Como gerenciar uma equipe: 14 dicas para gerar resultados

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Como gerenciar uma equipe de sucesso é um dos maiores desafios de gestores em qualquer mercado. Afinal, o cargo de liderança vem acompanhado de várias responsabilidades como manter o foco nos resultados, gerenciar o fluxo de trabalho, alinhar expectativas, criar planejamentos e lidar com conflitos.

Não existem métodos mágicos que transformam o gerenciamento em uma tarefa simples de ser executada. É preciso de uma postura coerente e atitudes que extraiam o melhor dos membros de sua equipe, além de proporcionar oportunidades para que eles evoluam junto ao seu negócio.

Para tornar o gerenciamento de profissionais em seu negócio mais efetiva, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você e outros gestores que trabalham em sua empresa a comandar equipes que geram mais resultados.

1. Escolha as pessoas certas

O primeiro passo e um dos mais importantes em direção ao sucesso de um negócio é aprender como escolher as pessoas certas para as vagas certas.

O recrutamento é um processo fundamental em empresas que buscam destaque no mercado de trabalho, pois é uma necessidade constante. Afinal, a rotatividade de colaboradores é algo que acontecem em diversos níveis e a expansão do seu negócio exigirá uma equipe maior.

Por isso, saber como selecionar os profissionais adequados, que estejam alinhados à cultura organizacional do seu negócio e ocupem diversas funções que exigem habilidades distintas é um conhecimento essencial para quem deseja gerenciar uma equipe de sucesso.

2. Mantenha sua equipe focada no sucesso de um objetivo

Além dos seus objetivos e dos objetivos individuais de cada integrante de sua equipe, garanta que exista ao menos uma meta a ser alcançada através do trabalho coletivo. Esta é uma forma de melhorar a comunicação e colaboração entre os integrantes de sua equipe.

Avalie e revise estas metas com frequência e assegure que todos compreendem quais resultados devem ser alcançados para que este objetivo possa ser conquistado.

3. Confie em sua equipe

Gestores precisam tomar muito cuidado para não centralizarem todas as atividades para si, sem delegá-las aos seus colegas. Esta situação pode deixar um líder sobrecarregado, além de deixar a impressão que falta confiança no trabalho da equipe.

Por isso, delegar tarefas de maneira otimizada é uma habilidade que deve ser aprendida por todos que ocupam cargos de liderança. Desta forma, será possível gerenciar o trabalho dos colaboradores e orientá-los para que os melhores resultados possam ser conquistados.

Três pessoas em blocos de alturas diferentes se ajudando a chegar no bloco mais alto

4. Saiba como se comunicar

A comunicação é essencial para funcionamento de qualquer empresa e é indispensável para gerenciar uma equipe de profissionais. Neste contexto, os cargos de liderança contam com um papel muito importante: comunicarem-se bem, diretamente e com clareza.

Não irá adiantar pesquisar sobre métodos novos e sofisticados de como gerenciar uma equipe se a comunicação não está presente. Os integrantes de uma equipe precisam compreender de forma clara qual é sua função naquela organização, caso contrário, confusões e problemas surgirão com frequência.

Uma maneira para tornar a comunicação mais fácil é não depender apenas da comunicação verbal direta com sua equipe. Registre o que foi dito, assegure que todos receberam sua mensagem e esteja sempre pronto para esclarecer dúvidas e ouvir novas ideias.

5. Seja um bom exemplo

O comportamento dos gerentes influencia diretamente a maneira como suas equipes interagem, interpretam seu ambiente de trabalho e conduzem suas atividades. Portanto, uma das melhores formas de mostrar o que é esperado dos colaboradores é expressando estas expectativas através de ações.

Por exemplo, líderes que não apresentam pontualidade perdem credibilidade ao cobrar este comportamento de sua equipe.

Portanto, trate seus colaboradores com respeito e cordialidade. Mostre entusiasmo ao participar de projetos para influenciar positivamente seus colegas e mantenha uma relação saudável com sua equipe.

6. Utilize ferramentas de produtividade em equipe

As ferramentas de produtividade em equipe apresentam uma forma simples e prática de reunir informações em só lugar, mantendo todos atualizados quanto à execução do seu trabalho.

Estas ferramentas apresentam soluções excelentes pessoas que buscam por métodos produtivos de como gerenciar uma equipe. Afinal, é possível organizar, programar e executar atividades de negócios através destas plataformas, proporcionando dados concretos para acompanhar e medir o desempenho dos colaboradores.

Pessoa trabalhando em um computador com diversos braços representando sua alta produtividade

7. Mantenha a positividade

O pessimismo é uma característica de pessoas que desistem com facilidade e muitas vezes não tentam novas atitudes. Manter uma atitude e um discurso positivo é importante para manter o pessimismo longe dos seus colaboradores.

