Mapa conceitual: O que é e como fazer?

Índice

O mapa conceitual pode ser uma ferramenta em potencial para quem deseja facilitar a compreensão dentro de uma equipe sobre um projeto ou estratégia que será aplicado. 

Ele também é bastante utilizado como ferramenta criativa, podendo auxiliar em inúmeras estratégias como Marketing digital, Marketing de conteúdo, produção de produtos, gerenciamento e planejamento estratégico.

O mapa conceitual é uma ferramenta de fácil utilização, e veremos nesse artigo que a sua construção pode ser realizada através do uso de materiais básicos como papel e caneta.

Ou você pode utilizar ferramentas que permitem a construção de mapas conceituais online. 

Se você ainda não compreendeu o que é um mapa conceitual e como aplicá-lo ao seu negócio, continue a leitura para obter essa e outras informações.

O que é um mapa conceitual?

O mapa conceitual é uma ferramenta gráfica que representa visualmente a relação entre conceitos e ideias.

Ele pode ser utilizado durante o estudo, uma apresentação ou reunião facilitando a compreensão e promovendo rápida memorização do conteúdo ao leitor. 

Logo, o seu uso permite economia de tempo e maior objetividade para quem adota o seu uso. 

Em um mapa conceitual, as informações são dispostas de maneira hierárquica ou sistematizada, e se organizam a partir de tema principal que será  ramificado para que sejam abordados ideias e conceitos relacionados.

A construção visual de mapa conceitual ocorre através de caixas ou balões, também chamadas de nós, que são conectados por meio de arcos, setas ou linhas  para facilitar a compreensão do indivíduo que está analisando o mapa. 

\ O mapa conceitual começou a ser utilizado em 1960, através do professor Joseph Novak, e continua sendo amplamente utilizado nos dias de hoje.

Qual é o objetivo do mapa conceitual?

Entre os objetivos do mapa conceitual podemos dizer que ele é uma ferramenta que facilita a compreensão em diferentes processos.

Pois, ele parte do princípio de que o cérebro processa imagens muito mais rápido do que  ele  processa elementos textuais.

Nesse sentido, o mapa conceitual é uma forma de apresentar um conteúdo de maneira mais didática e dinâmica, permitindo ao leitor uma melhor retenção de conhecimento.

Estrutura de um mapa conceitual

Elementos de um mapa conceitual

Depois de compreender o que é um mapa conceitual, vamos falar um pouco mais sobre quais são os elementos que o compõem e que são indispensáveis para a construção de um mapa. 

Ideia central

É o elemento principal de um mapa conceitual. A ideia pode ser um tema ou conceito de onde o mapa conceitual deverá partir.

Esse tema deve ser um problema ou objetivo pelo qual a construção do mapa conceitual irá solucionar ou auxiliar.

Ou seja, esse elemento é o ponto de referência e irá contextualizar os demais elementos do mapa, por isso ele deve sempre ser apresentado acima dos demais elementos na hierarquia.

Conceitos

São elementos fragmentados da sua ideia central, e  que contribuem para a compreensão total do seu mapa conceitual.

Ele é composto por palavras-chave ou termos gerais que são essenciais para a compreensão da ideia central. 

Hierarquia 

O mapa conceitual deve seguir uma hierarquia, onde deve ser priorizada a leitura de cima para baixo, dependendo do tipo de mapa que você escolher.

Ou seja, parte-se da ideia central e expande-se para os conceitos menores, suas definições e demais tópicos, conforme avançamos no mapa, mais abaixo, encontramos conceitos mais específicos.

Os elementos devem estar interligados através de setas, linhas, descrições, ou qualquer outro elemento que facilite a compreensão da relação entre eles.

Frases de ligação

As frases de ligação, como o próprio nome indica, servem para ligar os conceitos.

Elas são consideradas elementos intermediários, normalmente estão localizadas no meio do “caminho”, pois interrompem a linha que constitui a estrutura hierárquica do mapa conceitual. 

Para facilitar a compreensão do mapa conceitual elas devem ser curtas e formadas por verbos.

