21 Ferramentas Para Ser Mais Produtivo

Tempo de leitura9 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Conseguir mais produtividade é o objetivo de "10 entre 10 pessoas". Seja um empreendedor com uma ecommerce, um influenciador digital que precisa escrever melhor para gerar conteúdo nas redes sociais ou até mesmo quem não trabalha em um setor muito dependente da tecnologia, todos procuramos maneiras de trabalhar melhor. Por isso mesmo, existe uma série de ferramentas para ser mais produtivo. Conheça 20 delas logo abaixo e eleja suas favoritas para otimizar seu tempo e conseguir concluir seus projetos com sucesso!

Produtividade

1. Jivochat

Essencial para qualquer um que trabalhe com ecommerce ou até mesmo blogs, um chat online é a melhor maneira de estreitar o relacionamento com seus visitantes e clientes. Usar o Jivochat permite atender os visitantes em tempo real, permitindo-os guiar por todo o processo de compra. Ao mesmo tempo, desafoga outras vias de atendimento, como email e atendimento telefônico, que pode consumir um tempo considerável, que pode ser usado para dedicar a outros setores de seu negócio.

Para saber como o Jivochat pode ser uma das melhores ferramentas para ser mais produtivo, ao mesmo tempo que melhora o atendimento online de seu site, teste o Jivochat GRATUITAMENTE por 14 dias!

2. Pluga

A Pluga é uma plataforma onde é possível realizar a integração de duas ferramentas que você utiliza no dia a dia e assim ter processos e tarefas automatizados. Fator que aumenta bastante a produtividade pessoal e também profissional.

Com ela é possível deixar no automático tarefas como:

  • Adição de dados em uma nova linha de uma planilha do Google Sheets, assim que um chat online for finalizado no Jivochat;
  • Avisar em um canal no Slack toda vez que uma tarefa for concluída no Todoist;
  • Criar um evento no Google Agenda toda vez que um chat online for finalizado.

E esses são só alguns exemplos, a plataforma fornece a possibilidade de integração com mais de 90 ferramentas. Além disso, ela conta com o diferencial de ser de fácil usabilidade e não precisar entender nada de codificação para automatizar tarefas que afetam a produtividade pessoal ou da empresa.

3. Evernote

Uma das melhores ferramentas para ser mais produtivo, já que acumula diversas funções. Inicialmente criado como um bloco de anotações, o Evernote atualmente pode ser usado no navegador, computadores e dispositivos móveis, além de permitir criar notas em áudio e lembretes. O aplicativo também permite trabalhar de maneira compartilhada, ou seja, convidar membros de sua equipe para colaborar, entre diversas outras funcionalidades.

4. Trello

Outra ferramenta interessante e que serve para múltiplos propósitos. O principal defeito do Evernote é a possibilidade de se tornar consideravelmente confuso, caso não tome cuidado com a organização dos cadernos de anotações. O Trello, por outro lado, se mostra como uma quadro vazio, no qual pode inserir cartões com suas tarefas.

Dentro desses cartões, é possível colocar uma lista de subtarefas e categorizá-las através de etiquetas coloridas. O Trello também pode ser usado nos navegadores e dispositivos móveis e saiba mais sobre o aplicativo na página oficial.

Trello

5. MeisterTask

Uma alternativa ao Trello com funcionalidades semelhantes, o MeisterTask possui um design mais limpo e menos berrante - apesar de ser possível customizar o plano de fundo padrão do Trello. Além de replicar as funções do Trello, o MeisterTask também permite convidar membros de equipe para colaborar, assim como compartilhar arquivos e deixar comentários nos cartões, entre outros.

6. Zapp

Se utiliza o WhatsApp para trabalho mas acaba perdendo muito tempo com os áudios enviados por chefes e colegas de trabalho, essa extensão para o navegador Google Chrome pode ser de grande ajuda. O Zapp permite acelerar esses audios, fazendo com que sejam reproduzidos mais rapidamente. A melhor parte é que a extensão é gratuita!

Leia também: 20 dicas para trabalhar com afiliação

7. Runrun.it

Enquanto o Zapp possui apenas um propósito, o Runrun.it é uma ferramenta mais completa. Permitindo que organize suas tarefas através de cartões como o MeisterTask ou por lista como o Evernote, o Runrun.it possui algumas funcionalidades únicas e não presentes nos outros exemplos. Uma delas é um contador de tempo, permitindo mensurar a duração média de uma tarefa. Além disso, o aplicativo também permite criar árvores de tarefas, ou seja, uma tarefa maior dividida em tarefas menores e interdependentes.

Runrun

8. Asana

Outro app semelhante ao Runrun.it, o Asana é um gerenciador de projetos com diversas funções para você e sua equipe. Sua interface é baseada em listas, que podem contar com informações, comentários de membros da equipe e datas para cada tarefa. Além do formato em lista, também é possível visualizar o Asana através de um calendário, oferecendo um panorama geral sobre o estado de seus projetos.

9. Video Speed Controller

Ideal para quem está estudando através de cursos e vídeos no YouTube. Também uma extensão do Google Chrome, ele possui a mesma função do Zapp, mas troca os áudios do WhatsApp pelos vídeos. Ou seja, através dele poderá acelerar os vídeos da plataforma, evitando trechos enfadonhos e indo direto ao ponto.

10. RescueTime

Uma espécie de registro de atividades na internet. O RescueTime rastreia o que está fazendo no computador e o mostra os resultados ao final do dia. O que o torna uma excelente opção entre as ferramentas para ser mais produtivo é a possibilidade de conferir em quais sites e aplicativos está perdendo mais tempo. Sabendo onde está perdendo mais tempo, se torna mais fácil evitar esses bloqueios na produtividade.

