Como alcançar o sucesso com o trabalho em equipe

Confira como melhorar o trabalho em equipe no seu ambiente de trabalho

O trabalho em equipe é necessário para qualquer categoria de organização ou instituição que busque desenvolvimento. Nestes ambientes, a boa comunicação e bons relacionamentos entre colegas ajudam a conquistar resultados e a alcançar objetivos.

A capacidade de trabalhar em equipe é algo que evoluiu com o mercado de trabalho. Hoje, as empresas estão se tornando cada vez mais exigentes, buscando por profissionais versáteis com a capacidade de integrar um ambiente colaborativo, que tenham facilidade para se adaptar e aprender.

Essas qualidades são necessárias, pois facilitam o processo de alinhar interesses, competências e habilidades profissionais dos indivíduos com a equipe. Portanto, a capacidade de trabalhar colaborativamente por um mesmo objetivo é uma característica essencial para quem deseja integrar um time de maneira ativa.

O trabalho em equipe traz inúmeros benefícios para as organizações que o praticam e para os profissionais que integram estas equipes. Então, se você deseja implementar e incentivar esta prática no seu empreendimento, confira o nosso conteúdo.

Vamos abordar tudo o que é necessário saber sobre trabalho em equipe para implementá-lo e para gerenciar um time de sucesso. Vamos lá?

O que é trabalho em equipe

O trabalho em equipe é a união de esforços de um grupo ou comunidade com a finalidade solucionar um problema em comum. Ou seja, é um grupo de pessoas que estão unidas e determinadas para alcançar o mesmo objetivo.

Não é preciso alcançar um número mínimo para que uma colaboração se torne trabalho em equipe. Quando duas pessoas colaborem entre si com o objetivo de resolver o mesmo problema, elas já estão trabalhando em equipe.

Para que este conceito possa tomar forma e existir de maneira efetiva, a junção de pessoas é algo essencial. Pois, juntando indivíduos com diferentes habilidades e conhecimento será possível delegar tarefas que sejam mais fáceis de serem executadas de acordo com suas aptidões. Desta forma, o trabalho será realizado de maneira efetiva e ágil.

A liderança também é algo fundamental para o trabalho em equipe. Afinal, é preciso reconhecer quais são os pontos fortes de cada integrante de uma equipe para que seus papeis sejam definidos corretamente. Além disso, é preciso organizar o trabalho e incentivar os relacionamentos e a comunicação entre a equipe.

Por fim, para que a dinâmica entre a equipe funcione é preciso contar com metas e objetivos compartilhados que estejam bem definidos para todos. Desta maneira, a equipe irá se sentir motivada a alcançá-los e os integrantes poderão ajudar uns aos outros.

trabalho em equipe

Por que trabalhar em equipe é tão importante?

Uma equipe capaz de colaborar e trabalhar com o mesmo objetivo é algo que beneficia tanto as empresas quanto os colaboradores. Confira a importância de ser capaz de trabalhar desta forma.

Sua importância para empresas

Para o meio corporativo, o trabalho em equipe é indispensável. Afinal, uma enorme variedade de especialidades e profissionais são necessários para que um produto possa ser desenvolvido, disponibilizado e vendido em um negócio.

Portanto, contar com uma equipe com profissionais de especialidades distintas que sejam capazes de colaborar entre si, é algo fundamental para empresas. Além disso, contar com uma equipe com pessoas que tenham diferentes formas de pensar e pontos de vista irá tornar a resolução de problemas algo mais ágil e prático.

Afinal, ao contar com diversas perspectivas sobre o mesmo desafio irá levar sua equipe a diferentes caminhos para superá-lo. Desta forma, será mais simples identificar qual é a melhor opção a ser aplicada.

Sua importância para profissionais

Atualmente, empresas valorizam profissionais com facilidade para trabalhar em equipe. Afinal, grande parte dos cargos exige colaboração e comunicação entre outros setores para que o trabalho seja executado de forma eficiente. Portanto, quem busca conquistar novos desafios em sua carreira terá vantagens ao contar com esta habilidade.

