Habilidades profissionais: como desenvolver

Índice

As habilidades profissionais são aspectos muito importantes para quem deseja entrar no mercado profissional ou almeja alcançar a tão sonhada recolocação profissional.

Elas contam muito na hora da análise de currículo, pois além de informarem se você é adequado ou não para o cargo disputado, elas também podem ser consideradas diferenciais e te garantir vantagem competitiva.

Nesse aspecto, é necessário olhar para o mercado de trabalho e conhecer quais são as habilidades que os recrutadores buscam atualmente e como você pode trabalhar para desenvolvê-las.

Além disso, o desenvolvimento de habilidades profissionais deve ser realizado estrategicamente de acordo com as posições que você deseja conquistar no mercado de trabalho.

E para te ajudar, elaboramos um artigo onde você irá compreender e entender mais sobre habilidades profissionais, quais são as mais requisitadas no mercado de trabalho atual e como você pode fazer para começar a desenvolvê-las.

O que são habilidades profissionais?

As habilidades profissionais são um conjunto de competências que são requeridas dentro do ambiente profissional para que você possa alcançar sucesso dentro do seu cargo ou na carreira que você decidiu seguir. 

Elas podem ser habilidades inatas, aquelas que já nascem com o indivíduo, ou podem ser desenvolvidas por meio de cursos de qualificação profissional. 

As habilidades profissionais vão ser específicas para cada área de atuação, mas ainda existem algumas delas que podem abranger mais de uma área.

Por exemplo, a habilidade profissional de oratória é utilizada tanto para cargos que envolvem a comunicação direta com os clientes quanto nos demais cargos, pois é preciso saber como se comunicar com colegas de trabalho, chefes e também líderes.

Quem buscar desenvolver essa habilidade com certeza ganhará destaque, pois os recrutadores sabem que ela é essencial para que uma pessoa consiga trabalhar em equipe.

Compreende o que são habilidades profissionais e como elas são importantes para que você possa garantir uma posição dentro do mercado?  A seguir vamos conhecer quais são os tipos de habilidades profissionais. 

Quer desenvolver suas habilidades profissionais para encontrar um emprego novo? Sabia que você pode acessar a sua carteira de trabalho online? Descubra como no nosso conteúdo: Carteira de trabalho online. 

Quais são os tipos de habilidades profissionais?

Para facilitar a sua compreensão, principalmente na hora de selecionar as suas habilidades profissionais para currículo profissional, vamos apresentar de que forma podemos dividir ou classificar as habilidades profissionais. 

De uma maneira geral, as habilidades profissionais podem ser classificadas como:

  • Técnicas: São habilidades que podem ser aprendidas através do domínio de métodos, técnicas e que requerem dedicação e tempo. São geralmente desenvolvidas a partir de capacitações, cursos, graduações e outras formas de ensino. 
  • Comportamentais: Também são conhecidas no mercado como soft skills, e estão mais relacionadas com as características pessoais. Embora mais difíceis de serem trabalhadas, é possível desenvolvê-las. 

Você consegue diferenciá-las? Aposto que ficou mais fácil refletir sobre as suas próprias habilidades, mas falaremos desse tópico mais adiante no artigo. 

Saber diferenciá-las vai te ajudar a definir quais habilidades profissionais são mais importantes para você incluir no seu currículo profissional.

Você pode montar o seu currículo profissional com o Canva, que é uma ferramenta fácil e prática, escolhendo os templates prontos disponíveis na plataforma e incluir as suas habilidades profissionais. 

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Quais as habilidades profissionais mais exigidas no mercado de trabalho atual?

Aposto que você está curioso para conhecer quais são as habilidades profissionais que se destacam no mercado de trabalho atual e que podem pontuar como um diferencial no seu currículo, não é mesmo?

Nesse tópico iremos abordar que habilidades são essas e como você pode desenvolvê-las através de cursos, pois esses são o caminho mais rápido.

