Como editar vídeo [Guia Completo]

atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O compartilhamento de vídeos e a popularização desta mídia transformou a forma como consumimos estes conteúdos online. Atualmente todas as redes sociais utilizam os vídeos em suas linhas do tempo, seja de curta ou longa duração.

Independente da finalidade, desde entretenimento ou educação, os vídeos tem se provado como um formato de conteúdo que gera grandes resultados de engajamento com o público.

Devido a seu potencial e grande versatilidade, a produção de vídeos se tornou uma ótima aliada nas estratégias de marketing digital. As empresas vêm investindo nessas mídias com o objetivo de se comunicar com seu público acostumado a consumir conteúdos em vídeos.

Com a evolução e acesso aos smartphones com câmeras poderosas, muitas pessoas começaram a produzir seus próprios vídeos para compartilhar em redes sociais. Mas além de gravar um bom vídeo, é importante saber editá-lo bem.

Se você deseja produzir vídeos de qualidade ou com finalidades profissionais, é preciso de mais cuidado e atenção em sua criação.

Seja para produzir conteúdo para seu canal do YouTube, uma campanha publicitária ou até mesmo videoaulas para um curso online. É importante utilizar um bom programa de edição de vídeo e saber como editar vídeo para entregar um produto final de qualidade.

Saber editar bem um vídeo é o que irá te diferenciar e destacar entre os concorrentes. Por isso, preparamos este guia para te ensinar como editar vídeo.

Por que aprender a editar vídeos?

Vídeos para as redes sociais, vídeo aulas para cursos online ou produção mais artísticas, são alguns exemplos da versatilidade e das inúmeras possibilidades que a edição de vídeo permite criar para qualquer plataforma.

Conhecer como é esse processo ajuda a entender qual a melhor maneira de montar seus vídeos, de forma que eles atendam aos objetivos desejados. Como entretenimento, instrução ou divulgação, por exemplo.

Vale destacar como o visual tem um resultado significativo na captação de clientes. Seja na internet ou nos meios de comunicação mais tradicionais, como a TV, é fácil observar como essa linguagem funciona bem para apresentar produtos ou serviços.

O que fazer antes de começar a editar?

Antes de você abrir o programa de edição de vídeos e importar todos os arquivos que você pretende editar, espere um momento. Assim como fazer uma viagem, o processo de editar vídeo precisa organizar algumas etapas antes de iniciar.

Por exemplo, você não pega as roupas que estão em seu guarda-roupa e simplesmente joga na mala de qualquer jeito e entra no carro sem saber para onde vai. E caso faça isso, as chances de dar errado são grandes.

É possível que você não tenha gasolina ou dinheiro o suficiente para chegar em algum lugar com tranquilidade, as roupas que estão na sua mala podem não ser apropriadas para o clima.

Por isso, até os mais aventureiros que não se planejam muito para viajar, se preparam de alguma forma.

O mesmo acontece com a edição de vídeo. Antes de começar a cortar o vídeo gravado completo, ou seja, o material bruto, é necessário se preparar seguindo estas 3 etapas.

1. Defina a intenção do vídeo

Seguindo com o exemplo da viagem, é como definir o seu destino. Você só irá conseguir traçar uma rota, depois que você souber onde quer chegar.

Da mesma forma é com a edição de vídeo. Só dá para escolher quais são os melhores trechos quando você sabe qual o seu objetivo final.

Antes de saber como editar vídeo, é preciso saber que tipo de reação você deseja causar no seu público. Ou que tipo de sensação ou aprendizado você deseja transmitir para quem assistiu seu vídeo.

2. Defina os elementos do vídeo

Após definir qual a mensagem que você deseja passar, é necessário selecionar os elementos que são necessários para provar o que você deseja transmitir.

Um exemplo pode ser mostrar como o seu produto ou serviço transforma a vida das pessoas. Nesse caso é necessário mostrar uma história de sucesso, depoimento de clientes que tiveram suas vidas transformadas.

3. Selecione o material

Agora que você já tem definido o que deseja passar e quais elementos irá utilizar, você pode começar a procurar no material bruto e escolher as partes que você pretende utilizar.

Seguindo com o exemplo anterior, na hora de escolher os trechos no material bruto, você sabe que vai precisar de pessoas falando sobre o resultado do seu produto ou serviço em suas vidas.

Saber exatamente quais são os elementos que você precisa para transmitir a sua ideia, irá facilitar na hora de selecionar os trechos que devem compor o seu vídeo final.

Foto de uma pessoa utilizando um notebook para editar vídeo

Como editar vídeos: passo a passo

Você já sabe qual o objetivo do seu vídeo e quais os materiais que irá utilizar na edição, chegou a hora de colocar a mão na massa. Independente do editor que você decida utilizar, os passos de como editar vídeos são praticamente os mesmos.

Entre os programas de edição de vídeo, as principais diferenças entre eles estão nos recursos, aparência e atalhos. No mais, é basicamente o mesmo.

1. Importe os arquivos para o programa de edição

Para começar a editar, a primeira coisa que deve ser feita é importar os arquivos que você já selecionou para utilizar em seu vídeo. Colocando-os dentro do projeto no software de edição.

