Desenvolvimento pessoal: Dicas para começar

Índice

O desenvolvimento pessoal é um processo cada vez mais procurado pelas pessoas, não só para melhorar suas habilidades profissionais, mas também para melhorar a sua qualidade de vida.

Através do desenvolvimento pessoal, é possível identificar e melhorar qualquer aspecto que represente uma limitação, e que consequentemente te impede de alcançar um objetivo ou simplesmente identificar uma habilidade que você perceba como ponto falho. 

Ou seja, é possível ter um melhor direcionamento para buscar os seus objetivos, encontrar habilidades necessárias para alcançá-los, trabalhá-las e até mesmo adquirir vantagem competitiva no campo profissional.

Se você está em busca de novas habilidades e quer saber como começar a sua jornada de desenvolvimento pessoal, nesse artigo traremos todas as informações necessárias para que você possa esclarecer as suas principais dúvidas.

O que é desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é um processo pelo qual as pessoas se propõem a passar para melhorar a sua qualidade de vida, desenvolver suas habilidades pessoais, competências, talentos ou para potencializá-los.

Essa busca permitirá que elas adquiram mais conhecimento, e que possam conquistar os seus objetivos com mais facilidade promovendo assim a realização de sonhos e aumentando a sua satisfação pessoal. 

Do contrário do que algumas pessoas pensam, o desenvolvimento pessoal também pode contribuir no âmbito profissional, pois é possível desenvolver habilidades que também irão te capacitar e qualificar dentro do mercado de trabalho.

Se você está interessado em encontrar essas habilidades e ainda não definiu um objetivo certo, ou não sabe onde quer chegar, não se preocupe, pois é perfeitamente normal.

O curso 4 Ferramentas Essenciais, é uma opção para quem deseja buscar desenvolvimento pessoal, mas se sente perdido e sem objetivo.

Para que você possa ter um bom desempenho durante o seu desenvolvimento pessoal, é necessário ter um objetivo e estabelecer metas, do contrário você não se sentirá motivado por isso, mais adiante nesse artigo você entenderá como pode desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal. 

Por que o desenvolvimento pessoal é importante?

O desenvolvimento pessoal é importante, pois ele pode afetar positivamente o seu bem estar emocional, e a partir dele você pode desenvolver uma visão dos seus objetivos de vida com maior clareza.

No sentido de bem estar emocional, o desenvolvimento pessoal pode contribuir para que você se sinta mais motivado, pois você verá melhoria de desempenho em algumas atividades e aspectos e que podem te conduzir a autorrealização. 

E através do desenvolvimento de novas competências e habilidades você também poderá encontrar vantagens para o seu desenvolvimento profissional, pois poderá incluí-las no seu currículo profissional mostrando que é um profissional que está em busca de alcançar o melhor e que está comprometido com o seu próprio progresso e crescimento.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os recrutadores buscam pessoas mais proativas, decididas e objetivas para preencher o quadro de funcionários da sua empresa. 

Ou seja, você pode alcançar desenvolvimento pessoal e profissional. 

Conheça os pilares do desenvolvimento pessoal

Se você quer saber o que é um plano de desenvolvimento pessoal por onde começar, nesse tópico vamos abordar algumas etapas básicas que você possa desenvolver um plano de ação e assim criar o seu próprio plano de desenvolvimento pessoal. 

Inicialmente talvez seja um pouco difícil de entender como ocorre o processo, ou como você pode reconhecer o que você deseja melhorar, por isso existem algumas etapas que você pode seguir na hora de buscar pelo seu desenvolvimento pessoal:

Objetivo

O primeiro passo para iniciar o processo de desenvolvimento pessoal é buscar um objetivo, como mencionamos anteriormente. 

Seja ele para trabalhar, melhorar o seu emocional ou uma habilidade em específico, você deve pensar no resultado que deseja ter ao buscar esse objetivo e assim direcionar as suas escolhas para que esse objetivo possa ser alcançado. 

Algumas perguntas que podem te ajudar nesse aspecto são:

  • O que você almeja alcançar com esse objetivo? 
  • O que você deseja buscar e melhorar?
  • Qual meta quer atingir?
  • Quais são os benefícios que alcançar esse objetivo trará para a sua vida?
  • Eu quero mesmo alcançar esse objetivo?