Não deixe também de conferir nosso conteúdo sobre qualidades e defeitos na entrevista de emprego para estar com tudo na ponta da língua na hora da entrevista. 

Comunicação

Já comentamos sobre a importância de desenvolver a capacidade de comunicação no âmbito profissional, pois é essa habilidade profissional que te permitirá transmitir suas ideias com clareza. 

Ela é uma habilidade fundamental para quem trabalha com vendas, por exemplo, é através da comunicação que um vendedor tenta “convencer” ou até mesmo persuadir um cliente a comprar um produto.

O profissional que vai trabalhar nessa área precisa conhecer quais são os artifícios e técnicas utilizadas na hora da comunicação com o cliente e isso você pode aprender em cursos como Curso De Persuasão Em Vendas.

Cargos de liderança como gestores, gerentes também precisam saber como se comunicar com os colaboradores e transmitir suas mensagens sem ruídos para evitar que ocorram desentendimentos no ambiente de trabalho profissional.

Ou seja, a comunicação é uma habilidade indispensável para que você consiga realizar apresentações, entregar resultados e compartilhar ideias com os seus colegas de trabalho.

E os recrutadores avaliam todos esses aspectos antes de designar alguém para uma vaga de emprego.

A comunicação também pode ser desenvolvida através da habilidade de oratória e em cursos como Método Falantes, por exemplo, você irá aprender como desenvolver a sua habilidade de comunicação em apenas 7 dias com apenas 30 minutos de aulas diárias.

Para saber mais sobre como desenvolver a sua habilidade de comunicação não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre: Como falar em público. 

Imagem vetorizada de um homem sentado estudando habilidades profissionais.

Informática

Quando falamos que é necessário ter habilidades profissionais e conhecimentos técnicos em informática, não estamos falando que você precisa ser um programador, mas você precisa aprender a utilizar o computador para o seu benefício próprio.

Muitas profissões permitem que você faça uso do computador, por isso os recrutadores procuram pessoas que já tenham domínio básico até avançado para utilizar os programas como Excel e Power Point.

O fato é que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e quanto mais soubermos utilizá-la mais poderemos aproveitar os recursos disponibilizados por ela, o que conta muito para o mercado de trabalho atual.

Por isso, se você ainda é iniciante e deseja aprender o básico do básico sobre informática recomendamos o Curso de Informática Empresarial.

Se você já tem algum conhecimento de informática e deseja conhecer um dos principais programas utilizados no mercado recomendamos o que você aprenda a utilizar o Excel com o curso Curso de Excel - Expert Cursos.

Por outro lado, quem almeja conseguir um cargo em TI precisa estar atento e conhecer quais são as linguagens de programação solicitadas no mercado. JavaScript, por exemplo, é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo e no curso Java 2021 COMPLETO: Do Zero ao Profissional você tem a oportunidade de aprendê-la do básico ao avançado.

Idiomas

Há uns anos atrás saber falar outro idioma era uma das habilidades profissionais que era um diferencial marcante no seu currículo, atualmente conhecer outro idioma se tornou essencial.

Principalmente para quem deseja conquistar cargos mais altos, ou em empresas de grande porte, o Inglês é o mínimo de conhecimento exigido e pode fazer você conseguir a sua tão sonhada vaga. 

Além de permitir que você expanda o seu conhecimento, ele também pode abrir muitas portas na sua vida, quantas vagas você já viu ou deixou de concorrer justamente por não ter habilidade com esse idioma? 

Com o curso Inglês Extremo - Curso Completo do Zero à Fluência (Udemy) você vai aprender o necessário para conseguir se comunicar e adicionar o idioma ao seu currículo.

Se você já souber inglês, por que não investir em outras línguas? O espanhol, por exemplo, costuma ser um bom diferencial para quem deseja destacar suas habilidades profissionais, por isso não deixe de conferir o conteúdo do curso Aprender Espanhol Online.

