15 Melhores plataformas de ecommerce para vender online hoje

O ecommerce no Brasil já chegou em 40 bilhões em vendas no primeiro trimestre de 2023 de acordo com dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Hoje, a maioria dos clientes já esperam que o seu varejo também ofereça uma loja virtual e a maneira mais prática de começar a vender produtos na internet é através de uma plataforma para ecommerce.
Confira à seguir as melhores plataformas de ecommerce para que possa compará-las e decidir qual solução se adequa melhor ao seu nicho de mercado.
O que é plataforma de ecommerce?
Plataformas de ecommerce são soluções prontas e projetadas para facilitar todo o processo de criação de uma loja virtual, cadastro de produtos, processamento de transações através de canais digitais e mais.
Hoje, existem diversas formas de criar um comércio eletrônico: você pode desenvolver seu próprio site, usar um construtor de sites com módulos de loja virtual, vendas produtos através das redes sociais (como com uma loja no Instagram) ou claro, usar uma plataforma para ecommerce que já oferece soluções prontas.
Algumas das principais vantagens de usar a melhor plataforma de ecommerce são:
- Onboarding intuitivo para novos empreendedores;
- Integrações com diversos canais de vendas (marketplaces, redes sociais, etc);
- Facilidade no cadastro de produtos e controle de estoque;
- Automação do processo de vendas;
- Recuperação de carrinhos abandonados;
- Fácil personalização da vitrine virtual;
- Métricas e relatórios detalhados.
Essencialmente, basta escolher o que vender na internet, selecionar uma plataforma de vendas e passar por todo o processo de onboarding oferecido pelas próprias empresas que as disponibilizam.
Qual é a melhor plataforma de ecommerce?
Confira a seguir as melhores plataformas de ecommerce e, após a lista, conheça mais dicas sobre as vantagens de começar seu negócio dessa forma e como escolher a melhor plataforma de ecommerce.
Confira abaixo os detalhes e nossos destaques para cada plataforma de e-commerce apresentada para que possa escolher a melhor opção para o seu negócio.
1. Wix
Não há como falar sobre criação de sites ou lojas virtuais sem mencionar a plataforma para ecommerce ou CMS da Wix.
A empresa se destaca como melhor construtor no ambiente digital e é indicado para empresas de qualquer porte.
Seja você um empreendedor que está apenas adentrando neste nicho de mercado ou um ecommerce já bem estabelecido buscando por uma plataforma mais robusta, certamente gostará de conferir todos os recursos profissionais oferecidos pela Wix.
A plataforma de ecommerce conta com ferramentas de gestão de produtos e controle de estoque, modelos de sites modernos e altamente personalizáveis através de um construtor arraste e solte e claro, páginas otimizadas para dispositivos móveis.
Prós
- Facilidade: é uma das plataformas mais fáceis e práticas do mercado, permitindo que até mesmo iniciantes abram sua loja virtual em um dia.
- Valor agregado: o Wix conta com um plano de ecommerce bastante acessível e que oferece todos os recursos necessários.
- Vendas nas redes sociais: a plataforma conta com a integração para vendas nas principais redes sociais.
- Plataforma de pagamento online: o Wix conta com sua própria solução de pagamentos online e segurança.
Contras
- Personalização: apesar de oferecer recursos bem feitos e funcionais, alguns elementos não contam com a opção de serem totalmente personalizados. Um exemplo são os emails de confirmação.
- Sites não são transferíveis: uma vez que seu site é criado na plataforma, não será possível transferí-lo para outros serviços.
Com a Wix, também é possível abrir um ecommerce de dropshipping e vender sem estoque para seus clientes através de fornecedores de dropshipping nacional.
Confira a nossa avaliação completa da Wix, onde falamos sobre os principais recursos disponíveis!
2. Nuvemshop
Uma das melhores plataformas de ecommerce brasileiras, Nuvemshop, que oferece uma solução realmente completa e profissional para quem deseja empreender na internet.
Com ela, você descobrirá como montar um ecommerce do zero para vender produtos ou serviços de forma rápida e prática, além de ser possível personalizá-la exatamente como preferir.