Definições 

As definições  são construções semânticas de caráter explicativo, elas sistematizam os significados dos conceitos.

São elementos fundamentais para a compreensão acerca do mapa conceitual.

Links cruzados 

Os links cruzados estabelecem relações entre os diferentes conceitos dentro de um mapa. 

Permitem uma melhor visualização das ideias e facilitam o pensamento criativo. 

Estacionamento 

 

É uma lista realizada antes da elaboração do mapa conceitual para que você possa identificar quais são os conceitos-chave que devem ser incluídos dentro do seu mapa, ela deve ser elaborada do conceito geral até o mais específico.

A lista tem esse nome, pois a medida que você for organizando os conceitos no seu mapa você irá descobrir onde cada um deles se encaixa.

Como fazer um mapa conceitual?

Agora vamos entender como se dá a construção de um mapa conceitual na prática, para que você possa planejar e criar o seu próprio mapa. 

Defina um tema ou ideia central

Sobre qual tema você deseja fazer o seu mapa conceitual?

A partir da definição do tema inicial você começará a elaborar o seu mapa conceitual, a ideia é fazer uma lista para identificar quais são os temas que se encaixam na sua proposta.

 A ideia ou tema deve ser simples e conciso para evitar desvios quando o mapa estiver maior. 

Tente também separar as suas ideias principais das ideias secundárias para facilitar o processo.

Faça uma coleta de informações

Pesquisa é essencial para montar o seu mapa conceitual, depois de definir um tema central ou a ideia central é preciso definir os conceitos.

Para defini-los é preciso realizar pesquisa para coletar dados e obter informações relevantes sobre o seu mapa conceitual. 

Por isso, busque informações nas suas ferramentas disponíveis para completar o seu mapa como em livros, na Internet, revistas e etc…

Liste os conceitos associados

Depois de fazer a sua pesquisa e ler mais informações acerca do tema central é necessário fazer um brainstorming. 

Em uma folha separada, você deve listar todas as ideias as quais remetem ao seu tema central.

Escreva tudo que vier à cabeça e depois faça uma seleção apenas dos conceitos que fazem mais sentido para o seu tema. 

Em um segundo momento você deve organizar esses conceitos e revisar para se certificar de que eles estejam alinhados com a sua ideia central.

Escolha o tipo de mapa conceitual 

Existem diferentes tipos de mapa conceitual para você escolher, ainda iremos abordá-los neste artigo, e é preciso que você saiba identificar qual é o seu objetivo. 

Cada tipo de mapa conceitual irá atender melhor às suas necessidades. Você pode escolher entre os três principais modelos de mapa conceitual:

  • Hierárquico

  • Fluxograma

  • Teia de aranha

Defina de que maneira construir o seu mapa

Nessa etapa você irá definir qual plataforma será utilizada para construir o seu mapa conceitual.

Você pode utilizar os materiais mais simples para a construção do seu mapa como um lápis ou uma folha de papel, até programas próprios para a construção de mapas mentais.

E embora existam alguns aplicativos e ferramentas mais especializadas para a construção de mapas conceituais, qualquer editor de texto fornece as ferramentas necessárias para que você possa criar o seu.

Monte o seu mapa conceitual

Agora você já tem tudo em mãos para montar o seu mapa conceitual, já definiu um tema principal, definiu os conceitos e escolheu o tipo e qual ferramenta irá utilizar. 

Essa é a etapa mais trabalhosa, pois você deve construir um mapa que faça sentido, então deve ter bastante atenção para que cada ideia fique no seu devido lugar.

Depois de inserir o tema principal e os conceitos, nessa etapa é onde você começa a construir os arcos que ligam os conceitos.

É importante estabelecer conexões entre os conceitos que você colocou na sua lista, e não se esqueça de incluir frases de ligação para estabelecer relação entre um conceito e outro.

E mesmo que você tenha filtrado as informações é natural que alguns conceitos fiquem de fora do seu mapa. 

A primeira caixa a ser preenchida no seu mapa deve ser o título, e depois dele você pode ir conectando os conceitos de acordo com a sua lista de hierarquia.