Autogestão

A autogestão é uma habilidade que vai influenciar muito na capacidade de ser produtivo, além de saber como gerenciar seu tempo e suas atividades. É sobre saber usar a comunicação, estar em harmonia com a sua equipe e trabalhar de maneira sistêmica.

Para desenvolver a sua habilidade de autogestão no Estratégias para Aumentar sua Produtividade: Guia básico você vai aprender a planejar os seus projetos de maneira mais inteligente, eliminar distrações e organizar e priorizar atividades.

Um outro curso que pode te ajudar a melhorar a sua habilidade de autogestão é o Gestão de Tempo - como aumentar sua produtividade , ele é um curso vai te ensinar como ser mais produtivo e organizado  dedicando-se  ao trabalho e às atividades de maneira responsável é uma forma de comprometimento. 

Essa também é uma das habilidades profissionais que é amplamente buscada em área de atividade profissional, pois demonstra que o colaborador possui capacidade para executar projetos apesar dos desafios que possam ser encontrados.

Liderança

Um recrutador geralmente analisa durante a entrevista as habilidades de liderança, pois ela é um forte indício de que o profissional tem a chance de crescer dentro da empresa e ocupar cargos mais altos. 

A liderança é uma habilidade que envolve ter capacidade de se comunicar e escutar os colaboradores, sabendo transmitir feedbacks sem ser autoritário, saber exercer a liderança e ainda sim valorizar os membros e colaboradores de uma equipe.

Para desenvolver a habilidade de liderança você pode investir em cursos como Fast MBA Lead - Liderança e Gestão de Pessoas.

Esses cursos geralmente abordam questões que um líder enfrenta no dia a dia e te ajudam a compreender melhor e de um ponto de vista mais humanizado como enfrentar os desafios motivando e guiando a sua equipe com excelência.

É uma ótima oportunidade para mostrar ao recrutador que você já está preparado para alcançar desafios maiores, e sabe como orientar e coordenar uma equipe. 

Já o curso de Comunicação: como dar e receber Feedback pode ser considerado uma necessidade até mesmo para a sua vida pessoal, podendo ser considerado um curso de desenvolvimento pessoal, pois muitas vezes não gostamos de receber críticas e na vida profissional é imprescindível saber como lidar com elas em qualquer cargo.

Se você almeja desenvolver habilidades profissionais de liderança saiba tudo sobre o feedback e como ele é importante para um líder. 

Inteligência emocional 

Uma das habilidades profissionais mais importantes de desenvolver nos últimos anos, pois ela está bastante relacionada com a empatia e a capacidade de reconhecer e gerenciar as suas próprias emoções.

A inteligência emocional é fundamental para o ambiente de trabalho, pois ela irá indicar que você sabe trabalhar com as pessoas e lidar com elas, gerenciando seus sentimentos como raiva, angústia e como em situações positivas.

Pessoas que possuem inteligência emocional são aquelas que conseguem trabalhar sob pressão, e compreender os sentimentos dos seus colegas de equipe.

Para desenvolver essa habilidade você pode ler livros ou buscar cursos como INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : Fundamentos e como Desenvolver (Udemy).

A empatia e a inteligência emocional tem a capacidade de tornar o ambiente de trabalho mais amigável e menos cansativo, e também promove uma melhor habilidade de trabalhar em equipe.

Ou seja, não restam sombra de dúvidas de que essa habilidade é uma também procurada pelos recrutadores. 

Quer saber mais sobre porque a inteligência emocional é uma das habilidades profissionais mais procuradas no mercado de trabalho? Temos um artigo falando sobre o que é a inteligência emocional. 

Proatividade

Semelhante a autogestão, porém com algumas diferenças, a proatividade se resume na capacidade de realizar as suas funções sem precisar de um líder para ordenar as suas atividades e lembrando quais são as demandas.

É por esse motivo que a proatividade é uma habilidade que é tão valorizada pelas empresas. Quem deseja ser mais pró ativo também precisa desenvolver a habilidade de autogestão, pois ela permite que você consiga organizar melhor as suas atividades.

