Infoprodutos: o que são e como criar o seu

atualizado 28 de março de 2024
Tempo de leitura19 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O mercado online vem crescendo de forma acelerada, principalmente o setor de e-commerce nos últimos anos. Mas além dessa área, o mercado de infoprodutos também tem um potencial de lucro impressionante.

Criar um produto atualmente já não é mais sinônimo de processos industriais, fabricação física ou investimentos altos em pesquisa e desenvolvimento. Os infoprodutos tendem a contar com uma abordagem simples, porém muito rentável para os empreendedores digitais.

Com o objetivo de educar, informar, entreter ou ensinar uma audiência sobre determinados assuntos, os infoprodutos estão cada vez mais presentes no mercado digital. Isso porque existem diversos tipos que agradam aos mais variados nichos e públicos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para te mostrar o que é infoproduto, como criar e divulgar de forma eficiente. Quer saber como compartilhar conhecimento com sua audiência e ainda ganhar dinheiro na internet? Confira!

O que é infoproduto?

Os produtos digitais ou infoprodutos, são produtos didáticos e que transmitem algum conhecimento e são comercializados no formato digital e online. Geralmente esse tipo de produto está ensinando alguma pessoa a fazer alguma coisa, resolver algum problema ou ajudar a executar alguma tarefa importante.

Apesar do crescimento dos infoprodutos no segmento de conteúdos educativos, ainda mais com o aumento do ensino online, existem muitos infoprodutos que têm como objetivo o entretenimento. As aplicações desse modelo de produto digital são inúmeras.

Graças a diversos fatores, como facilidade na compra e no consumo, atualmente esse modelo de conteúdo é muito disseminado na internet. Pois, oferece a possibilidade de adquirir conteúdos de qualidade com preços mais acessíveis.

Hoje, esse é um modelo de conteúdo e produto muito disseminado na internet devido a diversos fatores, como a facilidade na compra e no consumo e a oportunidade de adquirir conteúdos de qualidade com preços mais acessíveis.

Quais são os principais tipos de infoprodutos?

Como mencionamos, a variedade de infoprodutos é enorme. Os cursos online são um dos tipos mais conhecidos e já acessados, Provavelmente você já consumiu esse modelo de infoproduto em algum momento.

Existem muitos outros tipos que já fazem parte do dia a dia dos consumidores e também geram excelentes resultados para as marcas que desejam trabalhar com eles. Vale a pena destacar que, qualquer produto digital vendido em ambiente online é considerado um infoproduto.

Dito isso, separamos alguns dos principais formatos de infoprodutos para você conhecer. Confira!

foto de um notebook aberto e um caderno com caneta em cima de uma mesa

E-book

O e-book é um dos formatos de infoprodutos mais simples de consumir e transmitir determinado conhecimento. É possível usar um e-book no notebook, desktop, smartphone e tablet.

Muito usado como estratégia para atrair novos clientes e engajá-los através de conteúdo de qualidade, muitas vezes sendo oferecidos de graça para conquistar uma nova audiência para sua marca.

Para fazer um e-book é necessário um esforço inicial, que precisa de conteúdo de qualidade e excelente trabalho gráfico. Porém, depois de pronto, o e-book proporciona inúmeras vezes a venda de um mesmo produto para diferentes clientes.

Isso acabou tornando esse infoproduto tão popular. Nesse modelo, existem livros digitais mais simplificados que podem ser oferecidos gratuitamente para atrair a atenção do seu público. Além de materiais mais aprofundados que podem ser vendidos por um preço mais acessível.

Videoaulas

Outro tipo muito comum de infoprodutos são as vídeo aulas, que contam com uma grande adesão do público por oferecer um conteúdo informativo em formato de vídeo. Facilitando o consumo do material, já que muitos usuários preferem o formato de vídeo para se informar.

Apesar de demandar alguns cuidados especiais, como uma boa edição do vídeo, um cenário condizente com o conteúdo e uma comunicação audível, com legenda, por exemplo. Mas depois de pronto, a qualidade oferecida é percebida pelos clientes do negócio.

