Gestão e Cultura Organizacional: Entenda Porque Elas Caminham Juntas

Tempo de leitura4 minutos
Rafael Mucheroni
Rafael Mucheroni
Criador de conteúdo no Grupo Ideal Trends

A gestão é a grande responsável por manter uma organização bem estruturada, garantindo que ela renda em todas as pontas e assim alcance seus objetivos, independente de quais sejam eles.

A visão sobre a gestão vem mudando bastante de uns anos para cá e hoje inúmeras empresas já adotam o modelo de ‘Gestão Horizontal’, por exemplo.

Nesta estrutura os colaboradores têm total autonomia e podem tomar suas próprias decisões no que diz respeito ao trabalho, englobando horários, processos, comportamento, dentre outros.

A ideia da gestão horizontal é estimular a responsabilidade dos funcionários e ao contrário do que parece, nada é desordenado, sua intenção é eliminar ao máximo etapas burocráticas e otimizar o tempo de todos.

Afinal, se o colaborador não depende de terceiros para tomar partido de determinada situação, tudo flui melhor, concorda?

A gestão

A gestão existe para ‘equilibrar’ a empresa e extrair o melhor dela, elaborar planejamentos e desenvolver processos, envolver colaboradores e fazer com que a soma de tudo isso seja o suficiente para alcançar os objetivos desenhados inicialmente.

O gestor moderno exerce a função que se pode chamar de ‘político-administrativa’. Melhor dizendo, controlar as finanças não é a sua única obrigação, ele tem de gerir as pessoas que levarão a empresa ao objetivo, dando a elas o melhor suporte possível.

Ter uma gestão que consiga executar o que foi pensado no planejamento, permite que a empresa evolua gradativamente e em consequência disso alcance todos os seus objetivos.

Portanto, fica evidente que o papel da gestão é envolver as pessoas nos processos da empresa, tendo em vista que são elas as principais responsáveis pelo sucesso e ainda que o colaborador satisfeito, traz resultados.

Então, o diferencial hoje é fazer os colaboradores trabalharem rumo à mesma causa, atingindo-os especialmente pela identificação. E é aí que entra a cultura organizacional como um elemento transformador dentro da gestão.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, ideias, hábitos, filosofias e crenças que uma organização partilha com seus colaboradores a fim de criar um ambiente em que todos estejam voltados ao mesmo propósito.

Para compreender melhor, pense como a cultura se forma na sociedade.

As pessoas que possuem comportamentos e crenças semelhantes aproximam-se naturalmente e assim passam a se sentir identificadas umas com as outras, esse é o conceito, só que dentro da organização.

Logo, a cultura organizacional nada tem a ver com imposição ou código de conduta, ela existe para propor o alinhamento, identificação e propósitos a serem alcançados por todas as pessoas que integram a empresa, independente do cargo.

No Brasil, o conceito de cultura organizacional ainda não é tão comum, mas algumas organizações como o Grupo Ideal Trends já fazem dela os pilares de sua gestão.

O Grupo Ideal Trends é um conglomerado composto por mais de 20 empresas que atuam em área variadas, como: Marketing Digital, cosméticos, serviços, real state, saúde de Organizações Não Governamentais - ONGS.

Sua cultura foi inteiramente idealizada pelo seu CEO José Paulo Pereira Silva, empreendedor do ramo da tecnologia e também especialista em gestão, que aplicou no seu grupo estudos teóricos e experiências vividas na prática.

Integrada por 10 princípios, a cultura do Grupo Ideal Trends é baseada na gestão horizontal, que garante liberdade para seus colaboradores tomarem decisões e terem contato direto com seus diretores, agilizando processos e minimizando burocracias.

Os princípios do Grupo Ideal Trends:

  • Sonhar grande;

  • Meritocracia;

  • Formar líderes;

  • Ser exemplo;

  • Resultados;

  • Agir como dono;

  • Simplicidade e franqueza;

  • Empresa enxuta;

  • Trabalho duro;

  • Integridade.

Detalhes sobre a cultura - Grupo Ideal Trends.

Perceba, como mencionado lá no começo, a cultura organizacional não estabelece regras. Os 10 princípios do Grupo Ideal Trends por exemplo, não são passados aos colaboradores como ‘obrigação’, mas sim como valores cultivados dentro da organização.

E sabe qual é o grande benefício disso?

Atrair somente profissionais identificados garante um ambiente altamente produtivo e harmonioso.

Leia também: 5 Processos de Vendas Que Podem Ser Otimizados Com o Chat Online

Gestão e Cultura Organizacional do Grupo Ideal Trends

Gestão x Cultura

Gestão e cultura se complementam.

Pense, se o papel da gestão é fazer com que todos os colaboradores apresentem alto rendimento e assim a empresa se mantenha em progressão contínua até atingir todos os seus objetivos, e a cultura sugere um local de trabalho pautado na identificação, o que acontece?

A resposta é simples e direta: resultados.

Em resumo, a gestão é primordial a qualquer empresa que vise ter sucesso e a cultura é o caminho para fazer todos os colaboradores se sentirem realizados. Juntas, são uma potência.

Conheça os canais do Grupo Ideal Trends: Site, Facebook, Instagram e Youtube.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download