Comportamento

O comportamento é onde você irá definir quais são as atitudes que te permitirão alcançar o objetivo anteriormente definido. 

Ou seja, nessa etapa você deve pensar quais são as habilidades que você deve desenvolver. Reflita, e se precisar elabore uma lista e ordene colocando como prioridades aquelas que te ajudarão diretamente a alcançar os seus objetivos. 

Ação

Hora de buscar maneiras de desenvolver a sua habilidade através de cursos, leituras, pesquisas e levantamento de quais conteúdos.

Lembre-se que é importante estabelecer um ritmo de aprendizagem que não interfira na sua rotina para que você não se sinta sobrecarregado.

Resultado

Aqui você tentará mensurar se o conhecimento obtido por você durante seu estudo foi válido ou não.

Se você consegue aplicá-lo e se existem possibilidades de aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema ou assunto.

Embora sejam passos simples, é importante ressaltar que a definição dos objetivos e também das habilidades que você deve desenvolver deve ser feita com calma.

Imagem vetorizada de um homem olhando para o por do sol

O que eu posso desenvolver em mim?

Para ajudar você que está em busca de desenvolvimento pessoal, separamos algumas habilidades e competências que podem ser interessantes para você desenvolver, junto a elas citaremos alguns cursos para que você possa começar a estudar e se capacitar.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma competência amplamente procurada para no mercado de trabalho, mas também contribuirá para o desenvolvimento pessoal das suas relações humanas no âmbito pessoal.

Essa competência é importante, pois através dela é possível aprender a lidar com as suas próprias emoções e consequentemente implica em como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.

Os recrutadores sabem que pessoas que desenvolvem essa competência estão mais propensas a evitar conflitos dentro de uma equipe e muitas vezes terão um posicionamento mais humano e empático perante as situações.

Ou seja, são pessoas bem resolvidas e que conseguem desenvolver um bom trabalho em equipe

Um curso que você pode fazer para desenvolver a sua inteligência emocional é o curso INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : Fundamentos e como Desenvolver , neste curso você aprenderá sobre os fundamentos da inteligência emocional, as habilidades que a compõe e como desenvolvê-las. 

Gestão de tempo

É outra competência que pode contribuir para que você tenha uma vida mais leve e organizada e deixe de executar os seus projetos sempre na última hora.

Para fazer gestão de tempo é preciso adotar uma série de ferramentas e processos que irão contribuir para que você tenha um gerenciamento mais efetivo do seu tempo.

Se você quiser saber como começar a praticar e aplicar a gestão de tempo nos seus projetos, o curso Gestão de Tempo - como aumentar sua produtividade irá te mostrar os caminhos de como alcançar seus objetivos e acabar com a correria diária que você provavelmente enfrenta no seu dia a dia. 

Habilidade de liderança

Outra competência para quem está em busca de desenvolvimento pessoal e profissional e até mesmo recolocação profissional.

Pois assim como a inteligência emocional, pessoas com capacidade de liderar e tornar uma equipe mais motivada para ir atrás de seus objetivos e metas também são pessoas procuradas para ocupar cargos dentro da empresa.

Ao identificar essas características o recrutador sabe que essa pessoa possui possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Para capacitar as suas habilidades de liderança e também ter a oportunidade de apresentar melhor qualificação no seu currículo profissional, o Liderança e gestão de pessoas e equipes vai te deixar por dentro de como você pode desenvolver as suas habilidades para ser um bom líder dentro do mercado.

Capacidade de oratória

A habilidade de oratória é essencial para aquelas pessoas que desejam perder o medo de falar em público ou melhorar a sua capacidade de se comunicar, e ela pode ser essencial em diversas situações da sua vida, tanto pessoal quanto profissional. 

Se o seu objetivo é melhorar a sua capacidade de comunicação e então o curso de oratória Método Falantes pode trazer as oportunidades que você estava procurando para começar a praticar seus discursos e aplicar seja em uma reunião de negócios ou até mesmo para a sua vida pessoal e seus relacionamentos.

Habilidades artísticas

Muitas pessoas desejam desenvolver as suas habilidades de desenho e nem sempre colocam isso em prática, por medo ou falta de tempo.

