Melhor plataforma de ecommerce para loja virtual: 25 opções
As plataformas de ecommerce no Brasil já chegaram em 40 bilhões em vendas no primeiro trimestre de 2023 de acordo com dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Hoje, a maioria dos clientes já esperam que o seu varejo também ofereça uma loja virtual, pois esta é maneira mais prática de começar a vender produtos na internet, sem precisar de conhecimentos em programação ou design.
Pensando em te ajudar, preparamos uma lista com as melhores plataformas de ecommerce para que possa compará-las e decidir qual solução se adequa melhor ao seu nicho de mercado.
O que é uma plataforma de ecommerce?
Essas plataformas são ferramentas que tem como objetivo facilitar todo o processo de criação de uma loja virtual, o que envolve cadastro de produtos, processamento de transações através de canais digitais e mais.
Existem diversas formas de criar um comércio eletrônico: você pode desenvolver seu próprio site, usar um construtor de sites com módulos de loja virtual, vender produtos através das redes sociais ou claro, usar uma plataforma que já oferece soluções prontas.
Algumas das principais vantagens de usar uma solução como esta são:
- Onboarding intuitivo para novos empreendedores;
- Integrações com diversos canais de vendas (marketplaces, redes sociais, etc);
- Facilidade no cadastro de produtos e controle de estoque;
- Automação do processo de vendas;
- Recuperação de carrinhos abandonados;
- Fácil personalização da vitrine virtual;
- Métricas e relatórios detalhados.
Essencialmente, basta escolher o que vender na internet, selecionar uma plataforma de vendas e passar por todo o processo de onboarding oferecido pelas próprias empresas que as disponibilizam.
Qual é a melhor plataforma de ecommerce?
Confira a seguir uma seleção completa com as opções do mercado e descubra qual a melhor plataforma de ecommerce para o seu negócio.
Após a lista, iremos compartilhar mais dicas sobre as vantagens de começar seu negócio dessa forma e como escolher o melhor serviço.
1. Wix
Não há como falar sobre criação de sites ou lojas virtuais sem mencionar a plataforma para ecommerce ou CMS da Wix, empresa que se destaca por ter o melhor construtor no ambiente digital e atender empresas de qualquer porte.
Seja você um empreendedor que está apenas adentrando neste nicho de mercado ou um ecommerce já bem estabelecido buscando por uma plataforma mais robusta, certamente gostará de conferir todos os recursos profissionais oferecidos pela Wix.
A plataforma de ecommerce da Wix oferece ferramentas de gestão de produtos e controle de estoque, modelos de sites modernos e altamente personalizáveis através de um construtor arraste e solte, além de páginas otimizadas para dispositivos móveis.
Prós
- Facilidade: é uma das plataformas mais fáceis e práticas do mercado, permitindo que até mesmo iniciantes abram sua loja virtual em um dia.
- Valor agregado: o Wix conta com um plano de ecommerce bastante acessível e que oferece todos os recursos necessários.
- Vendas nas redes sociais: a plataforma conta com a integração para vendas nas principais redes sociais.
- Plataforma de pagamento online: o Wix conta com sua própria solução de pagamentos online e segurança.
Contras
- Personalização: apesar de oferecer recursos bem feitos e funcionais, alguns elementos não contam com a opção de serem totalmente personalizados. Um exemplo são os e-mails de confirmação.
- Sites não são transferíveis: uma vez que seu site é criado na plataforma, não será possível transferi-lo para outros serviços.
Com a Wix, também é possível abrir um ecommerce de dropshipping e vender sem estoque para seus clientes através de fornecedores de dropshipping nacional.
Confira a nossa avaliação completa da Wix, onde falamos sobre os principais recursos disponíveis!
2. Nuvemshop
Considerada uma das melhores plataformas de ecommerce brasileiras, a Nuvemshop oferece uma solução realmente completa e profissional para quem deseja empreender na internet.
Com ela, você descobrirá como montar um ecommerce do zero para vender produtos ou serviços de forma rápida e prática, além de ser possível personalizá-la exatamente como preferir.
Ela também criou um curso de ecommerce gratuito para ajudar todos os empreendedores no começo de sua jornada.
Além disso, a Nuvemshop é uma excelente plataforma para dropshipping – uma modalidade de venda online na qual você não mantém o estoque de seus produtos, mas age como um intermediador entre o fornecedor e o cliente final.
Entre esses diferenciais, você encontrará ferramentas para otimizar a logística de entrega, recuperar carrinhos de compra abandonados, sistemas ERP e claro, o próprio JivoChat.
Vale a pena conferir esses recursos e descobrir como é fácil começar a vender na internet.
Prós
- Plano gratuito: o plano gratuito para iniciantes oferece uma boa quantidade de recursos e um número ilimitado de produtos.
- Templates profissionais gratuitos: a plataforma oferece dezenas de templates profissionais que são customizáveis e otimizados para mobile.
- Plataforma intuitiva: a plataforma de gerenciamento é bastante intuitiva e de fácil acesso, facilitando e otimizando o gerenciamento da sua loja.
Contras
- Limitações do plano gratuito: no plano gratuito o suporte limitado e a plataforma só oferece a integração de pagamentos com o Nuvem Pago.
- Não conta com integração com marketplaces nativa: caso busque a ferramenta para atuar com marketplace, saiba que a plataforma não oferece uma forma de integração nativa.
Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos do Nuvemshop!
