Como fazer carteira de trabalho online

Índice

A carteira de trabalho online já é uma realidade na vida dos brasileiros e você sabia que pode fazê-la sem precisar sair de casa? 

Desde 2019 existe a possibilidade de fazer a carteira de trabalho online, o documento passou a ser digital dispensando a apresentação do documento físico.

A carteira de trabalho online pode ser emitida através de qualquer dispositivo móvel através do aplicativo CTPS Digital, que foi criado pelo Governo Federal para facilitar a vida do trabalhador ou através do seu navegador de internet.

Além de tirar a sua carteira de trabalho online, ainda é possível utilizar o aplicativo para acessar informações sobre seus contratos de trabalho, benefícios e outras informações, podendo ter muitos benefícios para o trabalhador. 

E  preparamos um artigo para que você possa conhecer mais sobre a carteira de trabalho online e saber como emiti-la, seja para mudar de carreira, conseguir uma vaga home office ou apenas consultar seus dados pessoais.

O que é carteira de trabalho online?

A carteira de trabalho online é o documento que substitui a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física, documento obrigatório para toda pessoa que deseja prestar algum tipo de serviço formal.

Desde o ano de 2019, quando o Governo federal lançou a plataforma CTPS digital, o documento físico passou a substituir o documento físico.

Se você ainda não sabe o que é CTPS digital, é como podemos chamar a carteira de trabalho online, mas também o nome do aplicativo criado pelo Governo federal onde irá emitir e acessar a sua carteira de trabalho online.

Ou seja, a carteira de trabalho digital possui todas as informações necessárias para que você possa acessá-la a qualquer momento através do seu celular.

Uma das grandes vantagens desse modelo, é que ele pode ser emitido diretamente de casa sem a necessidade de se deslocar até um órgão público, mas veremos que existem outros benefícios.

Está procurando emprego? Depois de fazer a sua carteira de trabalho online não deixe de aprender como fazer um currículo para ter mais chances de contratação. 

Quais são os benefícios da carteira de trabalho online?

Você está procurando trabalho home office, ou deseja trabalhar online? Em alguns casos, ou na maioria deles, a carteira digital física deixou de ser necessária na hora da contratação.

Se você está procurando trabalho em casa, ou trabalho em home office, a carteira de trabalho online realmente pode ser uma facilidade.

Ou seja, você não precisa mais enviar o documento físico caso consiga trabalho em outro estado para trabalhar home office, por exemplo, basta informar o número do seu CPF ao empregador para que ele tenha acesso às informações necessárias.

Como você já deve ter percebido, o objetivo da carteira de trabalho online é facilitar a vida dos trabalhadores uma vez que todas essas informações estão à disposição e caso conquiste uma vaga não é preciso enviar o documento.

Dessa forma, você pode ter um maior aproveitamento das vagas de trabalho, o que configura em tornar mais ágeis os processos de acesso às informações trabalhistas também para o empregador, e também consolidar a Integração das bases de dados do Ministério da Economia.

Para você que deseja fazer uma carteira de trabalho online para trabalhar home office, no nosso blog temos dois artigos que vão te ajudar a conseguir trabalho home office e até mesmo começar a empreender.

No artigo “Trabalho online”, damos 27 ideias para você começar uma carreira no ambiente digital. E se você não gostar das 27 ideias, no nosso artigo sobre sobre “Como trabalhar em casa” apresentamos mais 55 ideias para você. 

Como fazer carteira de trabalho online?

Nesse tópico, apresentaremos um passo a passo para que você possa tirar carteira de trabalho online.

É possível criar a sua carteira de trabalho online ou tirar segunda via carteira de trabalho online através do seu dispositivo móvel ou do seu computador.

Os pré-requisitos para quem deseja fazer a carteira de trabalho online são: possuir uma conta no sistema gov.br e possuir um número de CPF válido.

Atendendo os pré-requisitos, basta seguir o passo a passo que preparamos abaixo para tirar a sua carteira de trabalho online. 

Pelo celular

Quer fazer a sua carteira de trabalho online pelo seu celular? É possível e vamos te mostrar como:

  • Vá até a sua loja de aplicativos Play Store ou App Store
  • Procure pelo nome “CTPS Digital” ou “Carteira de trabalho digital”
  • Instale o aplicativo no seu dispositivo
  • Abra o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital 
  • Clique em “Entrar” e digite as suas credenciais da sua conta acesso.gov.br, caso ainda não tenha é preciso cadastrar
  • Para criar as suas credenciais acesso.gov.br toque em “Crie sua conta”
  • Escolha uma das opções para criar seu registro no sistema acesso.gov.br (nesse exemplo, vamos utilizar a opção Número do CPF)

PrintScreen de como fazer carteira de trabalho online no celular

  • Na página seguinte, informe o seu número do CPF e seu nome completo. Aceite os termos do serviço e resolva a verificação de segurança. 
  • Agora, toque em  “Avançar” e informe as respostas para as perguntas feitas pelo sistema acesso.gov.br referentes aos seus dados pessoais, ao concluir toque em avançar. 
  • Na tela seguinte, informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar sua conta, digite o código e escolha a sua senha da plataforma. 
  • Finalize o processo de criação da sua conta acesso.gov.br e volte para a tela do CTPS Digital

PrintScreen de como fazer carteira de trabalho online no celular criando a conta gov.br

  • Na tela de login você deve fazer login com a sua conta  do acesso.gov.br; 
  • Autorize o app a usar seus dados pessoais. Para isso, toque em “Autorizar”. Feito isso, você poderá acessar sua carteira de trabalho digital.