A Nuvemshop também conta com alguns diferenciais realmente bacanas, como seu próprio painel de aplicativos que complementam seu ecommerce.
Ela também criou um curso de e-commerce gratuito para ajudar todos os empreendedores no começo de sua jornada.
Além disso, a Nuvemshop também é uma das melhores plataformas para dropshipping – uma modalidade de venda online na qual você não mantém o estoque de seus produtos, mas age como um intermediador entre o fornecedor e o cliente final.
Entre esses diferenciais, você encontrará ferramentas para otimizar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistemas ERP e claro, o próprio JivoChat.
Vale a pena conferir esses recursos e descobrir como é fácil começar a vender na internet.
Prós
- Plano gratuito: o plano gratuito para iniciantes oferece uma boa quantidade de recursos e um número ilimitado de produtos.
- Templates profissionais gratuitos: a plataforma oferece dezenas de templates profissionais que são customizáveis e otimizados para mobile.
- Plataforma intuitiva: a plataforma de gerenciamento é bastante intuitiva e de fácil acesso, facilitando e otimizando o gerenciamento da sua loja.
Contras
- Limitações do plano gratuito: no plano gratuito o suporte limitado e a plataforma só oferece a integração de pagamentos com o Nuvem Pago.
- Não conta com integração com marketplaces nativa: caso busque a ferramenta para atuar com marketplace, saiba que a plataforma não oferece uma forma de integração nativa.
Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos do Nuvemshop!
3. Shopify
A Shopify é uma plataforma de ecommerce que já atende mais de 10 milhões de lojistas no mundo inteiro e pode ser usada para criar seus próprios sites de vendas online e, de acordo com dados do seu site oficial, representa 10% do total de Ecommerces nos Estados Unidos.
Ele oferece modelos de sites profissionais, modernos e responsivos, ou seja, otimizados para que sua loja e seus produtos sejam exibidos perfeitamente em dispositivos móveis.
Além disso, a Shopify possui planos acessíveis para que você possa criar a sua loja virtual do zero e sem se preocupar com altos investimentos.
É possível montar ecommerce da maneira que você desejar personalizando os temas disponíveis desde o conteúdo até as cores,
A plataforma para ecommerce também conta com uma ferramenta para analisar visitas e número de vendas de sua loja e cuidam de tudo, desde o marketing aos pagamentos, finalização de compras e do frete.
O Shopify também é uma excelente opção para quem deseja começar um negócio de dropshipping. Com o Oberlo, seu aplicativo de dropshipping, é possível vender produtos de fornecedores do AliExpress, importar itens para seu ecommerce e fazer pedidos em massa ou individual.
Vale a pena acessar e conferir os planos disponibilizados pela Shopify.
Prós
- Variedade de aplicativos para integração: a plataforma oferece a possibilidade de adicionar inúmeras funcionalidades em sua loja através de integrações.
- Suporte: o serviço conta com um suporte 24/7 que pode ser feito por vários canais.
- Análise de fraude: funcionalidade que ajuda evitar estornos ao identificar transações fraudulentas.
- Recuperação de carrinho abandonado: um recurso importante para gerar mais conversões e está disponível em todos planos.
Contras
- Dependência de aplicativos externos: por mais que existam vários apps para adicionar funcionalidades, isso pode fazer com que sua loja fique dependente deles.
- Taxa de pagamentos adicionais: serão aplicadas se sistemas de pagamentos de terceiros forem usados e em pagamentos com cartão. As taxas também estão sujeitas a variação de acordo com seu plano.
Se quiser saber em detalhe sobre todos os recursos do Shopify, confira nossa avaliação completa da plataforma de ecommerce.
4. SITE123
Como montar um ecommerce do zero? Com o SITE123, é possível criar um ecommerce dentro de alguns minutos, em essencialmente apenas três passos.
A plataforma para ecommerce não é exclusiva para lojas virtuais e também oferece outras soluções, como a criação de websites e blogs através de ferramentas extremamente intuitivas.