RescueTime

11. FocusTime

Enquanto o RescueTime serve para monitorar suas atividades no computador, o FocusTime é ideal para gerenciar como utiliza seu tempo. Usando o método de Pomodoro para definir os intervalos padrão - 25 minutos de trabalho e 5 minutos de pausa - e também usado para monitorar sua atividade, esse aplicativo para iPhone e Mac é uma boa maneira de conseguir melhorar o uso de seu tempo.

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12. Todoist

Apesar de apps como Trello, Asana e Evernote serem bem amplos, algumas vezes eles podem acabar te distraindo mais que focando, especialmente nos primeiros dias de aprendizado. Já o Todoist segue uma direção contrária, já que é um app bem simples para navegadores e dispositivos móveis. Também seguindo a interface de listas, o Todoist é uma lista de tarefas online, permitindo que crie uma tarefa com poucas palavras.

É possível adicionar comentários na versão premium e atribuir as tarefas a projetos, mas sem nenhum tipo de firula gráfica ou oferecendo milhares de opções, mantendo a simplicidade. Se está procurando por um aplicativo simples e fácil de aprender, o Todoist é uma das melhores opções.

Todoist

13. Remember the Milk

Com simplicidade semelhante a do Todoist, o Remember the Milk também é um organizador de tarefas com lembretes. Ou seja, basta colocar suas tarefas no aplicativo e, se necessário, ajustar um alarme com lembrete. Ele pode ser considerado uma espécie de bloquinho de papel digital. Também é possível categorizar suas notas, podendo dividir seus lembretes em tarefas pessoais e profissionais, entre outros.

14. Dropbox

Diferente dos apps mencionados na lista, o Dropbox é uma ferramenta para armazenamento em nuvem, facilitando acessar seus arquivos independente do aparelho que esteja usando. Qualquer tipo de arquivo ou documento pode ser enviado e baixado pelo Dropbox, esteja você em um computador ou dispositivo móvel.

15. Google Drive

A melhor alternativa ao Dropbox, principalmente para quem já trabalha com outros apps da Google, como o Inbox ou a Agenda. Também um serviço de armazenamento em nuvem, o Google Drive oferece gratuitamente 15 GB para seus usuários, que podem ser expandidos para 100 GB através de um pagamento. Isso significa que poderá acessar até 15 - ou 100 caso opte por pagar - GB em qualquer dispositivo que possui o app.

Drive

16. Google Agenda

Outra das ferramentas para ser mais produtivo criadas pelo Google, o Google Agenda é um calendário do qual pode anotar seus compromissos ou organizar suas tarefas diárias, semanais e mensais. Também é possível inserir lembretes para receber notificações sempre que tiver algum evento importante. O Google Agenda pode ser usado no navegador ou dispositivos móveis.

Veja também: Hospedagem de sites - Porque é importante escolher o melhor serviço possível

17. Pipefy

Com mecânica semelhante ao Trello, o Pipefy também traz uma interface em cartões para organizar suas tarefas pendentes e acompanhar seu progresso. Uma de suas principais vantagens é sua capacidade de automatização e integração com outras ferramentas. É possível, por exemplo, sincronizar o Pipefy com seu email, transformando automaticamente cada email em um cartão.

Focus

18. Join.me

Ideal para compartilhamento de tela em reuniões ou quando precisa que alguém execute reparos em seu computador. O aplicativo é gratuito para até 10 usuários simultâneos, sendo uma alternativa melhor em relação a outros apps de comunicação como o Skype ou o Google Hangouts.

19. Zoom

Disponível para computadores e dispositivos móveis, o Zoom também é um aplicativo útil para ligações ou reuniões por áudio e vídeo. Permitindo convidar reuniões apenas através de um link gerado pelo app, também é possível compartilhar sua tela, útil para quando precisa demonstrar algum relatório ou software em uso, entre outros.

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20. Coffitivity

O Coffitivity talvez seja o mais peculiar entre as ferramentas para ser produtivo que divulgamos nessa lista. Uma pesquisa sobre produtividade revelou que a maioria das pessoas trabalham melhor quando há algum ruído difuso no ambiente, ou seja, um som que não deixa que esteja em silêncio total, mas que também não ocupe sua mente.

O aplicativo foi desenvolvido com esse conceito em mente, simulando os barulhos de uma cafeteria - ou outros tipos de sons difusos - para ajudar seus usuários a se focarem em suas tarefas.

Coffitivity

21. BaseCamp

Semelhante ao Trello ou Asana, mas ainda mais simplificado e com uma interface realmente intuitiva, o BaseCamp é uma excelente opção entre as ferramentas para ser mais produtivo. Nele, você também poderá delegar tarefas e acompanhar checklists de sua equipe, assim como utilizar o chat interno da ferramenta para comunicar-se com todos os membros do projeto. Além disso, ainda é possível utilizá-lo como repositório de documentos e arquivos. Vale a pena experimentar.

Use o Jivochat com essas ferramentas e torne sua equipe mais produtiva

Não recomendamos que use todos os aplicativos simultaneamente, já que obviamente passará a deixar de fazer suas tarefas para ficar usando os apps. Porém, teste todos os que apresentam alguma solução para se tornar mais produtivo e veja qual funciona melhor para você. Se possui um site ou loja virtual e procura uma solução para centralizar o atendimento aos visitantes de sua página, não deixe de clicar no link para se cadastrar e testar o Jivochat GRATUITAMENTE durante 14 dias!

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