14 Dicas de como falar em público

Índice

Saber como falar em público pode ser útil em diferentes momentos da sua vida, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.

E compreender como você deve se comunicar oralmente é essencial para que você consiga transmitir uma mensagem.

Quem nunca apresentou um trabalho acadêmico ou precisou conduzir uma reunião de trabalho?\ \ Embora essas duas situações, e tantas outras em que precisamos mostrar a nossa capacidade de comunicação, possam despertar o frio na barriga de muitas pessoas, existem maneiras de ficar mais calmo, diante do seu público, e passar por elas com êxito.

Portanto, se você deseja aprender mais sobre como falar em público, nesse artigo você terá acesso a informações relevantes para poder melhorar a sua comunicação em uma apresentação, reunião ou qualquer outro evento possível.

É natural não saber como falar em público?

Se você quer saber como falar em público sem ficar tão ansioso, é importante saber que o medo de falar em público é mais comum do que parece ser.

De acordo com uma pesquisa publicada no XIV Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP (2017), nada menos que 75% da população mundial sofre de medo de falar em público em algum nível.

E embora o medo de falar em público seja bastante pessoal, ele é uma reação natural e fisiológica do corpo humano.

Ele é uma maneira que o nosso organismo encontrou para se defender de uma situação que nos é desconhecida.  

E quando pensamos um pouco mais a fundo  talvez  a ideia de que não podemos prever qual será a reação do público, durante uma palestra ou uma apresentação, é um dos fatores que nos deixam mais apreensivos.

Afinal, estamos expondo as nossas ideias e opiniões acerca de um assunto a pessoas que provavelmente terão outras ideias e opiniões.

Apesar do ato de falar em público não representar uma ameaça física real, o nosso corpo entende essa situação como uma ameaça, e isso pode desencadear uma série de reações desagradáveis. 

Além disso, há muitas pessoas que são vítimas de uma forte autocobrança e que eleva ainda mais os níveis de estresse e de ansiedade nessas situações. 

Vamos entender mais sobre alguns sinais que o seu organismo emite em momentos que você não sabe como falar em público. 

O que o seu organismo fala quando você está diante dessa situação?

Antes de abordarmos as dicas de como falar em público, é necessário que você compreenda quais são os sinais emitidos pelo seu corpo quando precisa enfrentar uma grande audiência.

Entre os principais sinais de alerta você deve ficar atento, e que geralmente começam iniciam dias antes da reunião, apresentação ou evento, são:

  • Não conseguir se concentrar nas tarefas básicas do dia a dia
  • Preocupação excessiva em esquecer o conteúdo da apresentação
  • Ficar imaginando como o público irá reagir a sua apresentação
  • Passar horas repetindo o mesmo discurso com a intenção de decorá-lo

No dia do evento, há alguns outros sinais característicos que evidenciam que uma pessoa não sabe como falar em público, entre eles podemos citar:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Transpiração excessiva
  • Boca seca
  • Voz trêmula
  • Congelamento 
  • Náuseas, dores de estômago ou dor de barriga
  • Falta de ar

O importante é que você seja capaz de identificar esses sinais para que você entenda o quanto não saber como falar em público pode te afetar, e assim encontrar maneiras de se sentir mais confiante, além das dicas que veremos  a seguir. 

Por que é importante saber como falar em público?

Entender como falar em público é importante, pois a comunicação tem um papel fundamental para quem vive em sociedade.

Através da comunicação você cria conexões com pessoas, e esse aspecto é positivo tanto na vida pessoal quanto na vida pessoal.

Na vida pessoal, através do domínio da comunicação você pode estabelecer relações de amizade, romance e companheirismo com as pessoas que gosta.

No âmbito profissional, é onde você consegue conexões para avançar as negociações, podendo aprender também a usar a persuasão a seu favor.

Afinal é importante saber como negociar com investidores, clientes e chefes para garantir o avanço da sua carreira profissional. 

Ainda nesse contexto, não podemos descartar os impactos que a pandemia trouxe para o ambiente profissional.

