alguns exemplos muito interessantes são Wix, Hostgator, SITE123, Webnode e GoDaddy.

4. Crie um planejamento editorial

Com seu blog no ar, é hora de começar a pensar no conteúdo que será produzido. Uma dica é criar um planejamento editorial antes de colocar a mão na massa escrevendo publicações.

Isso é importante para estruturar e organizar seu conteúdo. Criar as publicações com antecedência irá permitir o desenvolvimento de posts mais elaborados e interessantes para os leitores.

Além disso, será mais fácil aproveitar datas e eventos relevantes ao seu nicho. 

Por exemplo, blogs de cinema podem criar conteúdos especiais para o dia do cinema, premiações do Oscar, lançamento de filmes aguardados e mais.

Planejar as publicações de antemão também vai garantir que os posts não fiquem repetitivos, tenham formatos e falem de temas diferentes.

5. Produza conteúdo de qualidade com frequência

Com um calendário editorial estruturado, será possível garantir uma alta frequência de publicações. Esse é um aspecto fundamental para aumentar as visitas mensais de um blog.

Quanto mais conteúdo for publicado, maiores serão as chances de suas páginas atraírem leitores.

Busque uma frequência de publicações equilibrada e que se encaixe em sua rotina, mantendo seu público interessado com conteúdos novos e relevantes.

Além disso, não se esqueça de manter uma alta qualidade nos posts que são feitos em seu blog. 

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar na criação de posts criativos: 

  • Escreva seu conteúdo corretamente: não escreva parágrafos muito longos, não cometa erros gramaticais e garanta que os títulos, subtítulos e corpo do texto estão alinhados com seu layout.
  • Use imagens e vídeos: conteúdos visuais ajudam a manter o interesse dos leitores em seu conteúdo. Invista em vídeos, dicas visuais e infográficos.
  • Pesquise referências: uma ótima forma de se manter inspirado é conferindo referências de trabalhos bem feitos. Portanto, acesso blogs de concorrentes e até mesmo de outras áreas e assuntos para ter novas ideias.
  • Lembre da revisão: antes de publicar, confira o que foi escrito e os recursos gráficos utilizados para garantir que tudo está correto. 

6. Aplique e otimize técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização que buscam fazer com que sites, páginas e blogs alcancem a posição mais visível nas páginas de resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Aplicar essas técnicas no seu blog e no conteúdo é um ponto crítico para fazer com que seu blog seja acessado por mais pessoas.

Conseguir colocar conteúdos nos primeiros lugares das páginas de busca é algo que irá gerar um grande impacto na hora de ganhar dinheiro com seu blog.

Confira a seguir alguns dos principais fatores que ajudam seu site a ser melhor ranqueado pelos mecanismos de busca:

  • Desempenho do site: o quão rápido suas páginas carregam, se imagens são otimizadas, etc.
  • Qualidade do conteúdo: quantidade de palavras usadas em um artigo, tamanho dos parágrafos, tamanho das frases, etc.
  • Palavras-chave: como a palavra-chave é distribuída, se a palavra-chave mais pesquisada foi usada.
  • Estrutura: se o seu site conta com um sitemap e oferece ajuda aos rastreadores do Google para captar informações do seu blog.
  • Links: linkagem interna entre seus próprios artigos e a quantidade de links relevantes que outros sites têm apontando para o seu blog.

Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, confira nossa lista com os melhores cursos de SEO online.

7. Invista em anúncios pagos

Apesar de ser uma estratégia muito efetiva, pode ser que o método orgânico de gerar tráfego via SEO não seja o suficiente para fazer seu blog decolar.

Uma alternativa válida para aumentar o número de acessos em suas páginas é investir em anúncios pagos.

As campanhas com CPC (Custo por clique) quando bem executadas podem trazer milhares de leitores para o seu blog.

Para fazer isso, basta usar plataformas de anúncio como o Google Ads e Facebook Ads para criar anúncios em que o dinheiro será cobrado apenas quando alguém clicar em seus anúncios.

8. Crie perfis nas redes sociais

Gerar tráfego deve ser o principal objetivo de quem deseja ganhar dinheiro com blog. Portanto, criar perfis nas redes sociais e adaptar seu conteúdo é uma estratégia muito eficiente para gerar mais acessos.

