Os vídeos são considerados um dos formatos de conteúdo mais consumidos na internet e seguem se consolidando como tendência. Seja através do YouTube ou de aplicativos focados em vídeos curtos, como o TikTok, esse tipo de mídia ganhou ainda mais relevância nos últimos anos..
Com a força dos vídeos na internet, surgiu a necessidade de uma estratégia de marketing eficiente, utilizando esse formato como uma das principais formas de gerar engajamento, explicar produtos, divulgar serviços e fortalecer a presença digital de marcas e criadores de conteúdo.
Além da produção autoral de vídeos para campanhas, anúncios ou redes sociais, existem diversos bancos de vídeos gratuitos na internet. Essas plataformas oferecem clipes prontos que podem ser usados para complementar produções, reduzir custos e agilizar a criação de conteúdos.
Assim como os bancos de imagens, os bancos de vídeos reúnem um grande acervo de materiais que ajudam a enriquecer projetos audiovisuais. Pensando nisso, separamos alguns sites com bons bancos de vídeos gratuitos ou com opções acessíveis, ideais para diferentes tipos de uso.
10 Melhores bancos de vídeos
1. Pixabay
O Pixabay é um banco de vídeos gratuitos que também oferece fotografias, vetores e ilustrações. A plataforma conta com uma grande variedade de vídeos, inclusive em alta resolução e 4K.
É possível encontrar vídeos de paisagens, natureza, cidades, pessoas trabalhando, tecnologia, negócios e lifestyle. Esses clipes são bastante utilizados como cenas de apoio (b-roll) em vídeos institucionais, apresentações, conteúdos educacionais e publicações em redes sociais.
O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons 0 (CC0), permitindo uso pessoal ou profissional sem necessidade de atribuição. Não é obrigatório criar conta para fazer download, e as buscas podem ser feitas em português.
2. Videezy
O Videezy é um banco de vídeos gratuito com um acervo variado, oferecendo vídeos em diferentes formatos e resoluções, incluindo 4K. A plataforma possui filtros de busca detalhados e permite pesquisar em português.
Além de vídeos, o site também disponibiliza vetores, imagens, arquivos PSD e projetos para After Effects, sendo uma boa opção para quem busca vídeos urbanos, cenas corporativas, natureza, animações e motion graphics.
Apesar de permitir o uso gratuito, a maioria dos vídeos exige a atribuição de créditos ao autor. O Videezy também conta com planos pagos, que oferecem mais opções de conteúdo e eliminam a necessidade de créditos.
3. Pexels
Um dos mais conhecidos bancos de vídeos e imagens da internet, o Pexels possui um grande acervo de vídeos gratuitos em alta resolução.
Na plataforma, é possível encontrar vídeos de pessoas utilizando tecnologia, ambientes de trabalho, viagens, alimentação, bem-estar e lifestyle. Esses vídeos são amplamente utilizados em redes sociais, landing pages e campanhas de marketing.
O Pexels utiliza a licença Creative Commons 0 (CC0), permitindo o uso pessoal ou comercial sem necessidade de autorização ou créditos, embora a plataforma incentive a atribuição ao autor. Não é necessário criar conta para realizar downloads.
4. Coverr
O Coverr é outra opção de banco de vídeos gratuitos, com uma biblioteca focada em vídeos para uso em sites. Os clipes são ideais para vídeos de fundo em páginas institucionais, landing pages e headers.
É possível encontrar vídeos de tecnologia, ambientes corporativos, natureza, cenas abstratas e lifestyle. Os vídeos podem ser utilizados para fins comerciais ou não, sem necessidade de atribuição.
Um diferencial do Coverr é a função que permite visualizar como o vídeo ficaria aplicado diretamente no header de um site antes do download.
5. Videvo
O Videvo é um banco de vídeos gratuito que também oferece trilhas sonoras, efeitos sonoros e motion graphics. A plataforma reúne conteúdos gratuitos e pagos.
Os vídeos são úteis para projetos como vídeos explicativos, conteúdos para YouTube, anúncios e redes sociais. O site possui uma ferramenta de busca eficiente e diferentes tipos de licença.