Aprimorar a sua habilidade de desenho pode ser uma oportunidade para você desenvolver a coordenação motora, criatividade e ainda descobrir um novo hobby para fazer nos momentos de lazer.

Uma opção e oportunidade seria apostar no curso de desenho, como o Sketching diário para inspiração criativa, ou então um Curso Fotografia Online, que te inspire em conhecer um outros lugares, e o melhor de tudo é que você pode atuar profissionalmente se identificar com as habilidades desenvolvidas no curso. 

Idioma

Aprender um novo idioma também é desenvolvimento pessoal e pode te ajudar no campo profissional, pois há muito tempo ter mais de um idioma no currículo deixou de ser um diferencial para se tornar algo indispensável.

Além disso, estudar novas línguas pode te ajudar a melhorar a sua capacidade de comunicação, memorização e capacidades cognitivas.

É uma habilidade que traz benefícios tanto para aprimorar o seu currículo quanto para melhorar a sua capacidade profissional, para isso você pode investir em cursos de Inglês para iniciantes e Aprender Espanhol Online.

Imagem vetorizada de uma mulher estudando desenvolvimento pessoal

Dicas para trabalhar no desenvolvimento pessoal

Agora que já destacamos algumas habilidades interessantes para você trabalhar no seu desenvolvimento pessoal, separamos algumas dicas que contribuirão para o seu sucesso durante esse processo.

Aprofunde seu autoconhecimento

Para iniciar o seu caminho no desenvolvimento pessoal será necessário investir em autoconhecimento. Autoconhecimento é ter a capacidade de identificar quais são as suas necessidades, seus anseios e desejos.

Trata de fazer uma reflexão sobre o lugar que você se encontra agora, e o lugar que você deseja se encontrar futuramente, mas também identificar quais são os seus pontos fortes e fracos para poder trabalhá-los com mais afinco. 

Além disso, é preciso entender quais são os seus limites para que você não se frustre durante o seu caminho de desenvolvimento pessoal.

Busque conhecimento nos livros de desenvolvimento pessoal

Independente da habilidade e do objetivo que você pretende alcançar, além de cursos você também pode buscar conhecimento em livros.

Apesar da leitura requerer mais tempo de dedicação, ela geralmente traz conhecimentos mais aprofundados acerca de um tema específico e por isso você não deve deixá-la de lado.

Você pode pesquisar por livros de desenvolvimento pessoal ou livros que abordam temas específicos. 

Além disso, a leitura permite que você tenha o seu próprio ritmo de aprendizagem sem se sentir pressionado em precisar concluir um curso, para aqueles que possuem prazo de conclusão.

Experimente assuntos diferentes

Se você escolher um curso ou um livro para melhorar a sua habilidade, tudo bem não se identificar com o assunto escolhido, você pode tentar outras abordagens sobre o mesmo tema.

Mudar de autor ou palestrante, por exemplo, permite que você consiga ter uma outra visão de um mesmo tema através de outras experiências.

Por isso, saiba que você pode testar até encontrar aquilo que é mais adequado e eficaz para a sua aprendizagem. 

Seja persistente

É preciso entender, acima de tudo, que a busca pelo desenvolvimento pessoal é um caminho contínuo e que é bem provável que o resultado não chegue a poucas semanas.

Ele pode levar anos, meses, depende do seu empenho, estado de espírito e dedicação e do seu ritmo de aprendizagem.

O importante é que durante o processo, você crie maneiras de avaliar o seu progresso e que esse progresso possa ser uma motivação. 

Utilize mapas mentais como ferramentas de aprendizagem

Ler livros e fazer cursos é uma ótima maneira de aprender, mas é preciso encontrar a melhor maneira de fixar o que você aprendeu e para isso você pode utilizar ferramentas como os mapas mentais.

A construção de mapas mentais ajuda a fixar o conteúdo e encontrar caminhos mais fáceis para você, pois através dele é possível criar ramificações e utilizar palavras chaves.

Defina bem as suas metas

É importante que você mantenha um objetivo claro e bem definido, como já comentamos anteriormente no artigo, o desenvolvimento pessoal é um projeto contínuo e demorado.

Por isso, tenha as suas metas claras para não se perder e desviar do seu objetivo, e utilize ferramentas que te ajudem a cumpri-las.

Você pode criar um cronograma, por exemplo, lembre-se de colocar suas ideias no papel para se sentir estimulado em tomar atitudes, construir uma rotina, alinhar-se com as expectativas próprias e das outras pessoas e fazer uma tarefa por vez.

Evite a procrastinação

Esse é um dos problemas que afeta quem deseja desenvolver novas habilidades, a procrastinação pode fazer com que você invente desculpas para não fazer o que precisa ser feito e assim adiar para amanhã ou depois. 

Se você tem um objetivo é melhor manter o foco em realizá-lo e encontrar maneiras de combater esse obstáculo.

Afaste a ansiedade

Algumas pessoas podem se sentir ansiosas por querer absorver conhecimento o mais rápido possível.

Lembre-se de manter a calma, encontrar tempo para fazer pausas. Para fixar um conteúdo é necessário fazer pausas, ter um tempo para relaxar e preservar a sua saúde mental.

Encontre o equilíbrio entre manter um bom ritmo para cumprir as suas metas e atividades e também preservar o seu bem estar sem abdicar dos momentos de lazer.

Não tente fazer muitas tarefas ao mesmo tempo

Você pode ter muitas habilidades que deseja melhorar, entretanto, é importante que você respeite o seu próprio ritmo.

Pois pode acontecer de você querer abraçar mais atividades do que é capaz de fazer e com isso você pode acabar não conseguindo concluir nada, no final das contas. 

Por isso, aproveite cada momento para dedicar todo o seu potencial de aprendizagem a apenas uma atividade de desenvolvimento pessoal.

Faça cursos

Como já mencionamos anteriormente, cursos são uma excelente forma de aprendizagem para o desenvolvimento pessoal, pois eles são mais diretos e geralmente os professores costumam utilizar uma linguagem mais acessível para que você possa fixar o conteúdo.

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que não é muito fã de leitura, livros e aulas online são uma ótima maneira de aprender. 

O site Domestika, por exemplo, é uma plataforma com vários cursos que se propõem a facilitar o seu aprendizado.

Participe de fóruns

Se você quer acelerar o seu desenvolvimento pessoal, nada melhor do que encontrar pessoas que também visam o mesmo objetivo.

Alguns cursos permitem que você integre turmas exclusivas para que o conhecimento possa ser compartilhado entre todos.

Entretanto, o ambiente virtual também permite que você encontre outras formas de socializar e encontrar pessoas em busca de alcançar o mesmo objetivo que você.

Os fóruns e grupos no Facebook e páginas nas redes sociais são lugares onde você pode encontrar essas pessoas interessadas nos mesmos temas e assuntos que você. 

Não se limite por causa dos erros

Se você acha que durante esse tempo em que buscou desenvolvimento pessoal tomou uma decisão errada, paciência. 

Errar é humano e nós podemos sempre trabalhar para tirar algum proveito da situação. Por isso, não se retraia, apenas avalie outras possibilidades de pegar outros caminhos para alcançar o seu objetivo.

Reconheça suas falhas

Assim como os erros, é importante reconhecer que você pode sim melhorar em algum aspecto ou que uma decisão tomada poderia ter sido melhor.

O processo de aceitação pode ser longo, mas você precisa entender que todos são passíveis de falhar uma vez ou outra.

Busque por referências

Graças ao Marketing Digital, muitas pessoas passaram a investir em publicar seus conteúdos na internet, então é possível que você tenha acesso a um grande número de profissionais.

Basta procurar aqueles que transmitem maior credibilidade e passar a segui-los para estar sempre informado sobre seus projetos e os assuntos que são do seu interesse de desenvolver. 

Aplique o seu conhecimento de desenvolvimento pessoal

Neste artigo, trouxemos informações para você que deseja começar a trabalhar o seu desenvolvimento pessoal e quais habilidades podem ser trabalhadas.

O processo de descobrir quais habilidades devem ser desenvolvidas é pessoal e irá variar de acordo com o seu objetivo.

Mas não esqueça que para consolidar todo o seu aprendizado é preciso colocar em prática tudo que você aprendeu.

Bons estudos!

Início Blog Comunicação Desenvolvimento pessoal: Dicas para começar
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download