Quem experimentou o sistema de funcionamento em home office, muito provavelmente teve que passar por mais encontros do que o número de encontros aconteceria se estivesse trabalhando no presencial.

E embora seja natural que através da internet você se sinta mais seguro para se comunicar, em algumas ocasiões as pessoas não sabem como perder a vergonha de falar em público e acabam sendo despreparadas.

O fato é que muitas empresas viram que o home office pode ter as suas vantagens, e caso você acabe caindo nessas empresas é preciso estar preparado para enfrentar as reuniões virtuais e repassar o seu desempenho aos superiores.

Imagem vetorizada de duas pessoas conversando

Como falar em público sem medo

Agora vamos entender como você pode fazer para melhorar o seu desempenho em reuniões e até mesmo em grupos de amigos.

1. Invista em cursos 

Para você obter bons resultados uma boa dica é investir em cursos preparatórios, pois através dele você pode  aprender com quem já tem experiência no assunto. 

Indicamos que você olhe atentamente para o conteúdo desses dois cursos de oratória e veja se algum deles é interessante para a sua necessidade.

O A Jornada do Orador  é um curso dividido em 9 módulos.

Através desse curso você irá compreender qual é o potencial da sua comunicação e como você pode utilizá-la diariamente. 

Esse curso irá inspirar confiança para você  que deseja saber como utilizar e aplicar as técnicas de venda, e também de persuasão. 

Com o curso A arte de falar em público  você vai aprender a enfrentar os seus medos de falar ao vivo.

Ele é um curso completo onde você irá compreender  como ter uma melhor postura na hora de se comunicar  e como aplicar técnicas de persuasão,

Além disso, irá aprender sobre as técnicas de Storytelling para aplicá-las durante suas palestras ou reunião com os clientes. 

Você terá acesso a exercícios práticos, assim você pode colocar em prática tudo o que aprendeu sobre como falar em público. 

Ao final do curso você garante o seu certificado para agregar ao seu currículo.

2. Conheça o seu público

Antes de se preparar para qualquer evento você deve primeiramente pensar sobre o seu público.

Quem são as pessoas que irão receber a mensagem que você deseja transmitir? 

O conhecimento do público é fundamental para quem deseja ter um bom desempenho em qualquer ocasião que envolva comunicação. 

Através desse conhecimento é possível compreender qual é a forma de abordar um tema para que ele gere um impacto positivo sob a sua audiência. 

Além disso, é indispensável saber qual linguagem você deve utilizar perante o seu público. 

A linguagem formal geralmente é o modelo de linguagem mais utilizado em reuniões, entrevistas e eventos.

Entre pessoas próximas  a linguagem informal predomina, pois é uma linguagem utilizada quando você possui certa intimidade com as pessoas.

3. Autoconhecimento é importante

Além de conhecer o seu público, você também deve conhecer a si mesmo. 

É preciso refletir sobre quais são as suas principais preocupações em situações que você precisa aprender a como falar em público, e também os sinais de estresse que essa situação desencadeia no seu corpo.

Reconhecer os seus pontos fracos permite que você os encare diretamente e entenda como você pode melhorá-los. 

Mantenha o foco nas suas fraquezas e na atividade que é mais difícil para você quando você vai falar em público, tente encontrar maneiras de se sentir mais confortável a partir dela. 

4. Tenha domínio do assunto

Um dos grandes erros e que impedem o indivíduo de saber como falar em público é achar que ele já sabe todo o conteúdo, ou então deixar para absorver o conteúdo o mais perto da reunião.

Realizar uma pesquisa, a respeito do conteúdo, com antecedência provavelmente fará você se sentir mais tranquilo.

Além de reforçar os seus conhecimentos, deixando o conteúdo fresco na sua mente, através dessa pesquisa você poderá identificar quais são os pontos que precisam de mais atenção e que você pode estudar por mais tempo.

Dominar o assunto permite que você transmita autoridade e assim adquira mais confiança, e consequentemente fique menos ansioso.

Portanto, mesmo que você pense que já sabe tudo, a pesquisa é muito importante para que você se sinta mais confiante.