Podendo ser feito através do sistema de arrastar e soltar, soltando os arquivos do local onde estão salvos para o programa, ou procurando pelo menu importar arquivos.

2. Corte os trechos que você vai usar

Existem duas maneiras para cortar trechos do material bruto. A mais simples é colocar o vídeo que você deseja editar direto na timeline e cortar onde deseja que ele comece e termine, e deletar o que você não vai precisar.

De outra maneira, dependendo do software que você esteja utilizando, é possível marcar o início e o fim de cada trecho, e apenas arrastar a parte que você deseja para a timeline de edição.

3. Organize numa sequência lógica

Está na hora de juntar todos os trechos separados em uma sequência lógica. Nesta etapa, você irá perceber que talvez seja necessário ajustar novamente alguns trechos, para que eles possam encaixar da melhor forma com o anterior ou posterior.

É importante realizar esses ajustes e fazer com que os cortes entre uma imagem e outra fiquem mais suaves

4. Complete com imagens

Ainda utilizando o exemplo do seu serviço ou produto, onde você está mostrando um vídeo com o depoimento de um cliente contando como o seu produto mudou a sua vida. É possível que fique entediante se você só mostrasse ele falando por vários minutos.

Neste exemplo, é interessante inserir imagens complementares que ilustrem o que ele está falando. Mostrando como o cliente utilizou o produto ou o resultado final.

Então, após você montar toda a base do vídeo, com os trechos do depoimento organizados em uma sequência lógica, é a hora de colocar imagens complementares para valorizar ainda mais a história contada.

5. Faça a mixagem de som

A mixagem de som é a organização dos áudios dentro do vídeo. Podendo inserir uma trilha de fundo, adicionar melhorias na qualidade do som, como a redução de ruídos, ajustes do volume dos diversos clipes.

Homem editando vídeo em um computador

6. Coloque legendas

Apesar de ser uma etapa opcional, é recomendado adicionar legendas em seus vídeos. Para tornar seu conteúdo acessível, além de pessoas que costumam assistir vídeos sem o áudio.

As legendas devem ser utilizadas quando é difícil a compreensão da fala da pessoa, seja porque está em outro idioma, ou a dicção não é muito boa, e nos vídeos em geral para redes sociais.

A adição de legendas deve ser a última etapa antes da renderização do vídeo. Pois só depois o vídeo finalizado é que você vai saber exatamente onde é necessário inserir a legenda.

7. Renderize e exporte

O último passo é renderizar e exportar o vídeo, para que você consiga publicar o vídeo finalizado onde quiser.

A renderização é o processo que o software pega todas as informações que você inseriu nele e irá transformar no arquivo de vídeo final que será salvo no seu computador.

Esse processo pode demorar um pouco, isso depende do tamanho do vídeo e da quantidade de elementos que possui.

Programas para editar vídeo

Agora que você conhece melhor o processo de como editar vídeo, separamos algumas ferramentas de edição que não precisam de um computador robusto e que podem ajudar na hora de criar o seu projeto.

1. Movavi

Uma excelente opção de editor de vídeo é o Movavi, essa ferramenta conta com uma interface bem simples de entender, é possível editar vídeos sem possuir muita experiência com programas de edição.

Além das funções básicas de edição, a ferramenta conta com alguns recursos mais complexos. É possível dominar o editor de vídeos do Movavi com apenas 20 minutos de aprendizado.

A ferramenta conta com uma linha do tempo otimizada que auxilia no uso do editor, com faixas múltiplas, independentes e uma navegação fácil.

2. Apowersoft Beecut

O Apowersoft BeeCut é um editor de vídeos da empresa Apowersoft, que conta com diversas soluções de multimídia, como gravador de tela do computador, removedor de fundo de imagens e outros serviços.

O editor de vídeos é uma ferramenta bem simples e intuitiva para realizar suas edições, podendo também ser utilizado através do próprio navegador.

Com este editor, é possível adicionar ou remover áudio, juntar e separar vídeos, além de poder organizar os vídeos na ordem que você quiser em apenas alguns segundos.

Esta ferramenta também suporta diversos formatos de vídeos, como MP4, MOV, AVI, WEBM e muitos outros.

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

3. InVideo

Outra excelente opção para quem está começando a editar e deseja utilizar modelos prontos em seus vídeos é o InVideo. Este é um dos editores mais fáceis de serem utilizados. 

Seu plano pago conta com uma biblioteca com diversas opções de templates premium que podem dar um toque mais profissional ao seu conteúdo.

O InVideo também conta com um banco de vídeos profissional para seus assinantes. Além de elementos de edição como introduções, encerramentos e apresentação de marcas.

Um diferencial deste editor de vídeo, é que ele pode ser compartilhado entre diversos membros de uma equipe e conta com espaço para armazenamento das edições na nuvem.

Aprendeu como editar vídeo?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o processo de como editar vídeo e te auxilie na criação de conteúdo para suas campanhas ou redes sociais.

Se você está buscando elementos para adicionar nas suas edições, confira nosso artigo com os melhores bancos de vídeos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download