Printscreen da última etapa de acesso a carteira de trabalho online

Pronto! Você já criou a sua carteira de trabalho online e pode acessar as informações disponíveis no aplicativo. 

Pelo computador 

Também é possível fazer a sua carteira de trabalho diretamente do seu computador caso você não tenha celular. Confira o passo a passo:

  • Para ter acesso a Carteira de Trabalho Digital através da Web, você deverá acessar diretamente o endereço eletrônico do Ministério da economia
  • Caso tenha a senha cadastrada no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no MEU INSS, basta clicar em “JÁ TENHO CADASTRO’‘, e inserir os seus dados de CPF e senha. 
  • Caso você não tenha cadastro no acesso.gov.br, será necessário clicar em “QUERO ME CADASTRAR”.

Printscreen de como criar a carteira de trabalho pelo computador

  • Escolha uma das opções para criar seu registro no sistema Gov.br. Na página seguinte, informe os dados referentes a opção que você escolheu. Leia e aceite os termos de serviço. 

Printscreen de como criar a carteira de trabalho pelo computador

* * Informe os seus dados pessoais requisitados pelo sistema. Quando terminar, toque em “Avançar”. Na tela seguinte, informe a maneira como deseja receber o código de verificação para criar sua conta. * Após este procedimento de criação de senha no acesso.gov.br, acesse novamente o portal de serviços, clique em “JÁ TENHO CADASTRO", digite seu “CPF”, próxima, digite sua cadastrada, e clique em “ENTRAR”. * Em seguida você acessa a área do trabalhador, clique no CARD “Carteira de Trabalho Digital. * Na próxima tela, conterá todas as informações da sua Carteira de Trabalho Digital, ou seja, as três últimas movimentações de seu último vínculo e seus dados pessoais referente a base de dados do Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Printscreen de acesso a carteira de trabalho online

Simples não é? Você aprendeu a criar a sua carteira de trabalho online, no próximo tópico vamos conhecer alguns recursos disponíveis no sistema criado pelo governo brasileiro. 

Quais serviços você pode encontrar na sua carteira de trabalho online?

Sabemos que a carteira de trabalho online representa um facilitador para o trabalhador que deseja passar a utilizar apenas esse modelo. 

Para que você conheça alguns dos recursos disponíveis, iremos comentá-los a seguir.

Possibilidade de impressão

Apesar da carteira de trabalho física ter deixado de ser obrigatória, você ainda pode precisar utilizá-la como documento em alguma situação em que requer a cópia da sua carteira de trabalho.

Para facilitar esse processo é possível baixar no próprio CTPS digital uma versão em PDF para  imprimir, podendo enviar a qualquer pessoa, comprovando suas experiências profissionais, bem como guardá-la em arquivo PDF, em mídia desejar, através de um e-mail ou no seu computador.

Se você precisar lidar com esse tipo de arquivo e precisar unir mais de um arquivo em um único PDF conheça o Soda PDF

Número da CPTS

Muitas pessoas ao migrarem para a carteira de trabalho se perguntam: “onde fica o número da carteira de trabalho online?” ou “onde fica o PIS na carteira de trabalho?”.

O número da sua CTPS é o mesmo número do seu registro de CPF e ele fica localizado na página inicial da sua carteira digital, normalmente ele é o suficiente para qualquer tipo de transação que seja necessária ser realizada. 

Assim como o número PIS que não é mais necessário para contratações, ou seja, o CPF é suficiente para você.

Informações úteis 

Provavelmente você percebeu ao acessar a sua carteira de trabalho online que você possui diferentes abas no aplicativo CTPS digital, nela você pode encontrar informações como: 

  • Na aba “contratos”: É possível verificar as informações sobre as últimas anotações no documento, na aba “Contratos” você verifica.
  • Na aba “Enviar”: É onde é possível  salvar uma versão da sua Carteira Digital ou enviá-la para alguém
  • Na aba “benefícios”: É possível encontrar os benefícios a que você tem direito e solicitar o seu seguro desemprego, abono salarial, benefício emergencial e outros

Ao realizar  os dados da sua carteira de trabalho online você pode escolher qual são os tipos de dados que você deseja compartilhar, podendo optar por escolher “Todos os dados da carteira” ou fazer o compartilhamento apenas dos dados mais simples. 

Dados pessoais

Na carteira de trabalho online é possível verificar todos os seus dados que esteja registrados na receita federal estamos falando de dados como:

  • Nome completo
  • Data de Nascimento
  • Sexo
  • Nome da Mãe 
  • Nacionalidade 

É importante dizer que caso você encontre alguma informação errada, não é possível corrigir através do aplicativo da carteira de trabalho online, isso porque todos os dados armazenados estão sob o domínio da Receita Federal. 

Para efetuar a correção desses dados é preciso entrar em contato com a Receita Federal para corrigir essas informações.

Aprendeu tudo sobre a carteira de trabalho online?

Nesse artigo, tentamos simplificar o processo para você tirar a sua carteira de trabalho online e quais são os benefícios desse novo modelo, principalmente para quem deseja conquistar vagas de emprego Home Office.

Não esqueça que em caso de qualquer problema com a sua carteira de trabalho digital você pode acessar a página do Governo Federal para esclarecer as suas dúvidas 

Até a próxima! 

Início Blog Comunicação Como fazer carteira de trabalho online
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download