5. Faça um roteiro

Ter domínio do assunto não é o único ponto chave, você precisa destacar os pontos mais interessantes para abordar e apresentá-los de uma maneira lógica.

Elaborar um roteiro permite que você visualize melhor seus conteúdos,  e também compreenda como apresentá-los.

Por isso, é importante que no seu roteiro você defina algumas palavras-chave que te ajudarão a lembrar e memorizar o que você precisa abordar durante o seu discurso.

E se for possível faça uma apresentação em formato de slides, para torná-la mais dinâmica.

A apresentação tende a servir como um guia, para que você não tenha que se preocupar com a ordem dos conteúdos.

Você pode utilizar programas como o Canva, para fazer a sua apresentação.

O Canva é uma ferramenta online que possui muitos recursos e ferramentas editoriais.

Através do Canva é possível deixar a sua apresentação mais bonita e atraente para o seu público. 

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

6. Ensaie em voz alta

Essa é uma dica valiosa. Experimente ensaiar na frente do espelho ou gravar um vídeo no seu celular. 

É comum pensarmos que depois de elaborar um roteiro ou rascunho basta seguirmos o que está escrito no papel da maneira que ele está escrito.

O grande problema, é que muitas vezes as falas não soam tão bem quanto o papel, principalmente se você utilizar uma apresentação em slide, por exemplo, é preciso fazer uma  pausa e conexão de fala entre alguns pontos.

E muitas vezes são esses pontos que geram engasgos na apresentação, para evitar ficar sem saber o que falar é necessário ensaiar.

Ensaiar em voz alta além de permitir que você avalie a sua performance também permite que você evite essas travadas na fala. 

Se quiser gravar a sua voz e saber como você se saiu, você pode utilizar o gravador de áudio Apowersoft.

Ele funciona no computador e é uma ferramenta bastante leve, e útil para você testar  o seu desempenho antes de uma reunião ou apresentação.  

7. Utilize recursos visuais para captar a atenção da sua plateia

Existem algumas ocasiões que infelizmente não é possível utilizar apresentações no formato de pdf, nesse caso você não tem muito como escapar e fazer uma apresentação mais quadrada.

Mas se for permitido, você deve usar e abusar dos recursos recursos visuais, pois você pode transferir a eles parte do volume de conteúdo, e é mais fácil explicar através de recursos visuais.

É possível até mesmo mesmo utilizar vídeos curtos, ou imagens como infográficos, mapas conceituais, mapas mentais, além de contribuir para que você saiba como falar em público eles vão ajudar a compreensão do que está sendo dito.

Você pode utilizar os próprios recursos do Canva para criar imagens interessantes, tirando parte da carga do seu conteúdo.

Busque também por editores de vídeo ou de imagem para melhorar a sua apresentação.

Imagem vetorizada de uma mulher editando uma apresentação

8. Esteja preparado para o inesperado

É sempre bom você ter um plano B em mente caso uma situação inesperada venha a acontecer. 

Infelizmente não é possível prever quando esses eventos irão acontecer, por isso esteja preparado para enfrentar os imprevistos que podem acontecer quanto ao local, plateia ou ferramentas de suporte como computadores e fiação.

Ou até mesmo se alguém acabar te questionando algo que você não souber como responder, nesse caso aja profissionalmente peça um contato da pessoa e se informe e dê o retorno a essa pessoa.

9. Esteja atento a sua linguagem corporal

A linguagem corporal e a postura no momento da apresentação são aspectos que você deve levar em consideração, pois eles fazem parte da sua comunicação com o público.

Não basta só saber como falar em público, é preciso saber como você vai se comportar diante dessas pessoas. 

Através de gestos e da postura você pode transmitir para a plateia que você está tenso, nervoso ou até mesmo com medo. 

Automaticamente você tende a se sentir menos confiante se estiver em uma posição mais retraída.

Por isso, tente se mostrar confiante seguindo essas dicas:

  • Gesticule a cada informação importante
  • Fique relaxado e com uma boa postura na posição de apoio
  • Movimente-se pelo espaço para deixar a apresentação mais dinâmica
  • Faça contato visual com os seus ouvintes.