Esse formato é ideal para alguns tipos de conteúdos que demandam demonstrações, como curso de culinária, área fitness, entre outras.

Com o avanço da tecnologia e os smartphones cada vez mais potentes, acaba sendo mais acessível para criar esse tipo de conteúdo.

As videoaulas podem ser conteúdos mais completos e que seguem uma ordem cronológica de ensino, além de conteúdos mais curtos como tutoriais e dicas práticas sobre qualquer assunto.

Screencasts

O screencast grava apenas a tela do computador de quem está apresentando a informação. É um modelo muito utilizado e que se apresenta como uma forma mais rápida e fácil de criar conteúdo visual.

Esse tipo de infoproduto é muito comum no mundo dos gamers, em que um apresentador está dando dicas sobre um jogo e mostra como realizar certas ações para que outros jogadores realizem a mesma ação.

Também é muito comum a demonstração de ferramentas digitais e softwares, com uma pessoa apresentando, na prática, como determinada solução pode ser usada e resolver os problemas do público.

Para que esse tipo de material tenha sucesso é fundamental que o apresentador tenha um microfone de qualidade, já que você estará "narrando" as dicas apresentadas durante a prática.

Audiobooks

Geralmente no formato MP3, os audiobooks são livros compactados onde a história ou informação passada é narrada por um locutor. É uma alternativa aos e-books e pode atender demandas mais específicas de quem não gosta ou não pode consumir um livro digital.

Uma grande vantagem desse modelo de infoproduto é que ele pode ser consumido em diferentes locais e momentos. Afinal, é possível utilizar um audiobook enquanto está dirigindo, fazendo exercícios na academia e em qualquer lugar.

Podcasts

Outro formato para transmitir conhecimento é por meio dos podcasts. Esse tipo de conteúdo de áudio agrada uma audiência já acostumada e que busca esse formato de material. O fácil consumo desse conteúdo é uma grande vantagem desse infoproduto.

O podcast é a união entre um conceito mais moderno e mais tradicional, oferecendo programas gravados em formato de áudio, que podem ser narrações, entrevistas, roda de conversa, debates e até mesmo histórias.

Esse tipo de infoproduto é muito similar a um formato já muito popular: o rádio. Por isso, muitos consumidores têm facilidade em se adaptar a esse formato de produto digital. Além disso, você pode ouvir podcast em praticamente qualquer lugar.

Área de membros

Programa de membros, área de membros ou membership, são plataformas privadas que possibilitam o acesso apenas de membros autorizados, através de pagamento de uma mensalidade. Ela dá direito de acesso aos conteúdos exclusivos por tempo determinado.

Esse é um excelente tipo de infoproduto para programas de coaching online e clubes privados. Esses sites permitem conteúdos em diferentes formatos, como os áudios, textos e vídeos. Além disso, a liberação do material pode ser feita por módulos liberados com a frequência que for melhor para o site.

O Close Friends do Instagram é uma excelente ferramenta para publicar conteúdos exclusivos, onde você adiciona seus seguidores que adquirem o programa de membros e compartilha com eles os materiais.

E-magazines

As revistas eletrônicas (e-magazines) é um modelo de assinatura online onde o usuário tem acesso ao material em smartphones, tablets e similares. A maioria dessas revistas é produzida no formato de PDF e de conteúdo privado.

Outro detalhe das revistas eletrônicas é que elas em muitos casos são periódicas, disponibilizadas semanal, quinzenal ou mensalmente. Assim, assegurando ao cliente ou assinante uma nova edição sempre.

Kits

Os kits são um conjunto de infoprodutos comercializados por uma mesma marca. Existem conteúdos que performam melhor quando produzidos em vídeos, já outros ficam melhores em áudio ou até mesmo em texto.

Dessa forma, um kit é uma forma de unir diferentes tipos de conteúdos e distribuí-los nos formatos mais adequados para cada um deles.