A Videvo Standard License permite o uso gratuito, inclusive comercial, com a restrição de não redistribuir o arquivo. Já a licença Creative Commons 3.0 (CC 3) exige a atribuição de créditos ao autor.
6. Splitshire
Criado pelo web designer Daniel Nanescu, o Splitshire é um banco de vídeos e imagens gratuito para uso pessoal e comercial. O acervo inclui principalmente vídeos externos, paisagens e imagens gravadas com drone.
Esses vídeos são indicados para projetos criativos, vídeos institucionais, blogs e conteúdos que buscam um visual mais artístico.
As únicas restrições estão relacionadas ao uso do conteúdo em contextos inapropriados, como violência, racismo ou discriminação.
7. Vidsplay
O Vidsplay é um banco de vídeos gratuito com uma interface simples, mas com um bom volume de conteúdo.
Os vídeos disponíveis incluem cenas de natureza, cidades, tecnologia e cotidiano, podendo ser utilizados em projetos pessoais ou comerciais, desde que os créditos ao autor sejam informados.
8. Clipcanvas
O Clipcanvas é um banco de vídeos que oferece opções gratuitas e pagas. Para realizar o download dos vídeos, é necessário criar uma conta e fazer login.
A plataforma conta com vídeos em Full HD e permite visualizar automaticamente os clipes ao passar o mouse sobre as miniaturas. Além disso, oferece backgrounds animados e alguns projetos para After Effects.
9. Ignite Motion
O Ignite Motion é um banco de vídeos gratuito bastante utilizado por quem procura fundos animados.
O acervo é mais limitado, mas os vídeos são úteis para intros, vídeos promocionais, apresentações e projetos que exigem motion backgrounds simples.
10. Footage Crate
O Footage Crate é um banco de vídeos gratuito focado em efeitos visuais (VFX). Além dos vídeos, a plataforma oferece trilhas sonoras, efeitos sonoros, transições e elementos 3D.
É indicado para criadores que produzem vídeos para YouTube, trailers ou conteúdos com efeitos visuais. Para utilizar os materiais, é necessário realizar cadastro, e o plano gratuito possui algumas limitações.
Banco de vídeos gratuitos
Como os bancos de vídeos gratuitos podem ser úteis para sua empresa
Conforme destacamos, essas plataformas ajudam a otimizar o tempo e o orçamento na produção de conteúdos. Veja outras vantagens:
- Complementar vídeos autorais com cenas de apoio;
- Criar conteúdos para redes sociais sem precisar gravar tudo do zero;
- Produzir vídeos institucionais, explicativos e anúncios;
- Melhorar a apresentação visual de sites e landing pages;
- Criar materiais educativos e apresentações profissionais.
Usar Inteligência Artificial para criação de vídeos
Atualmente, além dos bancos de vídeos tradicionais, existem diversas ferramentas que utilizam inteligência artificial para gerar vídeos automaticamente a partir de textos, roteiros e prompts simples.
Algumas plataformas oferecem planos gratuitos ou versões limitadas, mas que podem ser bastante úteis para produção de projetos mais simples. Confira algumas opções:
- Pictory: Te permite criar vídeos a partir de textos ou artigos, com plano gratuito de teste. É bastante usado para transformar conteúdos escritos em vídeos curtos.
- Lumen5: Possui versão gratuita com recursos limitados, ideal para criar vídeos para redes sociais.
- InVideo: Oferece um plano gratuito com templates prontos, o que é ideal para quem precisa criar vídeos promocionais, anúncios e conteúdos para redes sociais.
Essas ferramentas podem ser uma boa alternativa para vídeos explicativos, institucionais ou posts rápidos, complementando o uso dos bancos de vídeos gratuitos.
Encontrou o banco de vídeo ideal para o seu projeto?
Agora que você conhece diversas plataformas de banco de vídeos gratuitos, esperamos que essa lista tenha facilitado na hora de você produzir conteúdos para o seu negócio ou para a sua rede social.
Caso queira conhecer mais ferramentas para edição de vídeo, não deixe de conferir o nosso artigo com os melhores editores de vídeos.