É inevitável que em alguns momentos as coisas não aconteçam como o planejado, no entanto, mantenha a postura positiva e encontre a melhor solução possível para este momento. Caso contrário, sua equipe também irá se abater ao sentir o impacto negativo.

8. Cuidado com a quantidade de reuniões

Muitos profissionais, das mais diversas áreas, estão cansados de reuniões que poderiam ser resolvidas em apenas um e-mail. Não exagere no número de reuniões com sua equipe, pois elas podem perder sua relevância.

É um fato que as reuniões são necessárias para gerenciar uma equipe, mas é preciso saber a hora certa de promover estes encontros pessoais, otimizando seu tempo como líder e o tempo dos colaboradores para executarem suas tarefas.

Marque uma reunião apenas quando for necessário, mantenha o tempo controlado para que ela não se prolongue demais e assegure-se de que todos podem estar presentes, discutindo de maneira ativa.

Além disso, apresente motivos importantes para promover as reuniões, desta forma seus colaboradores entenderão a importância destes encontros. Dentre motivos fortes para reunir sua equipe, estão: alinhamento de estratégia, esclarecimento de dúvidas, apresentação de resultados, correção de falhas e feedback.

9. Mantenha sua equipe motivada

Uma equipe motivada, que consegue manter o foco, é capaz de produzir muito mais. É papel dos líderes incentivar e motivar seus colaboradores através do gerenciamento de equipes.

Faça isso incentivando seus colaboradores com premiações, reconhecendo seu trabalho e até mesmo estimulando sua produtividade com frases de motivação para a equipe.

Líder segurando uma bandeira e motivando três colegas de equipe que o estão seguindo

10. Reconheça conquistas de sua equipe

Mostre que você presta atenção nas atividades realizadas e o trabalho duro de sua equipe reconhecendo as conquistas de colaboradores que estão fazendo um bom trabalho.

Ações simples, como reconhecer para todos o sucesso de um trabalhador geram positividade e motivam. É claro, o reconhecimento também pode ser feito na forma de prêmios após sua equipe bater alguma meta ou conquistar seus objetivos.

Apenas tenha cuidado e seja coerente em suas ações, ou sua equipe pode interpretar que existe algum colaborador favorito que está sendo privilegiado, gerando conflitos internos.

11. Supere os imprevistos

Imprevistos são por sua natureza inevitáveis. Por isso, é importante entender que cedo ou tarde eles irão acontecer para manter uma mente aberta, que possa encontrar novas estratégias para superar estas situações.

Existem inúmeras variáveis que influenciam o comportamento de sua equipe, mas a principal é o fato de que seus colaboradores são seres humanos, ou seja, nem sempre um planejamento poderá ser cumprido por uma série de motivos. Portanto, não se desgaste nem perca tempo tirando conclusões precipitadas e procurando por culpados.

Mantenha a calma e foque na solução dos problemas. Encontre a melhor saída e, após superar os desafios, avalie a situação com calma e busque dialogar com os responsáveis pelo problema entendendo o porquê de seu acontecimento e procurando por maneiras de fazer com que não se repita.

12. Aprenda a amenizar conflitos

Um líder que sabe como gerenciar uma equipe entende que faz parte do seu papel levar em consideração os conflitos, que podem acontecer em qualquer ambiente de trabalho, para resolvê-los.

Portanto, não tome decisões precipitadas e não tome parte de um lado antes de escutar o que as pessoas envolvidas no conflito têm para dizer. Então não ignore estes problemas ou eles podem se tornarem ainda maiores, gerando prejuízos na produtividade de sua equipe e até mesmo nos resultados de sua empresa.

Duas pessoas tendo uma discussão no ambiente de trabalho enquanto outras três pessoas reagem ao acontecimento

13. Forneça feedbacks

Oferecer feedback para os colaboradores que compõe sua equipe é uma forma eficaz de reconhecer seus acertos e apresentar aspectos que podem ser trabalhados.

Ao avaliar sua equipe de forma construtiva, um gerente mostra que se preocupa com seus colegas, os mantendo mais unidos. Então, procure oferecer um feedback de valor após cada atividade relevante realizada.

Lembre-se que feedbacks negativos precisam de mais cuidados para serem bem recebidos. Elogie os acertos e comente sobre o que precisa ser mudado de maneira profissional, respeitosamente.

14. Separe o profissional do pessoal

Por fim, mantenha os assuntos pessoais separados dos assuntos profissionais. Privilégios não podem ser oferecidos colegas que também são amigos fora da empresa e os problemas que o afetam fora do ambiente profissional não podem afetar seus resultados nem a forma como sua equipe é tratada.

Gostou das dicas de como gerenciar uma equipe para gerar mais resultados?

Esperamos que o conteúdo do nosso artigo tenha oferecido dicas de valor para sua jornada como um líder de sucesso.

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