Como tudo é feito, comercializado e consumido digitalmente, sua audiência pode contar com uma gama de conteúdo, que podem, sim, ser os mesmo, mas em formatos diferentes, para que sejam consumidos da maneira que acharem melhor.

Assim, é possível conquistar a adesão maior do mercado, já que os conteúdos estarão disponíveis em diversos formatos, agradando todos os públicos.

Webinar

Outro modelo de infoproduto é o webinar. Basicamente é um evento digital, na maioria dos casos, com transmissão ao vivo, com o objetivo de oferecer conteúdos informativos, como workshops e palestras para um público grande.

Esse modelo é conhecido por diversos públicos, já que existem muitas ferramentas e canais que disponibilizam essa transmissão ao vivo. Esse produto digital agrada muito as marcas, pois é um espaço para passar informações, educar o mercado e até mesmo apresentar novos produtos e serviços.

Este formato de conteúdo é uma excelente oportunidade para convidar influenciadores e referências do seu segmento para lançar novidades ao mercado.

Uma vantagem do webinar é a demanda de pouco recursos para ser realizado e, por se tratar de uma apresentação ao vivo, permite que o público interaja em tempo real com perguntas, reações, curtidas, comentários e muito mais. Uma ferramenta poderosa de publicidade e engajamento.

Whitepapers

Com informações mais reduzidas, os whitepaper são conteúdos mais simplificados, entretanto, contam com informações relevantes e de qualidade. Lembrando um pouco os infográficos, mas com menos apelo visual.

Mesmo assim, são excelentes materiais para complementar uma informação, resumir uma palestra ou apresentação.

Ferramentas digitais

A maioria dos infoprodutos mostrados até aqui, tem como objetivo entregar um conteúdo que ajude sua audiência a resolver um problema ou obter uma informação. Mas um infoproduto que também faz bastante sucesso é o das ferramentas digitais.

Diferente dos conteúdos, essas ferramentas já são soluções para um problema do consumidor. Ao invés de produzir um material falando sobre como criar um calendário editorial, uma marca pode criar uma ferramenta com layout ou template prontos para serem utilizados pelo consumidor.

Dessa forma, ao invés de ensinar um usuário a elaborar um calendário editorial do zero, é oferecido uma ferramenta que fará esse calendário de forma automatizada e intuitiva. Podendo ser gratuitas, pagas ou através de um programa de assinatura

Com isso, esse tipo de infoproduto é uma excelente forma de resolver as dores da persona da sua marca e ainda aumentar a receita da sua empresa.

Programa de mentoria online

Um tipo de infoproduto que vem crescendo forte no mercado digital é o programa de mentoria. Nesse tipo de material, quem é considerado autoridade relevante em determinado assunto reúne-se com os mentorados em uma sala online, para compartilhar conhecimentos e experiências.

A troca de experiências e soluções são encontradas para os problemas reais e profissionais dos mentorados. Além de poder gravar esses encontros online.

Quais são os infoprodutos mais vendidos no mercado?

Um dos fatores que contribuíram para o impulsionamento da comercialização dos infoprodutos foi o crescimento e a popularização do mercado de ensino a distância. Permitindo a venda de praticamente todos os tipos de infoprodutos.

Desde que sejam conteúdos de qualidade e que ajudem as pessoas a resolverem algum problema ou alguma dor, as possibilidades são diversas.

Ainda assim, como em todos os segmentos do mercado, existem os nichos que têm maior adesão do público e que são, geralmente, mais buscados pelo público. Logo, alguns dos segmentos de infoprodutos mais vendidos são:

  • dinheiro e finanças;
  • saúde e emagrecimento;
  • relacionamentos.

Entretanto, como já falamos, é possível comercializar infoprodutos em praticamente todos os nichos de atuação. Basta que sejam educativos o suficiente para que resolvam as dores do público-alvo.

