Vendas Online: 10 Dicas Para Vender Muito Em 2019

Descubra como impulsionar as vendas de seu negócio com nossas dicas

O mercado de ecommerce é um dos mais movimentados no mundo inteiro. Por isso, cada vez mais empreendedores vêm buscando identificar o que vender na internet para lançar seus próprios comércios eletrônicos para tornar-se seus próprios chefes e aproveitar nichos já aquecidos no ambiente digital.

Porém, criar sua loja virtual e ficar disponível online é apenas o primeiro passo. Afinal, isso não significa que você irá automaticamente atingir os resultados esperados e ter muitas vendas. Considerando isso, trazemos 10 dicas de vendas online para que você possa alavancar seus negócios e entender quais são os fatores que diferenciam grandes ecommerces de seus concorrentes.

1. Otimize sua página para conversões

Para começar, é importante lembrar que ainda existem vários clientes que têm seus receios ao comprar online - mesmo que isso tenha se tornado algo já amplamente reconhecido e aceito pelo consumidor brasileiro.

Por isso, é importante certificar-se que a página de seu ecommerce está otimizada para conversões e também transmite confiabilidade. Através de um design responsivo, invista em sua marca e garanta que a primeira impressão dos consumidores seja aquela de uma empresa profissional - afinal, muitas vezes a primeira impressão é a que fica.

Felizmente, as melhores plataformas de ecommerce já podem ajudá-lo a impulsionar vendas onlines através de um layout pronto e com temas customizáveis. Mesmo assim, ainda é importante lembrar de tirar boas fotos de seu produto e prezar pela boa escrita para conquistar clientes no ecommerce.

2. Foque no atendimento online

Um aspecto frequentemente ignorado por novos empreendedores é o fato de que o atendimento online é significativamente diferente do atendimento ao cliente realizado no ambiente físico. Afinal, aqui não há contato frente à frente com o consumidor.

Portanto, invista em canais que te permitam monitorar visitantes em tempo real, identificar quais páginas, categorias e produtos eles estão observando e abordá-los através de convites proativos em seu chat online - considerado canal com o maior índice de satisfação no ambiente digital.

Além disso, como estará atendendo pelo chat online, telefone, email, redes sociais e outros meios digitais, é importante otimizar seu tempo de resposta para aumentar suas chances de reter o cliente na página. Lembre-se, o consumidor digital sabe que pode chegar à concorrência em poucos cliques, então um atendimento lento leva a perdas de oportunidades de vendas.

Atendimento online

3. Integre seus canais de vendas

Hoje, consumidores esperam encontrar mais de um ou dois pontos de comunicação para entrar em contato com seu negócio. Empresas que ainda trabalham apenas no telefone e email em seu help desk estão perdendo oportunidades de vendas por não investir em oferecer canais mais ágeis e projetados para impulsionar conversões.

Outro forte ponto que afeta suas vendas online é a experiência do cliente, ou seja, como o mesmo se sente durante sua jornada de compra através do funil de vendas. Para garantir uma boa experiência e um bom atendimento ao cliente, integre seus canais de vendas.

Dessa forma, clientes poderão entrar em contato com sua empresa através de diferentes frentes e ter acesso às mesmas informações, além de poderem ser reconhecidos por sua equipe com um histórico de atendimento armazenado e de transações em uma plataforma unificada.

As empresas com maiores taxas de retenção no mercado digital trabalham com robustas estratégias de atendimento omnichannel para fidelizar clientes e, diferente do que muitos pensam, não é caro trabalhar com canais integrados.

4. Treine sua equipe

Mas claro, para que possa oferecer um atendimento personalizado e impulsionar suas chances de vendas através de pontos de comunicação, será necessário treinar sua equipe. Juntamente aos responsáveis pelo marketing, desenvolva a persona de seu negócio e trabalhe juntamente com seus representantes para direcionar o atendimento.

Além disso, para otimizar suas vendas online, não deixe de desenvolver a linguagem da empresa, levando em consideração seus valores, assim como o perfil de seu público alvo. Um atendimento mais amigável e diretamente compatível com o cliente impacta em sua satisfação.

5. Tenha uma logística impecável

Na hora de fazer vendas online é muito importante que seu negócio tenha uma logística impecável. Afinal, por mais que o seu atendimento seja excelente, sua página responsiva e seus produtos tenham qualidade, tudo isso não será o suficiente para manter clientes satisfeitos e fazer com que eles tenham interesse em promover e divulgar seu negócio à amigos se a entrega do produto for lenta.

