Unfollow no Instagram: como saber quem não te segue

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e milhares de acessos todos os dias. Se transformando em uma das principais redes sociais para produtores de conteúdo e para captar clientes.

Provavelmente, enquanto você utilizava o Instagram, se deparou com uma situação onde alguém que você segue, não te segue de volta.

Ou às vezes você está navegando pela timeline da rede social e percebe que segue pessoas que não te interessam mais. Por isso, o Instagram possui a função de Unfollow, que em inglês significa deixar de seguir.

Pensando nisso, preparamos esse guia completo para te ensinar o que é unfollow no Instagram, como saber se alguém deixou de seguir no Instagram e muito mais.

O que é unfollow no Instagram?

Basicamente, quando você deixa de seguir ou dá unfollow no Instagram significa que você deixará de visualizar as atividades de alguém na rede social, como as publicações no feed ou os Stories.

A partir do momento que você der unfollow em alguma pessoa, significa que ela não fará mais parte da sua lista de seguidores e nenhum conteúdo dela aparecerá para você. Visto que as únicas opções no Instagram é seguir ou não alguém.

Diferente do Facebook, por exemplo. Onde você pode deixar de seguir alguém mas não necessariamente irá desfazer a amizade com ela, já que a opção "unfollow" lá permite apenas deixar de ver as publicações, mas mantendo o contato como amigo.

Todavia, se você já seguiu algum perfil por causa de um sorteio no Instagram, uma promoção que informava que seguir era obrigatório para a participação, dar unfollow pode ajudá-lo a se livrar de perfis indesejados.

E, para não perder seguidores com unfollows indesejados fique por dentro de todas as estratégias de Marketing com o curso completo de Instagram Marketing.

Quando eu paro de seguir uma pessoa, ela é notificada?

O Instagram nunca manda notificação a ninguém sobre os unfollows que ela recebeu, somente sobre novos seguidores. Da mesma forma, caso alguém te de unfollow no Instagram, você não ficará sabendo.

Como saber quem deixou de me seguir no Instagram?

Caso você tenha um negócio no Instagram ou seja um influenciador digital. É muito comum receber unfollow no Instagram.

Pois, da mesma forma que novos seguidores chegam no seu perfil, alguns buscam novos conteúdos e acabam deixando de consumir o seu - especialmente no caso de compra de seguidores.

Por isso, é importante não levar tanto para o lado pessoal e tentar aprender com os unfollows. Observe se suas publicações passam a mensagem que você quer e se eles estão focados em atrair o seu público ideal.

Por outro lado, saber quem te deu unfollow no Instagram pode te ajudar a entender qual o atual estilo e interesse desses usuários. Ou seja, o que eles que conteúdo interessa a elas que já não encontram mais no seu perfil.

Existem três maneiras de saber quais usuários te deram unfollow no Instagram.

1. Através de aplicativos

Uma das formas mais rápidas e fáceis de saber se alguém te deu Unfollow no Instagram é através de aplicativos. No entanto, vale alertar que alguns desses aplicativos podem ser interpretados como uso de automação no Instagram.

Caso você vá utilizar algum aplicativo, é preciso ficar atento a algumas coisas, como:

Então, se for usar um app, é preciso ter algumas precauções, como:

  • Pesquise a reputação do aplicativo: Sempre veja comentários de outros usuários para verificar se a aplicação impactou de forma negativa nos perfis;
  • Evite ações automatizadas: Viu quem não te segue mais e quer dar unfollow nessa pessoa? Faça isso direto pelo Instagram ao invés de realizar pelo aplicativo;
  • Moderação: Use de maneira moderada, não fique atualizando a cada minuto para ver se tem novos unfollowers.

2. Pelo perfil

Essa é a maneira mais demorada de descobrir quem te deu unfollow no Instagram. Pois, você irá chegar um perfil específico que você não siga. Basta entrar no perfil desejado e visualizar se no lugar do botão "Seguir" aparece a ação "Seguir de volta".

Caso apareça o "Seguir de volta" significa que o perfil segue você. No entanto, se aparece apenas "Seguir" isso significa que aquele perfil não te segue mais e provavelmente te deu unfollow.