Como criar seu próprio infoprodutos

Criar um infoproduto de sucesso do zero não é algo que acontece da noite para o dia. Pois, o público-alvo dos produtos digitais são exigentes, o que obriga que seu material tenha uma qualidade elevada. Por isso, separamos algumas dicas para você criar seu infoproduto.

Selecione um bom tópico para ensinar

Sem dúvidas, nada pode ser feito antes que você escolha sobre o que vai falar com seu público. Dessa forma, por onde começar para fazer essa escolha?

Existem duas perguntas simples que você deve fazer na hora de determinar a melhor forma de educar sua audiência:

  • Quais são os assuntos que mais interessam ao meu público?
  • Sobre qual desses tópicos eu tenho maior conhecimento?

Apesar da primeira pergunta parecer ampla demais, a segunda é que realmente irá ajudar a determinar a escolha. O equilíbrio entre o que o público quer e sobre o que você sabe falar com mais autoridade é o ideal.

Ilustração de graficos em um notebook e dinheiro

Escolha o melhor tipo de infoprodutos para sua audiência

Após a escolha do tema do seu infoproduto, como escolher o melhor modelo entre as opções que citamos acima? Entender seu público pode ser um ponto importante, mas fazer algumas perguntas a si mesmo será de grande ajuda, como:

  • Quem é a persona que vai se beneficiar desse infoproduto?
  • Ela tem algum formato preferido de conteúdo?
  • Quanto a minha persona já conhece sobre o tema de que vou falar?

Essas perguntas ajudam a evitar formatos que não tenham tanta popularidade ou que seriam mais difíceis para sua persona assimilar. Além disso, caso perceba que o público já conhece bastante sobre o tema que deseja falar, pode ser melhor investir na produção de uma ferramenta.

Pesquise o que já foi feito sobre o tópico em questão

Com a definição do assunto e do tipo de infoproduto, está na hora de fazer uma pesquisa sobre o que já foi feito nesse sentido. E se possível, descobrir qual foi o desempenho de cada infoproduto pesquisado.

Caso você tenha decidido escrever um ebook sobre como aumentar as vendas de uma marca pequena, veja quais são os outros ebooks já lançados sobre isso, ou sobre temas parecidos, por exemplo.

Então, procure se esse material teve muitos download, se os leitores gostaram e se a empresa que o produziu fez mais ebooks parecidos. Tudo isso irá te ajudar a dar uma abordagem nova, diferente, fugindo das coisas que o público não gosta e não deixar de fora o que faz mais sucesso.

Produza o melhor conteúdo possível

Chegou a melhor parte: produzir o melhor conteúdo possível sobre o tema que você escolheu. De todo o trabalho envolvido no processo de criação de um infoproduto, a produção do conteúdo é o que fala mais alto para definir se terá sucesso ou não.

Dedique seu tempo para pesquisar boas referências sobre o assunto e pensar na linguagem que vai utilizar. Finalmente, aprender os aspectos operacionais envolvidos é fundamental para que o conteúdo que você criou não seja ofuscado por problemas técnicos e de estrutura.

Tenha cuidado com a edição

Se você pensa que basta produzir conteúdo de qualidade para que ele seja bem aceito e traga retorno, está bem enganado. O que vem em seguida, é no mínimo, tão importante quanto, a edição.

Basta pensar no que acontece nos filmes e livros, todos passam por um processo de edição, que faz com que materiais bons se tornem verdadeiras obras-primas.

Então, no caso do seu infoproduto, é fundamental revisar tudo que foi feito, fazer mudanças, refinar o que já estava bom e reafirmar a abordagem escolhida até finalizar seu material.

Capriche na apresentação do infoprodutos

Sem uma apresentação impecável, por melhor que seu produto seja ou o valor que você ofereça, poucas pessoas irão se interessar por ele a ponto de comprá-lo. Uma embalagem atraente, mesmo falando de um infoproduto, é fundamental para que seu material seja visto, lembrado e desejado.