Não é necessário ter qualquer conhecimento de programação e design para colocar seu ecommerce no ar e começar a vender online, basta selecionar entre os diversos modelos disponíveis e personalizá-los de acordo com sua marca.
Os modelos de páginas oferecidos pela plataforma de e-commerce do SITE123 são responsivos, ou seja, otimizados para dispositivos móveis – algo crucial para aumentar as suas vendas através de canais digitais.
O SITE123 conta com hospedagem gratuita na web, você terá a tranquilidade de estar seguro e protegido. Além disso, plataforma oferece ferramentas de SEO poderosas que ajudarão seu site a se destacar nos motores de busca. Assim, você poderá atrair mais visitantes e aumentar sua visibilidade online.
Prós
- Fácil de usar: o SITE123 é uma das plataformas mais fáceis de se navegar para a criação e o gerenciamento de ecommerce.
- Muitos plugins: oferece uma boa seleção de plugins que podem otimizar sua loja virtual.
- Muito conteúdo de aprendizagem: a plataforma conta com uma boa quantidade de conteúdo e tutoriais em vídeo para aprender sobre sua utilização.
- Tempo de atividade e velocidade: oferece um ótimo tempo de atividade e velocidade.
Contras
- Personalização limitada: oferece poucas opções de personalização completa e de liberdade criativa.
- Limite de email baixo: o limite de email pode ser baixo mesmo nos planos mais avançados.
Vale a pena conferir como é fácil começar a vender na internet com a plataforma da ecommerce do SITE123.
5. Loja Integrada
Considerada uma das melhores plataformas de ecommerce brasileiras, a Loja Integrada permite que você crie seu ecommerce rapidamente e apresenta como um diferencial sua própria loja de aplicativos e temas.
Se você está começando a vender pela internet e quer saber como montar um ecommerce, a Loja Integrada oferece as ferramentas ideais para impulsionar seu negócio.
Além disso, se você possui uma loja física e deseja expandir para o mundo online, a Loja Integrada é perfeita para você. Se você já vende online e busca formas de aumentar suas vendas, também encontrará na plataforma o suporte necessário.
Assim, seus clientes podem facilmente encontrar soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma de e-commerce, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para frete, entre outras.
Prós
- Sem comissão sobre vendas: todos os planos não cobram comissões sobre vendas.
- Plataforma intuitiva e fácil de usar: a Loja Integrada mantém o padrão das líderes de mercado, oferecendo uma experiência de usuário de qualidade.
- Planos acessíveis: os planos profissionais contam com valores de contratação que são acessíveis.
Contras
- Limite de produtos na maioria dos planos: apenas o plano mais caro não conta com uma limitação de produtos ativos.
- Suporte apenas para planos avançados: serviços como consultoria e prioridade no atendimento são reservados para planos mais avançados.
Então, se você está considerando como montar um ecommerce do zero, com o plano base inteiramente grátis, é possível testar os recursos antes de decidir se irá pagar pelos recursos adicionais dos planos planos.
Caso você utilize outra plataforma para ecommerce e deseja migrar para a Loja Integrada, a plataforma oferece todo o suporte necessário.
6. Tray
Definitivamente como uma das melhores plataformas de ecommerce brasileiras no mercado, não poderíamos deixar de apresentar a Tray. A plataforma de e-commerce Tray é extremamente fácil de usar. Com apenas alguns cliques, você pode personalizar sua loja e adicionar seus primeiros produtos.
Prós
- Integração nativa com marketplaces: oferece uma forma mais efetiva de realizar a integração com marketplaces.
- Permite atender atacado e varejo: oferece a possibilidade de atuar nesses dois modelos de negócio.
Contras
- Não oferece plano grátis: é preciso investir em um dos planos para conhecer a plataforma.
- Algumas moedas e idiomas não são disponíveis: uma limitação que pode impedir de atuar em certos mercados.
Os planos disponibilizados pela plataforma de e-commerce são escaláveis, ou seja, ela é capaz de atender desde pequenas empresas adentrando o mercado digital à grandes redes de lojas online.
Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos da Tray.