O consumidor quer receber o produto comprado o quanto antes e também quer pagar o menor valor possível no frete. Portanto, invista em soluções de otimização de logística e frete para que não tenha qualquer reclamação neste sentido. Note ainda que, caso esteja realizando suas vendas em marketplaces, como o Mercado Livre, por exemplo, este tipo de avaliação do cliente no perfil do negócio faz toda a diferença na decisão de compra de novos clientes.

Logística de entrega

6. Invista em marketing digital e SEO

Como mencionamos no início do conteúdo, lançar sua loja online é apenas o primeiro passo. Ainda será necessário fazer com que consumidores possam encontrar seu negócio, tanto de forma orgânica através de pesquisa no Google ou outros buscadores, quanto através de outros canais de marketing.

Por isso, é importante investir em marketing digital e também em SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de práticas que aumenta suas chances de posicionar páginas de produto ou mesmo a página principal de seu negócio nos mecanismos de busca.

Já para o marketing digital, é importante trabalhar com:

E claro, segmentar sua base de leads a partir da persona e de dados coletados através do atendimento ou outros formulários em sua página para garantir que está enviando conteúdo relevante para seus leads e não desperdiçar recursos na hora de impulsionar suas vendas online.

7. Impulsione nas redes sociais

Ainda como parte de suas estratégias de marketing digital, não deixe também de impulsionar seu negócio nas redes sociais, como no Facebook e Instagram. Hoje, vários negócios digitais já utilizam suas páginas de mídias sociais para engajar consumidores e apresentar produtos como uma espécie de vitrine.

E claro, é importante lembrar que não basta simplesmente compartilhar conteúdo e pagar por anúncios nestes canais, você deve estar pronto para responder às perguntas dos consumidores através de pontos de contato como o próprio Facebook Messenger ou Direct do Instagram.

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Impulsione nas redes sociais para aumentar vendas online

8. Solicite feedback

Um grande problema que envolve vários setores de seu ecommerce, como vendas, atendimento ao cliente e marketing é não solicitar e acompanhar de perto o feedback e avaliações de clientes.

Dê voz aos seus consumidores e deixe que digam o que funciona e também o que não os agradou na experiência de compra online em seu negócio. Dessa forma, poderá rapidamente identificar quais aspectos podem e devem ser melhorados com urgência - antes que afetem negativamente a experiência de vários clientes.

9. Reforce a presença no mobile

Hoje, mais de 52% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis, como apresentam dados de uma pesquisa da Statista - o maior canal de informações e estatísticas sobre comércio disponível online.

Statista - estatística de tráfego online por usuários mobile

E a tendência é que esta parcela de consumidores navegando na Internet através de dispositivos móveis só tenda a aumentar, especialmente considerando as constantes inovações tecnológicas dos dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Levando isso em consideração, é crucial oferecer uma página e canais de atendimento inteiramente compatíveis e otimizados para o mobile se quiser alavancar as vendas online. Seu negócio deve estar pronto para receber e atender bem aos clientes acessando através destes dispositivos, ou correrá o risco de perder uma enorme parcela de clientes.

10. Acompanhe suas métricas

Já existem diversas ferramentas prontas e disponíveis online para que você possa otimizar seus serviços, aumentar suas vendas online e receber métricas e relatórios detalhados que representam sua situação. Seja para email marketing, atendimento ao cliente, vendas ou até mesmo sistemas de gestão de relacionamento (CRM), não há motivos para não deixar que a tecnologia te ajude a atingir os resultados esperados.

E lembre-se, a melhor forma de otimizar o uso dessas ferramentas é através de integrações com sua loja virtual. Para exemplificar, o JivoChat é uma plataforma de atendimento omnichannel que oferece tudo que você precisa para garantir a satisfação de clientes online e ele pode ser integrado à outras ferramentas mencionadas.

Tudo isso aumenta a eficiência de sua equipe e facilita o acompanhamento de seus resultados e métricas de ecommerce. Sempre avalie de perto seus relatórios para que consiga tomar decisões estratégias baseadas em dados concretos e atingir cada vez mais consumidores. Boas vendas!

Pronto para aumentar suas vendas online?

Aproveite todas nossas dicas e perceba como cada um destes fatores poderá impactar suas vendas. E claro, não deixe de instalar o JivoChat gratuitamente em sua página para monitorar visitantes em tempo real e abordá-los de forma proativa. Confira os recursos da ferramenta e faça do atendimento online um diferencial competitivo em seu negócio.

2019/10/ 1

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