3. Checando a lista "Seguindo"

Outra forma de ver quem não te deu unfollow no Instagram é verificando a lista de seguindo no perfil da pessoa que você quer descobrir. Para isso, você irá entrar no perfil dela e ir na lista de seguindo, após isso, digite o seu @ e veja se ele aparece.

Caso o seu usuário não apareça, isso significa que esse perfil te deu unfollow.

Como saber quem não me segue no Instagram

Como mencionamos anteriormente, para descobrir quem não te segue no Instagram, existem 3 formas assim como é feito para descobrir quem deixou de seguir o seu perfil.

É possível visualizar através de aplicativos, mas é importante tomar cuidado para o Instagram não entender como automação. Outra maneira é verificar a lista de seguidores do perfil que você quer saber.

Pesquise o seu usuário na lista de seguidores dele, e caso não apareça, significa que ele não te segue mais no Instagram.

Qual é a diferença entre dar unfollow em alguém e bloquear?

Quando você dá unfollow no Instagram, as publicações dessa pessoa não irão mais aparecer na sua timeline. Agora, quando você bloquear algum usuário, além dele parar de te seguir, não vai poder visualizar nenhuma publicação sua.

Caso você queira que algum usuário específico nunca visualize nenhuma publicação sua, você pode bloquear. Mas se você não deseja ser mais incomodado por algum usuário, é possível restringir esse perfil.

Nesse último caso ele continuará te seguindo e vendo todas as suas publicações e interagindo com elas normalmente, mas você não receberá nenhuma notificação e vai precisar aprovar os seus comentários ou DMs.

Aplicativos para saber quem te deu unfollow no Instagram

Como falamos anteriormente, uma das maneiras de descobrir se alguém te deu unfollow no Instagram é através de aplicativos. Sabendo disso, separamos uma lista com alguns aplicativos para te ajudar.

1. Followers+

O Followers+ é um aplicativo que está disponível para dispositivos iOS, que mostra o número de pessoas que te deram unfollow no Instagram. A cada acesso ao aplicativo a lista de informações sobre seus seguidores é atualizada automaticamente.

Na tela principal do aplicativo é possível ver a lista de perfis que não te seguem de volta, novos seguidores, perfis que te bloquearam e também quem você não segue de volta. O aplicativo é gratuito, porém algumas ações são exclusivas da sua versão paga.

2. Reports+

Outra ferramenta da nossa lista é o Reports+, disponível para dispositivos Android e iOS. O aplicativo também exibe de forma gratuita os perfis que te deram unfollow no Instagram, além de permitir ativar notificações para quando alguém deixar de te seguir ou te bloquear.

Além disso, o menu principal também exibe comentários curtidos ou apagados, lista com novos seguidores e os usuários que não te seguem de volta.

O Reports+ também possui uma versão paga que permite exibir uma lista de usuários que visitaram o seu perfil, mesmo o Instagram não declarando oficial a liberação desse tipo de dado.

Captura da tela de um celular com o menu do Instagram com a opção Unfollow circulada

3. Instrack

Disponível apenas para iPhone, o Instrack é um aplicativo totalmente em inglês e a sua versão gratuita permite visualizar quem deixou de ver suas publicações, além de exibir gráficos que mostram se houve aumento ou queda no número de seguidores.

Porém, para visualizar o nome e a foto de quem te deu unfollow no Instagram é preciso contratar a versão paga do aplicativo.

4. Instafollow

Assim como o Instrack, o Instafollow é um aplicativo totalmente em inglês. O Instafollow mostra gratuitamente a quantidade e os nomes dos usuários que te deram unfollow no Instagram, além de exibir os novos seguidores e quem não segue de volta.

Já na versão paga do aplicativo, é possível receber notificações de quem te deu unfollow e outras funções, como quem te bloqueou ou deletou os seus comentários. O aplicativo conta com uma interface bem intuitiva e fácil de usar.

Aprendeu a descobrir quem te deu unfollow no Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a descobrir o que é unfollow no Instagram, além de conhecer maneiras de saber quando alguém te deu unfollow ou não te segue de volta.

Agora, se você percebeu que está perdendo muitos seguidores ultimamente, confira nosso artigo com dicas de como ganhar seguidores no Instagram e volte a subir seus números de forma estratégica.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download