3. Shopify
A Shopify para muitos é a melhor plataforma de ecommerce, atendendo mais de 10 milhões de lojistas no mundo inteiro e pode ser usada para criar seus próprios sites de vendas online. De acordo com dados do oficiais, ela representa 10% do total de Ecommerces nos Estados Unidos.
Eles oferecem modelos de sites de vendas, modernos, responsivos e otimizados para que sua loja e seus produtos sejam exibidos perfeitamente em dispositivos móveis. Além disso, a Shopify possui planos acessíveis que te permitem criar uma loja virtual do zero, sem se preocupar com altos investimentos.
Esta é uma plataforma para ecommerce completa com uma ferramenta para analisar visitas e número de vendas de sua loja, cuidando desde o marketing aos pagamentos, finalização de compras e do frete.
O Shopify também é uma excelente opção para quem deseja começar um negócio de dropshipping. Com o Oberlo, seu aplicativo de dropshipping, é possível vender produtos de fornecedores do AliExpress, importar itens para seu ecommerce e fazer pedidos em massa ou individual.
Vale a pena acessar e conferir os planos disponibilizados pela Shopify.
Prós
- Variedade de aplicativos para integração: a plataforma oferece a possibilidade de adicionar inúmeras funcionalidades em sua loja através de integrações.
- Suporte: o serviço conta com um suporte 24/7 que pode ser feito por vários canais.
- Análise de fraude: funcionalidade que ajuda evitar estornos ao identificar transações fraudulentas.
- Recuperação de carrinho abandonado: um recurso importante para gerar mais conversões e está disponível em todos planos.
Contras
- Dependência de aplicativos externos: por mais que existam vários apps para adicionar funcionalidades, isso pode fazer com que sua loja fique dependente deles.
- Taxa de pagamentos adicionais: serão aplicadas se sistemas de pagamentos de terceiros forem usados e em pagamentos com cartão. As taxas também estão sujeitas a variação de acordo com seu plano.
Se quiser saber em detalhe sobre todos os recursos do Shopify, confira nossa avaliação completa da plataforma de ecommerce.
4. SITE123
Com o SITE123 é possível criar um ecommerce dentro de alguns minutos, em apenas três passos. A plataforma para ecommerce não é exclusiva para lojas virtuais e também oferece outras soluções, como a criação de websites e blogs através de ferramentas extremamente intuitivas.
Não é necessário ter qualquer conhecimento de programação e design para colocar seu negócio no ar e começar a vender online, basta selecionar entre os diversos modelos disponíveis e personalizá-los de acordo com sua marca.
Os modelos de páginas oferecidos pela plataforma de ecommerce do SITE123 são responsivos e otimizados para dispositivos móveis – algo crucial para aumentar as suas vendas através de canais digitais.
Ele ainda conta com hospedagem gratuita na web e oferece ferramentas de SEO poderosas que ajudarão seu site a se destacar nos motores de busca. Assim, você poderá atrair mais visitantes e aumentar sua visibilidade online.
Prós
- Fácil de usar: o SITE123 é uma das plataformas mais fáceis de se navegar para a criação e o gerenciamento de ecommerce.
- Muitos plugins: oferece uma boa seleção de plugins que podem otimizar sua loja virtual.
- Muito conteúdo de aprendizagem: a plataforma conta com uma boa quantidade de conteúdo e tutoriais em vídeo para aprender sobre sua utilização.
- Tempo de atividade e velocidade: oferece um ótimo tempo de atividade e velocidade.
Contras
- Personalização limitada: oferece poucas opções de personalização completa e de liberdade criativa.
- Limite de email baixo: o limite de email pode ser baixo mesmo nos planos mais avançados.
5. Loja Integrada
Uma opção que é considerada por uma parte dos lojistas como a melhor plataforma de ecommerce brasileira, a Loja Integrada permite que você crie sua página rapidamente e apresenta como um diferencial sua própria loja de aplicativos e temas.
Se você está começando a vender pela internet e quer saber como montar um ecommerce, a Loja Integrada oferece as ferramentas ideais para impulsionar seu negócio.
Além disso, se você possui uma loja física e deseja expandir para o mundo online, a Loja Integrada é perfeita para você. Para quem já vende online e busca formas de aumentar sua receita, também encontrará na plataforma o suporte necessário.
Você pode facilmente encontrar soluções adicionais que podem ser integradas à plataforma de ecommerce, como ferramentas para atendimento, gateways de pagamento, sistemas para frete, entre outras.
Prós
- Sem comissão sobre vendas: todos os planos não cobram comissões sobre vendas.
- Plataforma intuitiva e fácil de usar: a Loja Integrada mantém o padrão das líderes de mercado, oferecendo uma experiência de usuário de qualidade.
- Planos acessíveis: os planos profissionais contam com valores de contratação que são acessíveis.
Contras
- Limite de produtos na maioria dos planos: apenas o plano mais caro não conta com uma limitação de produtos ativos.
- Suporte apenas para planos avançados: serviços como consultoria e prioridade no atendimento são reservados para planos mais avançados.
Então, se tiver interesse em montar um ecommerce do zero, com o plano base inteiramente grátis, é possível testar os recursos antes de decidir se irá pagar pelos recursos adicionais dos planos planos.
Caso você utilize outra plataforma para ecommerce e deseja migrar para a Loja Integrada, a plataforma oferece todo o suporte necessário.