A capacidade de trabalho em equipe também é algo essencial para profissionais que buscam cargos de liderança. Afinal, bons líderes são capazes de entender suas equipes e gerenciar o papel de cada integrante para que seus resultados sejam alcançados através da maneira mais prática.

Além disso, trabalhar em equipe pode trazer melhorias na qualidade de vida no trabalho, influenciando na qualidade do que é produzido e em sua satisfação.

Conheça as principais habilidades necessárias para trabalhar em equipe

Um bom trabalho em equipe não é algo complexo nem difícil de ser executado. No entanto, algumas características podem tornar esta atividade ainda mais fácil e prazerosa, independente da área de atuação do profissional.

Confira algumas das principais habilidades que podem ser desenvolvidas para melhorar sua capacidade de trabalho colaborativo.

Proatividade

Proatividade é uma característica de pessoas que conseguem identificar futuras necessidades e agem para encontrar uma solução. Esta habilidade é importante em uma equipe porque as pessoas envolvidas no planejamento ou execução de um projeto podem contribuir identificando necessidades e oferecendo suas próprias soluções de antemão.

Ser proativo é algo muito valioso para empresas e equipes porque torna o trabalho mais ágil e prático. Desta forma, é possível se programar e agir para evitar dificuldades que impediriam o progresso de uma empresa ou organização.

Esta é uma habilidade importante que pode ser desenvolvida. Bons líderes irão assegurar um espaço seguro para que sua equipe sinta-se confortável em dar sugestões e opiniões sobre determinados assuntos. Desta maneira, soluções mais práticas, eficientes e até mesmo mais econômicas poderão ser exploradas.

Comunicação

Algo que nunca pode ficar de fora para que um bom trabalho em equipe seja posto em prática é a comunicação. É preciso que empresa e colaboradores possam se comunicar de maneira clara e objetiva para que todos entendam seu papel no desenvolvimento e execução de projetos.

Desta forma, será possível administrar o progresso de uma equipe e avaliar durante seu trabalho quais problemas necessitam de solução e quais tarefas precisam de mais atenção.

Para que isso aconteça, é imprescindível que a organização ou negócio estabeleça um ambiente saudável para a comunicação. Então, os colaboradores irão se sentir confortáveis para comunicarem entre si, resolvendo seus conflitos e colaborando para alcançar um mesmo objetivo.

Toda equipe saberá qual é sua responsabilidade, estarão por dentro dos detalhes dos projetos que integram, terão expectativas alinhadas e auxiliarão seus colegas caso a comunicação seja feita de uma maneira saudável, eficaz e objetiva.

Respeito

O respeito é necessário em qualquer grupo de pessoas. Somos todos diferentes, temos nossas crenças, culturas e valores. Reconhecer a diferença do outro é essencial para respeitá-lo e manter um ambiente saudável para todos.

A vivência no ambiente de trabalho é algo cotidiano, entender os limites dos colegas e respeitá-los é algo fundamental para que o trabalho em equipe possa ser executado sem conflitos que afetem seu desempenho.

Não é preciso concordar com tudo o que dizem, mas reconhecer as diferenças dos colegas e respeitá-las é o que mantém unida uma equipe rica em conhecimento.

Trabalhando em equipe

Como o ambiente organizacional afeta o trabalho em equipe?

Primeiro precisamos entender o que é o clima organizacional para saber como ele afeta o trabalho em equipe. De forma resumida, pode ser definido como um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, que afetam os indivíduos direta ou indiretamente.

O clima organizacional é representado pelos sentimentos mais predominantes em uma empresa e está diretamente ligado à satisfação dos profissionais que trabalham nela. Ou seja, é como os membros de uma organização percebem e se sentem quanto aquela instituição.

Como o trabalho em equipe é afetado?

A produtividade e o desempenho de uma equipe são afetadas diretamente pelo clima organizacional. Um clima pesado e desconfortável reduz o rendimento, enquanto um clima leve e positivo ajuda os colaboradores a produzirem mais.

Isso acontece porque ambientes ruins desmotivam os trabalhadores, diminuindo sua capacidade de produção. Já um clima favorável ajuda a manter uma equipe motivada e pode fazer com que seus integrantes utilizem de maneira eficiente sua capacidade de produção.