Por isso, tenha o mesmo cuidado e atenção a esse ponto que você teve ao conteúdo e se sairá muito bem.

Hospede o infoprodutos em uma plataforma

Mesmo se tratando de um produto digital, é necessário ter uma logística de pagamento, entrega e suporte aos consumidores e, caso você escolha fazer tudo por conta própria, terá muito trabalho manual à medida que as vendas aumentem.

O mais recomendado, para não dizer, o ideal é automatizar todo o processo em uma única plataforma que faça todo o trabalho operacional, assim você poderá se dedicar mais às estratégias de marketing.

Pesquise qual empresa atende melhor suas necessidades a curto, médio e longo prazo. E encontre uma plataforma que irá hospedar e gerenciar seus infoprodutos da melhor forma. Listamos algumas opções de plataforma para infoprodutos mais adiante neste artigo.

Como divulgar seus infoprodutos

Para evitar que o material que você criou seja deixado de lado pelos clientes, é fundamental criar uma poderosa estratégia de divulgação. E, para isso, nada melhor do que utilizar todo o potencial do marketing digital.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e táticas letais de marketing digital para atrair clientes desde o lançamento.

Crie uma landing page

Uma excelente estratégia para dar o primeiro passo para promover bem o seu infoproduto é criar uma landing page. Essa página funciona como um vendedor virtual especializado apenas no seu produto, já que tem o papel de convencer os interessados do seu valor e levá-los à compra do seu produto.

Dessa forma, a landing page deve ser o destino final de todas as pessoas que eventualmente utilizarão o produto, e precisa ser preparado para converter o maior número de pessoas possível.

Invista nas redes sociais

Um dos ambientes digitais mais dinâmicos e propícios para lançar um infoproduto são as redes sociais. Dessa forma, não deixe escapar a oportunidade de utilizá-las.

Provavelmente você já sabe em quais dessas redes a sua persona está presente. Então, é lá que o seu produto deve estar também. Mas, lembre-se de criar um canal de comunicação ativo com o público em vez de falar apenas sobre sua marca.

Divulgue o produto em seu site e blog

Seu blog ou site são espaços exclusivos onde você tem total liberdade para divulgar o produto da melhor forma e aumentar o número de conversões. Existem diversas formas sutis de fazer isso e atingir os resultados esperados.

É possível escrever publicações sobre o produto em si, colocar banners com call to action em posts com o tema do infoproduto. Além de incluir links para o produto no menu principal, em barras laterais e no rodapé do site.

Escreva guest posts

Na hora de lançar um produto, sem dúvidas você quer atingir o maior número de pessoas possível. E que maneira melhor de conseguir isso do que escrevendo um guest post?

Os guest post apresentam uma oportunidade única de alcançar um público bem mais amplo do que aquele que já conhece sua marca. Por isso, descubra quais são os sites podem ser utilizados para uma boa divulgação do seu infoproduto.

Faça um bom trabalho de e-mail marketing

Outra excelente estratégia para alinhar ao seu site e blog é a utilização de e-mail marketing. Onde você pode incluir a oferta nos seus envios periódicos, seja através de um post divulgando o produto ou diretamente com uma chamada no corpo do e-mail.

Utilizar newsletter também pode ser uma excelente saída para conquistar clientes.

Utilize programas de afiliados

Para divulgar e promover seus infoprodutos é interessante utilizar afiliados. São pessoas que divulgam seu produto em troca de comissões por venda concluída.

Os programas de afiliados são os canais responsáveis por conectar produtores digitais e afiliados, assegurando que todas as comissões sejam distribuídas aos responsáveis.

Utilizar esse programa beneficia tanto o produtor, que poderá escalar suas vendas, quanto o afiliado, que poderá escolher mais de um produto para promover. Para associar seu produto a um programa de afiliados, basta escolher uma boa plataforma de infoprodutos.

Faça tudo pensando em SEO

Última estratégia que pode ser utilizada para divulgar seu infoproduto é fazer um bom trabalho de SEO. Sites como o Google ajudam a divulgar seu produto sempre que procurarem por algo relacionado a ele.