6. Tray
Não poderíamos deixar de apresentar a Tray, uma plataforma de ecommerce extremamente fácil de usar. Com apenas alguns cliques, você pode personalizar sua loja e adicionar seus primeiros produtos.
Prós
- Integração nativa com marketplaces: oferece uma forma mais efetiva de realizar a integração com marketplaces.
- Permite atender atacado e varejo: oferece a possibilidade de atuar nesses dois modelos de negócio.
Contras
- Não oferece plano grátis: é preciso investir em um dos planos para conhecer a plataforma.
- Algumas moedas e idiomas não são disponíveis: uma limitação que pode impedir de atuar em certos mercados.
Os planos disponibilizados pela plataforma de ecommerce são escaláveis, ou seja, ela é capaz de atender desde pequenas empresas adentrando o mercado digital à grandes redes de lojas online.
Confira nossa avaliação completa de todos os principais recursos da Tray.
Além disso, aproveite o cupom de desconto PARCEIROS20 para economizar 20% na sua primeira mensalidade!
7. GoDaddy
O GoDaddy é uma outra excelente alternativa que oferece a possibilidade de vender online como um profissional, mesmo que o usuário não seja. O serviço oferece uma configuração fácil e flexível de suas lojas, permitindo adicionar até 5 mil produtos com até 10 imagens por item.
Através desta plataforma de ecommerce você tem acesso a recursos intuitivos e eficientes, que vão te ajudar a alavancar suas vendas e alcançar o sucesso no mundo digital.
Prós
- Soluções integradas: oferece registro de domínio e hospedagem em um só lugar, facilitando a administração de sua loja.
- Recursos de marketing: conta com integrações com redes sociais, ferramentas de SEO e permite criar promoções com facilidade.
- Suporte ao cliente: a plataforma conta com suporte ao cliente 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, por telefone e chat.
Contras
- Funcionalidades limitadas: conta com funcionalidades e recursos de personalização limitados se comparados a outras plataformas.
- Integrações: oferece apenas integrações básicas.
8. WooCommerce
O WooCommerce é uma plataforma para quem deseja obter sucesso ao criar o seu negócio digital.
Além de ter uma página dedicada para que você possa encontrar o host ideal antes de criar a sua loja, também é possível criar soluções para você que deseja criar lojas para outras pessoas.
Com o WooCommerce você poderá contar com ajuda especializada para iniciar ou otimizar a sua loja.
Conheça também as extensões e plugins disponíveis para impulsionar e agilizar a conversão no seu ecommerce, e personalize a sua loja para obter sucesso na internet.
Prós
- Variedade de temas para WordPress: o plugin conta com um grande catálogo de temas voltados para o WordPress.
- Recursos voltados para ecommerce: permite adicionar várias funcionalidades voltadas às lojas criadas através dele.
- Comunidade online: conta com uma grande comunidade que oferece suporte para solucionar dificuldades encontradas com a criação de sua loja.
Contras
- Precisa de várias extensões: por não contar com uma grande variedade de recursos por padrão, será preciso adicionar funcionalidades manualmente.
9. WordPress Ecommerce
Agora você pode montar o seu Ecommerce com o WordPress.com Entrepreneur ela oferece uma gama de opções de eCommerce, desde botões de pagamento em um clique até lojas online totalmente personalizáveis.
Através dessa ferramenta você encontrará todas as ferramentas necessárias para vender seus produtos e também criar seus conteúdos online.
Ela conta com diversos plugins para dinamizar e facilitar o seu dia a dia dentro da plataforma sem estresse ou complicações.
Além disso, você pode criar fluxos de pagamentos para receber os pagamentos das compras diretamente no seu site.
Confira essas e outras vantagens acessando o site da plataforma e descobrindo como montar a sua loja.
Prós
- Custo-benefício: o WordPress e o WooCommerce podem ser usados gratuitamente.
- Plugins e temas: conta com uma enorme quantidade de plugins e temas para serem utilizados em sua loja.
- Otimização SEO: é uma plataforma otimizada para SEO e oferece plugins que podem ajudar a melhorar ainda mais os resultados nos motores de busca.
Contras
- Complexidade: a configuração inicial pode ser bem complexa para quem não está familiarizado com o WordPress.
- Segurança: é preciso garantir que seus plugins estejam sempre atualizados, algo que pode causar incompatibilidades. Além disso, por ser uma plataforma muito popular, ela é altamente visada por ataques de hackers.
10. Cartpanda
Com a Cartpanda você poderá montar um ecommerce profissional e começar a vender através de canais digitais com muita facilidade independentemente do local, como seu site existente, mídias sociais, marketplaces e outros canais de venda.
A plataforma de ecommerce da Cartpanda oferece todas as ferramentas necessárias para vender uma enorme variedade de produtos e serviços, isto inclui eBooks, vídeos, cursos, softwares, aplicativos, templates e muito mais
Para aumentar a suas taxas de conversão, eles oferecem ferramentas como: checkout transparente de 1-página, upsell de 1-clique e a possibilidade de oferecer serviços ou produtos adicionais diretamente no momento da compra para aumentar.
A Cartpanda é uma plataforma de ecommerce escalável e, assim, também conta com boa variedade de planos para suportar ecommerces de pequeno, médio e grande porte. Vale a pena conferir.
Prós
- Fácil de usar: é uma plataforma de ecommerce que foi projetada para ser amigável com todos os tipos de usuários, apresentando uma interface intuitiva.
