Captação de clientes: 18 técnicas para vender mais

atualizado 9 de janeiro de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A captação de clientes é um processo essencial para que qualquer empresa conquiste o sucesso. Afinal, é preciso gerar renda para que um negócio seja ativo e saudável.

É comum que alguns empreendimentos utilizem apenas o marketing boca a boca durante sua estruturação, no entanto, depender de apenas um método passivo pode desacelerar seu crescimento e prejudicar seus resultados.

Analisando este contexto, trabalhar diversas estratégias para captar clientes é uma das melhores opções para empresas de qualquer tamanho continuarem evoluindo e vendendo mais.

Ao planejar e monitorar suas ações de marketing, é possível encontrar os métodos mais efetivos em trazer novos clientes para o seu negócio e reforçar seu investimento nestas alternativas.

Para facilitar a jornada de crescimento do seu negócio, criamos uma lista com 18 técnicas que podem ajudar a captar mais clientes e fazer o seu negócio vender mais. Confira a seguir.

1. Estude seus clientes e crie personas

Definir e conhecer o público-alvo é um dos primeiros passos de qualquer negócio em busca de sucesso em resultados. Até mesmo empresas com experiência, quando enfrentam dificuldades em seus números de vendas precisam refazer este estudo e atualizar sua percepção quanto ao seu público.

Afinal, as pessoas podem mudar seu comportamento com o tempo e o interesse dos clientes também.

Isso acontece em casos onde empresas se baseiam apenas em informações sobre seu público-alvo para tomar decisões, o que pode ser erro, pois este conceito enxerga os consumidores de forma generalizada, deixando de lado detalhes importantes que podem afetar diretamente os resultados.

Portanto, para oferecer uma experiência de compra personalizada, que engaja e gera resultados, é preciso conhecer muito bem o seu público. Uma técnica recomendada e utilizada por inúmeros empreendimentos de sucesso é a criação de personas, representações fictícias de clientes ideais baseadas em dados dos seus clientes reais.

No entanto, esta é uma técnica que deve ser executada com os devidos cuidados. Não crie suas personas na base do "achismo", analise seu banco de dados e aplique pesquisas para identificar informações como idade, escolaridade, localização, profissão, hobbies, dores e desejos.

Desta forma, a criação de estratégias de marketing e campanhas de anúncios poderão ser direcionadas de maneira personalizada a cada uma destas personas em seus canais de comunicação preferidos, aumentando a efetividade na captação de clientes.

4 pessoas em pé segurando alvos a sua frente

2. Crie um site simples de navegar

O site é a identidade das empresas na internet e a base de qualquer estratégia de marketing digital. Oferecer uma boa experiência de navegação já não é mais uma vantagem competitiva, mas uma necessidade para se manter relevante.

Para captar clientes, seu site deve ser intuitivo e simples o suficiente para que qualquer pessoa consiga usá-lo. Além disso, também é muito importante desenvolvê-lo de uma forma responsiva, pensando nos usuários de dispositivos mobile, que representam cerca de metade dos consumidores online.

Utilizar estratégias de SEO (Search Engine Optimization) também é algo essencial para apresentar sua empresa a um público maior, ao se posicionar melhor nas páginas dos mecanismos de busca com o Google.

Faça o básico do SEO pesquisando pelas palavras-chave relacionadas ao seu negócio e aos seus clientes para construir suas páginas e conteúdo em torno destas palavras. Desta forma, a possibilidade de o seu site ser exibido no topo de pesquisas relacionadas à estes termos será maior, aumentando a exposição do seu negócio.

3. Esteja presente nas redes sociais

A necessidade de fazer marketing através das redes sociais não é mais novidade para ninguém. Se o seu empreendimento ainda não adicionou as redes em seu planejamento, faça isso o mais rápido possível.

As redes sociais são necessárias para os negócios porque vivemos em um mundo conectado. Isso significa que marcas podem fortalecer o relacionamento com seus consumidores e personalizar sua comunicação através delas.

Com uma boa gestão das redes é possível entender mais sobre cada cliente, segmentar seu público, utilizá-las como canais de vendas e veicular campanhas de marketing por um baixo custo.

Portanto, utilize as informações da pesquisa realizada para criar suas personas e identifique em quais redes seu público está mais presente, investindo seu esforço nas melhores opções.

Além disso, se a categoria do seu negócio é bastante específica, considere conferir fóruns técnicos relacionados aos seus produtos e serviços para planejar métodos de interação com este público.

4. Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para empreendedores que buscam uma captação de clientes eficiente.

O método consiste em oferecer conteúdo de valor através de diversos canais e formatos diferentes, como artigos em blogs, publicações nas redes sociais, vídeos no YouTube, podcasts, entre tantas opções.

Uma vez que os consumidores tenham interesse e consumam o conteúdo oferecido, eles serão levados para o seu funil de vendas, funcionando como uma jornada do cliente com cada passo planejado desde o contato inicial com sua marca até a comunicação realizada após as vendas.