Além disso, uma pessoa proativa tem que ter um grande senso de independência e precisará experimentar funções diferentes e não ter medo de buscar as ferramentas necessárias para aplicar no seu dia a dia.

Imagem vetorizada de uma equipe construindo um quebra-cabeça

Como identificar minhas habilidades profissionais?

Agora você já conhece algumas das principais habilidades exigidas pelo mercado, para  identificar as suas habilidades profissionais e saber onde melhorar, ou o que desenvolver você pode fazer um processo de autorreflexão. 

Se você está se preparando para disputar uma vaga no mercado profissional é bem provável que em uma entrevista ou até mesmo no seu currículo você precise informá-las. 

Por isso, recomendamos que você faça um resumo de suas qualificações, habilidades e realizações profissionais, comece pensando nas suas experiências profissionais anteriores e destaque todas as habilidades que profissionais que você identificar.

Depois, pense na vaga que você almeja conquistar e selecione quais habilidades você acha que seriam interessantes para conquistar esse cargo e por que você acha importante destacá-las para o recrutador.

Dessa forma você consegue gerar autoconhecimento e se sentirá mais confiante na hora da entrevista.

Para você se inspirar, separamos uma lista para você saber o que escrever em habilidades profissionais no seu currículo ou em qualquer entrevista de emprego. Veja:

  • Possui boa comunicação
  • Sabe trabalhar em equipe
  • Possui controle emocional
  • Sabe ser diplomata
  • Sabe liderar
  • É inovador e criativo
  • É resiliente
  • Sabe construir pensamentos lógicos e críticos
  • Tem empatia
  • É ávido pelo aprendizado contínuo
  • Tem mente empreendedora
  • Sabe fazer negociações
  • Sabe delegar tarefas
  • É autodidata
  • É criativo
  • É organizado

Como destacar minhas habilidades profissionais para o recrutador? 

Você conseguiu identificar ou desenvolver as suas habilidades profissionais e agora quer saber como destacá-las para um recrutador em uma entrevista de emprego?

Existem diversas maneiras de provar para o recrutador que aquela habilidade apontada no currículo realmente é algo que faz parte do seu cotidiano. Você precisa ter em mente que o recrutador irá buscar pelas suas redes sociais para validar algumas informações que você deixou no seu currículo.

Uma das formas de destacar suas habilidades profissionais é manter o seu Linkedin atualizado com histórias, certificados de cursos e participações em palestras.

Durante a entrevista, quando for necessário falar sobre as suas habilidades profissionais lembre-se de dar destaque a uma habilidade que é imprescindível para a vaga que você está concorrendo e utilizar storytelling para destacá-la ao recrutador.\ Utilize cases reais para mostrar o quanto essa habilidade já foi útil e para que o recrutador possa visualizá-la em uma aplicação real, conte sobre seus cases de sucesso em aplicar essa habilidade profissional a uma situação.

E você ainda tem a possibilidade de criar um portfólio, para alguns cargos, é uma importante ferramenta para destacar as suas habilidades, no portfólio você deve apresentar apenas os seus melhores trabalhos e que realmente mostram que você é bom no que faz.

Preparado para desenvolver suas habilidades profissionais?

Dedicamos esse artigo para que você pudesse conhecer o que são as habilidades profissionais, quais são as mais requisitadas no mercado atual (independentemente da profissão) e como você pode identificar as suas próprias habilidades.

Se você está em busca de uma vaga de emprego é imprescindível que você analise o cargo que almeja e verifique quais são as habilidades profissionais exigidas.

O próximo passo é procurar diferentes maneiras de se capacitar, como fizemos nesse artigo ao apresentar cursos relacionados às habilidades profissionais que apresentamos, e você também pode buscar livros, conteúdos online e participar de fóruns. 

Não deixe de buscar um diferencial e destacar o seu currículo profissional para o recrutador mostrando que você já possui as habilidades profissionais que ele procura.

Até a próxima!

Início Blog Comunicação Habilidades profissionais: como desenvolver
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download