- Soluções integradas: é possível contar vários recursos integrados, como funcionalidades para análise de vendas e suporte a pagamentos.
- Templates personalizáveis a plataforma oferece vários templates personalizáveis que ajudam a criar uma loja visualmente interessante de forma mais rápida.
Contras
- Integrações limitadas: a plataforma oferece poucas opções de integrações com ferramentas e plataformas de terceiros.
- Escalabilidade: o serviço não oferece muitas opções para negócios grandes escalarem suas operações.
- Limitação de personalização: apesar de oferecer os templates customizáveis, as opções de personalização de lojas não são tão variadas quanto as oferecidas por outros itens de nossa lista.
11. Bagy
Logo em seguida temos a Bagy, uma plataforma de ecommerce brasileira que te permite começar a vender através de canais online sem qualquer dificuldade e mais diretamente através de seu próprio smartphone.
Eles oferecem a tecnologia necessária para gerenciar seu negócio e aumentar suas vendas significativamente através de uma plataforma moderna, projetada para impulsionar o crescimento do seu negócio de forma eficiente.
Com a Bagy, você não enfrenta limites em relação ao número de produtos, visitas ou vendas e ainda pode gerenciar tudo em da loja, como montagem, cadastro de produtos, vendas e etc, através do aplicativo mobile.
Outra vantagem é a diversidade de formas seguras de pagamento que você pode oferecer ao seus clientes, incluindo cartão de crédito, boleto bancário e Pix. Isso porque eles se integram aos melhores gateways de pagamento do mercado, garantindo transações seguras e confiáveis.
Prós
- Custo-benefício: é uma plataforma que oferece planos com preços bem competitivos.
- Facilidade de uso: a plataforma conta com uma interface intuitiva e processos de configuração simplificados para seus usuários.
Contras
- Funcionalidades limitadas: o serviço não conta com tantos recursos avançados como outras plataformas líderes de mercado. Até mesmo algumas funcionalidades importantes podem não estar disponíveis.
12. Brasil na Web
Com a plataforma Brasil na Web, você não precisa se preocupar com comissões por pedidos. Todo o lucro é seu para manter.
Além disso, eles oferecem 7 dias grátis para você experimentar todas as funcionalidades da plataforma. Desta forma você consegue fazer sua escolha com inteligência e tem total confiança ao montar ecommerce.
Através do editor de páginas intuitivo da Brasil na Web, é possível criar uma loja online com layout responsivo sem precisar saber programar ou ter conhecimentos em design.
A plataforma de ecommerce conta ainda com recursos avançados de otimização de conversões e marketing digital, além de cobrir tudo que você precisa para gerenciar seus produtos, estoque, administrar sua loja, acompanhar relatórios e mais.
Prós
- Foco no mercado brasileiro: a plataforma foi desenvolvida para atender as necessidades do mercado brasileiro, oferecendo recursos e integrações locais.
- Fácil de usar: conta com uma interface intuitiva e processo de configuração simplificado.
- Custo-benefício: oferece planos competitivos, com preços acessíveis.
Contras
- Recursos limitados: não conta com tantas funcionalidades como outras plataformas mais bem estabelecidas no mercado.
- Escalabilidade: é indicada para pequenos e médios negócios, mas pode oferecer dificuldades para grandes empresas escalarem seus processos.
13. Weebly
Competindo neste mercado temos a Weebly, que te permite criar um ecommerce de forma personalizada, partindo de temas profissionais e responsivos otimizados para desktops e dispositivos móveis.
Com a função de arrastar e largar e uma configuração guiada, você terá total controle sobre o design e a estrutura do seu site na hora de configura-lo. A plataforma de ecommerce oferece todas as ferramentas necessárias para gerenciar seu inventário, acompanhar pedidos e lidar com questões relacionadas a impostos.
Além disso, o Weebly conta com ferramentas para impulsionar suas vendas, como envio em tempo real, recuperação de carrinho abandonado, cupons de desconto e diferentes moedas de pagamento estão disponíveis para melhorar a experiência do cliente e aumentar suas conversões.
Eles também oferecem um aplicativo mobile para que você possa rastrear tudo que acontece em sua loja diretamente através de seu smartphone. Acesse e confira os planos disponíveis.
Prós
- Funcionalidades integradas: conta com ferramentas de marketing integradas na plataforma, além de recursos para gestão de produtos.
- Design responsivo: oferece funcionalidades de customização fáceis de usar e uma variedade de templates responsivos.
- Suporte ao cliente: conta com uma boa base de tutoriais, guias e recursos para auxiliar o uso da plataforma. Também oferece suporte técnico por email, chat e telefone.
Contras
- Funcionalidades limitadas: apesar de oferecer soluções integradas, não conta com muitos recursos avançados de gerenciamento.
- Migração para outras plataformas: o processo de migração para outras plataformas pode ser muito complexo, tornando os usuários dependentes do Weebly.
14. Oruc
Se você está em busca de uma das melhores plataformas de ecommerce, a Oruc é uma forte concorrente ao título. O serviço possui ferramentas de vendas e marketing digital, as principais formas de envio e soluções para frete, gateways de pagamento e integração com marketplaces.
Cadastre seus produtos de maneira ágil e edite-os com facilidade, utilizando a opção de importação via planilha de Excel. Além disso, a Oruc oferece integração com diversos marketplaces, como Mercado Livre, Americanas Marketplace, Via Varejo, Shopee e Magalu.