Não existe outra maneira de trabalhar o SEO além de tornar isso parte integral do processo de marketing. De forma prática, isso inclui uma série de ações como:

  • Fazer pesquisas de palavras-chave;
  • Descobrir boas práticas a seguir nas páginas do seu site e nos posts do seu blog;
  • Evitar técnicas que podem prejudicar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Como aumentar as vendas dos infoprodutos?

Após realizar as práticas que mostramos para a divulgação do infoproduto, não basta esperar que as vendas aconteçam de forma automática. É fundamental continuar avaliando as estratégias e fazendo as alterações necessárias.

Independente da qualidade do seu infoproduto, é importante entender que não existe uma fórmula pronta para o sucesso. Considere alguns pontos para que você alavanque as vendas do seu produto digital:

  • seja paciente – é necessário esperar, após planejar, executar e mensurar, para que as ações surtam efeito;
  • seja objetivo – como as ações levam tempo, é necessário manter-se objetivo e só realizar alterações caso seja analisado e constatada a necessidade de alteração;
  • tenha um processo de vendas – é indispensável contar com um processo completo de vendas, com captação, nutrição, conversão e pós-venda;
  • entregue valor – tanto nos produtos como no atendimento, é fundamental entregar o valor e entender exatamente o que o consumidor deseja;
  • diversifique – assim que possível, diversifique o produto, o formato e os conteúdos para conduzir os clientes para mais vendas.

Os infoprodutos são uma excelente maneira de conquistar resultados financeiros expressivos para quem deseja empreender online. Isso porque qualquer produto vendido online é considerado um infoproduto.

Principais plataformas para infoprodutos

Agora que você já sabe o que são infoprodutos, quais seus tipos e quais são as possíveis estratégias que pode utilizar para vender seu produto digital, chegou o momento de conhecer as principais plataformas de infoprodutos do mercado.

Veja como elas podem facilitar o seu dia a dia na hora de divulgar e disponibilizar os conteúdos para seus consumidores.

1. Hotmart

A Hotmart é uma das plataformas pioneiras no mercado de infoprodutos do Brasil. Ela oferece uma estrutura completa para hospedar e vender seus produtos digitais.

A plataforma conta com ferramentas que atendem às necessidades de produtores e também de afiliados, além de relatórios que informam insights importantes para o crescimento do seu negócio.

Outro diferencial da Hotmart é a área exclusiva de membros, Hotmart Club, para que criadores possam organizar suas aulas e conteúdos em módulos, além de oferecer materiais complementares e certificados de conclusão.

2. Eduzz

A Eduzz é uma multiplataforma que conecta produtores e afiliados. A plataforma também oferece a possibilidade de criar uma área de membros exclusiva através da Nutror, uma ferramenta gratuita que permite a criação de toda estrutura para curso online

Isso facilita a vida de criadores e também dos alunos, que poderão consumir o conteúdo dos infoprodutos de forma organizada e sequencial.

Da mesma forma que a Hotmart, toda venda de infoprodutos feita pela Eduzz, é "trackeada" e a comissão é entregue automaticamente para o produtor e também para o afiliado que indicou o material.

3. Monetizze

Outra plataforma para infoprodutos é a Monetizze, esse site faz a intermediação entre o consumidor, produtor e afiliado. Sendo assim responsável por gerir as vendas dos infoprodutos e liberar os conteúdos que foram adquiridos.

Assim como as outras plataformas, a Monetizze também oferece uma área própria para gestão de membros. Com a Membertizze, o criador poderá estruturar todo o curso de forma simples, prática e rápida.

Além disso, a Monetizze também oferece integração com ferramentas do mercado digital e relatórios customizados para análise das vendas.

Aprendeu o que são infoprodutos?

Esperamos que este artigo tenha te ensinado o que são infoprodutos, conhecer seus tipos e as melhores estratégias para divulgá-lo.

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