Além disso, aproveite o cupom de desconto PARCEIROS20 para economizar 20% na sua primeira mensalidade na plataforma para ecommerce!
7. GoDaddy
O GoDaddy é uma plataforma de ecommerce que oferece a possibilidade de vender online como um profissional, mesmo que o usuário não seja.
O serviço oferece uma configuração fácil e flexível de suas lojas, permitindo adicionar até 5 mil produtos com até 10 imagens por item.
Confie na plataforma para impulsionar o seu comércio eletrônico. Com recursos intuitivos, flexíveis e eficientes, eles ajudam você a alcançar o sucesso online.
Destaques:
- Ferramentas de Marketing;
- Otimização para SEO;
- Email marketing direcionado;
- Criador de sites intuitivo e diversos modelos prontos;
- Sites otimizados para dispositivos móveis;
- Envio para qualquer lugar com taxas fixas ou por peso.
8. Cartpanda
Com a Cartpanda, você poderá montar ecommerce e começar a vender através de canais digitais com muita facilidade.
Independentemente do local, a Cartpanda oferece a você a oportunidade de criar um site profissional com nosso editor de temas, ou até mesmo vender através do seu site existente, mídias sociais, marketplaces e outros canais de venda.
Caso você queira montar um ecommerce para vender produtos digiais, a Cartpanda é a escolha ideal. Sua plataforma oferece todas as ferramentas necessárias para vender eBooks, vídeos, cursos, softwares, aplicativos, templates e muito mais.
A ferramenta oferece um sistema simplificado de venda de produtos digitais, garantindo uma experiência suave e eficiente para você e seus clientes.
Eles oferecem grandes diferenciais para aumentar a sua conversão, como checkout transparente de 1-página, upsell de 1-clique e a possibilidade de oferecer serviços ou produtos adicionais diretamente no momento da compra para aumentar as chances de impulsionar seu ticket médio.
Com certeza um dos checkouts mais flexíveis do Brasil, oferecendo até mesmo uma integração com a Shopify.
Se você está apenas começando, não se preocupe, eles tem um plano básico de mensalidade.
Mas claro, a Cartpanda é uma plataforma de ecommerce escalável e, assim, também conta com planos mais robustos e completos para suportar ecommerces de médio e grande porte. Vale a pena conferir.
9. Bagy
O Bagy é uma plataforma de e-commerce brasileira que te permite começar a vender através de canais online sem qualquer dificuldade e mais diretamente através de seu próprio smartphone.
A Bagy oferece a tecnologia necessária para gerenciar seu negócio e aumentar suas vendas significativamente. Sua plataforma moderna é projetada para impulsionar o crescimento do seu negócio de forma eficiente.
Com a Bagy, você não enfrenta limites em relação ao número de produtos, visitas ou vendas. Você tem total liberdade para expandir sua loja online e alcançar um público maior.
Eles oferecem um aplicativo mobile para dispositivos Android e iOS no qual você conseguirá gerenciar tudo em sua loja, como montagem, cadastro de produtos, vendas, entre outros.
Se você busca praticidade e quer ser capaz de administrar sua loja através de um app em seu smartphone, vale a pena conferir os diferenciais e planos do Bagy.
Um dos diferenciais da plataforma para ecommerce é seu suporte. A Bagy oferece um suporte humanizado de alta qualidade, garantindo que você tenha o auxílio necessário para o sucesso do seu negócio.
Outra vantagem é a diversidade de formas seguras de pagamento para seus clientes, incluindo cartão de crédito, boleto bancário e pix. Nossa plataforma se integra aos melhores gateways de pagamento do mercado, garantindo transações seguras e confiáveis.
10. Brasil na Web
Com a plataforma Brasil na Web, você não precisa se preocupar com comissões por pedidos. Todo o lucro é seu para manter.
Além disso, a plataforma oferece 7 dias grátis para você experimentar todas as funcionalidades da plataforma e receber suporte premium. Para que você faça sua escolha com inteligência e tenha total confiança ao montar ecommerce.