Os planos são flexíveis, sem taxa de configuração e sem fidelidade, proporcionando maior acessibilidade para você.
Prós
- Fácil de usar: assim com outras opções em nossa lista, o serviço conta com uma interface intuitiva e um editor visual que ajudam na personalização das lojas criadas na plataforma.
- Integração com sistemas de pagamento: oferece várias opções de sistemas de pagamento.
- Funcionalidades de marketing: conta com recursos de SEO, email marketing e um sistema fácil para criar promoções e códigos de desconto.
Contras
- Recursos limitados: não conta com tantas funcionalidades como outras plataformas, fator que pode afetar a personalização de sua loja.
- Integrações: conta com poucas opções de integração com plataformas e aplicativos de terceiros.
- Migração para outras plataformas: usuários podem enfrentar dificuldades caso queiram migrar para outras plataformas, se tornando dependentes do serviço da Oruc.
15. iSET
A iSET conta com uma grande gama de soluções integradas à sua plataforma de ecommerce, como ferramentas para checkout transparente, frete inteligente, vendas via mobile, etc.
Com eles, você também poderá anunciar seus produtos em marketplaces como a Amazon, Americanas, Mercado Livre e diversos outros, além de ter acesso a um gerenciador de temas, o que facilita a personalização de sua loja para que ela fique exatamente como você preferir.
A iSET oferece diferentes planos e pode ajudá-lo a identificar exatamente qual deles se adequa melhor ao seu negócio.
Prós
- Foco no mercado nacional: a iSET foca em oferecer soluções para o mercado brasileiro, levando em consideração a logística e integrações locais.
- Fácil de usar: a criação de lojas na plataforma conta com uma interface intuitiva e edição visual facilitada.
- Gestão de produtos: oferece recursos para gestão de produtos e controle de estoque.
Contras
- Complexidade nos recursos avançados: para tirar proveito dos recursos avançados será preciso de bastante conhecimento técnico sobre a plataforma e suporte adicional.
- Limitação de tráfego: é possível que lojas com grandes volumes de tráfego e negociações simultâneas encontrem limitações.
16. Dooca
Mais uma opção brasileira entre as plataformas para ecommerce é a Dooca, que oferece um período de 14 dias de testes grátis para que você possa experimentar seus recursos profissionais.
Com a plataforma, montar um ecommerce é tão fácil quanto fazer seu cadastro e começar a construir a partir de temas altamente personalizáveis, responsivos (otimizados para dispositivos móveis) e com acesso à diversas integrações.
Após seu site, confira os planos oferecidos e escolha o melhor de acordo com o tamanho de sua empresa.
No plano mais básico, por exemplo, você já pode cadastrar 100 produtos e receber até 10 mil visitas em sua página mensalmente. Vale a pena conferir.
Prós
- Funcionalidades integradas: conta com várias ferramentas de marketing, como SEO, email marketing, criação de promoções e controle de estoque.
- Fácil de usar: o editor visual conta com uma interface intuitiva, permitindo criar lojas completas rapidamente.
- Servidores otimizados: o serviço usa servidores otimizados que garantem um tempo rápido de carregamento.
Contras
- Funcionalidades limitadas: uma das desvantagens de contar com muitas funcionalidades integradas é a limitação de não ter acesso a novas funcionalidades via integrações.
- Integrações: conta com poucas integrações com plataformas de terceiros quando comparado a outros itens em nossa lista.
17. Shoplazza
Logo em seguida temos a Shoplazza, considerada uma das melhores plataformas de ecommerce por conta da praticidade que ela oferece, permitindo que você crie a sua loja virtual a partir de temas pré-definidos criados por designers profissionais.
Além disso, ela oferece muitos recursos interessante como checkout otimizado com diversas opções de pagamento, ferramentas de marketing para divulgação, customização de estoque, importação de catálogos de outros sites, etc.
Eles oferecem apenas três tipos de planos, onde a principal diferença entre eles é a porcentagem cobrada por cada transação e o número limite de funcionários por conta.
Prós
- Editor Intuitivo: conta com um editor intuitivo e fácil de utilizar, repleto de temas pré-definidos personalizáveis e com qualidade profissional.
- Variedade de Recursos: Possui diversos recursos que otimizam o checkout, além de ferramentas de marketing para aumentar o alcance da sua loja.
Contras
- Taxas de Transação: Nós planos mais básicos a taxa de transação é relativamente alta, o que pode impactar sua margem de lucros.
- Integrações Limitadas: Embora ofereça algumas integrações, a plataforma não suporta todos os tipos de ferramenta ou aplicativos que muitas vezes são necessários para gerenciar um negócio online.
18. Webnode
Não podemos deixar de falar da Webnode, uma plataforma de ecommerce que já atende mais de 40 milhões de usuários em todo o mundo e se destaca por conta da sua ferramenta de criação extremamente intuitiva.
Através da ferramenta do Webnode você pode criar lojas virtuais, blogs, sites institucionais e diversos outros tipos de páginas em pouco minutos, editando temas pré-definido e personalizando o domínio.
Prós
- Facilidade de Uso: Conforme mencionamos, a Webnode conta com uma interface intuitiva e fácil de usar, permitindo que até mesmo usuário sem experiência em programação ou web design consigam criar e gerenciar uma loja online.
- Planos Acessíveis: Eles oferecem uma grande variedade de planos, todos com preços acessíveis, atendendo pequenas empresas e empreendedores individuais que querem crescer neste mercado.