Portanto, manter um clima organizacional positivo e saudável é extremamente importante para incentivar um trabalho em equipe eficiente.

Como potencializar o trabalho em equipe

Existem alguns comportamentos que podem ser praticados pela liderança e pelos membros de uma equipe para potencializar os resultados do trabalho em equipe. Confira quais são e leve-os para seu dia a dia.

1. Tenha paciência

Lidar com diversas opiniões distintas não é uma tarefa fácil, mas é algo essencial para que a dinâmica de uma equipe possa funcionar. Busque expor seu ponto de vista de maneira moderada e tente não o impor às outras pessoas.

É normal que algumas pessoas aceitem suas ideias com mais facilidade e outras não, mas lembre-se que nem sempre suas opiniões estarão corretas ou serão a melhor maneira de como lidar com um problema.

2. Esteja aberto a novas ideias

Após praticar a dica anterior, é bem provável que você já este mais aberto a aceitar novas ideias. Aceitar o novo e o diferente é um passo muito importante para reconhecer novos caminhos, aprender coisas novas e conquistar os melhores resultados em conjunto.

3. Seja proativo

Não fique parado e espere a cobrança natural de suas funções. Mostre a importância de integrar sua equipe contribuindo de maneira ativa com pontos de vista e ideias para ajudar seus colegas a desenvolverem o caminho mais viável para conquistar resultados. O extremo oposto também deve ser evitado, portanto, busque não tomar o espaço de colegas.

Para que o trabalho em equipe possa fluir da melhor maneira possível, respeite o momento de fala de cada integrante do seu time. Mas, é claro, esteja sempre pronto para expor seu conhecimento, ideias e experiências com o objetivo de agregar.

Reconhecer as necessidades dos colegas e ajudá-los no que é possível, sem comprometer o seu trabalho, também é algo muito importante e muito bem-visto em ambientes de trabalho colaborativo.

4. Estimule a criatividade

Não julgue as ideias e colaborações dos seus colegas de equipe, faça o contrário, os estimule. O processo criativo é algo individual, diferente para cada pessoa. Podemos encontrar colegas que precisam expor algumas ideias mais comuns e menos efetivas para que então, elas deem espaço a ideias criativas que colaborem com seus objetivos.

5. Respeite as diferenças e aprenda com elas

Cada um dos profissionais que integra sua equipe tem sua forma de pensar, seus conhecimentos e suas experiências. A diversidade gerada pela união de várias pessoas é o que dá capacidade para que o trabalho em equipe seja tão importante, tanto para empresas quanto para os profissionais.

Respeitar as diferenças entre colegas é essencial para preservar o potencial de sua equipe. Desta forma será possível aprender com a experiência de outras pessoas e compartilhar seu conteúdo para ajudar seus colegas.

6. Conheça sua equipe

Equipes são feitas por pessoas. Isso é algo óbvio para muitos, no entanto, encontrar empresas onde colegas de trabalho não se conhecem tão bem é algo comum. O problema é que esta relação de impessoalidade pode afastar os membros de uma equipe, tornando o trabalho automático, desgastante e difícil de gerenciar.

Ao incentivar empatia e amizade, os colaboradores de uma empresa podem se conhecer melhor, tornando suas interações mais amigáveis e criando um ambiente de trabalho amigável onde é possível se sentir bem.

7. Comunique-se

A boa comunicação é importante em vários aspectos da carreira profissional e essencial para a execução de um bom trabalho colaborativo. Manter os objetivos alinhados com todos os integrantes de uma equipe é fundamental para que o trabalho gere resultados.

A comunicação também é essencial para que cada colaborador saiba o que é esperado de seu trabalho e consiga expressar seus limites, possibilitando um planejamento de metas eficientes. Caso contrário aconteça e as expectativas não sejam alcançadas, a confiança da equipe será abalada e o resultado final estará comprometido.

8. Critique no momento correto

As críticas são necessárias para que exista evolução em um ambiente profissional. No entanto, quando são feitas da maneira errada ou no momento errado, podem atrapalhar mais do que ajudar.