Revise o seu mapa

E para finalizar e se assegurar de que tudo está em ordem revise o seu mapa, desde os conceitos, as conexões e refine se você ainda tiver que arrumar algum ponto.

É preciso estar atento, pois se você for apresentar o seu mapa para a sua equipe de vendas, por exemplo, eles devem entender a mensagem que está sendo transmitida através dele. 

Peça para que algum membro da sua equipe leia o mapa, e dê a sua opinião. Discuta qual foi o entendimento acerca do mapa.

Faça o seu mapa conceitual com o Canva

Print screen de mapa conceitual no canva

Já mencionamos que construir um mapa conceitual é muito fácil e pode ser feito até mesmo em uma folha de papel ou um quadro branco, por exemplo.

Entretanto existem ferramentas que contribuem com a simplificação desse processo e esse é o caso da ferramenta Canva. 

Com o Canva você cria o seu próprio mapa conceitual online, escolha entre os mais de 20 modelos de gráficos e os edite da maneira que preferir.

E você ainda pode compartilhar com os membros da sua equipe que podem contribuir com a construção do seu mapa conceitual. 

O Canva permite que você publique e compartilhe ou baixe o seu mapa em alta definição, e é possível incorporar o seu mapa em relatórios e apresentações.

Todas essas funcionalidades em uma ferramenta de edição de arrastar e soltar fácil para quem não possui conhecimentos em Design. 

No Canva você cria o seu mapa conceitual em apenas 5 passos.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Conheça os tipos de mapas conceituais e exemplos

Você já sabe qual ferramenta utilizar na construção do seu mapa conceitual, então agora vamos entender quais são os modelos de mapas conceituais possíveis de utilizar.

Mapa conceitual hierárquico

Exemplo de mapa conceitual hierárquico

O mapa conceitual hierárquico é um dos modelos de mapa mais utilizados, ele é lido de cima para baixo, a ideia central está no topo e os conceitos e definições mais abaixo. 

Ou seja, quanto mais pra cima, mais importante é a informação.

Ele é muito utilizado quando se deseja ter uma melhor visualização de um processo em ordem cronológica. 

É um modelo que facilita muito a compreensão, entretanto ele pode ser um pouco complexo de construir, pois deve seguir um raciocínio lógico em sua construção.

Mapa conceitual fluxograma

Exemplo de mapa conceitual de fluxograma

O mapa conceitual no modelo de fluxograma é construído de maneira linear a partir de um ponto de início, buscando sempre chegar a um fim. 

Nesse modelo é possível identificar diversas opções lógicas para a resolução de determinado processo. 

Dessa forma, o indivíduo consegue ter uma visão geral sobre todas as alternativas e também sobre as prováveis consequências de cada decisão tomada. 

Por isso, esse modelo de mapa conceitual é mais utilizado para salientar processos, sendo um modelo de fácil visualização.

O conteúdo desse tipo de mapa conceitual tende a ser um pouco mais superficial do que os dos demais.

Mapa conceitual de teia de aranha

Exemplo de mapa conceitual teia de aranha

É um modelo bastante semelhante ao mapa mental, pois a ideia central fica no centro do mapa conceitual.

Esse modelo é ótimo para que se possa enxergar a ramificação de ideias quando os assuntos são mais amplos.

Dessa maneira, é possível identificar subtemas e dissecá-los em subcamadas. 

Entretanto, no quesito aprendizado, ele seu uso não é tão recomendado, uma vez que a construção desse mapa dificulta a interligação entre um conceito e outro.

Onde é possível aplicar os mapas conceituais?

Os mapas conceituais são aplicáveis para diversos objetivos onde é necessário melhorar o fluxo de compreensão de um tema ou conteúdo.

Aplicação na aprendizagem

Na aprendizagem o mapa conceitual pode ser aplicado com o objetivo de ajudar os alunos  a atingir níveis cognitivos mais elevados.