Com ela, você consegue criar uma loja online com layout responsivo e com um editor de páginas realmente intuitivo, ou seja, não precisa saber programar ou ter conhecimentos em design para criar uma loja profissional.
A plataforma de ecommerce conta ainda com recursos avançados de otimização de conversões e marketing digital, além de cobrir tudo que você precisa para gerenciar seus produtos, estoque, administrar sua loja, acompanhar relatórios e mais.
11. Weebly
Com o Weebly, você consegue criar um ecommerce de forma personalizada, partindo de temas profissionais e responsivos, ou seja, otimizados para dispositivos móveis.
Com a função de arrastar e largar e uma configuração guiada, você terá total controle sobre o design e a estrutura do seu site na hora de configurar o seu ecommerce.
A plataforma de ecommerce oferece todas as ferramentas necessárias para gerenciar seu inventário, acompanhar pedidos e lidar com questões relacionadas a impostos. Você terá total controle sobre o processo de vendas, garantindo uma experiência perfeita para seus clientes.
Além disso, o Weebly também conta com ferramentas avançadas para impulsionar suas vendas. Recursos como envio em tempo real, recuperação de carrinho abandonado, cupons de desconto e diferentes moedas de pagamento estão disponíveis para melhorar a experiência do cliente e aumentar suas conversões.
Eles também oferecem um aplicativo mobile para que você possa rastrear tudo que acontece em sua loja diretamente através de seu smartphone, acesse e confira os planos disponíveis.
12. Oruc
Se você está em busca de uma das melhores plataformas de ecommerce, confira o que a Oruc oferece. Cadastre seus produtos de maneira ágil e edite-os com facilidade, utilizando a opção de importação via planilha de Excel.
O serviço conta com ferramentas de vendas e marketing digital, as principais formas de envio e soluções para frete, gateways de pagamento e integração com marketplaces.
A plataforma de e-commerce conta com essencialmente todos os recursos que você precisa para impulsionar seus resultados e começar a vender online dentro do menor intervalo de tempo possível – e ainda oferecem atendimento em tempo real através do chat caso precise de qualquer tipo de auxílio, vale a pena conferir.
Além disso, a Oruc oferece integração com diversos marketplaces, como Mercado Livre, Americanas Marketplace (Americanas.com.br, Submarino.com e ShopTime.com.br), Via Varejo (PontoFrio.com.br, CasasBahia.com.br e Extra.com.br), Shopee e Magalu.
A plataforma Oruc oferece planos flexíveis, sem taxa de configuração e sem fidelidade, proporcionando maior acessibilidade para você.
13. iSET
A iSET conta com uma grande gama de soluções integradas à sua plataforma de e-commerce, como ferramentas para checkout transparente, frete inteligente, vendas via mobile, etc.
Com eles, você também poderá anunciar seus produtos em marketplaces como a Amazon, Americanas, Mercado Livre e diversos outros.
Eles também contam com seu próprio gerenciador de temas, facilitando a personalização de sua loja para que o resultado final fique exatamente como você preferir.
A iSET oferece diferentes planos e pode ajudá-lo a identificar exatamente qual deles se adequa melhor ao seu negócio.
14. Loja Virtual
A Loja Virtual também conta com uma plataforma de e-commerce robusta e completa que oferece essencialmente todos os recursos que você precisa para colocar sua loja online no ar no menor tempo possível.
Eles permitem inclusive que você selecione seu nicho de mercado, como artesanato, roupas e acessórios, eletrônicos, tênis e calçados, entre outros.
A Loja Virtual oferece diferentes planos com opções de pagamento mensal ou trimestral e recursos de acordo com a amplitude de sua loja.
Cada plano apresenta seu próprio limite de cadastro de produtos, mas todos eles oferecem visitas ilimitadas.
15. Dooca
Finalizando as sugestões com mais uma opção brasileira entre as plataformas para ecommerce, a Dooca oferece um período de 14 dias de testes grátis para que você possa experimentar seus recursos profissionais.