10. Use exemplos

Exemplos são maneiras didáticas de explicar para seu público uma situação, por isso eles são utilizados também para facilitar a compreensão do seu público. 

Através dos exemplos você pode aplicar a técnica de Storytelling que consiste em criar uma narrativa para aquilo que está sendo contado, dessa maneira o público pode “visualizar” melhor o que está sendo dito.

11. Seja um palestrante acessível

Tenha em mente que se as pessoas estão assistindo a sua palestra é porque elas têm interesse real no seu conteúdo.

Como falar em público não é uma tarefa fácil, o que pode acontecer é de você se tornar um pouco fechado e não tão receptivo ao público.

Por isso, fique atento e permita que a plateia também participe.

12. Vença o medo e lute contra ansiedade

Talvez essa seja a tarefa mais difícil de aprender a como falar em público. 

Para vencer o medo e a ansiedade é necessário trabalhar o seu psicológico, e garantir que você se encontre em bom equilíbrio emocional.

É necessário mudar a maneira com que você está enxergando toda essa situação.

Ao invés de olhar para o lado negativo, tente ver essa como uma oportunidade de crescimento e enriquecimento pessoal.

E lembre-se que ninguém é perfeito e que até mesmo grandes palestrantes tendem a se sentir nervosos, portanto, o melhor que você tem a fazer nessa situação é praticar e estar preparado para passar por isso.

Com a prática e o hábito você tende a ficar menos nervoso depois de passar por essas situações. 

13. Esteja atento a pronúncia das palavras

Para saber como falar em público, você deve também estar atento à pronúncia das palavras, e  também evitar os seus vícios de linguagem.

É muito comum que quando se está nervoso as palavras mais difíceis de se pronunciar saiam meio atropeladas, por isso é importante ensaiar e se assegurar de que você não vai errá-las.

Evite os principais erros de dicção:

  • Suprimir o “R” e o “S” no fim das palavras de fazer, “vamo” em vez de vamos)
  • Omitir a semivogal nos ditongos 
  • Vícios de linguagem como o “né”, “E daí”’, “ e aí”

14. Procure relaxar antes da sua apresentação ou reunião 

Depois de estudar e acertar todos os pontos necessários, relaxe. Aproveite um tempo para descansar e esvaziar a mente. 

Embora seja importante que você tenha certeza de que tem um bom domínio do conteúdo, também é importante que você tenha um tempo de lazer antes da apresentação. 

Fique atento aos principais erros cometidos ao falar em público

Agora que você já sabe como falar em público, esteja atento para não cometer os principais erros durante uma apresentação ou reunião.

Lembre-se das pausas

É importante que você esteja atento a sua fala no dia da apresentação, é natural falar um pouco mais rápido do que o normal, principalmente quando se está nervoso.

Entretanto, lembre-se que você precisa fazer uma pausa entre as frases e falas até mesmo para que elas possam manter alguma coerência.

As pausas também transmitem mais segurança para o público. 

Manter o olhar fixo em apenas uma pessoa

É um erro que acontece inconscientemente, você tende a procurar um ponto de referência e com isso acaba evitando as outras pessoas da sala. 

Tente fazer contato visual com toda a sua audiência.

Fazer gestos repetitivos demais

Gesticular enquanto se apresenta deixa a apresentação mais dinâmica e menos engessada.

Entretanto repetir demais os gestos pode ser cansativo para o público, portanto não fique indo de um lado para o outro muitas vezes ou então repetindo as mesmas gesticulações.

Entendeu como falar em público?

Saber como falar em público não é uma atividade simples e envolve treino, autoconhecimento e também paciência.

Se você já tentou alguma dessas dicas e não viu resultado, experimente tentar os cursos que apresentamos para descobrir técnicas de como falar em público.

Você ainda pode buscar ajuda profissional, o psicólogo é um profissional capacitado e pode te ajudar a se entender melhor durante o processo de como falar em público.

Início Blog Comunicação 14 Dicas de como falar em público
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download