Automação Instagram: 8 ferramentas para usar

atualizado 23 de novembro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo, conta com números impressionantes de usuários e engajamento. E para quem deseja vender online, ele tem se transformado em uma ferramenta poderosa para atrair clientes.

É fundamental adotar estratégias para atrair o público correto e aumentar o engajamento no Instagram. A maioria dos usuários seguem ao menos um perfil comercial e já utilizaram a plataforma para comprar algum serviço ou produto.

Para ajudar os empreendedores que utilizam o Instagram e desejam aumentar o seu engajamento e com isso aumentar seus lucros, separamos uma lista com as melhores ferramentas de automação Instagram.

Com essas ferramentas de automação é possível conquistar seguidores, realizar o agendamento de conteúdos para feed e Stories e analisar e monitorar todas as atividades realizadas na sua conta.

O que é automação de Instagram

Antes de começarmos a falar das ferramentas, vamos entender melhor o que é automação de Instagram e como ela se aplica no marketing digital.

Quando nos referimos a automação, queremos falar na capacidade de realizar uma tarefa em menos tempo e mais rápido do que levaríamos para realizá-la manualmente.

No caso do Instagram e de outras redes sociais, a automação é a partir de ferramentas que auxiliam na otimização do trabalho quando se tem uma demanda muito grande. E no marketing é utilizado para reduzir os trabalhos manuais e dar mais eficiência aos processos.

Ao utilizar uma ferramenta de automação no Instagram, ela simula uma atividade normal entre perfis, como seguir, curtir fotos e comentar. Com a intenção de gerar um alcance e crescimento orgânico para o perfil.

Para potencializar os seus resultados com automação de Instagram, também é possível acessar a plaforma CyberClass, e ter acesso a diversos cursos sobre Instagram, marketing e vendas. Conheça os cursos e obtenha melhores resultados.

Benefícios da automação do Instagram

Para gerenciar um Instagram é necessário além de tempo, uma dedicação e criatividade para utilizar todos os recursos que a plataforma oferece.

A automação Instagram é utilizada justamente para otimizar o tempo nas interações da plataforma e permitir focar em outras atividades. Além disso, a automação é uma estratégia para aumentar o engajamento do seu perfil e possivelmente atrair mais clientes.

Com a automação do Instagram é possivel realizar facilmente algumas atividades, como:

  • agendar a postagem de fotos e stories;
  • monitorar atividades;
  • organizar e responder comentários rapidamente;
  • enviar mensagens diretas para os novos seguidores automaticamente;
  • buscar seguidores compatíveis com o seu perfil;
  • descobrir os usuários que mais interagem com você, assim como aqueles que bloquearam seu perfil ou pararam de seguir no Instagram;
  • fazer relatórios de engajamento e de crescimento periódico;
  • repostar conteúdos interessantes para a sua marca e persona;
  • seguir quem acompanha uma hashtag importante para o seu nicho de negócio ou perfis semelhantes ao seu.

Essas ações e muitas outras irão ajudar a impulsionar a sua marca no Instagram e auxiliar na construção de uma autoridade na rede social e, consequentemente, fazer com que você venda mais.

As automações permitidas no Instagram

De uns anos para cá, o Instagram vem trabalhando para impedir interações não humanas na plataforma. Dessa forma, acabou barrando algumas ferramentas de automação e excluindo perfis que abusam e acabam fazendo spam na rede.

É muito comum utilizar ferramentas para agendar posts no Feed e Stories, criar respostas automáticas para otimizar a comunicação com seu público por Direct ou até mesmo programar anúncios que serão publicados em horários estratégicos.

O Instagram não só permite, como incentiva essas ações. Para que uma ferramenta de agendamento possa interagir com a rede social e criar essas automações, é preciso conceder uma permissão em forma de código operacional, chamado de API.

Dessa forma, o Instagram tem conhecimento das pessoas que usam a automatização de certas atividades para ganhar tempo publicando conteúdo útil em seus perfis.

Ferramentas de automação Instagram

Entendendo melhor o que são as ferramentas de automação para Instagram e como elas podem ajudar no seu perfil ou negócio. Separamos as melhores plataformas do mercado para automatizar o seu processo.

1. SocialGram

A primeira ferramenta de automação para o Instagram que trazemos é o SocialGram. Essa plataforma conta com todas as automações permitidas pelo Instagram.

O SocialGram permite agendar publicações para o Feed e Stories, responde os directs diretamente da sua plataforma, de forma a otimizar o seu fluxo de trabalho na rede social.

Eles trabalham com modelos de planos mensal ou trimestral e oferecem recursos adicionais como: Direct de suadações automático, curtidas de engajamento, agendamento de publicações, relatórios de conversão, segmentação por gênero, etc.

A empresa garante resultados ou 100% do valor investido de volta num período de 7 dias, confira mais detalhes na página oficial do SocialGram.

2. Nikau

Outra ferramenta de automação é a Nikau, ela está adaptada às diretrizes atualizadas do Instagram. Essa ferramenta conta com diversas funcionalidades de automação para o Instagram.

A Nikau permite seguir, curtir e deixar de seguir outros usuários de forma automatizada, além de atrair seguidores da sua cidade, de perfis concorrentes ou parecidos com o seu, dessa forma, é possível aumentar o engajamento da sua marca e vender mais na plataforma.

A ferramenta ainda conta com um filtro por perfil, localização e hashtag. Além de disponibilizarem um curso online para aumentar o engajamento no Instagram. Eles também contam com um suporte via WhatsApp ou chat.

Para poder utilizar as automações da Nikau é necessário assinar um dos planos pagos disponíveis, mas é possível testar a ferramenta por 3 dias gratuitos.

3. Perforgram

O Perforgram é um gerenciador de rede social e possui várias funcionalidades de automação Instagram.

Através do Perforgram é possível agendar suas publicações automaticamente, além de seguir e deixar de seguir pessoas, curtir publicações e fazer comentários. Outra função interessante é o envio de mensagens diretas automatizadas para novos seguidores.

O Perforgram também permite segmentar as ações através de hashtags, localização e perfil dos usuários. É possível atribuir velocidade da tarefa de acordo com os seus requisitos e necessidades.

Também é possível acompanhar todo o desempenho das suas atividades no Instagram, através de relatórios fornecidos pela plataforma. O Perforgram é uma ferramenta paga, mas conta com um período de teste gratuito de 5 dias.

4. Instaboom

O Instaboom é uma ferramenta de automação que conta com diversas funcionalidades e te ajuda a conquistar seguidores reais e aumentar o engajamento da sua marca no Instagram.

Através do Instaboom é possível buscar seguidores reais para o seu perfil, ele realiza pesquisas de referência para encontrar qual público tem mais a ver com seu negócio e os monitora diariamente.

Além disso, a ferramenta informa através de relatórios qual perfil possui um engajamento maior com a sua marca. Também fornece dados sobre localização e gênero dos seus seguidores.

O Instaboom também conta com automação de agendamento de publicações e Stories e também respostas de directs. Além de enviar relatório completo a cada mês com os resultados obtidos pelo seu perfil.

5. Instazood

O Instazood é uma plataforma estrangeira mas possui interface em portugues, e é focado em atrair pessoas reais para o seu perfil no Instagram, ou seja, ele busca quem realmente tem interesse pelo seu negócio e que pode gerar possíveis vendas.

Essa ferramenta de automação Instagram permite realizar diversas interações na rede social, além de oferecer ferramentas de automação para o TikTok.

O Instazood monitora as atividades em um dashboard e permite adicionar mais de um perfil, além de contar com um filtro por localização, hashtags e perfil. A plataforma também agenda publicações e apresenta um relatório com os resultados do post.

Além disso, o Instazood também executa várias outras funções de automação como curtir, comentar e seguir perfis de acordo com as características pré definidas por você.

Ilustração de um robô utilizando um celular

6. Postgrain

O Postgrain é uma ferramenta de gerenciamento e automação de Instagram. Através dela é possível responder mensagens diretas e comentários, além de ter acesso a relatórios e administrar diversos perfis.

Como já falamos, o Postgrain permite gerenciar diversas contas ao mesmo tempo e responder directs e comentários no seu perfil. Além disso, a ferramenta agenda publicações de fotos, vídeos, IGTV e Stories.

A ferramenta conta com um interface muito intuitiva e fácil de usar, também permite compartilhar os perfis entre a sua equipe sem precisar informar senha, otimizando o fluxo de trabalho. Eles também enviam relatórios dos resultados de cada perfil.

7. Etus

Outra ferramenta de automação que trazemos nessa lista é a Etus. Ela é uma ferramenta completa para gerenciamento de redes sociais, e ela conta com diversas funcionalidades de automação e gerenciamento para o Instagram.

Com a Etus é possível agendar qualquer publicação nos Stories ou no Feed, eles possuem um comprador para analisar o seu perfil em relação a um concorrente para encontrar o melhor dia e horário da postagem.

Além disso, é possível criar diversos relatórios personalizados do Instagram e exportá-los em PDF. Também é possível salvar uma publicação como rascunho e inserir marca d'água com a sua logo em todas as publicações de forma automática.

A ferramenta está disponível para dispositivos iOS e Android, além de contar com um SAC no Instagram, onde é possível responder directs do Instagram e de outras redes sociais em uma única caixa de entrada.

8. Postcron

O Postcron é uma plataforma de gerenciamento de rede social e conta com ferramentas de automação do Instagram para otimizar o seu tempo, aumentar o tráfego e engajar mais o seu público.

Através do Postcron é possível agendar publicações em todas as redes sociais, além de permitir agendar diversas publicações de uma única vez no Instagram. Eles disponibilizam planilhas do Excel para ajudar na organização de acordo com as suas necessidades.

O Postcron é uma ferramenta autorizada pelo Instagram, pois segue todas as orientações para realizar agendamento e publicações automáticas. Eles contam com um período de teste gratuito de 7 dias e um suporte totalmente em portugues.

Cuidados com a automação Instagram

Como falamos, algumas automações são proibidas pelo Instagram, pois podem gerar algum tipo de problema na plataforma ou a própria rede social enxerga algumas dessas atividades como não humanas e que atrapalham a experiência da plataforma.

Separamos alguns dos motivos que o Instagram entende como ofensivo das automações e algumas consequências que essa automação irregular pode causar com o seu perfil.

O Instagram enxerga que algumas dessas automações podem acabar virando um spam na rede social, além disso, essas automações irregulares afetam o investimento em anúncios na plataforma e podem quebrar o algoritmo.

A consequência de utilizar alguma automação irregular pode causar banimento no seu perfil, ou deixar suas publicações ocultas, o famoso Shadowban do Instagram. Além disso, você pode acabar deixando de criar relações verdadeiras com seus seguidores.

Por isso, é preciso ficar atento à plataforma de automação e gerenciamento que você irá utilizar e evitar que essa estratégia acabe atrapalhando seus números no Instagram.

Encontrou a sua ferramenta de automação Instagram?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é automação do Instagram e você tenha encontrado a melhor plataforma para usar essa estratégia para otimizar seu trabalho na rede social.

Se você deseja aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram, não deixe de conferir nosso artigo sobre como realizar Lives no Instagram e se aproximar ainda mais dos seus seguidores.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download