Com a plataforma, montar um ecommerce é tão fácil quanto fazer seu cadastro e começar a construir a partir de temas altamente personalizáveis, responsivos (otimizados para dispositivos móveis) e com acesso à diversas integrações.
Após seu site, confira os planos oferecidos e escolha o melhor de acordo com o tamanho de sua empresa.
No plano mais básico, por exemplo, você já pode cadastrar 100 produtos e receber até 10 mil visitas em sua página mensalmente. Vale a pena conferir.
Como escolher qual a melhor plataforma de ecommerce?
Agora que você já conhece as melhores plataformas de ecommerce, é importante ficar atento à algumas características específicas antes de fazer seu investimento inicial e começar a vender através da melhor plataforma para seu empreendimento.
Preste atenção nos fatores abaixo para ter uma escolha mais assertiva.
Planos e preços da plataforma de e-commerce
Afinal, quanto custa uma plataforma de ecommerce? Esta é uma dúvida muito comum para quem está procurando como montar um ecommerce e, certamente, um dos fatores mais importantes na escolha de uma plataforma de ecommerce é conferir quais são os custos envolvidos em sua utilização.
Como você pôde conferir em nossa lista, é possível encontrar tanto plataformas grátis quanto pagas, todavia, sua atenção deve estar em conferir quais são as limitações e escalabilidade dos planos oferecidos.
Escolher a melhor plataforma de ecommerce grátis, por exemplo, pode ajudá-lo a economizar no começo de seu negócio enquanto testa e valida sua marca, mas caso a mesma plataforma não consiga escalar a medida que você conquistar mais clientes e expandir sua gama de produtos, você pode ter problemas no futuro.
Na maior parte das vezes, é possível migrar de plataformas, mas isso ainda pode acarretar em perda de tráfego – especialmente orgânico, ou seja, menos visitas em suas páginas de produto.
Resumindo, fique atento à:
- Escalabilidade dos planos;
- Se há custos ou taxas sobre cada venda;
- Tempo de vigência dos contratos;
- Descontos para planos prolongados (como anuais, por exemplo);
- Se há custos para instalação e uso de integrações.
Nossas primeiras recomendações na lista oferecem um bom equilíbrio entre investimento inicial e excelente escalabilidade, para ajudá-lo a diminuir riscos e fazer a escolha certa.
Personalização e modelo da plataforma de e-commerce
É importante ficar atento à variedade de templates de páginas, especialmente caso esteja escolhendo um plano para criar sua loja virtual grátis.
Você precisa ser capaz de personalizar a seu ecommerce suficientemente, para que possa construir a sua marca no ambiente digital e, principalmente, usar de recursos como branding, criação de banners e outros elementos visuais para reter e cativar clientes.
Algumas plataformas de ecommerce que oferecem planos grátis mantém suas próprias marcas no domínio de seu site ou marcas d’água em suas páginas de produto.
Para transmitir credibilidade para seus clientes, busque modelos de sites de ecommerce que te ofereçam o máximo de controle no que diz respeito à personalização.
Integrações disponíveis na plataforma de ecommerce
Hoje, poucos negócios no ambiente virtual atuam sozinhos. Isso não é diferente para as plataformas de ecommerce.
É preciso considerar que, além de simplesmente ser capaz de cadastrar produtos, registrar gateways de pagamento e criar páginas de checkout, você também precisa ser capaz de trabalhar com seus leads, otimizar a logística de entrega, captar clientes, fazer campanhas de e-mail marketing e oferecer atendimento de qualidade.
Na maior parte das vezes, todos esses recursos são especialidades de outras soluções disponíveis online que podem complementar a sua plataforma de ecommerce.
Algumas integrações realmente importantes são:
- Canais de venda: marketplaces, redes sociais, entre outros;
- Google Analytics: para que você possa acompanhar e avaliar o desempenho de seu site, assim como criar campanhas de anúncios caso pretenda trabalhar com esta estratégia;
- Logística de entrega: toda plataforma de ecommerce competitiva deve oferecer soluções de entrega para ajudá-lo a lidar com o envio de pedidos;
- ERPs: sistemas de ERP são cruciais para que você consiga rastrear sua operação, desde a emissão de pedidos, notas fiscais, etc.