Contras
- SEO: Apesar de oferecer algumas ferramenta de SEO e marketing, elas não são tão robustas e completas quanto outras opções do mercado, o que pode dificultar o processo de otimização para que sua loja apareça nos motores de busca.
- Funcionalidades Limitadas: Comparado a outra plataformas de ecommerce, as funcionalidades da Webnode são relativamente limitadas e não oferecem tantas integrações.
19. Jumpseller
Outra excelente opção é o Jumpseller, uma plataforma que conta com uma ampla gama de recursos interessantes, como domínio gratuito, pagamento local, suporte para vários idiomas, diferentes opções de envio, etc.
O Jumpseller é ideal para quem quer uma solução que ofereça uma boa relação custo-benefício, uma vez que, no seu plano mais básico, a plataforma não cobra nenhuma taxa por transação.
Atualmente eles oferecem um total de seis planos: sendo o Basic focado em atender pequenos negócios e o Enterprise, o mais completo, focado em atender comerciantes de grande volume que precisam de um plano personalizado.
Prós
- Zero Taxas de Transação: O Jumpseller não aplica nenhuma taxa de transação por suas vendas, o que é excelente para pequenos negócios e empreendedores.
- Personalização de Temas: Você tem total liberdade para personalizar e modificar os temas de acordo com as suas preferências, necessidades e identidade visual da sua marca.
Contras
- Galeria de Temas: A galeria de temas é um pouco limitada e relativamente pequena, o que pode ser um problema para empresas que não tem um designer em sua equipe.
- Escalabilidade: A plataforma apresenta algumas limitações quando falamos de escalabilidade. À medida que seu comercio expande, talvez seja necessário migrar para outra plataforma de ecommerce mais robusta.
20. Ecwid
Simples e fácil de usar, a plataforma de ecommerce da Ecwid não possui taxas de configuração e nem de vendas, sendo uma ótima alternativa para quem está começando neste mercado.
Através do aplicativo mobile da Ecwid você consegue acompanhar os resultados da sua loja de qualquer lugar. Caso queira apenas estruturar a sua loja, eles também contam com um plano gratuito que te permite registrar até 5 produtos.
Prós
- Aplicativo Mobile Completo: Conforme destacamos, através do aplicativo mobile é possível acompanhar os resultados e também impulsionar os produtos, ofertas e promoções da sua loja através de anúncios no Google Ads, Facebook Ads e outras redes.
- Plano Gratuito: Oferecem um plano gratuito com funcionalidades básicas, mas que são suficiente para pequenas empresas, empreendedores e startups.
Contras
- Funcionalidades Limitadas no Plano Gratuito: Embora o plano gratuito possa ser interessante em certas situações, ele possui limitações significativas, como produtos limitados e bloqueio a recursos mais avançados.
- Personalização Limitada: Se comparado a outras plataformas de ecommerce, a Ecwid não oferece tantas opções de personalização.
21. JET e-business
A JET e-business, fundada em 1999, possui uma plataforma de ecommerce com mais de 15 mil lojas ativas, abrangendo tanto negócios voltados para o mercado B2C quanto empreendimentos voltados para o mercado B2B.
Atualmente, através dos serviços da JET e-business você consegue vender em uma grande variedade de canais, incluindo WhatsApp, marketplaces, redes sociais e televendas, além de ter acesso a mais de 40 formas de promover sua loja virtual.
Não podemos deixar de mencionar o sistema de checkout otimizado, possibilidade de gestão unificada de todos os setores da sua loja e suporte total ao modelo de clube de assinatura.
Prós
- Soluções Personalizadas: A JET e-business oferece soluções personalizadas com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada negócio.
- Consultoria Especializada: Os clientes da plataforma também tem acesso a um suporte dedicado, incluindo treinamentos, suporte técnico e consultorias estratégicas.
Contras
- Custo Alto: Por trabalhar apenas com planos personalizados, o JET e-business tende a ser mais caro que as demais plataformas.
- Complexidade de Implementação: Por oferecer um alto nível de personalização e uma grande quantidade de funcionalidades avançadas, será necessário ter uma mão-de-obra qualificada para que a plataforma seja integrada com sucesso ao seu negócio.
22. JET e-business
Logo em seguida vamos falar da AbanteCart, uma plataforma de código aberto que ganhou muita popularidade por conta da sua interface intuitiva e amigável, perfeita para quem não tem conhecimento técnico.
Na AbanteCart você encontrar diversos recursos interessantes e úteis, como gerenciamento de múltiplas lojas, personalização de produtos e um painel de clientes, uma área onde seus clientes podem visualizar todos os detalhes dos pedidos.
Prós
- Código Aberto: Uma das principais vantagens da AbanteCart é ela ser uma plataforma de ecommerce de código aberto, o que aumenta as possibilidade de customização e personalização.
- Interface Intuitiva: Possui uma interface de usuário amigável e intuitiva que facilitar a configuração e a gestão de lojas on-line.
Contras
- Suporte Comunitário Limitado: Por ser uma plataforma de código aberto, grande parte do suporte ao usuário é baseado na comunidade e feito através de fóruns e documentos on-line, o que pode ser uma desvantagem para certas pessoas.
- Templates Caros: Alguns templates da categoria premium oferecidos pela plataforma são consideravelmente caros.
23. OpenCart
A OpenCart é outra opção de plataforma de ecommerce gratuita e com código aberto. Ela conta com uma interface relativamente simples, mas que oferece todas as funcionalidades essenciais para gerir um ecommerce.
Entre os principais atrativos desta plataforma, temos: cadastro ilimitado de produtos, integração com meios de pagamentos diversos, integração com sistemas de frete, temas responsivos e mais.
Prós
- Código Aberto e Gratuito: Além de ser uma plataforma de código aberto, a OpenCart também é uma das únicas opções gratuitas da lista.
- Variedade de Extensões e Temas: Eles contam com uma boa variedade de extensões e temas, permitindo que seus usuários personalizem e adicionem funcionalidades de acordo com suas necessidades.
Contras
- Suporte: Alguns usuários apontam que o suporte da plataforma precisa melhorar e muitas vezes é necessário buscar respostas na internet.
- Atualizações Complexas: Instalar novas versões do OpenCart pode ser um processo um tanto quanto complexo e até mesmo causar problemas de incompatibilidade com temas e extensões existentes.
24. Magento
A seguir você confere a Magento, uma plataforma CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) focada em ecommerce que disponibiliza uma grande variedade de templates prontos em seu marketplace.
Diferente de outras plataformas de ecommerce do mercado, a Magento permite que você altere e ajuste todo o design do seu site em um ambiente controlado e isolado, sem que seja necessário deixar o site fora do ar.
Prós
- Flexibilidade: A Magento Open Source é altamente flexível, oferecendo uma vasta gama de módulos e extensões para que empresas personalizem a plataforma de acordo com suas necessidades.
- Escalabilidade: Ela é uma ótima opção de plataforma para negócios que precisam escalar sua operações, isso porque ela suporta grandes catálogos de produtos e altos volumes de tráfego.
Contras
- Curva de Aprendizado: Para usuários sem experiência, a Magento pode ser uma plataforma complexa de aprender e dominar.
- Custo de Hospedagem: Apesar de ser uma solução gratuita, você ainda terá que arcar com custos de hospedagem, manutenção e desenvolvimento, o que pode sair caro.
25. osCommerce
Caso esteja em busca de uma solução eficiente e gratuita, considere o osCommerce, uma plataforma de ecommerce gratuita que pode ser baixada e facilmente configurada em alguns minutos.
Segundo algumas informações e dados disponibilizadas no próprio site, o osCommerce conta com mais de 1.167 Add-ons, 833 live sites, 309.000 membros ativos e 1.7 milhões de postagens em fóruns.
Prós
- Código Aberto e Gratuito: Semelhante a outras opções que listamos acima, esta é uma plataforma de código aberta e gratuita, ideal para pequenas empresas, comerciantes e empreendedores que estão começando agora.
- Comunidade: O osCommerce conta com uma robusta comunidade composta por desenvolvedores e usuários, além de fóruns, extensões e add-ons que te ajudam a encontrar soluções para problemas de forma rápida e prática.
Contras
- Interface Desatualizada: Se comparado a outras soluções, a interface do usuário e algumas das funcionalidades do osCommerce parecem estar desatualizadas, resultando em uma experiência menos intuitiva.
Como escolher qual a melhor plataforma de ecommerce?
Algora que você já tem ideia de qual pode ser a melhor plataforma de ecommerce para seu negócio, é importante ficar atento à algumas características específicas antes de fazer seu investimento inicial e começar a vender através da melhor plataforma para seu empreendimento.
Preste atenção nos fatores abaixo para ter uma escolha mais assertiva.
Planos e preços da plataforma de ecommerce
Afinal, quanto custa uma plataforma de ecommerce? Esta é uma dúvida muito comum para quem está procurando como montar um ecommerce e, certamente, um dos fatores mais importantes na escolha de uma plataforma de ecommerce é conferir quais são os custos envolvidos em sua utilização.
Como você pôde conferir em nossa lista, é possível encontrar tanto plataformas grátis quanto pagas, todavia, sua atenção deve estar em conferir quais são as limitações e escalabilidade dos planos oferecidos.
Escolher a melhor plataforma de ecommerce grátis, por exemplo, pode ajudá-lo a economizar no começo de seu negócio enquanto testa e valida sua marca, mas caso a mesma plataforma não consiga escalar a medida que você conquistar mais clientes e expandir sua gama de produtos, você pode ter problemas no futuro.
Na maior parte das vezes, é possível migrar de plataformas, mas isso ainda pode acarretar em perda de tráfego – especialmente orgânico, ou seja, menos visitas em suas páginas de produto.
Resumindo, fique atento à:
- Escalabilidade dos planos;
- Se há custos ou taxas sobre cada venda;
- Tempo de vigência dos contratos;
- Descontos para planos prolongados (como anuais, por exemplo);
- Se há custos para instalação e uso de integrações.
Nossas primeiras recomendações na lista oferecem um bom equilíbrio entre investimento inicial e excelente escalabilidade, para ajudá-lo a diminuir riscos e fazer a escolha certa.
Personalização e modelo da plataforma de ecommerce
É importante ficar atento à variedade de templates de páginas, especialmente caso esteja escolhendo um plano para criar sua loja virtual grátis.
Você precisa ser capaz de personalizar a seu ecommerce suficientemente, para que possa construir a sua marca no ambiente digital e, principalmente, usar de recursos como branding, criação de banners e outros elementos visuais para reter e cativar clientes.
Algumas plataformas de ecommerce que oferecem planos grátis mantém suas próprias marcas no domínio de seu site ou marcas d’água em suas páginas de produto.
Para transmitir credibilidade para seus clientes, busque modelos de sites de ecommerce que te ofereçam o máximo de controle no que diz respeito à personalização.
Integrações disponíveis na plataforma de ecommerce
Hoje, poucos negócios no ambiente virtual atuam sozinhos. Isso não é diferente para as plataformas de ecommerce.
É preciso considerar que, além de simplesmente ser capaz de cadastrar produtos, registrar gateways de pagamento e criar páginas de checkout, você também precisa ser capaz de trabalhar com seus leads, otimizar a logística de entrega, captar clientes, fazer campanhas de e-mail marketing e oferecer atendimento de qualidade.
Na maior parte das vezes, todos esses recursos são especialidades de outras soluções disponíveis online que podem complementar a sua plataforma de ecommerce.
Algumas integrações realmente importantes são:
- Canais de venda: marketplaces, redes sociais, entre outros;
- Google Analytics: para que você possa acompanhar e avaliar o desempenho de seu site, assim como criar campanhas de anúncios caso pretenda trabalhar com esta estratégia;
- Logística de entrega: toda plataforma de ecommerce competitiva deve oferecer soluções de entrega para ajudá-lo a lidar com o envio de pedidos;
- ERPs: sistemas de ERP são cruciais para que você consiga rastrear sua operação, desde a emissão de pedidos, notas fiscais, etc.
- Chats online: para atendimento ao cliente diretamente em sua página, por meio de um software ou de botão de WhatsApp, o que ajuda na retenção de visitantes e aumentar suas conversões;
O JivoChat, por exemplo, pode ser integrado à virtualmente todas as principais plataformas de ecommerce e permite que você converse com visitantes em tempo real através do chat online.
Portanto, confira todas as integrações e recursos adicionais oferecidos pela plataforma de ecommerce antes de escolher a sua.
Usabilidade e navegabilidade da plataforma de ecommerce
A melhor plataforma de ecommerce profissional para o seu negócio deve ser capaz de criar páginas de vendas realmente intuitivas e projetadas para otimizar as suas conversões.
A nossa recomendação é, antes de se cadastrar e montar um ecommerce, acesse lojas virtuais já disponíveis online criadas através das plataformas de ecommerce de seu interesse e verifique o quão fácil é navegar pelas categorias de produtos, páginas de produtos, páginas de checkout, cadastro, carrinho de compras, etc.
Plataformas de ecommerce otimizadas para mobile
Hoje, mais da metade do tráfego online ocorre através da internet e, por isso, não apenas os ecommerces, mas todas as páginas online são criadas como sites responsivos.
Uma loja online responsiva é capaz de se ajustar perfeitamente para as pequenas telas de smartphones, oferecendo excelente navegabilidade para os usuários.
De forma semelhante à nossa dica anterior, antes de escolher a sua plataforma de ecommerce, acesse lojas criadas com a mesma usando seu smartphone ou tablets.
Se possível, considere até mesmo usar smartphones com tamanhos de telas diferentes e veja se consegue facilmente navegar pela loja online.
SEO da plataforma de ecommerce
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca (Google, Bing, etc). Sem SEO, a sua página terá dificuldades em ranquear para as buscas feitas no Google e em outras ferramentas semelhantes.
Por exemplo, quando um cliente busca por algum produto específico no Google, para que a sua página esteja entre os primeiros resultados, é necessário que suas páginas sejam otimizadas de diversas formas.
A verdade é que SEO é algo realmente técnico e envolve diversas partes.
Felizmente, hoje, as melhores plataformas de ecommerce já oferecem otimizações em suas páginas de produto, categorias, tempo de velocidade de carregamento, otimização para experiência de uso mobile, etc.
Suporte da plataformas de ecommerce
Nem todos se atentam à importância de poder contar com uma equipe de profissionais capacitados e especializados no assunto, mas isso faz toda a diferença para o seu varejo online.
Certifique-se de escolher a melhor plataforma de ecommerce que oferece atendimento e suporte de qualidade. Afinal, o seu negócio pode depender da qualidade deste atendimento para resolver problemas críticos.
Plataformas de ecommerce vale a pena?
Este é um mercado altamente competitivo e de crescimento constante nos últimos anos, gerando oportunidades de sucesso para empreendedores preparados.
Como você pode conferir nas descrições de recursos e funcionalidades de cada plataforma apresentada em nossa lista, existem diversos motivos pelos quais você pode escolher criar seu ecommerce dessa forma.
Reforçamos que os planos gratuitos tendem a ser mais limitados, use-os para experimentar as ferramentas e recursos oferecidos antes de optar por realmente investir na melhor plataforma de ecommerce e começar a vender na internet.
Encontrou a melhor plataforma de ecommerce para seu negócio?
Escolha uma das opções em nossa lista com as melhores plataformas de ecommerce e verá como pode ser realmente simples começar a vender seus produtos online.
Porém, colocar sua loja no ar, cadastrar seus produtos e preparar sua infraestrutura de vendas é apenas o primeiro passo.
Para que você realmente possa conquistar e fidelizar clientes, será necessário certificar-se que sua solução de atendimento apresente a mesma qualidade que sua plataforma de ecommerce.
Felizmente, o JivoChat pode ser integrado a todas as opções apresentadas e poderá ajudá-lo a realmente transformar visitantes em clientes.
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