Para otimizar seu tempo, analise o perfil do seu público-alvo e crie conta nas redes sociais mais utilizadas por eles.

Isso irá ajudar seu blog a ser conhecido por mais pessoas, ganhar autoridade e marcar presença no dia a dia dessas pessoas.

9. Faça parceria com outros blogs

A parceria com outros blogs é importante para a linkagem externa do seu blog, algo que influencia positivamente seu ranqueamento nos mecanismos de busca.

Portanto, busque criar conexões com blogs de temas semelhantes e tente criar parcerias.

Guest posts podem ajudar o seu blog e blogs parceiros. Essa troca de indicações irá gerar uma maior divulgação do seu conteúdo, mais alcance e fortalecerá sua imagem.

10. Interaja com sua audiência

Busque interagir e criar um relacionamento com sua audiência. Ao produzir publicações de qualidade, que ajudam as pessoas, a interação irá acontecer de forma natural.

Portanto, mantenha-se atento ao que o seu público está falando tanto no seu blog, quanto nas redes sociais e até mesmo em mensagens enviadas por email.

Trate o seu público bem e eles farão o mesmo com você.

11. Meça seus resultados

Por fim, é preciso ter ciência que sua estratégia precisa ser versátil e se adequar ao momento.

Crie relatórios mensais com métricas e indicadores de desempenho, essa prática irá permitir encontrar possíveis problemas com seu blog.

Ao identificar esses pontos, será possível corrigi-los e manter seu blog em um estado de melhora constante.

Como ganhar dinheiro com blog: melhores métodos

Agora que sabemos de tudo o que é preciso para criar um blog de sucesso, com tráfego suficiente, é hora de aprender como ganhar dinheiro com um blog.

Confira a seguir as principais formas de monetizar o seu conteúdo.

clicando em um anúncio de um blog e moedas caindo da tela de um computador

1. Google AdSense

Assim como é possível criar anúncios para gerar tráfego para o seu blog, suas páginas podem ser usadas para veicular anúncios do Google Ads.

O Google AdSense é um programa que atua com CPC (Custo por clique), que permite que sites e blogs exibam anúncios em suas páginas.

Essa é uma forma muito conveniente de ganhar dinheiro para quem conta com páginas que geram muito tráfego.

Isso porque o próprio Google irá cuidar da maior parte do trabalho, definindo os anúncios que serão exibidos, faturamento e outros detalhes.

Já o criador de conteúdo pode escolher os tipos de anúncios que mais combinam com seu blog.

Usar a plataforma é muito fácil, basta apenas seguir alguns passos: 

  1. Crie uma conta no Google AdSense e aguarde sua aprovação.
  2. Use o painel da plataforma para criar e personalizar seus anúncios.
  3. Copie e cole o código em seu blog. É possível fazer isso manualmente acessando o item Widgets e adicionando um HTML personalizado ou automaticamente usando um plugin como o Ad Inserter.

Com todas as configurações prontas, basta esperar que os anúncios recebam cliques o suficiente, atingindo um valor mínimo de U$ 100 dólares que pode ser retirado.

2. Crie conteúdos patrocinados

Ao atingir um ponto em que suas páginas geram muito tráfego, empresas que compartilham do seu público-alvo ficarão interessantes em anunciar no seu blog.

Essa é uma forma muito objetiva e prática de ganhar dinheiro usando seu conteúdo.

O método funciona de uma forma simples, o patrocinador irá pagar pelo post com o tema sugerido e que divulgue seu produto, serviço ou marca.

O interesse desses negócios é atrair os potenciais clientes que estão dentro do seu público.

Já a criação da publicação pode variar de acordo com a negociação. Existe a possibilidade de enviarem um post pronto ou pagarem para que um artigo seja escrito por você.

Se gostou dessa ideia, existem algumas práticas que podem ajudar a conseguir patrocinadores.

Se um dos seus objetivos de ganhar dinheiro com blog é através de publicações patrocinadas, crie um mídia kit completo sobre o seu trabalho.

Faça relatórios que analisem os principais aspectos do seu site. Isso é importante para passar confiança aos anunciantes e ajudar a fechar negócios.