Os alunos podem utilizar o mapa conceitual nas seguintes situações:

  • Estruturar e organizar novos materiais
  • Relacionar conteúdos novos com antigos
  • Relacionar elementos de uma história, ou eventos
  • Planejar a escrita
  • Esquematizar seus conhecimentos
  • Criar guias de estudo

Eles também são uma ótima ferramenta para professores explicarem conteúdos onde os alunos têm maior dificuldade de aprender.

Para o professor o mapa conceitual pode ser utilizado para:

  • Fazer planejamento de grade curricular
  • Avaliar a compreensão dos alunos acerca de um assunto
  • Explicar temas de difícil compreensão
  • Incentivar o aprendizado

Os mapas conceituais ainda podem ser utilizados como ferramentas de avaliação em potencial.

É possível pedir que os alunos criem mapas conceituais ao longo do semestre para que se possa realizar um acompanhamento do aprendizado do aluno, e essa atividade pode ser desenvolvida em grupos.

Mapa conceitual para negócios

Nos negócios, o mapa conceitual promove uma melhor análise e compreensão das estratégias e dos planos de Marketing.

Pois, comunicam ideias e incentivam o pensamento visual, ainda estimulam o trabalho em equipe uma vez que o mapeamento dos conceitos deve ser feito em grupo.

Eles podem promover comunicação entre os membros de uma organização permitindo avaliar onde estão atualmente e onde desejam chegar.

Trazem uma abordagem criativa e orientada para os resultados, sendo ótimos narradores das diversas fases de um projeto desde a inspiração, idealização e implementação.

Confira alguns dos potenciais usos de mapas conceituais nos negócios:

  • Promover a compreensão de necessidades empresariais entre os colaboradores de uma empresa
  • Detectar lacunas 
  • Melhorar a comunicação e atendimento ao cliente
  • Identificar relações complexas entre ideias
  • Desenvolvimento de produtos
  • Análise de mercado
  • Treinar novos colaboradores
  • Criação de software
  • Gerenciamento de equipe

Mapa conceitual para saúde

O mapa conceitual também é aplicado à área da saúde, permitindo às equipes priorizar ideias, identificar lacunas e elaborar planos de ação avançados, além do compartilhamento do estado de pacientes.

Na área da saúde os mapas conceituais podem ser utilizados da seguinte maneira:

  • Realizar o mapeamento de cargas de trabalho
  • Priorização de atribuição de pacientes
  • Mapeamento de planos de tratamento
  • Identificar relações entre os sintomas para um melhor diagnóstico
  • Treinamento de equipe

Mapa mental e mapa conceitual são coisas diferentes?

Embora ambos sejam confundidos, é importante reconhecer que eles possuem características e  objetivos diferentes.

O mapa conceitual se apresenta como uma ferramenta de aprendizagem que permite facilitar o entendimento de processos.

Eles são usados para representar o conhecimento tácito, como uma teoria ou um conceito que já existe, dessa forma são onde pessoas do ambiente acadêmico consolidam o seu aprendizado de maneira formal e hierarquizada.

Já o mapa mental  possui uma aplicação mais ampla, pois seu tópico central não precisa ter relação acadêmica ou ser baseado em uma teoria pré-existente. 

Eles são utilizados para desenvolver um conjunto de ideias geradas internamente e tendem a apresentar uma maior variedade de tarefas e conceitos.

Sua estrutura é do tipo teia de aranha, contêm uma única palavra ou frase no centro do mapa onde as ideias irradiam de a partir dessa palavra.

Você pode construir o seu mapa mental com a ferramenta MindMeister, a ferramenta permite que você desenvolva mapas mentais e compartilhe com  quantas pessoas você desejar.

Construa o seu mapa conceitual e facilite o processo de aprendizagem da sua equipe

Neste artigo, apresentamos quais são os principais elementos de um mapa conceitual, como construir um mapa conceitual online e quais são as suas aplicações.

Para você que possui um negócio virtual você pode utilizá-lo para deixar a sua equipe a parte de todas as suas estratégias de Marketing digital e possíveis projetos. 

Utilize o mapa conceitual para facilitar a compreensão para manter a sua equipe alinhada durante a execução das tarefas.

Início Blog Comunicação Mapa conceitual: O que é e como fazer?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download