- Chats online: para atendimento ao cliente diretamente em sua página, por meio de um software ou de botão de WhatsApp, o que ajuda na retenção de visitantes e aumentar suas conversões;
O JivoChat, por exemplo, pode ser integrado à virtualmente todas as principais plataformas de ecommerce e permite que você converse com visitantes em tempo real através do chat online.
Portanto, confira todas as integrações e recursos adicionais oferecidos pela plataforma de ecommerce antes de escolher a sua.
Usabilidade e navegabilidade da plataforma de ecommerce
A melhor plataforma de ecommerce profissional para o seu negócio deve ser capaz de criar páginas de vendas realmente intuitivas e projetadas para otimizar as suas conversões.
A nossa recomendação é, antes de se cadastrar e montar um ecommerce, acesse lojas virtuais já disponíveis online criadas através das plataformas de ecommerce de seu interesse e verifique o quão fácil é navegar pelas categorias de produtos, páginas de produtos, páginas de checkout, cadastro, carrinho de compras, etc.
Plataformas de ecommerce otimizadas para mobile
Hoje, mais da metade do tráfego online ocorre através da internet e, por isso, não apenas os ecommerces, mas todas as páginas online são criadas como sites responsivos.
Uma loja online responsiva é capaz de se ajustar perfeitamente para as pequenas telas de smartphones, oferecendo excelente navegabilidade para os usuários.
De forma semelhante à nossa dica anterior, antes de escolher a sua plataforma de ecommerce, acesse lojas criadas com a mesma usando seu smartphone ou tablets.
Se possível, considere até mesmo usar smartphones com tamanhos de telas diferentes e veja se consegue facilmente navegar pela loja online.
SEO da plataforma de e-commerce
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca (Google, Bing, etc). Sem SEO, a sua página terá dificuldades em ranquear para as buscas feitas no Google e em outras ferramentas semelhantes.
Por exemplo, quando um cliente busca por algum produto específico no Google, para que a sua página esteja entre os primeiros resultados, é necessário que suas páginas sejam otimizadas de diversas formas.
A verdade é que SEO é algo realmente técnico e envolve diversas partes.
Felizmente, hoje, as melhores plataformas de ecommerce já oferecem otimizações em suas páginas de produto, categorias, tempo de velocidade de carregamento, otimização para experiência de uso mobile, etc.
Suporte da plataformas de ecommerce
Nem todos se atentam à importância de poder contar com uma equipe de profissionais capacitados e especializados no assunto, mas isso faz toda a diferença para o seu varejo online.
Certifique-se de escolher a melhor plataforma de ecommerce que oferece atendimento e suporte de qualidade. Afinal, o seu negócio pode depender da qualidade deste atendimento para resolver problemas críticos.
Plataformas de ecommerce vale a pena?
Este é um mercado altamente competitivo e de crescimento constante nos últimos anos, gerando oportunidades de sucesso para empreendedores preparados.
Como você pode conferir nas descrições de recursos e funcionalidades de cada plataforma apresentada em nossa lista, existem diversos motivos pelos quais você pode escolher criar seu e-commerce dessa forma.
Reforçamos que os planos gratuitos tendem a ser mais limitados, use-os para experimentar as ferramentas e recursos oferecidos antes de optar por realmente investir na melhor plataforma de ecommerce e começar a vender na internet.
Encontrou a melhores plataformas de ecommerce?
Escolha uma das opções em nossa lista com as melhores plataformas de ecommerce e verá como pode ser realmente simples começar a vender seus produtos online.
Porém, colocar sua loja no ar, cadastrar seus produtos e preparar sua infraestrutura de vendas é apenas o primeiro passo.
Para que você realmente possa conquistar e fidelizar clientes, será necessário certificar-se que sua solução de atendimento apresente a mesma qualidade que sua plataforma de e-commerce.
Felizmente, o JivoChat pode ser integrado a todas as opções apresentadas e poderá ajudá-lo a realmente transformar visitantes em clientes.
- Blog/
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!