Para integrar uma equipe, o desenvolvimento da inteligência emocional é algo imprescindível. Saber lidar com seus sentimentos e identificar os sentimentos de outras pessoas são passos essenciais para não se deixar levar por sentimentos impulsivos, que podem gerar conflitos.

Utilize a empatia para entender melhor como seus colegas se sentem. Então, encontre o momento certo a maneira mais adequada de criticá-los de maneira construtiva, garantindo que não haja ressentimento e ressaltando sua preocupação com sua evolução profissional.

9. Tenha objetivos e papéis bem definidos

Ao identificar as especialidades e as limitações dos membros de sua equipe é possível dividir suas responsabilidades de acordo com suas competências, tornando a divisão justa e aumentando seus resultados. Desta forma, a chance de membros ficarem sobrecarregados com trabalho é diminuída.

Quando os integrantes do seu time entenderem seu papel e souberem exatamente o que precisa ser feito, o trabalho será mais organizado e ágil. Além disso, ao identificarem dificuldades, os colaboradores poderão conseguir ajuda para encontrar soluções antes que problemas maiores se desenvolvam.

10. Reconheça e comemore o sucesso

A falta do reconhecimento das metas alcançadas através do trabalho em equipe é um problema. Ao não celebrar ou reconhecer as conquistas de uma equipe, seus integrantes podem sentir-se desvalorizados e desmotivados para continuar entregando seu melhor desempenho. Sentem que sua colaboração não foi efetiva.

Por isso comemorar o sucesso de uma equipe é tão importante. Ao reconhecer os esforços que geraram cada resultado, os colaboradores entendem melhor seu papel no ambiente organizacional e sentem-se motivados a conseguir resultados ainda melhores.

O reconhecimento não precisa ser feito de maneira extravagante, os agradecimentos na finalização de projetos e comemorações quando metas são batidas geram impactos muito positivos. Além disso, estes momentos ajudam na integração dos colaboradores que se esforçaram juntos para conseguir entrar os melhores resultados.

Liderança

13 Ferramentas para otimizar o trabalho em equipe

Confira algumas ferramentas que podem ser utilizadas por sua equipe para tornar o trabalho colaborativo mais eficiente e prático

1. JivoChat

O Jivochat é uma plataforma de comunicação com o foco no atendimento ao cliente, mas não é limitado apenas a este tipo de utilização. Uma das funcionalidades que merecem destaque na ferramenta é o chat interno.

Através dele é possível criar grupos e conversar com sua equipe sobre determinados assuntos sem a necessidade de deixar sua mesa ou utilizar outros aplicativos de mensagem. Enfim, a plataforma oferece uma utilização versátil, sendo eficiente para atender seu público e otimizar o trabalho de sua equipe internamente.

Jivochat

2. Asana

O Asana é uma ferramenta de trabalho em equipe online com uma interface bastante intuitiva e o recurso de arrastar e soltar, que torna sua utilização ainda mais simples. Através dela é possível utilizar painéis para criar listas e atribuir tarefas para você mesmo ou outros usuários.

As tarefas podem ter datas e serem visualizadas através de um Calendário. Notificações são enviadas para pessoas que ficaram encarregadas de uma nova tarefa e ao encerrá-las é preciso marcá-las como concluídas para que o fluxo de trabalho tenha andamento.

3. Trello

O Trello também é uma ferramenta de trabalho colaborativo que utiliza como recurso cartões de arrastar e soltar que podem ser organizados em colunas de atividades. Desta maneira é possível definir fluxos de tarefas fáceis de visualizar e gerenciar, possibilitando que sua equipe acompanhe o andamento de seus projetos.

Também é possível utilizar recursos como checklists, adicionar prazos, anexar arquivos e mais opções de customizações aplicadas aos cartões com tarefas.

4. Slack

Uma alternativa válida para ferramentas de conversas em equipe é o Slack. A ferramenta permite a criação de diversos canais, tem o recurso de pesquisa de mensagens e facilita o compartilhamento de informações e arquivos.