Esta estratégia é efetiva e atual porque os consumidores atuais buscam muita informação antes de saberem que precisam de um produto e para assegurar que estão fechando um bom negócio. Neste contexto, o papel do marketing de conteúdo é oferecer as informações certas e da maneira correta para estimular as vendas.

Portanto, contar com uma boa gestão de conteúdo irá manter o interesse de suas personas em seu negócio e contribuirá com sua taxa de conversão.

5. Planeje fluxos de email para diferentes perfis de clientes

Após investir no marketing de conteúdo, seu negócio deve manter alto o interesse dos leads captados. A utilização de fluxos de email é um dos melhores métodos para alcançar este objetivo.

Para fazer isso, segmente seus leads em diferentes grupos de diferentes interesses. Então, crie uma sequência de emails que serão disparados automaticamente de forma segmentada, levando o conteúdo de interesse para cada grupo de leads.

Desta forma, pessoas interessadas continuarão engajadas e serão conduzidas pouco a pouca por seu funil de vendas até chegarem à aquisição de um produto ou serviço.

6. Entenda as dores dos clientes

É essencial que seu negócio entenda as dores de seus clientes para que possa oferecer soluções práticas e eficazes que os ajudem a solucionar seus problemas. Mas não é preciso parar por aí, entender as expectativas sobre sua marca também pode gerar ideias de como surpreender seus clientes.

Faça isso reunindo um banco de dados sobre seus clientes e realizando análises periódicas, para identificar suas dores e mudanças em seu comportamento.

Uma ferramenta de CRM (Custom Relationship Management) pode tornar esta tarefa mais fácil. Estes programas reúnem todas as informações sobre seus clientes em um só lugar e facilitam tomada de decisões. Confira a seguir algumas das melhores plataformas de CRM do mercado:

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7. Aprenda com a concorrência

Copiar os concorrentes é um erro que nenhum negócio deve cometer, no entanto, observar suas estratégias pode proporcionar aprendizados valiosos.

Observe como a concorrência se comunica com seus clientes, que tipos de anúncios são utilizados e em quais canais são veiculados. Avalie a quantidade de conteúdo que é publicado diariamente, semanalmente e mensalmente, confira os tipos de ofertas divulgas, quais imagens e fotos são utilizadas para impactar o público.

Ao reunir estas informações, avalie em quais aspectos eles estão obtendo sucesso e em que pontos estão errando. Desta forma, você irá ganhar ideias muito valiosas que poderão ser aplicadas na captação de clientes do seu negócio.

8. Recomendações de clientes atuais

A opinião de clientes que já compraram de sua empresa exerce uma grande influência na decisão de compra de outros consumidores que ainda não se tornara ao atestar a autoridade de sua marca naquele segmento.

Portanto, aproveite esta oportunidade e utilize relatos para vender mais. Incentive recomendações e utilize testemunhos em sua estratégia de marketing. Faça isso pedindo por avaliações após cada compra ou oferecendo benefícios vinculados a recomendações.

9. Captação de clientes antigos de outras empresas

Captar clientes para um novo negócio não é uma tarefa fácil. No entanto, quando sua empresa já é capaz de proporcionar um bom serviço ou produtos dentro de seu mercado, mas ainda não estabeleceu uma boa base de clientes, uma alternativa válida é oferecer seus serviços para consumidores insatisfeitos com a concorrência.

10. Use landing pages

A landing page é uma excelente ferramenta para captação de clientes online. Elas funcionam com uma porta de entrada para consumidores interessados nos serviços ou produtos oferecidos pelo seu negócio.

O objetivo ao criar landing pages é capturar informações valiosas sobre os consumidores e transformá-los em leads no seu funil de vendas. Geralmente, o dado mais importante que uma destas páginas busca adquirir é o e-mail de possíveis clientes.

No entanto, as pessoas só irão oferecer suas informações se receberem alguma recompensa de valor em troca, como infoprodutos com temas de seu interesse, como e-books ou infográficos.

Uma dica importante para aplicar na criação de suas landing pages é utilizar textos curtos que chame a atenção dos usuários, indicando os benefícios de oferecer seus dados. Busque também reduzir ao máximo a quantidade de informações em seus formulários, deixando apenas o necessário.

11. Capte a atenção oferecendo infoprodutos

Os infoprodutos, citados no item anterior, são produtos digitais que transmitem informações de valor e apresentam um grande potencial de gerar autoridade de captar a atenção de consumidores.

Estes produtos, sejam eles cursos digitais, e-books, além de ótimos para conquistar novos clientes, também apresentam a possibilidade de serem utilizados como uma nova fonte de receita em sua empresa.

Afinal, eles podem ser produzidos por um custo baixo e não contam com limitações de unidades ou estoque, podendo ser vendidos por tempo indeterminado em seu negócio.

Computador ligado com diversos elementos de estudo espalhados pela tela

12. Invista em mídia paga

A mídia pega é uma das maneiras mais tradicionais de captar novos clientes na internet. O método consiste em veicular anúncios nas redes sociais e em sites de busca.

Afinal, esperar que os consumidores encontrem sua empresa apenas organicamente não é uma decisão viável. É preciso investir em planejamentos para captação de clientes e atualizá-los constantemente para que continuem efetivos.

Estes anúncios permitem níveis altíssimos de segmentação, o que torna suas estratégias e campanhas de marketing mais efetivas ao serem direcionadas especificamente para as personas do seu negócio.

Os anúncios em mídias pagas também podem ser utilizados para impulsionar os resultados do marketing de conteúdo realizado pela sua empresa, aumentando o tráfego em suas páginas ou conquistando mais seguidores nas redes sociais.

13. Participe de eventos relevantes

Escolha eventos relevantes do seu segmento de negócio para participar. Esta é uma excelente maneira de se conectar de forma direta com seu público e captar novos clientes.

Além disso, participar de eventos ajuda a criação de conexões profissionais, expandindo seu networking ao conhecer novos fornecedores e profissionais de outros ramos que podem oferecer oportunidades de parceria.

14. Faça parcerias

Crescer sozinho pode ser um caminho mais difícil. Portanto, procure firmar parcerias estratégicas para chegar mais perto dos seus objetivos mais rapidamente.

Contar com parcerias confiáveis de vendas e marketing pode ajudar a reduzir os custos de aquisição por cliente tornando sua estratégia mais efetiva e rentável.

Diferentes negócios podem se ajudar de diferentes maneiras, produzindo conteúdo, ferramentas, eventos e até mesmo produtos em conjunto. Também é importante fazer com que seus parceiros comerciais se sintam valorizados e como parte do negócio, sendo respeitados e colaborando de forma mútua.

15. Mostre o diferencial do seu negócio

Mostrar a proposta de valor do seu negócio de forma clara é importante para que os consumidores entendam qual é o seu diferencial e como ele irá agregar valor à vida dos clientes.

Para que isso seja feito, primeiro é preciso que você entenda muito bem qual é sua proposta de valor e consiga mostrá-la para o seu público efetivamente.

Seja sempre o mais claro possível quanto aos seus diferenciais em contatos com os clientes, em conteúdos relacionados à sua empresa e, principalmente, no seu material de divulgação.

16. Use o chat online em seu site

O chat online é uma ferramenta que pode transformar seu site em uma máquina de captação de clientes. Contudo, para que isso aconteça, é preciso de estratégia e um número relevante de tráfego.

Ao contar coma uma ferramenta de chat profissional, os visitantes do seu site poderão ser abordados através de convites proativos com mensagens personalizadas de acordo com a página que está sendo acessada.

Esta é uma forma eficaz e customizada de iniciar uma conversa para captar informações de leads e até mesmo fechar negócios através do chat. Por tanto, se você deseja aumentar a taxa de conversão do seu site, considere a instalação de um chat profissional.

Pessoas conversando atraves de um chat online

17. Crie uma rede de relacionamento com vendedores

Existem diversos casos onde clientes tem mais confiança nos vendedores, do que nas empresas. Isso significa que os vendedores são uma peça muito importante nos resultados de sua empresa.

Tratá-los com respeito, profissionalismo e mostrar que sua empresa os valoriza é importante para construir uma boa rede de relacionamento com vendedores que contam com seus próprios clientes.

Portanto, planeje uma comunicação especial com contatos por telefonemas e email fazendo sua marca ser lembrada. Desta forma, na hora da representação comercial, estes profissionais podem dar prioridade ao seu negócio e captar ainda mais clientes para sua empresa através de suas próprias bases.

18. Mostre sua autoridade

Por fim, ao utilizar diversas das dicas incluídas em nossa lista, o seu negócio poderá começar a criar conteúdo que mostre autoridade em sua área de atuação, gerando confiança e segurando nos consumidores.

Para fazer isso será preciso produzir um material de qualidade, capaz de convencer seu público. Portanto, utilize palavras persuasivas, crie vídeos e gráficos, entenda e explique o porque sua marca está dizendo o que está dizendo, auxilie clientes através das redes sociais e divulgue seus cases de sucesso.

Ao conquistar mais autoridade, seu negócio começará a captar mais clientes de forma natural.

Pronto para aumentar a captação de clientes do seu negócio?

Estratégias de marketing bem estruturadas exercem um papel essencial no processo de captação de clientes. Esperamos que as dicas do nosso artigo ajudem você e sua equipe a conquistar resultados cada vez melhores.

Se você demonstrou interesse na instalação de um chat online em seu site, lembre-se de conferir os recursos do JivoChat. Através desta ferramenta profissional de atendimento é possível conferir que páginas do seu site estão sendo acessadas, configurar convites de conversa proativos personalizados e atender seus clientes em tempo real.

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