Explique a proposta do seu conteúdo, sua origem, mas tenha como foco mostrar métricas relevantes como tráfego, visualizações de página, taxa de rejeição, etc.

Com um mídia kit bem elaborado, comece a divulgar seus serviços para empresas locais e pequenos negócios. 

Ao criar um portfólio de ações bem sucedidas, comece a ir atrás de empresas maiores que podem oferecer um pagamento mais interessante.

3. Trabalhe com financiamento coletivo

Outra forma de monetizar seu conteúdo é o pedido de doações através de plataformas de financiamento coletivo, como o Padrinho e o Patreon.

É importante não ser insistente nos pedidos, mas criar uma campanha leve e transparente para os seus fãs pode ajudar seu blog a receber apoio financeiro.

Além dos posts, busque oferecer benefícios exclusivos para essas pessoas que contribuem com seu blog. Ofereça o acesso a conteúdos exclusivos, benefícios mensais, etc.

Contudo, tenha em mente que um dos principais princípios por trás das doações é permitir que o público agradeça pelo conteúdo de qualidade que está sendo oferecido gratuitamente.

Portanto, se o seu blog já vende conteúdo, esse não é um método recomendado.

4. Marketing de Afiliados

Uma das formas mais populares de como ganhar dinheiro com blog é o marketing de afiliados.

O método funciona de uma forma parecida ao conteúdo patrocinado, mas a remuneração é diferente.

Nesse tipo de sistema, o criador de conteúdo se inscreve em um programa de afiliação e recebe um link próprio para divulgar algum produto e serviço.

A parte da monetização vem das vendas feitas pelo link, que irão gerar uma comissão ao afiliado.

Esse método é bem interessante e permite divulgar os produtos de afiliados de formas criativas em seu conteúdo, com reviews, dicas, listas e muito mais.

Para começar a ganhar dinheiro como afiliado, basta seguir os passos:

  1. Escolha um programa de afiliado: existem diversas alternativas, mas dê preferência para produtos e serviços que sejam interessantes para o seu público.
  2. Crie conteúdos e use os links: é preciso fazer com que seus leitores cliquem no link. Quanto mais cliques tiver, maiores serão as chances de vender e ganhar comissão.

A partir daí, basta se programar para criar conteúdos interessantes e continuar focado em aumentar sua audiência, o que permitirá ganhar cada vez mais dinheiro.

5. Venda produtos digitais

Outra boa ideia para ganhar dinheiro em seu blog é vender produtos digitais, que também são conhecidos como infoprodutos.

Com esse método, o objetivo do seu blog deve ser gerar um conteúdo de valor para os leitores dentro de um tema ou nicho de mercado sem se preocupar em promover alguma marca.

Ao conquistar autoridade na sua área, esses leitores irão sentir confiança no conteúdo que está sendo produzido.

A partir daí, é possível criar produtos como cursos online, infográficos e e-books sobre temas interessantes para o seu público.

6. Venda produtos

Além dos produtos digitais, é possível vender produtos físicos através do seu blog.

Assim como nos programas de afiliados é possível ganhar vendendo usando seus links, empresas como a Amazon e a Magazine Luiza oferecem programas para vender online. 

Uma ideia interessante é se inscrever em um desses programas e vender os produtos que já estão na plataforma, ganhando através de comissões.

Selecione produtos que sejam interessantes e estejam alinhados ao perfil do seu público, então crie oportunidades para adicionar esses links em seus artigos.

Outra forma de vender produtos é criar produtos personalizados do seu blog, para que os fãs que se identificam com seu conteúdo comprem.

Alguns exemplos de produtos personalizados bastante utilizados são camisas, canecas, bonés e bolsas.

Confira também nossa lista com os 25 produtos mais vendidos na internet.

Aprendeu como ganhar dinheiro com blog?

Esperamos que o nosso artigo tenha mostrado como criar um blog de sucesso e como utilizar seu conteúdo para ganhar dinheiro.

Caso tenha interesse em um programa de afiliados bastante rentável, confira o Programa de Afiliados JivoChat.

Ao instalar o JivoChat nos sites de seus clientes e leitores, ganhe 30% de comissões recorrentes para cada pagamento feito pelos clientes indicados.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download