A plataforma também comta com chat de vídeo e voz e oferece integrações com outras ferramentas, como Google e Dropbox. Um diferencial é que a ferramenta tem uma API aberta que permite adaptações.

Slack

5. Google Documentos

O Google Documentos é bem mais do que uma alternativa gratuita ao Word, ele é uma ferramenta de trabalho em equipe muito popular. Através da plataforma é possível criar, editar e compartilhar documentos com integrantes de uma equipe.

Para evitar a perca de informações editando diretamente o texto, é possível sugerir edições, utilizar comentários com dicas e marcar outros integrantes da equipe. Ao fazer isso, notificações serão enviadas por email alertando sobre as alterações no arquivo.

Os documentos podem ser compartilhados por um link direto e através de email. Além disso, é possível definir quais membros da equipe terão autorização para realizar edições e quem terá autorização apenas para visualização.

6. Google Planilhas

O Google Planilhas funciona de uma maneira muito semelhante à ferramenta Documentos, é possível criar planilhas, compartilhá-las e editá-las de maneira colaborativa.

É possível utilizar a ferramenta como um meio de gerenciamento de projetos, compartilhando um documento com os membros de sua equipe e o atualizando de acordo com suas tarefas.

Também é possível utilizar as funções para otimizar sua utilização, assim como no Excel e todas suas alterações ficam salvas de maneira automática, sendo exibidas em histórico que indica o autor de cada edição.

7. Dropbox

O Dropbox é uma ferramenta para o compartilhamento de arquivos na nuvem. Sua utilização é recomendada quando arquivos são grandes de mais para serem anexados a um email.

Além disso, é possível criar pastas colaborativas onde vários integrantes de sua equipe podem carregar e baixar arquivos.

Dropbox

8. WeTransfer

Outra ferramenta de compartilhamento de arquivos muito poderosa é o WeTransfer. A plataforma otimiza o trabalho remoto com o compartilhamento de arquivos pesados gratuitamente.

Sua utilização gratuita tem limitações, mas é mais que suficiente para diversos tipos de empresas. Ao optar por transferir arquivos através desta opção lembre-se de baixá-los com rapidez, pois os diretórios são apagados automaticamente após 7 dias.

9. Draw.io

O Draw.io é uma ferramenta para criar diagramas online que podem ser compartilhados através de integrações. Basta gerar finalizar sua edição, criar um link e enviá-lo para seus colegas de equipe.

Através da plataforma é possível criar diagramas, fluxogramas, infográficos e até mesmo adicionar novas páginas para reunir diversas informações em um mesmo projeto. A ferramenta é gratuita é pode ser utilizada como uma extensão do Google Chrome ou como uma aplicação.

10. Google Hangouts

A solução para conferências e chamadas em vídeo do Google é o Hangouts. A ferramenta de trabalho em equipe permite que pessoas que estão trabalhando em casa ou pessoas em lugares diferentes participarem de uma mesma reunião.

Sua interface é minimalista e simples de utilizar. É possível compartilhar sua tela durante a utilização, grupos de bate-papo podem ser criados separadamente para diferentes equipes e projetos, os históricos de chats são salvos e a ferramenta também é integrada ao Gmail e ao Google Agenda.

Google Hangouts

11. Skype for Business

O Skype for Business é uma ferramenta de colaboração muito interessante para equipes que utilizam os recursos do pacote Microsoft Office, devido as suas integrações.

É possível agenda reuniões e gerenciá-las com muita facilidade através do Skype. Os apresentadores podem ter controles adicionais nas chamadas, para ajudar a conduzir reuniões. A qualidade das conversas através da plataforma é em HD e um destaque é a capacidade de até 250 participantes simultâneos.

12. Zoom

Esta é mais uma alternativa de ferramenta para videoconferência. Como Zoom é possível criar sessões para dezenas de pessoas, compartilhar sua tela e utilizar um chat exclusivo para os integrantes de uma reunião.

A plataforma também conta com um recurso chamado Breakout room, que serve para criar grupos em videoconferências grandes onde cada um pode fazer trabalhos específicos e, então, juntar a todos novamente a qualquer momento. Além disso, o Zoom permite a gravação e armazenamento do conteúdo de suas chamadas em áudio e vídeo.

13. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma plataforma de trabalho em equipe que reúne mensagens de grupo, armazenamento de arquivos e videoconferências. Sua integração com outras ferramentas Microsoft permite que usuários trabalhem colaborativamente em programas como o Word, Excel, OneNote, entre outros.

A plataforma pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada equipe. É possível criar salas de conversa exclusivas para setores, adicionar guias de informação e atalhos para os aplicativos mais acessados. Existem até mesmo alguns templates prontos para agilizar esta personalização.

Frases de trabalho em equipe

Confira algumas frases que podem ser utilizadas para incentivar o trabalho em equipe e melhorar o clima organizacional em sua empresa.

  1. “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas!” - Ayrton Senna
  2. Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.
  3. “Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros.” - Augusto Cury
  4. “A velocidade do chefe é a velocidade da equipe.” - Lee Iacocca
  5. “Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.” - Warren Bennis
  6. “Ajudando os outros a obter êxito, você pode atingir o seu êxito melhor e mais rápido.” - Napoleon Hill
  7. “Uma única pessoa não faz coisas incríveis no mundo dos negócios. Uma equipe sim.” - Steve Jobs
  8. “Pessoas normais produzem resultados normais. Pessoas diferentes produzem Resultados Extraordinários.” - José Roberto Marques
  9. “Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto é a vitória.” - Henry Ford
  10. “Eu faço o que você não pode, e você faz o que eu não posso. Juntos podemos fazer grandes coisas.” - Madre Teresa de Calcutá
  11. Enquanto estiver em uma equipe, siga o exemplo de seus dedos e lembre-se de que eles não fariam nada sozinhos.
  12. O trabalho em equipe divide a tarefa e multiplica o sucesso.
  13. “O que une uma equipe é quando um cobre as fraquezas do outro.” - Phil Jackson
  14. No trabalho em equipe, só tem uma forma de fazer um resultado excelente: é fazermos juntos.
  15. “Lembre-se que da conduta de cada um depende o destino de todos.” - Alexandre, o Grande
  16. “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” - Abraham Lincoln
  17. “O único ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber como se dar bem com as pessoas.” - Theodore Roosevelt
  18. “O melhor grupo é composto por pessoas que te inspiram e te desafiam. Passe muito tempo com elas e isso transformará a sua vida.” - Amy Poehler
  19. Um bote não vai para frente se cada um rema à sua própria maneira.
  20. “O bom líder é aquele que é capaz de atingir a sua sensibilidade sem impedir o seu brilho.” - John Maxwell
  21. “Melhor serem dois do que um, pois tem maior recompensa no trabalho. Se um cair o outro levante seu companheiro, mais ai do que estiver só…” - Eclesiastes 4:9-10
  22. “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.” - Napoleon Hill
  23. “Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas que não conseguirá nada sozinha.” - Bernardinho Rezende
  24. “A união é força… quando há trabalho em equipe e colaboração, coisas maravilhosas podem ser alcançadas.” - Mattie Stepanek
  25. “Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução.” - Salvador Faria
  26. “Não importa o quanto a sua estratégia é brilhante. Se você estiver jogando sozinho, vai perder para um time.” - Reid Hoffman
  27. “Se você quer se levantar, levante alguém.” - Booker T. Washington
  28. “Talento pode ganhar jogos, mas trabalho em equipe e inteligência ganham campeonatos”. - Michael Jordan
  29. Trabalhar em equipe é unir várias formas de pensar para um só objetivo.
  30. “Pessoas normais produzem resultados normais. Pessoas diferentes produzem Resultados Extraordinários.” - José Roberto Marques

Colaboração

Preparado para otimizar seus resultados através do trabalho em equipe?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha trazido informações interessantes e valiosas para incentivar o trabalho em equipe dentro de sua empresa. Lembre-se de compartilhar as dicas com seus colegas e considere começar a utilizar o Jivochat como a ferramenta de comunicação interna do seu negócio.

2020/11/11

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte